quinta-feira, 2 de maio de 2024

Jogo do Criciúma, contra o Grêmio, está adiado para outra data.

A CBF publicou nota e adiou os jogos do Campeonato Brasileiro de clubes do Rio Grande do Sul como mandantes e visitantes até a próxima segunda-feira. A situação ocorre pela situação de emergência vivida no estado após os temporais recentes. Mais de 100 cidades registraram transtornos, como inundações, quedas de barreiras e deslizamentos de terra. São 13 mortos registrados até o momento. 

O Grêmio receberia o Criciúma no próximo domingo, às 16h, na Arena. O Juventude tinha duelo com o Atlético-GO na próxima segunda-feira, às 20h, no Alfredo Jaconi. O Inter viajaria para enfrentar o Cruzeiro, no sábado, às 21h, no Mineirão. O documento da CBF cita que as partidas foram adiadas por força maior. A entidade já havia adiado o jogo da terceira da fase da Copa do Brasil entre Inter e Juventude, que seria disputado nesta semana, no Beira-Rio. O Alviverde não conseguiu deixar Caxias do Sul por conta dos bloqueios em estradas. Os jogos entre Inter e São Paulo pelo Brasileiro Feminino e Inter e Goiás pelo Brasileiro Feminino sub-20, que ocorreriam na quarta-feira, também foram adiados.

A medida é válida para todas as divisões do futebol brasileiro que teriam jogos no Rio Grande do Sul. A Série C teria São José e Volta Redonda e Ypiranga contra o Náutico em Recife. Na Série D, Novo Hamburgo receberia o Concórdia, Hercílio Luz encararia o Avenida e o Brasil jogaria com o Barra. A Federação Gaúcha de Futebol também já havia adiado toda a rodada da Divisão de Acesso.

Veja a nota da CBF:

Em virtude das fortes chuvas no Rio Grande do Sul e da previsão de novos eventos climáticos severos, a CBF informa que adiou todas as partidas marcadas no Estado e envolvendo equipes gaúchas na condição de visitante até segunda (6) em todas as competições e divisões do futebol brasileiro. 

A decisão da CBF é baseada no notório cenário de emergência em todo o Estado, ratificado em ofícios enviados pelo Governador e pelo Chefe da Defesa Civil do Estado do Rio Grande do Sul. A CBF entende que a prioridade de momento é o atendimento à população e de solidariedade.

A CBF, em sua condição de entidade nacional de administração do futebol no Brasil, reitera seu compromisso com o apoio às autoridades e à população Gaúcha, e manifesta toda a sua solidariedade.

.

(Dados colhidos de reportagem do site ge.globo.com)


terça-feira, 30 de abril de 2024

Criciúma não jogou pra ganhar em Salvador. Mas, teve um pênalti não marcado, a seu favor!!

E isso não trata-se de algo que mereça crítica! Mas, sim, de uma constatação! Quem acompanha futebol sabe que o Bahia possui melhor time e elenco supeior ao do Criciúma. Portanto, sabendo disso, o técnico Claudio Tencati preferiu optar por uma formação com maiores cuidados defensivos com a clara intenção de buscar o empate ou, caso houvesse uma "escapada"...talvez alguma chance em bola parada, fazer o gol e complicar as coisas pro Bahia. 

Tudo funcionou conforme planejado durante todo o primeiro tempo. O adversário criou oportunidades mas sem assustar muito a defesa tricolor catarinense. Contudo, aos 10 minutos da segunda etapa, em jogada pela direita, após cruzamento, Thaciano apareceu pra finalizar e decretar o 1 a 0 que permaneceu até o fim da partida. E isso só aconteceu porque o goleiro Gustavo, de novo, salvou o time com, pelo menos, duas defesas difíceis! 

Convenhamos...o Criciúma não mereceu melhor sorte! Embora, tenha havido uma penalidade em cima de Eder não marcada pela arbitragem. O VAR sequer chamou o juíz de campo! No momento, estava um a zero pro Bahia e, se marcado e convertido a reclamada falta penal, poderia ter evitado a derrota do Tigre na Fonte Nova. Mas, insisto: o Criciúma não fez o mesmo que havia feito contra o Vasco. Até porque, o Bahia é melhor do que o Vasco e o próprio Criciúma não conseguiu repetir a mesma formação titular do jogo anterior. 

Algumas outras observações rápidas que notamos. Não deu certo a tal dobradinha pela esquerda com Traucco e M. Hermes. Pelo lado esquerdo da defesa do Criciúma o Bahia contruiu suas melhores jogadas, inclusive, a do gol. O volante Barcia, escalado como titular, foi muito mal e não merece, por enquanto, nova oportunidade. Eder e F. Vizeu, como dupla de ataque, também não funcionou. E, Claudio Tencati demorou pra colocar Bolasie e M. Gabriel que, por desgaste, estavam no banco de reservas. Quanto à competição, dia 23 tem o jogo da volta e uma vitória simples leva tudo pros pênaltis. Seguimos...!!

segunda-feira, 29 de abril de 2024

A tal "virada de chave".

Depois da goleada diante do Vasco, pela Série A do Brasileiro, o Criciúma virou a página e já começou a preparação para encarar o Bahia, nesta terça-feira, pela terceira fase da Copa do Brasil, em Salvador. A partida acontece na Arena Fonte Nova, às 19h (de Brasília). Mudanças vão ser necessárias no elenco que vai visitar a equipe baiana. Isso porque o volante Barreto recebeu o cartão vermelho na segunda fase e cumpre suspensão. Além disso, o atacante Arthur Caíke já disputou a competição pelo Sport. Ambos foram titulares na vitória diante do Vasco no sábado. E, tem também a situação do goleiro Matheus Teixeira. Ele pertence ao Bahia e está emprestado no Tigre. Para ser relacionado, o Criciúma precisa pagar uma multa. Mesmo assim, o atleta está com a delegação em Salvador.

- Ah vai ser essa equipe que iniciou? Não. E já vai ter mudanças, por necessidade. [...] Mas ao mesmo tempo, a gente pode vir com outra formação, e isso que o Criciúma vai variar na competição. [...] Não se surpreendam quando a gente vir com dobra de lateral, com três meias, com dois atacantes. Então a gente sempre vai analisar o adversário e ver o que é possível fazer - disse o técnico Cláudio Tencati, no sábado, após a vitória em São Januário. Bahia e Criciúma se enfrentam nesta terça-feira, às 19h (de Brasília), na Arena Fonte Nova, em Salvador. 

.

(Informações colhidas do site globoesporte.com)