sexta-feira, 4 de setembro de 2015

As promoções para Criciúma x Vitória.

Elas devem ser aprimoradas pelo Depto. de Marketing do Criciúma Esporte Clube. Já há uma oferta sendo disponibilizada para que o associado em dia compre ingressos a R$30,00. Como não há limite numérico na compra, quem não for sócio pode pedir para que um amigo/sócio compre, então, essas entradas promocionais. Mas outras ações poderão ser desenvolvidas pelo Clube com o intuito de promover a partida da próxima terça-feira(08). Entre elas, levar técnico e jogadores em órgãos de comunicação, principalmente rádios e tv’s...aproximando-se um pouco mais da torcida. Além disso, os próprios torcedores precisam voltar a colocar bandeiras em janelas e sacadas e, principalmente, comparecer no estádio Heriberto Hülse em maior número do que nos últimos jogos! O público médio de 4 mil...4.500 pessoas, verificado nas últimas partidas, precisa aumentar!! O momento é este!! O jogo é contra o Vitória, que já foi líder e permanece no G-4. Trata-se de adversário direto...se é que o Criciúma realmente ainda pensa em acesso!! Além disso, Vitória e Botafogo, mesmo com alguns altos e baixos, são as equipes que mostraram, até o momento, o melhor futebol na atual Série B do Campeonato Brasileiro e o Criciúma pega ambas em casa, neste returno!

Majestoso deverá estar cheio para Criciúma e Vitória, na próxima terça(08).
.
Vou torcer muito para que o técnico Petkovíc tenha força máxima afim de escalar o time que joga diante dos baianos. Informações preliminares dão conta de que Guilherme Santos e Rodrigo Andrade, afastados há algum tempo em razão de problemas musculares, já deverão ficar à disposição. E Pet poderá proporcionar uma chance para que Barreto jogue como um dos volantes. O menino, criado na base do Criciúma, foi titular durante toda a campanha da Seleção Brasileira nos últimos Jogos Pan-Americanos realizados no Canadá. Barreto chegou até a ser capitão e conquistou a medalha de bronze no referido torneio. Já expressei aqui minha opinião sobre a baixa qualificação técnica dos dois volantes do Tigre, hoje titulares, Wéllington e Marcão. Então, dentro do que penso, abre-se uma chance para que Barreto seja usado.

Quanto a Marcos Assunção, que está “correndo atrás” de sua liberação e inscrição junto à CBF, estando legalizado, vai ser titular no Criciúma. Ora bolas...com um time frágil, sob o ponto de vista técnico, montado para a Série B, mesmo estando com 39 anos e há um ano sem ritmo de competição, Marcos Assunção chega, bota a camisa e joga no Criciúma!! Onde? Olha...como segundo ou terceiro homem do meio. Não creio que terá condições físicas ideais pra jogar na 1ª função. Então, é uma questão de obviedade!! Mesmo sendo uma contratação de risco, o aspécto técnico pesa e Marcos Assunção tem lugar, sim senhor, como titular no Criciúma!! Outra situação a ser repensada pelo treinador é a titularidade da lateral pela direita. Longe de ser o “cara”, Maicon Silva joga mais do que Jonas e precisa voltar ao time principal. E...batendo numa velha tecla...o esquema tático com os 3 homens de frente obrigatoriamente deve ser revisto!! Não dá mais pra continuar com o canhoto na direita e o destro na esquerda!!! Te liga Pet!!!

Passarinho Arrepiado e suas análises sobre o atual momento da Série A do Brasileiro. Gente... o Vasco estacionou nos 13 pontos, continua na lanterna, está a 7 do Joinville que é 19º e a 12 do Goiás que tem 25 e o 1º fora do Z-4!!! Por mais que haja esperança por parte de seus torcedores, massss...cá entre nós, será muito difícil Eurico Miranda e cia. arranjarem forças pra salvar o time de um novo rebaixamento!! Quanto aos catarinenses, o Joinville luta bastante, mas não consegue ganhar dois ou até três jogos seguidos pra deixar as últimas colocações; e, o Avaí que começa a demonstrar certa queda de rendimento, algumas fragilidades, e pode começar a correr sérios riscos!!

quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Criciúma 1 Náutico 0. Valeu pelo pênalte e o resultado...só!!

O volume de jogo do Criciúma foi maior no 1º tempo e no 2º o Náutico deu o troco! O diferencial foi a falta penal em Thiago Ádamm a 34 minutos da 1ª etapa, cometida pelo zagueiro Ronaldo Alves. 30 segundos antes, Lucca havia perdido o chamado “gol feito”! Sobre o pênalte, ele existiu e foi bem marcado pela arbitragem. Lucca pegou a bola...bateu forte no canto alto direito da meta do goleiro Júlio César e decretou a vitória do Criciúma, a primeira do returno. E...foi o que de mais importante aconteceu no jogo! Insisto que, na 1ª etapa, o Criciúma dominou as ações ofensivas, o Naútico recuou muito e na pressão o Tigre chegou ao gol! Já, na fase final, o clube pernambucano foi quem cresceu na partida e chegou até a merecer o gol de empate por ter ficado mais tempo com a bola no campo adversário, mas com raríssimos lances de maior perigo.
Momento em que Lucca bate o pênalte...gol da vitória sobre o Náutico.
.
O goleiro Luiz, do Criciúma, fez uma defesa de maior dificuldade quando Ronaldo Alves cabeceou, já no finalzinho do jogo, e ele mandou a escanteio. No restante do tempo de bola rolando...pouco exigido foi o capitão tricolor. Nota 6. Jonas não conseguiu justificar sua escalação...meio que de surpresa por parte de Petkovíc. Faltou mais agressividade ao “camisa 2”...maior participação ofensiva. Nota 5. Wânderson...nota-se claramente que é jogador limitado! Tem poucos recursos para sair jogando com a bola dominada. Como zagueiro não foi acocado com freqüência pelos atacantes do Náutico. Nota 5. Wílliam Rocha substituiu bem a Fábio Ferreira. Seguro e firme, fez seu melhor jogo! O critiquei em outros jogos, mas reconheço que cumpriu bem seu papel...sem brilhantismo, é bom que se frise! Nota 6. Cristiano...tipo do lateral comum que precisa aperfeiçoar fundamentos de domínio de bola e passe. Nota 5. Wéllington e Marcão, um caso a parte! Os dois são voluntariosos...sobra vontade pra ambos, mas o futebol tanto de um quanto de outro é de baixa qualidade. Wéllington e Marcão erram demais ao passar a bola!! Nota 4 pra dupla. Natân, mesmo com os problemas já conhecidos de ordem física, tem bom toque de bola e visão de jogo. Entretanto, é um meia que raramente chega perto da área adversária. Ele fez gol assim...no jogo diante do ABC, porque foi até o ataque. Nota 6. Jéfferson acusou os mesmos problemas que Maurinho já havia apresentado. Quem é canhoto e só usa o pé esquerdo pra “embreagem”...não pode jogar pelo lado direito!! O técnico do Criciúma está sendo teimoso demais com tal insistência!! O garoto, assim, como Maurinho não tem culpa!! Jéfferson é “verde” ainda...mas poderá ser útil, caso continue sendo aproveitado.  Só que o fato de atuar fora de posição, prejudica muito seu rendimento! Nota 5. Thiago Ádamm sofreu a penalidade e alguma movimentação esporádica. Nota 5. E...Lucca, que teve o mérito do gol e algumas tentativas de dribles agudos! Nota 6. Foram usados ainda Paulo Sérgio...caiu pela esquerda e pouco produziu, nota 4; Dôdi, que compôs o meio e, da mesma forma, não rendeu o esperado...nota 4; e Maicon Silva que entrou no final...sem tempo para avaliações. Quanto ao técnico Petkovíc, continua tirando “leite de pedra”! Só que sua teima na utilização de um esquema que tem se mostrado pouco eficaz e ainda usando jogadores que não sabem realizar determinadas funções e de posições invertidas...poderá comprometer seu trabalho para o restante do campeonato. Nota 5.

Passarinho Arrepiado e os números do jogo de Criciúma 1 Náutico 0. Renda: R$40.780,00. Público: 3.914. Na partida, o Criciúma cometeu 20 faltas contra 18 do Náutico. A gol, o Tigre finalizou 3 vezes, o Náutico 6. Pra fora, o Tigre chutou 5 vezes, o Timbú, 3. Escanteios...10 a 4 pro Náutico. E...impedimentos...2 a 2. Arrepiado gostou da vitória. Mas, a apresentação do time, de novo, deixou a desejar. Sabe muito esse “bichinho”!!

segunda-feira, 31 de agosto de 2015

Troca-troca no Tigre: sai Dúca, volta Luizinho!

Nunca abri mão de que as funções ligadas à área técnica sempre deveriam ser ocupadas por alguém que, reconhecidamente, tivesse identificação com o clube...a instituição. Já relembrei em postagem anterior que Waldemir Norberto Izaú Pereira desenvolvia um trabalho que nenhum outro olheiro conseguiu realizar...ainda! O velho Fumanchú descobria talentos observando o garoto num curto espaço de tempo. Funcionário do Criciúma Esporte Clube e da Fundação Municipal de Esportes, “dava de graça”, jovens promessas para o Tigre. Luiz Gonzaga Milioli, Ademir Patrício...Paulo Roberto, este já falecido, usufruíam da capacidade e dom de Fumanchú . Estes nomes que citei...Gonzaga, Ademir, Paulo Roberto...apenas alguns dos treinadores da base que, de uma forma ou de outra, tinham ligações...afinidades com o Criciúma. E assim, dentro do que penso, deve ser!!

Não tenho nada contra o profissional que estava treinando o time sub-20 do Criciúma. Duca(foto acima), que veio pra cá como auxiliar de Caio Júnior, ano passado, saiu junto com ele e retornou pouco tempo depois pra treinar o time juvenil ou sub-17. Com a ida de Luizinho Vieira para os profissionais, Duca assumiu a garotada da equipe júnior. E...com méritos, conquistou o título do Torneio de Lanús, na Argentina, em dezembro de 2.014. Continuou este ano e a campanha atual do sub-20 no Campeonato Estadual tem sido bem abaixo da expectativa. O time é “só” quarto colocado! Então, como recebeu convite para trabalhar no mundo árabe, novamente com Caio Júnior, Duca sai e o Criciúma traz de volta Luizinho Vieira(foto abaixo) para o cargo de técnico. Grizzo será seu auxiliar.

Acho q me fiz entender...correto? Émerson Almeida, Hárison(o Lalo), Filipe Monteiro, Grizzo, Gonzaga Milioli, Gaetano Lupatini, Luizinho Vieira...são todos nomes de ex-atletas do próprio Criciúma. Ou seja, gente que conhece o Clube, sua torcida, a cidade e, portanto, entende o que é e o que significa o Criciúma como instituição. Não é novidade pra ninguém que o Criciúma não é só de Criciúma. Representa toda uma região, além de ter simpatizantes em todo o Estado e até fora dele!! E, se na base é assim, da mesma forma deveria ser no Depto. de Futebol Profissional. Independentemente do fato de Ximenes e Marcos Moura não terem ainda dado o “ar da graça”, o Criciúma deveria ter alguém diretamente ligado ao presidente Antenor Angeloni para aquela função de vice-presidente ou diretor de futebol!