sexta-feira, 9 de dezembro de 2016

Fluminense x Internacional...o principal jogo da última rodada na Série A!!

Só cinco “sortudos”, entre os principais e maiores clubes do País, ainda não tiveram o desprazer de ser rebaixado...estes fazendo parte da elite do futebol nacional. São eles, pra refrescar a memória do leitor ...São Paulo, Cruzeiro, Santos, Flamengo e Internacional. Pois, em toda sua rica história, o Colorado dos Pampas nunca esteve tão próximo de se juntar a “segunda linha” do Campeonato Brasileiro!! Sempre defendi a idéia de que não é o fato de ser “grande” que torna qualquer camisa intocável!! Ora bolas...o que determina é a campanha, o rendimento e o resultado dentro de campo!! Pode ser o Inter, o Flamengo, o Vila Nova, a Ponte Preta ou qualquer outro time que, não jogando o suficiente pra alcançar objetivos mínimos, vai, sim senhor...ser rebaixado!!
Na rodada deste domingo(11), o jogo mais aguardado é entre o Fluminense e o Internacional. Claro que me refiro às questões envolvendo o descenso! Os gaúchos precisarão ganhar dos cariocas e ainda torcer para que o Figueirense não perca seu jogo em Recife, diante do Sport; ou, que o Vitória seja derrotado pelo Palmeiras...de preferência com uma goleada!! Vale ressaltar que, entre os times envolvidos na disputa pela fuga da “degola” nesta última rodada, só o Inter joga fora de casa. Contudo, nenhum dos adversários do trio ameaçado aspira “algo mais” na competição! No Rio, o Fluminense já deu férias pra boa parte do elenco e, com uma comissão técnica interina, usará alguns garotos da base. Na partida da Ilha do Retiro, o já rebaixado Figueirense entrará em campo, imagino, desmotivado ...a não ser que tenha “mala branca” pra complicar a vida do Sport. E, no Barradão, o Palmeiras já conseguiu o que queria e, com o título de campeão antecipado, claramente estará de “sangue doce!! Assim, diante de tais circunstâncias, minha opinião é de que desta vez o Internacional não escapa!!

Ainda sobre o Brasileirão/2.016, há também uma vaga em jogo para a fase eliminatória da próxima Taça Libertadores da América. Lutam por ela...Botafogo, Atlético Paranaense e Corínthians. Os prognósticos, em princípio, são mais favoráveis aos dois primeiros que só dependem de si!! Importante frisar que perdeu um pouco a graça esta reta final de Campeonato Brasileiro! O sinistro ocorrido com a Chapecoense, claramente, fez com que os ânimos ficassem bem mais arrefecidos!! Além disso, tem a questão do Palmeiras que já o campeão e, das quatro vagas do rebaixamento, três delas já foram preenchidas! Desta forma, restam emoções mais restritas apara acompanharmos!! 

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Deivid é uma aposta!!

O Criciúma preferiu dar oportunidade para um treinador que está começando na carreira do que trazer um profissional mais experiente...de maior rodagem no mundo do futebol. É o mais correto?? Não dá pra cravar que trata-se da melhor opção ou se a idéia mais viável seria a vinda de um técnico já bastante vivido!! Com a crise econômica estabelecida e respingando também no futebol... todos os clubes estão diminuindo custos o quanto podem! Claro que Deivid é mais barato do que algum outro mais “cancheiro”! Então, com a proposta do bom e do barato bem escancarada...os dirigentes do Criciúma se preparam para 2.017. Contudo, o mais importante é saber se Deivid terá capacidade pra dar uma boa resposta em sua função! O torcedor anseia por uma temporada bem mais promissora do que a atual!! Então...que assim seja!!

Massss...quem é o novo treinador do Tigre?? Pois bem, pesquisando aqui e ali e puxando um pouco pela memória, Deivid de Souza tem 37 anos, é fluminense de Nova Iguaçú e, neste ano, treinou o Cruzeiro. Antes, porém, foi auxiliar de Vanderley Luxemburgo em passagem pelo Flamengo. Lembro dele jogando...digamos, um bom centroavante, sem ser considerado “craque”! Santos, Corínthians, Cruzeiro, Flamengo, Coritiba e Joinville foram seus principais clubes no Brasil. Fora daqui, andou jogando no Bordeaux, da França; no Sporting, de Portugal; e, no Fenerbahçe, da Turquia. Além de confirmar o substituto de Roberto Cavalo, o Criciúma confirmou a vinda do auxiliar-técnico Hudson Barbosa e do preparador físico, Daniel Guimarães. Boa sorte e bom trabalho a todos!!

Ninguém jamais imaginaria que a Federação Catarinense de Futebol “mudaria de mãos” tão repentinamente como acabou acontecendo! A morte de Delfim Peixoto, na tragédia da Colômbia, fez com que o vice-presidente mais velho assumisse o cargo. Sobrou para Rubinho Angelotti que, da noite pro dia, passou a ser uma das figuras mais importantes dentro do contexto do nosso futebol! O novo comandante da FCF convidou Lédio Daltoé para ser o diretor-executivo da entidade. Rubens Angelotti pretende ficar no “vai e vem”...entre Criciúma e Balneário Camboriú, deixando Lédio em expediente permanente na Federação. Com certeza, a “Federeca” passará por alterações em diversos setores! E, pelo que estou percebendo, tais modificações ocorrerão de forma gradativa.

Passarinho Arrepiado volta a dar seu abraço...desta vez um abraço enoooorme em todo o povo da Colômbia que se sensibilizou bastante e foi extremamente solidário em razão do acidente com o avião da Chapecoense, semana passada. Lembro bem que, quando se lembrava de Medellin, Colômbia...etc...já se pensava em tráfico de drogas, Pablo Escobar e outras situações ligadas ao “ramo”! Pois, caiu a aeronave da La Mia e a população do país vizinho deu um show de generosidade!! Particularmente, nunca tinha visto algo assim!! Os colombianos foram caridosos e extremamente humanitários!! De arrepiar mais ainda o Passarinho já tão arrepiado...!!

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Semana de volta à normalidade...!!

É o que todos nós esperamos depois dos últimos dias de “clima pesado” em razão da tragédia na Colômbia. De qualquer modo, fica a reflexão e o reconhecimento de que tanto em Medellin quanto em Chapecó houve muita solidariedade da população em geral! A chegada dos corpos ao Brasil, o velório coletivo e a reação de parentes e amigos das vítimas comoveram o mundo inteiro!!

Em agradável cia. do pres. da LARM, Émerson Lodetti; do pres. do Sindicato dos Árbitros de SC, Eberval Lodetti; e D. Nadir Lodetti, viúva do saudoso Valdir Lodetti(ambos em destaque na foto), estive acompanhando as últimas homenagens ao pres. da FCF, Delfim Peixoto, que também estava no vôo da La Mia. Nos funerais, realizado na sede da Federação em B. Camboriú, mais de 1.500 pessoas passaram por lá pra se despedir do dirigente que ficou na entidade por 32 anos!!

O curitibano radicado em Criciúma há muitos anos, Rubens Angelotti, o “Rubinho”(foto logo abaixo), deverá ser conduzido ao cargo de presidente da Federação Catarinense de Futebol para dar sequência ao mandato da atual diretoria. Angelotti tem 63 anos e, conforme regimento estatutário, por ser o mais velho entre os vices...ficará com o “bastão”!
O que vai significar toda essa mudança repentina no comando do futebol catarinense? Bem...a primeira reunião oficial de Rubinho e parceiros de direção na FCF ocorrerá nesta terça-feira(06). Com riqueza de detalhes, ainda não dá pra dimensionar o que vai mudar! Particularmente, acredito que, gradativamente, ocorrerão alterações administrativas. As questões políticas internas também deverão ser tratadas com bastante carinho. Afinal, até o sinistro que matou Delfim, quase nem se falava em processo sucessório na Federação. Agora, Rubinho termina o mandato até abril de 2.019 quando teremos eleições!! Huuummmm...!!

Não sou a favor do cancelamento da última rodada do Campeonato Brasileiro. Mesmo o jogo entre Chapecoense e Atlético Mineiro deveria ser realizado! Se bem que o “Galo” já avisou que não vai a Chapecó, aceitando o WO. Também não vejo com “bons olhos” a sugestão para que a Chapecoense fique imune ao rebaixamento na Série A do Campeonato Brasileiro por três anos!! Juridicamente não sei como isso poderia ser oficializado e que prejuízos poderiam causar ao andamento da competição, principalmente sua legalidade! Da mesma forma, fico meio que com um “pé atrás” em relação a Conmebol dar o título de campeão da Copa Sul-Americana pra Chapecoense. Entendo que o clube precisa se remontar...se reestruturar afim de poder voltar a dar alegrias à sua torcida como vinha fazendo. Com certeza, por mais ajudas que receba a Chapecoense ainda não estará “pronta” pra encarar em 2.017 uma Taça Libertadores, por exemplo, além das outras competições previstas como a Copa Suruga Bank, no Japão; a Recopa Sul-Americana e a Supercopa Euroamericana. É bom considerar, de outro modo, que há uma premiação de 2 milhões de dólares para o campeão da Sul-Americana, valores que, com certeza, iriam contribuir bastante para a reconstrução da “Chape”...!!