quinta-feira, 17 de abril de 2025
terça-feira, 15 de abril de 2025
As dificuldades de se ter um clássico "camisa dez".
Não esquecendo de Grizzo(que era craque), mas, o último que passou pelo Criciúma foi Marquinhos Gabriel. Mas é, realmente, uma característica que está quase em extinção no futebol brasileiro e até mundial! São raros aqueles que a gente chama de "camisa dez" ainda em atividade. No Brasil, que já viu grandes jogadores...craques na verdadeira acepção do termo, então, está cada vez mais difícil de aparecer ou...reaparecer!! Paulo Henrique Ganso, do Fluminense, talvez seja o único que ainda esteja aí...jogando em alto nível. Fico cá torcendo para que Gui Lobo, este meia que veio do Santa Catarina e ainda não estreou, possa fazer tal função no Criciúma.
No mais, o Criciúma vai pra terceira rodada do Campeonato Brasileiro acumulando duas derrotas. Sempre fui favorável a dar tempo para que comissões técnicas, por onde passem, tenham tempo afim de trabalhar e demonstrar, cada uma, sua competência ou não. No caso do Zé Ricardo e seus parceiros, claro que já há pressão natural. O Criciúma foi meio que instável na fase de classificação do Campeonato Catarinense, apesar de ter terminado em 1º lugar. E, de lá pra cá, depois do fatídico jogo com o Joinville, o time não se acertou mais!
Com os jogadores recentemente contratados, quem sabe, o comportamento do Criciúma mude! Aliás, é obrigação ganhar do Athletic!! Caso contrário, penso ser pouco provável a permanência de Zé Ricardo como treinador do Tigre. E, as situações evidenciadas após a desclassificação precoce no Estadual, não se esperava acontecer. Outra coisa: o Criciúma não tem time nem força pra jogar com três atacantes! O time anda tomando gol demais! Então, faz o simples! Ou seja, dispõe o tradicional 4-4-2, com dois volantes de marcação, mais um que saia pro jogo e um meia de armação, no caso, o F. Mateus; e, dois atacantes, com um de velocidade e outro mais "fincado" na área. Será que é tão difícil fazer esse "simples"??
domingo, 13 de abril de 2025
As caras novas do Criciúma.
O Criciúma anunciou seis novidades para o seu elenco no fechamento da janela de transferências. Chegam para compor o elenco, o zagueiro Yan Souto, o volante Zé Gabriel, os laterais Heitor Rocca e Marcinho, e os atacantes Sassá e o nigeriano Samuel Otusanya. Os novos atletas do Tigre já estão com os nomes registrados no BID (Boletim Informativo Diário) e, portanto, à disposição da comissão técnica.
Vindo de empréstimo do Juventude, o zagueiro Yan da Cruz Souto tem 23 anos nasceu em Campo Grande (MS). O atleta iniciou nas categorias de base do Londrina, União-MS e do Boston City Brasil, onde se profissionalizou em 2021. Ele ainda vestiu a camisa do Goiás em três temporadas e foi campeão Brasileiro da Série B no Vitória, em 2023. Na última temporada, Yan esteve no Juventude na disputa da Série A do Campeonato Brasileiro e defendeu o CRB neste ano na campanha do título alagoano.
José Gabriel dos Santos Silva, o Zé Gabriel, tem 26 anos e é natural de Carmópolis (SE). O volante foi das categorias de base do Corinthians, onde foi campeão da Copa São Paulo de Futebol Júnior, e do Internacional, quando conquistou o Brasileiro de Aspirantes (SUB-23). Ele se profissionalizou no clube gaúcho, em 2019, e atuou por três temporadas até chegar ao Vasco, em 2022. Na temporada 2024 foi emprestado ao Coritiba e retornou ao Vasco no ano seguinte.
O lateral-esquerdo Heitor Roca Santo, de 27 anos, nasceu em Botucatu (SP). O atleta, que terá contrato até o final de 2026 com o Tigre, se profissionalizou na Ponte Preta, em 2018. Ele ainda vestiu as camisas do Democrata, União Suzano, Marília, do São José e teve mais uma passagem pela Ponte Preta em 2024. Nesta temporada, no Ypiranga-RS, Heitor foi destaque da equipe no Campeonato Gaúcho, conquistando a Taça Farroupilha. Em 11 jogos, o lateral marcou um gol e foi o autor de duas assistências.
Márcio Almeida de Oliveira, o Marcinho, tem 28 anos e nasceu no Rio de Janeiro (RJ). O lateral-direito iniciou a carreira nas categorias de base do Botafogo, onde se profissionalizou em 2016, atuando até 2020. No ano seguinte chegou ao Athletico Paranaense, conquistando a Copa Sul-Americana. Marcinho ainda teve passagens pelo Bahia, América Mineiro, Rodina Moskva, da Rússia, e Ituano. Nesta temporada o atleta atuou no Atlétco(GO).
Luiz Ricardo Alves, o Sassá, nasceu no Rio de Janeiro (RJ), tem 31 anos e possui um currículo conhecido no futebol brasileiro. O atacante foi destaque nas categorias de base do Botafogo, onde se profissionalizou e atuou em seis temporadas, tendo conquistado o Campeonato Carioca de 2013 e a Série B do Brasileiro em 2015. Ele chegou ao Cruzeiro em 2017, sendo bicampeão da Copa do Brasil e também bicampeão estadual. Por empréstimo do clube mineiro, defendeu o Coritiba e o Marítimo, de Portugal. Depois atuou no CSA e no Athletic. Sassá chegou ao Amazonas em 2023 e foi o artilheiro da equipe na temporada com 18 gols em 23 jogos, conquistando a taça da Série C do Brasileiro daquele ano e do Amazonense desta temporada.
Oluwasegun Samuel Otusanya tem 20 anos e iniciou profissionalmente no Haugesund, da Noruega. A SAF do América-PE comprou os direitos econômicos do nigeriano em 2024, que na sequência foi emprestado ao Náutico. Nesta temporada, na equipe pernambucana, o atacante marcou três gols e foi o autor de duas assistências. O contrato do Tigre com Samuel Otusanya, que adquiriu parte dos seus direitos, vai até o final de 2027.
.
(Fonte de informação: site oficial do Criciúma E. C.)
Assinar:
Postagens (Atom)