quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

Criciúma deu vexame em Blumenau e levou 3 a 0!

Os jogos paralelos da 4ª rodada do Estadual acabaram sendo favoráveis ao Criciúma. O Brusque, ao natural, fez 3 à 1 no Juventus. Da mesma forma, o Atlético de Ibirama que venceu o Marcílio Dias por 2 à 0. Em Florianópolis, o Avaí decepcionou sua torcida e perdeu pro Joinville: 2 à 0. A crise financeira foi nitidamente exposta na derrota. Em Chapecó, um 0 à 0 sem muito sal entre Chapecoense e Figueirense. E...em Blumenau, o Tigre foi goleado com justiça pelo Metropolitano: 3 à 0. Foi de doer o futebol apresentado pelo Criciúma em Blumenau. O time conseguiu jogar menos do que em Joinville, na estréia. O Metropolitano não precisou fazer muito para vencer por 3 à 0 e “roubar” do Tigre a liderança do Campeonato Estadual. Faltou marcação mais incisiva, vibração...sobraram apatia e desinteresse pelo jogo! Sem dúvida alguma...derrota merecidíssima! Galatto levou três gols mas não teve culpa em nenhum deles. Não comprometeu. Novamente Eduardo marcou mal e levou bolas nas costas que prejudicaram sua atuação. No outro lado, Rogério também não esteve bem.  Foi substituído no intervalo por Éverton que, pelo menos, se esforçou mais. Quanto aos dois zagueiros, Ronaldo Alves jogou melhor do que seu parceiro Escudêro. Este, por sinal, foi facilmente envolvido no 2º e 3º gols do Metrô. Serginho esteve discreto. Ânderson Uchôa pouco apareceu. Depois que voltou, João Vítor ainda não viu a cor da bola. Entrou Lulinha em seu lugar que correu muito e jogou pouco. Outro que também esteve abaixo do que pode render foi Paulo Báier. Ficou preso entre os marcadores adversários. Fernando Karanga também “sumido”...facilmente dominado pela marcação. Saiu no 2º tempo, entrando Thiago Humberto que, outra vez, pouco mostrou. E...Lucca, que de novo lutou...mas está bem longe do Lucca que conhecemos! Os culpados? Jogadores e, claro,o técnico Ricardo Drúbscky porque observamos uma bagunça tática no estádio do Sesi. Será que o Avaí vai pagar o pato?! Huummm...!!
No estádio do Sesi, Ricardo Drúbscky viu o Tigre levar 3 à 0. Com absoluta justiça!!


quarta-feira, 5 de fevereiro de 2014

Como se define um esquema tático?

Entendo que as características de cada um dos jogadores no referido plantel, mais as idéias e convicções do respectivo comandante técnico, determinam a melhor opção tática prá ser usada. Não dá pro treinador impor esquema se os atletas têm aptidões diferentes e vice-versa! Porisso, penso que deva haver um ponto de equilíbrio. O treinador colocar seus pensamentos mas sempre com atenção especial ao perfil do grupo comandado. Entre torcedores do Criciúma e nós da imprensa que acompanhamos o Tigre há uma discussão, no momento permanente, em relação ao 4-2-3-1 implantado pelo Ricardo Drúbscky. Jogadores como Lucca, Ricardinho e o meia Éverton, pelo menos até agora, não se encaixaram ainda no referido esquema tático. Continuo com a idéia de que é desperdício Lucca vir buscar jogo ou Ricardinho cumprir função tática pelo lado esquerdo do meio campo em detrimento de suas próprias características. Não escondo que sou adepto do 4-4-2. O nosso jeito de jogar futebol aqui no Brasil tem mais cara de 4-4-2. Dois zagueiros, um técnico e outro rápido e as vezes mais forte na marcação; dois laterais com bom sentido ofensivo, mas sabendo se dosar no apoio; dois volantes que tenham formas de jogar parecidas com o que coloquei sobre o pessoal da zaga; dois meias, um armador e outro ofensivo; e dois atacantes, sendo um de movimentação pelos lados e outro mais centralizado. Simples? Comum? Pode até ser. Mas entendo ser o mais adequado. As variações durante as partidas podem e devem acontecer. Afinal, cada jogo é uma história diferente e, dependendo das circunstâncias, pode ser necessário fechar ou abrir mais o time. Entretanto, esse é meu pensamento! Não do Drúbscky...esxtão compreendendo?!

terça-feira, 4 de fevereiro de 2014

Desrespeito de todos os lados!

Infelizmente é o que estamos observando em redes sociais, principalmente no dia à dia de cada um de nós. O tal do facebook, então…nem se fala! Todos chamam todos do que bem entendem e o apreço e consideração são termos que não são muito usados ou levados em conta. No futebol, casos recentes podem ser considerados e observados como mais alguns absurdos. A situação vivida pelos jogadores do Corínthians no último sábado, lá no Centro de Treinamento, em São Paulo, foi mais um! Bandidos, travestidos de torcedores, invadiram o C. T. Joaquim Grava e tentaram agredir jogadores e membros da com. técnica do clube. Aliás, com todo o respeito que merece a entidade Corínthians, mas boa parte de integrantes de suas torcidas consideradas como “organizadas”, é uma reunião de vândalos, baderneiros, drogados e até assassinos!! É só lembrar da Bolívia, ano passado, num jogo da Taça Libertadores. O ocorrido no sábado contou, inclusive, com a presença de alguns que estiveram em Oruro. Eles até roubaram dois celulares de funcionários do clube e ainda provocaram desordens e pânico. Da mesma forma, ditos torcedores do Vasco estavam no Maracanã procurando briga com a turma do Botafogo que chegava no estádio. Entre eles, alguns bandoleiros que estavam em Joinville quando do último jogo do Campeonato Brasileiro de 2.013. Mas, insisto que o respeito mútuo foi pro saco faz tempo. De vez em quando assistimos ônibus incendiado, caixa eletrônico de banco quebrado, depredação de instituições privadas e do patrimônio público…e as punições são brandas ou as vezes inexistem! Fui criado e cresci com ordem e educação, valores pouco vistos nos dias de hoje!!

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Caiu do céu...de novo!!

Assim como em Joinville...o resultado conquistado pelo Criciúma, caiu do céu! O lance que mais chamou a atenção na vitória sobre o Brusque ocorreu aos 32 minutos do 2º tempo. Paulo Báier foi lançado na área e foi derrubado pelo volante Eurico. Só que antes de ter caído o 10 do Tigre fez falta no seu marcador. Um puxou o outro...o outro puxou o um e o Criciúma acabou sendo favorecido por um erro da arbitragem. Eu não daria o pênalte... deixaria o lance correr normalmente! Masss...Báier bateu bem e decretou a 2ª vitória do Criciúma na competição. Só que o time não jogou bem. A atuação novamente foi abaixo do esperado, bem mais parecida com a de Joinville do que contra o Figueirense. Outra vez destaca-se os 3 pontos, não a atuação tecnicamente falando. Em termos de resultado não há o que contestar. Só que, insisto, o Criciúma ainda não convenceu e continua precisando melhorar bastante pra cumprir a campanha que todos queremos. Individualmente não foi uma partida com grandes destaques. Galatto apesar de alguns lances de indecisão, não comprometeu. Eduardo é um dos poucos que mostra certa evolução...crescimento. Ronaldo Alves e Escudêro estiveram seguros mas necessitam de melhor entendimento com Galatto. O lateral Rogério foi discretíssimo. Serginho, mais uma vez, fazia bom jogo até ser substituído por questões físicas no começo do 2º tempo. Ânderson Uchôa, pelo que tem apresentado, não tem bola pra ser titular no Criciúma. Éverton, tecnicamente se sabe que é bom jogador e deve melhorar. Paulo Báier...é diferenciado...dá mostras que pode ser o “cara” do Campeonato! Fernando Karanga, mesmo preso entre os zagueiros, se movimentou melhor do que Rodrigo Silva. E Lucca...não jogou bem. Procurou o jogo, mas errou passes. Por imposição tática atuou no meio e acabou tendo rendimento prejudicado. Entraram João Vítor, Lulinha e Thiago Humberto que pouco produziram. Continua a luta: Metropolitano, na quinta, e Avaí, no domingo.