sexta-feira, 10 de novembro de 2023

As reais chances de acesso.

A antepenúltima rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, que começa hoje, promete fortes emoções! Ela só vai terminar na terça-feira, da semana que vem, justamente quando o Criciúma estará em campo pra pegar o Guarani, em Campinas. A reportagem, à seguir, é do amigo Tiago Monte, do site TN SUL, e retrata bem o atual momento dos times que ainda pensam e lutam por uma vaga nas quatro primeiras colocações, subindo, assim, para a Série A do ano que vem. Vale à pena conferir! Então, vamos à ela:

O triunfo do Criciúma sobre o ABC, por 1 a 0, na terça-feira passada, fez o time treinado por Cláudio Tencati chegar ao segundo lugar da Série B e aumentar as chances de acesso para 66,4%. Os números são levantados pelos matemáticos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já o Sport, que deixou o G-4 após 16 rodadas ao perder do Mirassol, teve reduzida a probabilidade de subir para 41,3%. Ou seja, há mais chances de permanecer do que subir.

O técnico Cláudio Tencati evita fazer projeção de pontos ou resultados para o acesso. E pensa jogo a jogo. “E cada jogo vai ter o seu componente decisivo. Agora, o mais importante é o Guarani. Não pensamos nem em Botafogo e nem em Novorizontino, pensamos só no Guarani. Isso porque os outros dois não existem se a gente não fizer nós. Talvez até o do Botafogo exista, mas o último não vai existir se nós não fizermos os dois que antecedem. O principal jogo, agora, é o do Guarani. Será um grande jogo, um jogo difícil, mas temos que estar preparados”, destaca.

O líder Vitória adiou o iminente acesso ao empatar com o Vila Nova, no Barradão, por 1 a 1, mas segue com 99,9% de chance – e 96% de título (Criciúma, com 1,5%, e Juventude, com 1,2%, são os concorrentes). Em terceiro, o Juventude voltou a vencer após quatro empates, ao bater o Ituano por 2 a 1, em casa, e tem 75,3% – do G-4, é quem tem a tabela mais tranquila. Fechando o G-4 está o Atlético-GO, com 56,8%, após empate em casa com o Novorizontino – outro que segue firme na briga, com 28,6%. Guarani, próximo adversário do Criciúma, na terça-feira, dia 14, e Vila Nova, que empataram os respectivos jogos na rodada, seguem com chances, assim como o Mirassol.