sábado, 15 de julho de 2017

Em meio a vitória, algumas observações necessárias: erros na defesa, meio-campo sem criatividade e até as gandulas que “jogaram” contra!!

O Criciúma não jogou bem!! Valeu muito pela vitória alcançada que aproxima um pouco mais o time da zona de classificação!! Contudo, outra vez foram observados vários problemas de ordem defensiva, na armação de jogadas e a constatação de que falta um companheiro para o centroavante Lucão! 

Até as meninas gandulas “jogaram contra”! Afinal, em tudo quanto é estádio do Brasil há pressa na reposição de bola quando é do interesse do time da casa! Mas, as garotinhas devolviam a bola pra cobrança de lateral na maior vagarosidade do mundo!! 

Obviamente que isso não foi o que pesou nas defecções apresentadas pelo Criciúma! A equipe voltou a demonstrar instabilidade em sua retaguarda, não houve criação de jogadas com a bola em movimento e, no setor de frente, Lucão jogou “sozinho”! De qualquer modo, o 2º tempo do Tigre foi competitivo, melhor do que o 1º, e o resultado acabou premiando quem soube aproveitar uma jogada de bola parada. Maranhão jogou pra área em direção ao gol após falta da intermediária, e de forma muito sutil o zagueiro-lateral Diego Giaretta desviou de cabeça pra vencer a meta adversária! Um a zero e só! O Goiás também criou oportunidades, tem bons jogadores como Thiago Luiz, Andrezinho e Matheus Ferraz, mas parou na muito boa atuação do goleiro Luiz! Segue a luta...pois não tem nada ganho!! Pra subir, o Criciúma vai continuar precisando melhorar BASTANTE!!

Atuações individuais do Criciúma:
O goleiro LUIZ voltou a salvar o Criciúma com algumas boas intervenções na 1ª etapa. Nota 8.

Na lateral-direita, sob o ponto de vista ofensivo, MAICON SILVA foi mais atuante e participativo do que o titular Diogo Matheus. O camisa 2 tricolor foi mais à linha de fundo e procurou aproveitar a oportunidade dada pelo treinador demonstrando boa movimentação! Nota 7.

RAPHAEL SILVA, outra vez, foi o menos inseguro da meio que atrapalhada zaga do Criciúma. No entanto, suas limitações geralmente são superadas com muita raça e espírito coletivo! Nota 6.

Seu parceiro, ÉDSON BORGES errou bolas consideradas fáceis e, indeciso, em alguns lances quase “entregou o ouro”! Nota 5.

DIEGO GIARETTA(foto acima) novamente fez seu trabalho de bom defensor jogando na lateral-esquerda e, como já havia ocorrido contra o Paysandu, marcou o gol do Tigre!! Nota 7.

No meio, não me agradou a atuação de JÔNATAN LIMA e muito menos o rendimento de JOCINEI. O camisa 5 é o tipo do “volantão” que não sai pro jogo e ainda dá “bote” errado na marcação! Quanto a Jocinei, ainda não mostrou “bola” pra ser titular num time que pensa em “vôos” mais altos na Série B! Comum, erra passes e também é falho na marcação! Nota 4 pra ambos!

DOUGLAS MOREIRA foi injustamente substituído no intervalo! Dos 3 do meio-campo era quem estava rendendo mais!! Vá entender cabeça de treinador de futebol...!! Nota 6 pro “Dôdi”.

ALEX MARANHÃO depois de algum tempo voltou à titularidade. Méritos pela vontade que demonstrou...sempre buscando as jogadas e com razoável movimentação! Nota 6.

ALISSON FARIAS muito discreto, de novo!! As vezes “se escondia” do jogo e, pra quem quer buscar espaço na carreira, precisa e deve jogar bem mais! Nota 5.

LUCÃO jogou isolado na frente! Mesmo assim, voltou pra tentar ajudar na armação de jogadas e mais uma vez foi bastante voluntarioso!! Juntamente com Luiz...os melhores do Criciúma em campo!! Nota 8.

Entraram PITBUL, nota 6; RICARDINHO, também 6...ajudando a fechar o meio pra garantir o resultado; e, MÁRCIO GOIANO que prefiro deixar sem nota pelo pouco tempo em campo.

Sobre o técnico LUÍS CARLOS WINCK, pra mim, errou ao optar pela saída de Douglas Moreira no intervalo. É teimoso ao insistir com  o pouco criativo Jocinei! Mas, claro que tem méritos pelo crescimento do time na competição e os 9 jogos de invencibilidade. Nota 6. 

quinta-feira, 13 de julho de 2017

Passarinho Arrepiado: “Criciúma vai ganhar bom dinheiro pelo empréstimo de jogador que parte da torcida não gostava!!”.

O atleta já treina no Fluminense! Com 20 anos, bom potencial e algumas experiências vividas nas seleções de base, além de ter sido “convidado” pelo técnico Tite em algumas oportunidades, pra treinar com o selecionado principal, Marlon tem tudo pra se dar bem no Fluminense!! Aliás, por aqui ele recebia críticas de parte da torcida e muitos duvidam de sua real potencialidade! Dentro do que conheço, penso e observo...não tenho nenhuma dúvida de que, em breve, Marlon será titular no Fluminense jogando a Série A do Campeonato Brasileiro!

Passarinho Arrepiado, como sempre muito bem informado, garante que a G. A. irá receber valor superior a R$500.000,00 para emprestar o jogador até fim da atual temporada!! Massss...será que o Fluminense tem dinheiro pra pagar?? E, se tiver, vai realmente desembolsar tal quantia?? Será mesmo...??? De qualquer modo, vamos aguardar tal confirmação e, ao mesmo tempo, lamentar a saída de um bom jogador do atual plantel! Marlon é prata da casa... menino revelado nas categorias de base do Criciúma!! Mais um que sai sem o devido reconhecimento!! Afinal, insisto que ouvi, li e vi vaias e até insultos para com o garoto quando de alguns jogos no Heriberto Hülse.

Sobre isso, por sinal, penso que a torcida do Criciúma precisa e deve ter mais paciência com os garotos “da casa”! Já escrevi sobre isso em oportunidades anteriores, inclusive, e sei que a “corneta” pega pesado em outros lugares também! Contudo, valorizar o que é nosso ...o que é “produzido” pelo próprio Clube, é uma questão de amor próprio!! Nas últimas horas surgiram informações de que Roger Guedes(foto em destaque) pode ser negociado pelo Palmeiras com o futebol italiano. É outro que saiu daqui e, da mesma forma, recebia às vezes duras críticas! A paciência do torcedor, em geral, nas arquibancadas do Heriberto Hülse é maior com quem vem de fora do que com os jogadores da base!! O tema merece reflexão!!

Não há outro resultado interessante para o Criciúma, a não ser vitória diante do Goiás, para que esperanças de acesso continuem sendo alimentadas por todos! Inclusive, internamente, o clima motivacional precisa permanecer em alta! É importante frisar que, se o Criciúma está há 6 pontos do G-4, por outro lado tem “só” 4 a mais do primeiro que, hoje, estaria rebaixado! Caso tivesse vencido Internacional e Paysandu a situação seria outra, a ponto de causar mais euforia em sua torcida! Analisando friamente, estamos com 1/3 do campeonato jogado e, com certeza, haverá muita oscilação de todos os times! E, quem “balançar” menos tem maiores chances de alcançar objetivos!!

quarta-feira, 12 de julho de 2017

Faltou futebol e sobrou MUITA cera!!

Acompanho futebol desde que me entendo por gente confesso a vocês...raramente presenciei algo pelo menos parecido com o que fez o Paysandu!! Mesmo antes de marcar o 1º gol do jogo, a 6 minutos do 2º tempo, o Papão(que de papão não mostrou nada!) já matava todo o tempo do mundo que achava ser interessante. Depois que Bergson marcou, então...,foi um festival de encenação e cera que contribuiu bastante para o anti-futebol!! O Criciúma só foi empatar aos 31 minutos através de Diego Giaretta e, mesmo com os 10 minutos de acréscimos concedidos pela arbitragem, Luís Carlos Winck e cia. não foram competentes pra superar todas as adversidades!! Enquanto o Paysandu não queria jogar, o Criciúma foi apático na etapa inicial, melhorando um pouquinho no período final e deixou escapar dois pontos que seriam de suma importância pra atingir objetivo de chegar o mais breve possível ao G-4. Foram mais de 4 mil torcedores que saíram do Estádio Heriberto Hülse frustrados e aguardando que, diante do Goiás, na sexta-feira(14), o comportamento técnico e tático do Criciúma seja bem diferente!!
           Foto: Caio Marcelo

Atuações individuais do Criciúma:
O goleiro LUIZ se mostrou indeciso em algumas saídas com os pés e, no gol que levou, não tinha o que fazer: cabeçada à queima roupa!! Nota 6.

DIOGO MATHEUS, dentro do que já conhecemos em atuar de forma razoável um jogo e outros 5 ou 6 com suas visíveis limitações, esteve muito mal!! É atleta que raramente busca ser ofensivo ou procurar jogadas em profundidade!! Nota 4.

Na zaga, RAPHAEL SILVA teve dificuldades pra marcar os atacantes do adversário! Embora com seu habitual elevado espírito de luta, demonstrou estar numa noite de altos e baixos! Nota 6.

Seu companheiro, EDSON BORGES jogou muito mal!! Deu alguns “botes” errados e lançamentos sem direção!! Nota 4.

DIEGO GIARETTA foi o mais regular da defesa! Já se sabe que partir pro ataque como um verdadeiro ala não é seu forte! Mas, de outro modo, com oportunismo, marcou o gol que evitou derrota em casa! Nota 7.

No meio, JONATAN LIMA também errou muitos passes e não realizou bom trabalho de marcação. Deveria ter sido substituído já no intervalo!! Nota 4.

BARRETO não repetiu a atuação do Beira-Rio, assim como todo o time! Méritos pela sua vontade...buscando não se entregar ao marasmo que tomou conta da equipe, principalmente no 1º tempo! Nota 6.

DOUGLAS MOREIRA, desta feita, não se deu bem como 3º homem do meio-campo. O Paysandu marcou muito bem e o camisa 10 tricolor não soube encontrar espaços pra jogar! Nota 5.

SILVINHO foi o mais efetivo do ataque, pois as poucas jogadas de maior perigo do Criciúma foram criadas por ele!! Nota 7.

LUCÃO esteve muito vigiado pela zaga adversária! Ficou preso entre os zagueiros e, desta vez, teve atuação discreta! Nota 5.

ALISSON, pela primeira vez iniciou como titular e, na verdade, só fez uma boa jogada no 2º tempo entrando a dribles na área do Paysandu. No mais, muito discreto!! Particularmente, esperava mais dele! Nota 5.

Entraram ALEX MARANHÃO, que passou a bater as bolas paradas e, inclusive o escanteio que originou o gol de Giaretta, nota 6; e, JOCINEI, que prefiro deixar sem  nota.

Quanto ao técnico LUÍS CARLOS WINCK, penso que demorou pra mexer na equipe! O jogo exigia mudanças, de “caras” e forma de jogar...e o treinador insistiu em manter algo que, pelo menos nessa partida não estava dando certo!! Se quando ganha e joga bem, tem seus méritos...quando as coisas dão errado, da mesma forma, ele é o principal responsável por ser o comandante!! Nota 4.

segunda-feira, 10 de julho de 2017

“Criciúma que vá pro raio que o parta...”

Esta foi uma das frases usadas por um narrador de rádio, gaúcho, para descrever toda sua euforia e, ao mesmo tempo, estado de alívio após o Internacional conseguir o gol de empate diante do Criciúma, no último sábado(08), pelo Campeonato Brasileiro. Todos lembram que o Tigre havia feito 1 a 0 logo a seis minutos de jogo e o Colorado só foi empatar aos 48 minutos da etapa final...depois de exercer muita pressão sobre o adversário! O referido profissional de rádio, veteraníssimo, no meu entendimento faltou com respeito para com o Criciúma Esporte Clube!! No áudio da narração(linck abaixo), ele se refere à retranca imposta pelo Criciúma que suportou todas as ameaças do Inter até aquele momento.
https://soundcloud.com/radiogaucha/klaus-internacional-1-x-1-criciuma

Pra quem não sabe, sou vice-presidente da Associação dos Cronistas Esportivos de Santa Catarina e, pelo que conheço dos colegas de profissão por aqui...ninguém “roga praga” para um raio partir alguém!! Sei que foi num momento de fervor...empolgação. Afinal, a partida estava se encaminhando para uma segunda derrota consecutiva em casa do Internacional...o que poderia acarretar consequências mais do que desagradáveis, com reações violentas de seus torcedores! Contudo, sem desrespeitar o referido profissional, ele exagerou ao menosprezar o Criciúma e o futebol catarinense!! Aliás, alguns cronistas do estado vizinho têm a mania de achar que aqui Santa Catarina é o “zero” do futebol do Sul, fazendo uma analogia com o que se diz sobre a BR-101!

E é numa hora dessas que devemos lembrar ao “nobre” radialista que, há alguns anos, a representatividade do futebol de nosso Estado não perde em nada para o do Rio Grande do Sul!! Aliás, é bom lembrar que, em 2.017, só o Grêmio está na Série A! Enquanto, nós temos Chapecoense e Avai!! Penso que brincadeiras devem existir e até “apimentam” de forma sadia a rivalidade no futebol! Afinal, temos nossas “diferenças” internas, mas que nunca partiram pra agressão com palavras!! Ficam aqui meu protesto e indignação com tal situação!! Arghhhhhh...!!!