sábado, 3 de maio de 2014

Cláudio Gomes.

O diretor de futebol do Criciúma, às vezes, tem sido massacrado nas redes sociais! Qualquer coisa que acontece no Depto. de Futebol, principalmente quando dá errado, o nome mais achincalhado é o de Cláudio Gomes. Pra quem não sabe conheço o “CP”, apelido dos tempos de operador de áudio nas rádios do grupo RCE ou quando “dj”. Sempre foi visionário e “metido”...daquele que vai, tenta fazer sem medo disso ou daquilo. Virou “marqueteiro”...e dos bons! Aliás, um ótimo profissional da área comercial! Trabalhamos juntos algumas vezes, sempre em meios de comunicação. O tempo passou e Cláudio Gomes enveredou pelos caminhos do futebol, na sua essência. Saiu de um excelente trabalho que fazia no marketing do Criciúma para ser responsável pelo maior produto do Clube. Tem “apanhado” uma barbaridade!! Os planos colocados em prática, até agora, não têm apresentado o resultado esperado e o “pau tá pegando”! Não tenho procuração pra defender ou criticar ninguém. Sempre procuro ser ponderado...uma linha de conduta que aprendi ao longo de 27 anos no “trecho”. E não abro mão de dar tempo para que os profissionais ou quem é de dever, poder cumprir suas atividades e compromissos. Entretanto, o que temos notado até agora é um Criciúma sem a organização esperada! Lá vamos nós para o terceiro técnico e um grupo de atletas que, num todo, está devendo! Só que as contratações efetuadas foram respaldadas por todos da imprensa e pela grande maioria da torcida. Então...onde estaria o erro? Primeiro Ricardo Drúbscky, professor de treinador credenciado pela CBF; depois Caio Júnior, com passagens por outros grandes clubes do futebol brasileiro e “cara” de Série A; e agora, a aposta em Wagner Lopes. Todos nós já estudamos, analisamos, pesquisamos e ninguém ainda conseguiu “achar o furo da bala”...de forma convincente! Os caras que vieram são de qualidade reconhecida e já veio até técnico de “elite”. Só que a bola teima em não entrar!! Resultado...acaba sobrando pra esse e aquele...e a bomba estoura no comando do futebol. Cláudio Gomes ainda está no “vestibular”. A universidade pode estar próxima e o diploma, então...só será alcançado caso o Tigre fique muito bem colocado no Brasileiro, ao final da temporada. Entenderam os comparativos...as analogias? O diretor de futebol do Criciúma precisa vencer etapas. Outros nomes que fizeram história no Criciúma ocupando o mesmo cargo também não entraram lá sabendo tudo! Da mesma forma encontraram sérias dificuldades...uns mais, outros menos. Com pouca experiência no futebol, Cláudio Gomes precisa se cercar de pessoas com maior conhecimento e ser menos centralizador! Guto Silva, o gerente de futebol, pode auxiliá-lo. Prá conseguir objetivos o trabalho unificado é o melhor caminho! Com certeza!!
Cláudio Gomes anda apanhando mais que mulher de malandro. Precisa reagir!
.
Criciúma e Figueirense farão uma decisão no domingo(04). Mas, Gilberto...estamos só na 3ª rodada do Campeonato Brasileiro? Ô Giba...ainda vão ficar faltando 35 rodadas depois dessa!! Sim, mas o momento da competição e, principalmente, as posições que cada um ocupa na tabela de classificação obrigam ambos a lutarem quase que desesperadamente pela vitória! O Criciúma é 19º e o Figueirense 20º. Ou seja, os dois lanternas da Série A de 2.014 vão se enfrentar e quem vencer provavelmente terá o privilégio de deixar o Z-4. Lucca parece estar reconquistando vaga no time titular, saindo Bruno Lopes. A grande preocupação é Paulo Báier que sente o tornozelo direito. O jogador ainda está com dores mas os médicos do Criciúma garantem que o “velhinho” joga!
Passarinho arrepiado ficou “de pelo em pé”(rs) ao saber que o Hospital São José não poderá fazer mais trabalhos de parto à partir do próximo domingo. Tudo porque alega não ter profissionais disponíveis para tal. Massss...que absurdo! Pra quem é cidade pólo...uma verdadeira vergonha!! Aliás, mais uma!! Depois de fechar a estação rodoviária à noite, agora as gestantes terão de procurar cidades vizinhas pra ganhar bebê!!! Que barbaridade!!

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Wagner Lopes, a nova esperança do Tigre!

É o terceiro técnico do ano. O paulista Wagner Lopes, 45 anos, chega para comandar o Criciúma cercado de expectativas! Não conheço o profissional da área técnica, Wagner Lopes. Tenho vaga lembrança dos tempos em que ele jogava como atacante no futebol japonês. Aliás, naturalizou-se lá para jogar a Copa da França, em 1.998, pela seleção do Japão. Quando atleta aqui no Brasil, só jogou no São Paulo. Como técnico está no mercado desde 2.005 e, à exceção de uma passagem pelo Gamba Osaka, em 2.012 como assistente, só trabalhou em equipes do interior de São Paulo. Fez muito bom trabalho no Botafogo de Ribeirão Preto durante o Campeonato Paulista deste ano. Conseguiu levar seu time a fase semifinal da competição. Sem dúvida...é uma aposta dos dirigentes do Criciúma! Antenor e parceiros optaram por não trazer um técnico de currículo...mais gabaritado, com larga experiência em grandes clubes e participações anteriores em competições de maior porte como um Campeonato Brasileiro de Série A, por exemplo. Claramente, o Criciúma trás um técnico com perfil de quem busca espaços e quer se projetar profissionalmente. Foi a melhor opção? No meu entendimento, não! Eu gostaria que o Criciúma tivesse seguido naquele projeto anterior. Ou seja, já que demitiu Caio Júnior que tivesse contratado um treinador do mesmo nível. Mas, isso não aconteceu! Os dirigentes tricolores preferiram encarar um desafio e arriscar no nome de Wagner Lopes. Como ele trabalha? Qual sua linha de conduta? Cobra forte dos jogadores ou “passa a mão na cabeça”? É ofensivo ou mais estilo “cuidadoso”? Gosta de que esquema? È mais calmo no banco de reservas ou agitado? Empenha-se e concentra-se na parte tática? Os jogadores do plantel que ele comanda apresentam espírito de luta...são competitivos? Ou são passivos(que nem o time do Catarinense)? Só os primeiros treinamentos e jogos vão nos “apresentar” Wagner Lopes! Torço muito para que o Criciúma, finalmente, acerte no seu novo técnico! Praticamente impossível imaginar que ninguém vá dar jeito num plantel que foi projetado e formado desde o fim de 2.013 prá ser campeão catarinense em 2.014! Também se imaginou que pudesse ir mais à frente na Copa do Brasil!! As duas derrotas no Brasileiro deixaram todos preocupados e em alerta! Como sempre, não dava pra mandar todo mundo embora e sobrou pra Comissão Técnica. Agora...é tudo com Wagner Lopes!
Com o novo técnico do Criciúma, assumiram também para compor a Comissão Técnica, o auxiliar Sandro Rosa, o preparador físico Benê Lima e o analista de desempenho Rafael Cotta. Permanecem Ubiratan “Bira” de Mello, treinador de goleiros e Márcio Correa, preparador físico. Só espero que haja entrosamento entre quem chega e quem ficou! Não há espaço para “picuinhas” que possam prejudicar o bom andamento dos planos afim de recolocar o Criciúma “nos trilhos”!
E o Passarinho arrepiado? Ouviu, num canal de TV a manifestação de Caio Júnior, após sua demissão no Criciúma. Caio elogiou muito o Clube como instituição. Mas fez uma ressalva em relação ao Depto. de Futebol: “Quem comanda o futebol não é do futebol! Aí fica muito difícil, muito complicado, falar sobre futebol com quem não é do ramo!!”. Caio se referiu obviamente a Cláudio Gomes, o diretor de futebol. Também deixou claro que sentiu a ausência de um executivo da área...tipo Rodrigo Pastana ou Cícero Souza. Huummm...então ta!!
.
Esta foto é de 1.991, quando ganhou o G.P. dos Estados Unidos, uma das 41 vitórias de sua carreira. Foi tri-campeão do mundo de Fórmula Um. Dos que vi...imbatível! Ayrton Senna...01/05/94, há 20 anos, morria um dos maiores ídolos da história do esporte brasileiro!!

terça-feira, 29 de abril de 2014

Criciúma foi impaciente com Caio Júnior!

Mesmo defendendo a manutenção de Caio Júnior e sua equipe de trabalho eu sabia que era muito difícil sua permanência. Deu o trivial do futebol, ou seja, não ganhou...sai! Obviamente que pesou contra ele a não classificação pra final do Catarinense, a “morte prematura” na Copa do Brasil e a gota d’água...as duas derrotas no Campeonato Brasileiro. Antenor Angeloni e cia. não souberam lhe dar com a pressão normal do futebol! A saída de Caio Júnior era uma opção que não compartilhava com o pensamento da maioria da torcida. Mas, como ressaltei antes, acabou predominando a falta de bons resultados e a amaldiçoada zona do rebaixamento! Alguns números da passagem de Caio Júnior no comando do Criciúma: 10 jogos, 3 vitórias, um empate e 6 derrotas, totalizando 33% de aproveitamento. Uma campanha, convenhamos, muito abaixo de qualquer expectativa criada quando da sua contratação. A entrevista concedida após o jogo de Itumbiara, quando deixou transparecer sua desconfiança em relação à contusão do atacante Lucca, foi um equívoco de Caio Júnior. O mais correto era tentar resolver o problema sem expor tudo publicamente. Outras situações que causaram discórdias no Heriberto Hülse...alguém no Depto. de Futebol queria que Rodrigo Silva, atacante, não fosse dispensado. Caio falou: “Pode deixar ele aí. Mas não vou usá-lo!”. O descarte de Maylson e a insistência com Eduardo, em detrimento de Ezequiel, também foram atitudes não muito bem explicadas pelo ex-treinador. Mesmo assim, apesar de alguns problemas, não concordei com a saída de Caio Júnior. Faltou mais paciência e não deram maior tempo para que o treinador pudesse mostrar seu trabalho e competência. Futebol profissional exige mais razão e menos paixão ou emoção! E agora? Troca o técnico e ta tudo resolvido? Tudo certo? Não, claro que não! E o que pretendem os dirigentes do Criciúma? Qual o perfil do novo comandante? Será um técnico de Série A...com capacidade comprovada ou uma “aposta”? E os atletas que foram indicados por Caio Júnior, no caso Cortês e Martinêz, não servem mais? O próximo treinador vai chegar e trabalhar com o que tem ou pedir mais reforços...mais jogadores? Questionamentos pertinentes! Inclusive, os próximos dias poderão nos proporcionar respostas que, espero, sejam convincentes!!
Cláudio Gomes, diretor de futebol, terá incumbência de acertar na contratação do novo técnico. Não pode errar!!

segunda-feira, 28 de abril de 2014

Goiás 1 X 0 Criciúma…jogo fraco!

Goiás e Criciúma não realizaram boa partida em Itumbiara, no estádio J.K. Bastou uma falha da defesa e o Tigre sucumbiu perante um adversário de baixa qualidade. Nos 10 minutos finais do 1º tempo, o Criciúma criou duas boas oportunidades e poderia ter marcado com Bruno Lopes. Mas as oportunidades foram desperdiçadas. Num todo, o jogo foi de muito baixo nível técnico! Para o torcedor…talvez uma “pelada”. Mesmo assim, o Criciúma não mereceu perder! Entretanto, a falha no sistema defensivo foi fatal! De certa forma, repetiu-se o que já havíamos visto contra o Palmeiras. Paulo Báier fez falta? Sem dúvida! Algo por sinal, já esperado! Ou seja, erro no final e…a derrota. Bruno, que completou 50 jogos com a camisa do Criciúma, não foi bastante exigido. Fez uma boa defesa na 1ª etapa e levou o gol, sem culpa! Eduardo, sem aquele “sal” esperado…jogou o simples, portanto sem empolgar! Fábio Ferreira errou ao tentar sair jogando com Silvinho, aos 37 minutos do 2º tempo, porque houve a roubada de bola do Goiás e o gol de Amaral. Escudêro, se serve como consolo, desta vez individualmente não comprometeu. Sobre Giovânni, da mesma forma que Eduardo, realizava jogo estilo “feijão com arroz”. Acabou substituído por Cortês que foi mais ofensivo. Rodrigo Souza estreou e não comprometeu. Mas, confesso que esperava mais! Lulinha entrou em seu lugar para tentar aumentar o volume de jogo no ataque. Mesmo com a pobreza técnica, João Vítor e Wéllington Bruno atuaram razoavelmente bem. Silvinho ficou preso na marcação e não repetiu a boa partida que fez contra o Palmeiras. Quanto a Bruno Lopes, se mexeu bem…boa voluntariedade. Saiu e entrou Cristiano(o da frieira)…mas pouco produziu. Domingo(04) tem a briga dos dois lanternas: Criciúma x Figueirense!
Olhar pra tabela de classificação e ver dois catarinenses na zona do rebaixamento e mais um, no caso a Chapecoense, bem pertinho dela…de certa forma, traz preocupação? Sim, claro! E o discurso pode ser o mesmo de 2.013, massss…convenhamos, ainda estamos no começo da competição e 36 rodadas por disputar. Tempo há para recuperação. Só não sei se o trio barriga-verde terá capacidade para consertar a campanha, caso elas continuem com problemas. Aliás, o desempenho de Chapecoense, Figueirense e Criciúma é pífio: um ponto em 6 jogos. Só aquele do empate da Chapecoense contra o Coritiba! Nas outras partidas, a própria Chape que perdeu pro Sport; Figueirense…duas derrotas: Fluminense e Bahia; Criciúma…que perdeu pro Palmeiras e para o Goiás. Que coisa, hein?!
Passarinho arrepiado entende que Caio Júnior ainda tem crédito. Huummm…será? Junto a muitos torcedores talvez não. Mas no meu entendimento, sim! Claro que o jogo contra o Figueirense será decisivo para sua permanência no cargo. Sou conservador e entendo que a  pura e simples troca de treinador não é a melhor saída!
Dirigentes do Criciúma talvez não resistam a pressão. Caio Júnior corre risco de sair. Eu lamento, mas isso é possível, sim!