sábado, 21 de janeiro de 2012

Um time de "boca mole"!!!

O Criciúma fez em Ibirama uma de suas piores apresentações nos últimos anos dentro do Campeonato Catarinense. Foram 4 erros defensivos que resultaram nos gols do Atlético. Impressionante a passividade do Criciúma durante praticamente todo o jogo! O técnico Márcio Goiano errou na escalação e nas substituições. Desnecessária a utilização de dois volantes de marcação. Chega a ser irritante a insistência com Guilherme. Não tenho nada contra o rapaz que pode até ser bom profissional e ter alguma qualidade técnica. Só que nada disso temos visto. E sobre André Gava, por que não colocar o garoto antes? Teve participação ativa em dois dos três gols do Criciúma. Outro questionamento que faço é sobre o por que da falta de comprometimento de quase todos em campo?! Andrey, que começou o jogo fazendo duas boas defesas, se precipitou ao sair da área no 3º gol do Atlético. Os dois laterais não foram ofensivos como projetou Goiano. Capixába, inclusive, errou no lance da falta que originou o 2º gol. Rodrigo e Nirley estiveram muito atrapalhados e em nenhum momento passaram confiança. Jáckson caiu de produção em relação ao fim da temporada passada. Hênick esteve mal e falhou no 1º gol de Máicon. Lucca, muito longe de ser brilhante, não deveria ter sido substituído no intervalo. Guilherme continua abaixo da mediocridade e com prestígio do técnico. Já Valdo e Ânderson Costa, com alguns momento razoáveis, mostraram que podem ser úteis. De qualquer forma, num todo, uma atuação horrorosa...um time de "boca mole"!!!

sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Surpresas na 1ª rodada do Catarinense?

Sinceramente, não acredito! Convenhamos que dois jogos apresentam um grau mais complicado de prognóstico. Entendo que é difícil apontar vencedores em Chapecó e em Blumenau. Chapecoense e Avaí, Metropolitano x Brusque são jogos sem favoritos. Entretanto, o mesmo não se pode dizer em relação as outras 3 partidas. Se não der "zebra", o Joinville ganha do Camboriú e o Figueirense passa pelo Marcílio Dias. Quanto ao jogo de Ibirama imagino algumas dificuldades a serem encontradas pelo Criciúma. Mas não vou conseguir absorver facilmente uma possível derrota do Tigre. Aliás, prefiro nem cogitar tal possibilidade! Por tudo aquilo que se conhece e se viu do Criciúma nesta fase inicial de 2.012, o "mais óbvio" é que Márcio Goiano e cia. consigam vencer na 1ª rodada. Claro que nem sempre o melhor ou mais qualificado sai de um jogo como ganhador. Porém, a lógica indica que o Criciúma é quem deve se impôr e derrotar o Atlético. Como dizem os próprios jogadores..."lá dentro o bicho pega!". Só que, penso assim pelo menos, o Criciúma investiu mais, está melhor organizado e tem a obrigação de "mostrar sua cara" já desde o início da competição. Mas pra isso, precisa ser competitivo e inteligente e ter as peças para tal...dentro e fora de campo!

quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

O Criciúma escapou de Jéferson Schimidt...ufa!!!

Foi realizado na tarde desta 5ª(19) o primeiro sorteio da arbitragem para os jogos do Campeonato Catarinense da Divisão Principal de 2012. Confira abaixo os árbitros e assistentes escalados no sorteio:
H. Aichinger X Criciúma - sábado, 17h
Árbitro: Rodrigo D'Alonso Ferreira
Assistentes: Nadine Schramm Câmara Bastos (Asp. FIFA), Juliano Fernandes da Silva (CBF)

Chapecoense X Avaí - domingo, 17h
Árbitro: José Acácio da Rocha (CBF)
Assistentes: Josué Gilberto Lamim (CBF), José Roberto Larroyd (CBF)

Metropolitano X Brusque - domingo, 17h
Árbitro: Clodoaldo Jusviack
Assistentes: Kleber Lúcio Gil (Asp. FIFA), Antonio Lourival da Luz

Joinville X Camboriú - domingo, 19h30min
Árbitro: Evandro Tiago Bender (CBF)
Assistentes: Neuza Inês Back (CBF), Carlos Felipe Schmidt

Figueirense X Marcílio Dias - sábado, 19h30min
Árbitro: Ronan Marques da Rosa (CBF)
Assistentes: Rosnei Hoffmann Scherer (CBF), Eberval Lodetti (CBF)

Obs.: Quase não dá p/ acreditar, mas a F. C. F., mesmo sabendo das adversidades que existem na relação entre Jéferson Schimdit e Criciúma E. C., o indicou para o sorteio no jogo do Tigre em Ibirama. Menos mal que caiu a bolinha preta que definiu Rodrigo D'Alonso p/ apitar a partida. Entendo que a Federação deveria ter mais cuidado e o Criciúma, por sua vez, mais perspicácia e inteligência no trato com as coisas extracampo!

quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

José Carlos Bernardes...sabem quem é?

Pois trata-se do Zé Carlos, primeiro treinador a conquistar um título na recente história do Criciúma E. C. Foi em 1.986, lembram? Querem o time? Então tá: Luiz Henrique; Sarandi, Sílvio Laguna, Solis e Itá: Jairo, Carlos Alberto e Rachedi; Vanderlei, Edmílson e Jorge Veras. Me dá uma saudade!!! E foi com grande satisfação que vi nesta semana uma reportagem na TV, do Cruzeiro-MG inaugurando sua Calçada da Fama. Dentre outras "feras" presentes, o goleiro Raúl, o lateral Nelinho, o meia Dirceu Lopes e...o volante Zé Carlos, merecidamente também homenageado. Zé Carlos foi jogador de rara qualidade em sua posição. Natural de Juíz de Fora, jogou no Cruzeiro de l.965 a 77 conquistando 13 títulos. Também teve uma célebre passagem pelo Guarani quando comandou um time com Zenon e cia. que venceu o Camp. Brasileiro de 78. Como técnico de futebol sua carreira foi marcada pelo título estadual catarinense com o Criciúma, em l.986. Fora do Brasil, Zé Carlos foi campeão nacional da Arábia Saudita, em 1.991. Fui setorista do Tigre, pela Eldorado, na época em que passou por aqui. Sempre falou pouco e manso! Com Cláudio Wágner, Milioli Neto e Moacir Fernandes, Zé Carlos fez parte de um time, dentro e fora de campo, extremamente competente. Algo raro nos dias de hoje!!!
Abaixo foto atual de Zé Carlos, ex-técnico do Tigre.

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Apostar em quem no Catarinense?

Todo ano é praticamente a mesma coisa. Ou seja, às vésperas do início do Campeonato Catarinense se faz uma projeção em relação a quem tem maiores probabilidades de chegar ao título. Isso inclusive me faz recordar, por exemplo, 1.992 quando depois de uma campanha invejável na Taça Libertadores e ainda colhendo os frutos da Copa do Brasil ano anterior e o então Tricampeonato Estadual, o Criciúma passou com razoável tranquilidade pelas fases do Catarinense e foi eliminado no "mata-mata" pelo Avaí. Mais tarde, o Brusque ganharia a competição. Ou até mesmo em 1.995, quando a Chapecoense tinha um time de elevada qualidade e, depois de fazer 4 à 1 no jogo de ida em Chapecó, perdeu o título no Heriberto Hülse com aquele gol do Luiz Carlos Oliveira...lembram? De qualquer modo, os ditos favoritos ao título são os de sempre, sem qualquer segredo! Numa opinativa ordem de maiores chances...isso antes de o Campeonato começar...entendo que Figueirense, Joinville, Criciúma, Avaí e Chapecoense, aparentemente, são os que reúnem mais possibilidades para chegar a uma conquista. E é claro que o andamento da competição poderá ou não mudar esse quadro. Mas com todo o respeito que os outros cinco participantes merecem, à distância, não vejo melhores projeções para Camboriú, Brusque, M. Dias, Atlético e Metropolitano. Pelo menos é a minha opinião!

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Obras e mais obras no H. Hülse!

Mais uma etapa das reformas do Estádio Heriberto Hülse(foto ao lado) já foi iniciada. As tesouras que sustentam a cobertura começaram a ser retiradas para serem substituídas. Elas serão trocadas por estruturas mais resistentes e de acordo com o exigido pelas autoridades que ditam os níveis de segurança no Majestoso. As novas estruturas são idênticas as que já existem em cerca de 20% do H. H., que foram colocadas depois que uma tempestade arrancou parte da cobertura.

(INFORME DOS TIGRINHOS)
Equipes de Base em competições no RS - Os times sub 17 e sub 14 do Criciúma Esporte Clube estrearam domingo(15) com vitórias na 7ª Copa Cidade Verde, que acontece em Três Coroas, no Rio Grande do Sul. A vitória maiúscula do Tigre sub-17 foi por 11 a 0 sobre o Santos de Santa Maria. Já o sub 14, bateu o Degafut de Novo Hamburgo por 2 a 1. Na segunda rodada, disputada  nesta segunda-feira(16), o Tigre sub-17 venceu o Milan (RS) por 4 a 0. A 7ª edição da Copa de Futebol Cidade Verde, organizada pela Prefeitura de Três Coroas em parceria com a Super Liga de Campeonatos e Eventos (Sulicampe), começou no sábado (14) e segue até dia 21. Neste ano, contará com sete categorias masculinas: Sub-17 (94/95), Sub-15 (96), Sub-14 (97), Sub 13-(98), Sub-12 (99), Sub-11 (00) e Sub-10 (01). Realizada em Três Coroas desde o ano de 2006, a competição gera grande expectativa, especialmente para o município, que recebeu na edição de 2011 um público de 35 mil visitantes. Além disso, outras 3,5 mil pessoas estiveram diretamente envolvidas na concretização do evento. A Copa já trouxe à cidade representantes brasileiros de sete estados (RS,SP,SC,TO PR,MT e RJ), e do Distrito Federal, além de equipes de mais três países: Chile, Paraguai e Uruguai. Já participaram times de categorias de base de vários clubes das Séries A e B do futebol gaúcho como Grêmio, Internacional, Juventude, Caxias, Brasil, Pelotas, ECNH, São José, Cruzeiro, Aimoré, Rio Grande, Bagé, Cerâmica, Farroupilha, Guarani de Venâncio Aires e Guarany de Bagé. Também estiveram presentes no evento representantes de grandes clubes de outros estados brasileiros como Criciúma(SC), Portuguesa de Desportos, Corinthians e Botafogo de São Paulo, Flamengo, Fluminense, Botafogo e Vasco da Gama do Rio de Janeiro, e de países estrangeiros, as representações do Chile: Universidad de Chile, do Paraguai: Sol de América, River Plate e do Uruguai: Danúbio F.C.