quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Prefeito Clesio Salvaro decepcionou...!!

O fato de impedir que a Fundação Municipal de Esportes esteja presente na próxima edição dos Jogos Abertos de Santa Catarina, de 3 a 11 de novembro, em Lages, é um retrocesso educacional! Sim! Porque, antes que alguém diga que praticar esportes “financiado” pelo poder público não é prioridade na vida do cidadão, afirmo que é um ledo engano! Sou partidário da idéia de que o jovem...a criança deve ser retirada das ruas desde bem cedo! Meio período aula e aprendizado...no outro pratica esportes e vai pra casa a noitinha visando o contato maior com a família e pessoas mais próximas, além do descaso...claro! Assim, o garoto...a menina ficam afastados dos caminhos que levam à drogas, vícios e outras situações que podem culminar em criminalidade!!
Num mundo em que vivemos nos dias atuais, pai e mãe precisam trabalhar fora e boa parte da educação a ser adquirida pela crianças e adolescentes fica sob responsabilidade de creches e outras instituições de ensino. E é exatamente aí que entra a prática desportiva ou até mesmo a cultura! No caso de quem tem aptidão pra jogar bola ou qualquer outra atividade física, tudo começa nas escolinhas que precisam, sim senhor!, de apoio da administração pública!! Isso significa primar pela educação de crianças, jovens e adolescentes pra que tenhamos menos vagabundagem nas ruas!! Joga vôlei, handebol, xadrez, pratica ginástica ou atletismo como complemento de sua formação! Tem os jogos das respectivas idades, sejam escolares...os Joguinhos e os Jogos Abertos, uma tradição no desporto catarinense!!
Massss...por causa de uma propagada redução de custos, despesas... pela primeira vez em toda sua história, Criciúma não vai aos JASC’s, este ano em Lages. Nem a bolsa-atleta a Prefeitura de Clésio e Ricardo Fabris querem dar mais!! Que coisa, hein?! Na verdade, segundo o que apurou o Passarinho Arrepiado, pra que a vergonha não seja tão grande assim, três modalidades deverão se “auto-bancar” e disputar a competição usando o nome de Criciúma: o Triatlo, a Bocha e o Tiro ao Prato. Lembro que, quando o município era comandado pela dupla Clésio e Márcio, em 2.011, a cidade sediou os Jogos Abertos e conquistou de forma inédita  o troféu de 2º lugar!! Bons tempos!! E, o mais curioso, é que Criciúma vai abrigar o Parajasc, em novembro/dezembro deste ano e o próprio prefeito Salvaro acena com a possibilidade de pleitear ser sede dos JASC’s de 2.019!! Ué...não ta faltando verba? Caramba!! Que contra-senso!! 

quarta-feira, 27 de setembro de 2017

Futebol que empolga...futebol que frustra..!!

O Criciúma jogou um 1º tempo acima de qualquer expectativa mais otimista!! Foi 1 a 0 na etapa inicial mas que poderia ser com placar mais elástico! Sem dúvida alguma, o que o Criciúma jogou nos primeiros 46 minutos contra o Figueirense, em nenhum outro momento da competição fez sequer parecido! Até aqueles jogadores de menor qualificação técnica conseguiram se superar! O lateral Dudú, do Figueirense, tomou um “baile” de Silvinho, de novo o melhor do Tigre em campo! A boa surpresa em relação ao futebol apresentado pelo Criciúma foi tanta que até passes de letra, meia lua e balãozinho levaram alguns torcedores a gritar “olé” ainda na etapa primeira!! Masss...no 2º período as coisas se modificaram um pouco! O ritmo forte visto e constatado antes...decaiu, principalmente após o Criciúma sofrer o gol de empate. Isso aconteceu a 14 minutos quando, justamente o melhor do Criciúma, Silvinho, quis sair a dribles pelo meio, escorregou, perdeu a bola que acabou no chute fatal de Dudú, deixando o placar em 1 a 1. Claro que o Criciúma jogou melhor e merecia melhor sorte na partida! O time de Beto Campos teve maior tempo de posse de bola, jogou mais no campo do adversário e criou as melhores oportunidades de gol!! Num todo, jogou bem? Sim, com certeza! Mas, por causa de um erro tomou o empate que frustrou a torcida e mantém o time não tão perto do G-4!

Análise individual do Criciúma:
LUIZ nem foi tão exigido! O Figueirense criou duas oportunidades claras e fez um gol! Então, sem muito trabalho, Luiz...nota 6.

MAICON SILVA foi participativo, dentro das suas limitações...é bom que se frise! Teve espaços pra ir a frente e, no que sua capacidade permite, fez jogo razoável! Nota 6.

NINO está dono da posição!! Com a lesão de Raphael Silva ele foi, aos poucos, conquistando seu espaço e hoje não há nenhuma dúvida em relação ao seu aproveitamento! Firme e seguro...nota 7.

EDSON BORGES parece ter “casado” bem com Nino. Realizou bom jogo e demonstrou estar melhorando em relação a si próprio! Nota 7.

DIEGO GIARETTA realizou seu melhor jogo pelo Criciúma atuando na lateral-esquerda! Desta feita, apareceu várias vezes no ataque e ainda exerceu bem sua função de marcador! Nota 8.

BARRETO estava mais “sério” em campo! Lances de displicência não notamos e o camisa 5 do Criciúma cumpriu bem seu papel de “guardião” da defesa! Nota 7.

RICARDINHO também merece nota 7! Foi dos que, todos sabemos, tem limitações técnicas, mas se supera pela entrega e espírito coletivo! Nota 7.

CAÍQUE VALDÍVIA...uma pena que tenha cansado e pedido pra sair antes da metade do 2º tempo! Atuou aberto pela direita e, mais uma vez, realizou bom jogo com passes precisos e sentido de cobertura! Nota 7.

ALEX MARANHÃO, com altos e baixos na partida, e...por outro lado, querendo mostrar ao novo treinador que pode continuar a ser útil no aspecto coletivo! Pra um meia “camisa 10”...tem que arriscar mais chutes ao gol!! Nota 6.

LUCÃO permanece sendo jogador de extrema vontade e dedicação! Protege bem a bola, não desiste nunca e voltou a perder gols!! Rendimento coletivo dentro do esperado, por aquilo que conhecemos dele! Nota 7.

SILVINHO foi a principal peça do Criciúma! Novamente demonstrou técnica, habilidade...nos dando a certeza de que, hoje, é o que o plantel dispõe de melhor qualificação em relação aos demais! Daria 9...massss, pelo erro cometido no lance anterior ao gol do Figueirense, nota 8!

Entraram CAIO RANGEL...muita “firula” e pouca produção efetiva, nota 5; DOUGLAS MOREIRA, pra dar maior movimentação ao meio, nota 6; e, MOISÉS que, pelo pouco tempo em campo, prefiro deixar sem nota.

Sobre o técnico BETO CAMPOS, suas mexidas durante o 2º tempo não surtiram o efeito desejado! Nitidamente, houve decréscimo de produção de toda a equipe! De outro modo, o Criciúma fez um muito bom 1º tempo com futebol que envolveu completamente o adversário! Nota 6.