sábado, 11 de março de 2017

Perambulando...

Uma frase que cabe direitinho para algumas situações que tenho tomado conhecimento e até mesmo presenciado é a seguinte: “QUER CONHECER REALMENTE UMA PESSOA...DÊ PODER A ELA!!”. Fico pasmo, impressionado e boquiaberto diante do que tenho visto!! Inclusive, às vezes, tal poder surge pra alguém sem esperar!! Ou, mesmo que este ou aquele tivesse tal expectativa ou se preparado para chegar ao arbítrio e direção...depois que “SOBE DE CARGO” muda completamente de costumes e atitudes!! As idéias e o jeito de ser no primeiro degrau da escada modificam drasticamente quando se atinge o topo!! Por que?? Olha...gostaria de saber!! Aliás, queria... um dia receber oportunidade idêntica pra ver se eu mesmo me “transformaria”!! Tem gente que o poder fascina mais do que as vantagens financeiras que ele proporciona!! Massss...a vida é assim!! Quando se é “comum”...comportamento “X”; cresceu na vida, ganhou ou conseguiu cargo relevante...a conduta passa a ser “Y”!! Alguns esquecem, contudo, que o mundo gira...a fila anda e as vezes tudo vira uma gangorra...esxtão compreendendo????

Dentro do novo desafio profissional a que me propus em parceria com a Rádio Onda Jovem FM 107,5 tenho andado bastante e visitado pessoas, conversando com gente que reconhece o trabalho que desenvolvo na área de comunicação há 30 anos!! Se no parágrafo anterior demonstrei minha indignação com algumas coisas intrigantes, neste exponho satisfação quanto à receptividade observada. Muito bom!! Apesar de a vida nos ensinar todos os dias e, ocasionalmente, de forma drástica e dura, sempre há alguém com disposição a fazer o bem!! Galera...amigos mesmo, você conta nos dedos das mãos!! Eventualmente, só de uma...!! Por isso, entendo que os valores da uma conceituada personalidade aliada a um caráter elevado...precisam e devem, sim, ser estimados!!

Olha o Passarinho Arrepiado aqui do lado me “cutucando” pra que eu não esqueça do futebol!! Sim, claro!! E...no meio de uma disputa com o Fluminense, na Copa do Brasil, o Criciúma enfrenta mais um “todo assanhado”!! Encaro desta forma em razão de que o Avaí, adversário do Tigre na rodada 1(um) do returno, no Campeonato Catarinense, está com o moral elevado!! Afinal, joga em casa ostentando sua condição de já classificado para a finalíssima da competição! Sigo naquele pensamento tradicional de que pontuar em qualquer circunstância nas partidas longe de seu estádio, é um passo considerável pra quem quer buscar as primeiras posições!! A campanha que fez o Criciúma na primeira metade do Estadual não o credencia para que, agora no 2º turno, as coisas sejam tão diferentes assim!! Não abro mão do pensamento que tenho em relação às limitações do plantel comandado por Deivid de Souza. Individualmente, do meio pra frente, há muita fragilidade técnica!! No torneio, em si, é mais um grande desafio pra atletas e comissão técnica: chegar em primeiro lugar e depois partir para uma decisão inédita diante do Avaí!! Quem acredita que o Criciúma pode, realmente, alcançar tal objetivo?? Impossível não é!! Massss...será que o treinador tricolor já não tirou o máximo que podia desses jogadores?? Tem mais “leite nessa pedra”?? Acho que não...!! Então...só com muita superação e elevado espírito de luta...!! 


quinta-feira, 9 de março de 2017

Tigre jogou pra não perder! E não perdeu!!

Fiquei com a impressão e, na verdade, quase certeza de que o objetivo principal do técnico Deivid de Souza foi alcançado. Ou seja, o Criciúma respeitou muito o Fluminense que está com o moral elevado depois de ter conquistado a Taça Guanabara em disputa com o Flamengo. O treinador do Criciúma e seus comandados realmente calçaram as “sandálias da humildade”, claramente reconheceram que possuem time e condicionamento técnico inferiores aos do adversário e jogaram pra não sofrer derrota em casa. Até meio que “dar uma segurada no jogo” o goleiro Edson deu! Mesmo que tivesse usado três homens com características ofensivas no setor de frente, o Criciúma se “fechou” esperando o Fluminense. Este, por sua vez, teve maior tempo de posse de bola e criou mais chances de gol do que o Criciúma. No fim das contas, pela bola que cada um jogou, o placar de 1 a 1 acabou sendo razoável para o Criciúma! Se o Flu demonstrou discreta superioridade, o sistema de marcação do Criciúma soube controlar seu oponente!! Assim, o Tigre não se meteu de “pato a ganso” e, pelo menos, continua vivo para tentar surpreender os cariocas na partida de volta, semana que vem no Rio de Janeiro.

Atuações individuais no Criciúma:
O goleiro ÉDSON errou em saídas de bola com os pés. Está evidente que não tem intimidade com tal fundamento!! Contudo, fez boas defesas, principalmente, na etapa final...salvando  o Criciúma da derrota!! Por isso, nota 7!

Discretíssimo o lateral DIOGO MATEUS! Pouco apoiou e teve muito trabalho para marcar o bom Richarlison, do Fluminense. Nota 5.

Na zaga, muito boas as atuações de RAPHAEL SILVA e DIEGO GIARETTA! Nunca é demais lembrar que o Fluminense tem um dos melhores times do Brasil, no momento! E os dois zagueiros do Tigre foram eficazes e duros na marcação!! Nota 7 pra ambos!

Quem também realizou bom jogo foi o lateral MARLON! Firme e seguro na cobertura e, mesmo assim, aparecia a toda pra buscar o ataque! Nota 7.

No meio, BARRETO teve a função de carregar a bola da defesa para o meio e ataque...e cumpriu bem seu papel de marcador! Nota 7.

Desempenho idêntico de DOUGLAS MOREIRA. Entretanto, jogando mais adiantado foi importante nos momentos em que os meias do Flu tentavam envolver o Criciúma com rápida troca de passes. Nota 7.

ALEX MARANHÃO, dentro das conhecidas limitações, exerceu sua função de “meia de chegada”. Tanto que fez o gol do Criciúma em chute da entrada da área! Nota 7.

No ataque, ANDREW não encontrou muitos espaços pra jogar! Mas, na única vez em que conseguiu ir à linha de fundo em velocidade, cruzou pro gol de Maranhão. Nota 6.

PITBUL atuou centralizado e não obteve bom rendimento. Seu futebol aparece mais quando joga pelos lados usando a velocidade! Nota 5.

Sobre CAIO RANGEL, pelo que pude observar, o melhor do Criciúma em campo no empate diante do Fluminense. Correu muito e sempre conseguiu dribles e jogadas em profundidade! Além disso, voltou pra marcar e surpreendeu por manter forte ritmo durante todo o jogo!! Nota 8.

Entraram SILVINHO...completamente “fora de ponto”, nota 4; RICARDINHO, ajudando o setor direito sem nada de mais produtivo, nota 5; e, JHEIMY , isolado e tendo problemas pra dominar a bola, nota 4.

O técnico DEIVID DE SOUZA dispôs o Criciúma em campo diferente do habitual! Se nos jogos anteriores, observamos um time ofensivo... desta feita, perante o Fluminense, uma equipe com mais cuidados defensivos e não se expondo tanto!! Medida certa para as circunstâncias do enfrentamento e diante da elevada qualificação do adversário!! Nota 7.

terça-feira, 7 de março de 2017

Criciúma precisa quebrar favoritismo do Fluminense!!

Está claro e evidente que o Tricolor Carioca é franco favorito para seguir em frente na Copa do Brasil após os dois confrontos que terá diante do Criciúma, pela 3ª etapa da competição. Ora bolas...é preciso “calçar as sandálias da humildade” e reconhecer que “eles” são melhores do que o Tigre!! Além disso, o momento que vivem os dois times nos respectivos torneios regionais que disputam são absolutamente opostos!! Afinal, enquanto o Criciúma fez campanha de mero coadjuvante na 1ª fase do Campeonato Catarinense, pois acabou na quarta colocação; o Fluminense está com o moral elevado após conquistar a Taça Guanabara. E...faço alguns questionamentos a quem nos acompanha e se não houver nenhuma paixão exagerada, a resposta será “Fluminense”!! Pois bem...quem tem melhor plantel, jogadores mais qualificados, estilo de jogo mais eficaz e está jogando mais??? Ora bolas...o Fluminense!!
Contudo, a história do Criciúma comprova que é possível se superar! Só que isso está na memória de quem segue o Tigre em sua trajetória lááááá atrás!! Era uma outra época quando os considerados “grandes” pisavam no estádio Heriberto Hülse e passavam sérias dificuldades pra arrancar um pontinho!! Até porque, nos últimos anos a grande maioria dos adversários, independentemente do “tamanho”, não encara o Criciúma com o mesmo respeito de antes! Não abro mão da idéia de que o time dentro e fora de campo, como entidade desportiva, precisa resgatar tal respeito o mais breve possível!! Os rivais têm que voltar a temer um pouco mais as “garras afiadas” de um verdadeiro tigre!!
Quanto à disputa desta quinta-feira(09) no Heriberto Hülse, entendo que o Criciúma não pode ser “soltinho” demais pra encarar o Fluminense! Isso não quer dizer, entretanto, que o técnico Deivid de Souza deva armar uma retranca ou ficar com medo de, quando tiver posse de bola, atacar a equipe adversária! Faço tal observação porque tenho notado um Criciúma que sai tocando a bola de trás e, às vezes, ocorrem erros que resultam em perigo à sua própria defesa!! Já imaginaram ficar trocando passes na frente da área e errar um lance perto de jogadores como Henrique Dourado, Wéllington Silva ou Richarlison?? Então, todo cuidado para que não haja surpresa desagradável em termos de resultado!! Além disso, o Criciúma precisa demonstrar elevadíssimo espírito de luta pra poder superar o adversário e até suas próprias deficiências afim de alcançar o que mais lhe interessa: a vitória!! Afinal de contas, mesmo que o “Flu” esteja “cheio de graça”, nada impede que o Criciúma, com uma ajuda imprescindível de sua torcida, pelo menos tente se impôr dentro de casa!!

domingo, 5 de março de 2017

Chapecoense poderia ter jogado sem goleiro...!!

Mas que barbaridade!! A que ponto chega um clube de futebol como o Criciúma E. C.!! Foi até Chapecó com um time reserva, de baixa qualidade técnica bastante considerável, joga com o time “B” da Chapecoense e, mesmo assim, não consegue finalizar uma bola sequer contra a trave adversária!!! Ahhh bons tempos em que havia respeito dos oponentes para com o Tigre que, na verdade, era realmente um TIGRE...não um “gatinho” frágil e desmilinguido como dos dias atuais!! Gente...os números comprovam que o Criciúma obteve campanha apenas de mero coadjuvante, participante sem destaque algum durante a 1ª fase do Campeonato Catarinense: nove jogos...sendo quatro vitórias, quatro derrotas e um empate!

No confronto diante da Chapecoense, derrota por 2 a 0, todos nós já sabíamos que ambas as equipes atuariam com jogadores reservas ou pouco usados pelos respectivos treinadores. Da mesma forma, há o reconhecimento de que a “Chape” B é bem melhor do que o segundo time do Criciúma! Massss...passar mais de 90 minutos sem dar um “mísero” chute pra pelo menos tentar assustar o goleiro Elias, é se apequenar muito!! Além disso, o ânimo dos jogadores escalados pela comissão técnica esteve perto do “zero”!! Popularmente...ninguém queria nada com nada!! A Chapecoense nem precisou se esforçar muito pra aplicar 2 a 0 contra um Criciúma que não esboçou nenhuma reação!! Comportamento, dentro do que penso sobre futebol, absolutamente inadmissível!!

Análises individuais dos jogadores do Criciúma:
LUIZ não fez grande jogo, Mesmo que a cabeçada de Túlio de Melo tivesse sido muito de perto, no lance do 1º gol, entendo que ele poderia estar mais ligado...!! E, no estilo de jogo do Criciúma onde há prioridade pra sair jogando com a bola dominada, Luiz às vezes comete erros que continuam proporcionando perigo ao sistema defensivo. Nota 5.

CARLOS EDUARDO atuou na lateral-direita e não repetiu boas atuações anteriores. No 2º tempo foi pro meio e, da mesma forma, esteve discreto! Importante frisar, contudo, que diante da extrema pobreza técnica que o Criciúma expôs pra todos assistirem, Carlos Eduardo ainda foi um dos que menos decepcionou!! Nota 6.

Na zaga, nem IÂNSON...nem FERRON estiveram seguros diante dos atacantes da Chapecoense. Ferron, inclusive, marcou a bola e não o atacante na jogada da 1ª conquista do time de Wágner Mancini. Iânson, nota 5...Ferron, 3.

Na lateral-esquerda, CHICO pouco rendeu, ofensivamente, e, na defesa, acabou facilmente envolvido por Apodi, ala da Chapecoense que a todo momento avançava em velocidade “nas costas” do atleta tricolor! Chico, ainda teve a infelicidade de ser imprudente em disputa de bola e acabou expulso! Nota 4.

No meio, JEAN acompanhou o ritmo dos demais...sem muita inspiração, nota 5.

RICARDINHO atuou no meio e na lateral-direita. Baixa produtividade em ambas as funções! Nota 4.

CAÍQUE VALDÍVIA procurou trocar passes com os companheiros de meio e de frente. Tentou chegar à frente em alguns raros momentos e foi um dos poucos que “se salvou” nesta péssima apresentação do Criciúma! Nota 6.

No ataque(“de asma”)...KALIL, disperso e sem “aparecer pro jogo”... nota 4.

HÉLIO PARAÍBA, “pra variar”, perdeu um gol no começo do jogo quando estava 0 a 0, chutando pra fora da entrada da pequena área, na única jogada de maior “perigo” proporcionada pelo Criciúma! No mais...facilmente dominado pelos zagueiros da Chapecoense! Nota 3.

PIMENTINHA...o de sempre! Corre com a bola dominada, demora pra definir o que fazer com ela...e acaba perdendo o lance!! Claramente seu franzino porte físico o prejudica!! Nota 4.

Entraram EDSON, FLAVIO E NATAN. O goleiro Edson levou um gol após cabeçada de Luiz Otávio na área do Criciúma e também errou em algumas saídas de bola...nota 4. O atacante Flávio que entrou na vaga de Kalil, da mesma forma, pouco rendeu...ficou sumido, nota 4; e, deixemos sem nota o garoto Natan que esteve pouco tempo em campo.

Quanto ao técnico RAPHAEL BAHIA...este só fez o que Deivid de Souza lhe havia determinado! Obviamente que, como comandante do Criciúma no jogo da Arena Condá, também é responsável pelo futebol abaixo da linha de mediocridade que jogou a equipe!! Nota 4.
....

Nota: Nós do www.gilbertocustodio.blogspot.com.br, leia-se Passarinho Arrepiado e este colunista, estamos bastante satisfeitos pela renovação da parceria com o ABIMAR SUPERMERCADOS e um de seus proprietários, Donizete Abílio da Silva(foto acima). Assim, nos sentimos orgulhosos e mais motivados ainda para poder levar notícias, informações e opiniões ao público através deste espaço!