Me refiro às participações do Criciúma em competições nacionais, mais precisamente no Campeonato Brasileiro. Lembro que em 1.988 o Criciúma só ganhou um jogo e foi rebaixado. Em 96 e 97...outro drama! Nos anos de 2.003/04, da mesma forma. Se a memória não me trair, campanhas razoáveis em 1.994 e 95. Nas outras vezes em que jogou o Brasileiro, o Tigre passou por muitas dificuldades. Agora, em 2.013, o quadro não se modificou. De novo, o Criciúma peca por falta de planejamento. Não me venham com desculpas em relação à questões financeiras, aeroporto, cidade de menor porte, etc e etc...! Sei de casos de jogadores que não quiseram vir jogar no Criciúma porque não tem vôos com freqüência pra São Paulo e Rio. Inclusive um, que está no Avaí, tinha uma proposta melhor do Criciúma, mas preferiu ir pra Florianópolis. Outro quis jogar no Joinville porque aqui não tem o sistema Nextel de telefonia! Sem falar de outras justificativas alegadas por este ou aquele em razão de a cidade e região levarem desvantagem em relação a outras de maior estrutura e melhor qualidade de vida. Disso todos nós sabemos! Só que, historicamente, nós criciumenses já demonstramos capacidade na arte de fazer futebol. As contribuições de Metropol e Criciúma foram as melhores da história de Santa Catarina. Masss...por que tanto sufoco a cada ano? Ora bolas... quase nunca houve planejamento adequado!! Aliás, projeto mesmo, na verdadeira essência da palavra, nem quando ganhou os títulos nacionais!! No entanto, em todas as conquistas, o Criciúma teve alguém da direção executiva no Depto. de Futebol, vivendo o dia à dia. O cargo de diretor ou vice de futebol precisa ser preenchido em 2.014. Este ano sobrou tudo pro Cícero Souza...ele errou mais do que acertou e está pagando caríssimo!!
A presença de um "homem forte" no Futebol, como Aderlei Porto(foto/já falecido), por exemplo, está fazendo muita falta no Criciúma!
sexta-feira, 1 de novembro de 2013
Diego Costa quer jogar pela Espanha. E daí?!
A opção é dele e a lei permite que o atleta escolha por qual país queira atuar. Pois que seja feliz! De qualquer forma o assunto é polêmico. Em entrevista concedida, o jogador deu várias justificativas e, entendo, todas convincentes. Diego Costa não tem nenhuma identificação com o futebol brasileiro. Foi ainda garoto pra jogar na Europa e está lá até hoje. Com 25 anos e artilheiro nas duas últimas temporadas, o atleta natural de Lagarto, estado de Sergipe, descartou a Seleção Brasileira preferindo a espanhola. Foi mal? Penso que não! Na Espanha ele conquistou prestígio, fama e conseguiu dar sequência a sua vida profissional. Já imaginaram se ele optasse pelo “não” à Espanha e “sim” ao Brasil, mesmo jogando por lá?! Qual seria a reação dos hispânicos?? O problema é que a legislação atual da F.I.F.A. permite que o atleta profissional de futebol possa se naturalizar por outra nação e então jogar pela seleção do referido país. Conforme minha maneira de pensar, isso tira um pouco da essência, do charme e até da identificação do futebol. Sou do tempo em que o Brasil jogava de um jeito, a Argentina de outro, a Itália...a Alemanha...o Japão, e assim outros selecionados dos mais diversos países. Hoje está tudo diferente! Ou melhor, a maneira de se jogar futebol é meio que unificada...quase tudo igual! Penso que brasileiro joga pela seleção brasileira...russo pela Rússia, etc...etc! Masss...em nome da modernidade ou globalização, temos essas situações que tendem a crescer mais assim como no futsal onde tem brasileiro espalhado por tudo quanto é canto jogando por países diferentes...! Saudosista e conservador...Gilberto? Sim, com muito orgulho!!
Atacante Diego Costa, do Atlético de Madrid, pode jogar pela Espanha a Copa no Brasil, ano que vem.
Atacante Diego Costa, do Atlético de Madrid, pode jogar pela Espanha a Copa no Brasil, ano que vem.
terça-feira, 29 de outubro de 2013
Olha a gurizada pra tentar o “bi” da Copa do Brasil!
Se o Criciúma ganhar a Copa do Brasil Sub-20 será bicampeão! Claro que isso mexe com a paixão do torcedor. Mas, para a entidade Criciúma E. C. significará a conquista de uma competição que já foi vencida em 1.991. Então é bi!! (risos) Obviamente que estamos fazendo apenas uma analogia em relação aos dois torneios e suas respectivas categorias. São duas semifinais: Atlético(MG) x Santos, o Galo já levou a melhor no primeiro jogo, 2 à 0; e Botafogo x Criciúma. Nesta 4ª(30), 19 horas, poderemos ver mais uma vez, jogadores que estarão à disposição do time principal no início da temporada 2.014. Os laterais Bruno Mazzuchello e Diego Hoffman, os zagueiros Fernando e Heitor, os meias Crispim e Vítor Míchels, além dos atacantes Bruno Lopes e Marcelinho, por certo farão parte dos primeiros jogos do Criciúma ano que vem. O grupo “criado” por Wílson Vaterkemper e agora com o comando de Luizinho Vieira é bom e, se “não falhar na capação”, poderá render bons resultados à curto/médio prazo. A Rádio Eldorado, através do narrador Dante B. Neto, estará no Rio de Janeiro para acompanhar, no local, a primeira partida entre Botafogo e Criciúma. Enquanto isso, aguardamos com grande expectativa o jogo contra a Ponte Preta, no domingo(03). Quem será o escolhido para ser titular na 1ª posição do meio-campo?? Com Serginho machucado e Hênik suspenso, Amaral pode ganhar nova oportunidade! Huummmm...! Será?? Vou torcer para que Élton seja o escolhido. Aguardemos!
Volante Amaral é candidato a ser titular contra a Ponte Preta. Masss...torço para que não!!
Volante Amaral é candidato a ser titular contra a Ponte Preta. Masss...torço para que não!!
domingo, 27 de outubro de 2013
Ainda dá!
As derrotas contra Corinthians e Cruzeiro não podem e nem devem abalar o aspecto motivacional do Criciúma para os jogos que faltam no Campeonato Brasileiro. A situação continua complicada? Sim, muito! Mas, lembro ao amigo leitor e blogueiro, que o Criciúma, incrivelmente, ainda depende só dele!! A matemática dos 45, 46 ou até 47 pontos continua... Há quem faça cálculos de que até com 44 ou até mesmo 43, o Tigre se salva! Particularmente, prefiro projetar as tais 5 vitórias pra não chegar na última rodada dependendo deste ou daquele, disto ou daquilo...! Como há 7 jogos pela frente até o fim da competição, são 21 possíveis. Assim, o Criciúma ainda se daria “ao luxo” de perder 6 pontos!! Nas duas últimas partidas fora de casa o Tigre não jogou mal. Nada de encher os olhos. Entretanto, entendo que foram apresentações dentro do limite técnico e nos passando pelo menos um pouquinho de credibilidade(eu digitei “pouquinho”) em relação ao que estávamos observando anteriormente. Sobre as arbitragens, que foram muito prejudiciais ao Criciúma em Itu e Belo Horizonte, não estranho nada!! Há muito tempo defendo a idéia de que os árbitros deveriam se manifestar após os jogos como fazem atletas, técnicos e dirigentes. Além disso, eles apitam o que “enxergam” ou querem e não há questionamento! E o pior...não são punidos quando cometem erros absurdos!! O máximo que acontece é uma tal “geladeirinha”. O futebol fica asqueroso e repugnante quando decisões políticas e/ou arbitrárias entram em campo pra favorecer ou prejudicar este ou aquele! Aliás, se um dia abrir a boca do que já vi e acompanhei, fatalmente vou ser processado! Não há provas, a não ser a memória do passarinho arrepiado...esxtão compreendendo??!!
Assinar:
Postagens (Atom)