sexta-feira, 4 de janeiro de 2019

Um exemplo de vida...!!


Amigos leitores e blogueiros deixo, momentaneamente, o futebol de lado pra relatar um fato ocorrido que me emocionou muito!! E...não é nenhuma estória ou algo fruto da imaginação!! Mas, ocorreu comigo...e, no último 1º de janeiro. Pois bem, quem me conhece sabe que curto muito caminhadas e aquele “trotezinho”, seja lá onde estiver!! Então, saí pra aquela pernada, quase de fim de tarde, só que por um trajeto diferente do “habitual”. Não sei o motivo, mas naquele dia resolvi mudar de direção! Como cristão e sempre acreditando que Deus dirige nossas vidas, andei pouco menos de um quilômetro e encontrei uma senhora...velhinha, toda de cabelos brancos, em frente a uma casa. Ela me aborda:

*-O “sinhor” tem telefone celular?

-Sim, tenho!

*-O “sinhor” pode me fazer um favor? É que meu gás acabou e eu não tenho como esquentar o meu pirão!! O “sinhor” pode “ligar pra um gás” e eles me trazer aqui? Eu lhe pago a ligação!

Caramba!! (Pensei eu!)
-Senhora...hoje é feriado e, imagino, não tem “ninguém aberto”!!

*-Eu tenho um número aqui! O “sinhor” pode ligar??

Eis que olhei os números que ela me passou em dois cartõezinhos... telefones fixos e tentei alguém pra ajudá-la! Enquanto fazia isso, perguntei:
-Seu nome? Qual sua idade?

*-Nilze...meu “filho”, tenho 82 anos. Não tá atendendo?? Deixa, deixa. Vou comer meu pirãozinho frio, mesmo!!

Amigos, quem me conhece sabe que sou extremamente emotivo! Não suportei, dei um forte abraço na D. Nilze e disse:
-Fica tranquila que vou buscar um botijão de gás pra senhora!! Tem mais alguém na casa?

*-Moro eu e meu irmão. Ele tem 84 anos e não posso contar muito com ele. Já não tem mais tanta força...

Era “primeiro do ano” e eu tinha que dar um jeito pra ajudar a D. Nilze! Senti não haver a menor dúvida de que Deus fez eu mudar o trajeto da caminhada pra poder encontrar aquela senhora!! Voltei em casa, chamei a Ana Claúdia, minha mulher, e saímos em busca de um botijão de gás. Achei uma revendedora, já no fim da tarde, e levamos pra D. Nilze. Ao chegar, ela me agradeceu muito! Só que não era o fim da história! Ana Cláudia e eu achamos melhor fazer uma nova visita aos irmãos Nilze e Nicanor.

Quatro dias depois, levamos alguns poucos itens de alimentação e tomamos conhecimento das condições precárias de vida que o “casal” de irmãos vive! Por questões familiares, a “justiça”(justiça?) decidiu que os dois poderiam ficar na referida casa, só que usando dois compartimentos da mesma! Uma, onde há um quarto com banheiro em anexo, e outra, funcionando como cozinha BEM improvisada!! Nela não há esgoto!! Em razão de uma “derrota” judicial, D. Nilze e S. Nicanor moram nos fundos de uma casa que eles mesmos construíram!! Tamanho da "morada" deles?? Um quarto do tamanho de uma cozinha e uma cozinha do tamanho de um banheiro...se formos considerar padrões concebidos como normais!!

Ambos prometeram ao pai não casar! Atenderam um pedido do próprio pai que morreu cego e cuidado por eles!! S. Nicanor combate seguidos problemas de câncer de pele há 25 anos!!! D. Nilze é cega de um olho desde os 6 meses de vida e só enxerga com o outro em razão do auxílio de uma lente de contato!! Eles vivem com um salário mínimo e meio e dizem ser FELIZES!! Tanto um como outro nos recebeu com largo sorriso!!

Tudo aconteceu na Praia dos Ingleses(Florianópolis), onde passo alguns dias de férias. D. Nilze e S. Nicanor são “manezinhos da ilha”... moram aqui desde que nasceram!! Pra quem “vê de fora”, pode parecer algo bastante simples!! Só que pra mim, não!! Com certeza, foi uma experiência vivida que JAMAIS vou esquecer!! Com o auxílio do Tiago e de D. Fátima, eles que fazem trabalhos assistenciais junto a pessoas idosas, mais a colaboração de minha esposa, Ana Cláudia, nem a D. Nilze...nem o S. Nicanor, a partir do que constatamos, vão ficar sem uma assistência social digna e decente!! (Fotos em anexo)

quinta-feira, 3 de janeiro de 2019

Aproximar-se mais da torcida...

Nada além de uma obrigação que jamais deveria ter sido deixada de lado!! Essa história de treinar no Rincão e propagar isso como se fosse algo acima do normal...ora bolas!! O Criciúma era muito mais simpático em outras épocas!! Antes da construção do Centro de Treinamento os jogadores eram levados pra atividades em bairros da cidade e também em municípios vizinhos. Mesmo com o advento do C. T. tal prática era pra continuar!! Ou seja...ir até o Módulo Esportivo, em Içara, por exemplo; o campo do Rui Barbosa, em Morro da Fumaça; do Caravággio ou do Metropolitano, em Nova Veneza; do Ouro Negro, em Forquilhinha...uma questão até de compromisso para massificar cada vez mais a marca Criciúma E. C.
O bom Claudio Gomes sabia muito bem explorar essas situações envolvendo a área de marketing. Hoje, com a vinda de Júlio Remor, talvez a “propaganda” do Criciúma ganhe maior repercussão e notoriedade. Mas, mesmo assim, antes disso...láááá atrás, na época do “pires na mão”, eu mesmo, ainda como repórter, andava atrás do Tigre em exaustivos treinos no Campestre Iate Clube e, claro, nas areias do Balneário Rincão. Uma vez, inclusive, o então técnico Sérgio Ramirez chegou a “proteger” um ninho de quero-quero para que a bola não chegasse nem perto dos ovinhos!! Fato hilário que presenciei...lembro bem!!
Aproveito essa notícia “descarregada” na mídia...essa de treinar no Rincão e tentar chegar mais perto do torcedor, pra ressaltar a ausência de garotos dos municípios vizinhos e região que queiram e possam fazer testes afim de tentar começar uma carreira de atleta profissional de futebol no Criciúma E. C. Faço questão de ressaltar tal situação lembrando que Douglas, Mahicon Librelato, Wilson, Omar, Sílvio Criciúma, Fabiano, Roberto, Maicon Sisenando, Ânderson Lobão, Sílvio Laguna, Jairo Santos, Edmílson Mondardo, Paulinho Criciúma, Cleber Orleans e tantos outros que foram campeões pelo Clube, são da região!! Os caras criam identificação com a instituição mais facilmente e, por consequência, surge o “amor à camisa”...algo raro nos dias atuais!! E, isso é incumbência das categorias de base!!!

domingo, 30 de dezembro de 2018

Tchau 2.018!! Pra, em 2.019, o Tigre voltar a ser tigre...!!

Claro que nós aqui do Blog, e toda a torcida do Criciúma, esperávamos bem mais na última temporada! Afinal, o Tigre...nem tão tigre assim, foi apenas o quarto colocado no Campeonato Catarinense! Faço questão de lembrar...o último título estadual do Criciúma foi em 2.013!! Lá se vão CINCO anos sem ganhar UMA competição regional!! Veio a Copa do Brasil e uma eliminação logo na 2ª fase!! E...a Série B, quando o Criciúma cumpriu campanha que beirou o “desespero”!! Ficou em 14º lugar, mas, correu riscos de descenso até a última rodada do torneio!!
A culpa?? Claro que é do mandatário maior do Clube!! Mas, no que vai somar, agora, ficar responsabilizando este ou aquele?? Ora bolas...que Jaime Dal Farra tenha aprendido um pouco, pelo menos, para que os erros cometidos em 2.018 não sejam repetidos em 19!! Caramba!! Mesmo com as limitações financeiras que, todos sabemos, a G. A. tem...dá pra fazer um pouquinho mais e o Criciúma voltar a brigar na parte de cima da tabela, tanto no Catarinense como no Campeonato Brasileiro!! Sobre a Copa do Brasil, entendo que, por ser competição eliminatória...tipo mata-mata, é compreensível que o objetivo, num primeiro momento, seja de ir passando de fase pra aumentar receita!!
A grandeza da marca CRICIÚMA ESPORTE CLUBE não permite que os jogadores, em campo, sejam meros participantes das competições que disputam!! A revolta de alguns conselheiros que chegaram a ameaçar a reeleição de Jaime, entendo assim, foi uma espécie de “alerta” para que o presidente e dono da G. A. fique “antenado”!! Vale ressaltar, contudo, que o tal processo eleitoral ocorrido recentemente, teve muito mais movimentação nos bastidores do que “nas urnas”!! De qualquer modo, foi dado o “recado”!!

Por outro lado, o Passarinho Arrepiado e eu...só temos a agradecer!! Pessoalmente e profissionalmente, acabando um ano onde tenho muito para dizer “obrigado Deus”!! Ah...nas questões sociais, da mesma forma!! Graças a Deus um 2.018 em que obtive muito mais vitórias do que “resultados negativos”!! Os anos passam e a vida nos ensina que o que é ruim ou nos faz mal...deve ser afastado, deixado de lado, literalmente!! Aqui no Blog do Gilberto Custódio, sempre contando com os amigos patrocinadores ou leitores e blogueiros; na Rádio Onda Jovem FM 107.5, onde exerço funções na área comercial e de locução; e...no aspecto familiar, vida seguindo pra onde deve seguir...ou seja, pra frente e com Deus no comando!! Então...que Ele nos permita estarmos juntos no ano que só está por começar!!