sexta-feira, 4 de novembro de 2016

Resultados positivos...em campo e no “caixa”!!

Talvez este seja o sonho de todo dirigente de clube do futebol profissional no Brasil e, talvez, no mundo todo!! Afinal, quando isso acontece, com certeza o sucesso vem junto!! Ganhar jogos, conquistar títulos e ainda conseguir ter dinheiro em caixa é um desafio que muito raramente ocorre! São inúmeros os exemplos de quem se deu bem com vitórias dentro das quatro linhas, mas deixou dívidas. Em vários clubes do País a história recente comprova isso! O torcedor, por sua vez, pouco quer saber se seu clube do coração deve ou paga em dia; se o estádio é bonito ou feio; se tem centro de treinamento ou se os caras treinam em lugar qualquer...!! O mais importante pra 99% da torcida de todo clube brasileiro é ver o time ganhar e...ganhar!! E, triunfar em cima do maior rival, então... felicidade completa!!

No caso do Criciúma, os últimos anos não têm agradado o torcedor!! Há revolta pela falta de títulos e, principalmente, por algumas quedas de divisão! E, o fato de perder espaços em nível nacional pra adversários como Chapecoense e Figueirense, acabaram por “ferir” ainda mais os fanáticos torcedores do Tigre!! Pra “piorar” a situação, o Avaí pode retornar pra Série A...!! O futebol que tem feito o Criciúma não é produto com direcionamento SÓ para dentro do campo!! Desde que a G. A. assumiu o Clube algumas coisas boas aconteceram em termos técnicos. Não podemos esquecer que láááá em 2.009 pra 2.010 o Criciúma quase caiu de divisão no Catarinense e também pra série D do Campeonato Brasileiro!! Tudo começou a melhorar com a volta de Antenor Angeloni, culminando com o retorno pra Série A em 2.013. Um ano antes, o Tigre de Zé Carlos e cia. havia realizado grande campanha e conseguindo o acesso! Mas, a queda de 2.014 fez com que boa parte da torcida até desistisse de se associar e se ouviu muito a frase: “Vou rasgar minha carteirinha!!”.

Há de se entender, por outro lado, que o integrante mais experiente no assunto “futebol” dentro da atual diretoria é o executivo Paulo Pelaipe. O próprio presidente Jaime Dal Farra, mais Émerson Almeida...além dos outros pares que exercem cargos diretivos, não são grandes especialistas no tema!! Quanto a negociar este ou aquele atleta, importante lembrar...MAIS UMA VEZ, que o Criciúma é comandado por uma empresa que visa desenvolvimento técnico e lucros financeiros!! Ora bolas...quem banca a instituição Criciúma Esporte Clube hoje?? Uma entidade de administração privada que, como qualquer outra do mesmo gênero, visa benefício monetário!! Por isso, o tema da postagem de hoje!! Ou seja, resumindo...Jaime Dal Farra poderá se consagrar em 2.017! Terá mais conhecimento de futebol e, caso consiga ganhar o Campeonato Catarinense e levar de volta o Tigre pra Série A, com certeza será carregado nos braços pela torcida!! Não há outra solução se não...esperar e pagar pra ver!!

quinta-feira, 3 de novembro de 2016

As promessas pra 2.017...!! E, quem fica, quem sai??

Elas precisam e devem ser cumpridas...ora bolas!! Se o presidente Jaime Dal Farra(foto), mais seu “homem do futebol” Paulo Pelaipe e o técnico Roberto Cavalo adotaram o discurso de que “daqui pra frente tudo vai ser diferente”...tais pensamentos e projetos, necessariamente, têm que ser colocados em prática!! Não há mais espaços pra “blá, blá, blá”!!! Faço tal referência porque há muito tempo o Criciúma não conquista algo de relevante no cenário do futebol catarinense! Tanto é verdade que a cada vez que falamos da Chapecoense, por exemplo, citamos que...”ah, o Criciúma foi campeão da Copa do Brasil de 91; jogou Taça Libertadores; tem 10 títulos estaduais...!! Caramba!! São feitos históricos massss...o tempo passa!!

Então...que providências sejam tomadas afim de que a torcida do Criciúma não precise ficar “vivendo do passado”!!! Não abro mão de que haja um grande esforço para reconquistar a hegemonia do Campeonato Catarinense! Lembro, contudo, que a crise financeira que atravessa o País certamente influenciará nos investimentos de qualquer um no próximo ano. Mesmo assim, por sua vez, a Chapecoense larga na frente dos demais em razão do que está fazendo no momento e dos recursos que irá dispor com sua manutenção na Série A. Aliás, pelo que sei, “engordando” um caixa que  já não é “magrinho” faz tempo!! Cabe, então, ao Criciúma trabalhar MUITO para que as tais promessas ora efetuadas por seus mandatários, sejam cumpridas rigorosamente!! Como analista e, claro, querendo sempre que o futebol da cidade evolua novamente e venha a obter sucesso... entendo que as coisas precisam ser feitas “de cima pra baixo”!!

Alguém pode questionar sobre como o Criciúma, com a atual estrutura administrativa que envolve o futebol, terá um 2.017 de triunfos?? Bem...claramente os critérios para contratações terão que ser outros!! Alguns jogadores que vieram pra cá na atual temporada não podem, EM HIPÓTESE ALGUMA, fazer parte de qualquer planejamento de trabalho visando as próximas competições...o Estadual, a Sul/Minas/Rio e muito menos o Campeonato Brasileiro!! Quem serve?? Não fico em cima do muro, não!! Os goleiros Luiz e Edson; os zagueiros Raphael Silva e Nathan(foto em destaque); os meio-campistas Barreto, Douglas Moreira e Juninho; além do atacante Roberto. Quanto a Niltinho...ainda preciso pensar mais, refletir se vale mesmo a pena!! Não cito, aqui, os atletas que já são do Clube e que pouco foram usados, casos do goleiro Ronaldo, do zagueiro Iânson, do lateral Marlon e do atacante Andrew. Estes, pra mim, também podem fazer parte do plantel a ser formado!! Massss...sem a menor sombra de dúvida que o assunto “quem fica, quem sai” carece da maior atenção possível!! Errar?? Nem o mínimo possível!! Deu pra entender??!!

quarta-feira, 2 de novembro de 2016

De novo, o sonho do acesso fica adiado!

Não há o que lamentar!! Em nenhum momento da temporada que está chegando ao fim, o Criciúma deu mostras de que fez planos e projetos sólidos pra retornar à Série A do Campeonato Brasileiro!! A derrota para o Luverdense, 2 a 1, só confirmou o que vínhamos relatando há algum tempo. Ou seja, de que toda a estrutura, desde a área administrativa passando pela comissão técnica e, principalmente do grupo de jogadores tem muitas limitações!! Então...resta a todos que simpatizam com o Tigre, MAIS UMA VEZ, esperar pelo ano que vem!! Na partida do estádio Passo das Emas, em Lucas do Rio Verde, lááááá no Mato Grosso, novamente o Criciúma demonstrou que não pode almejar mais do que uma posição intermediária na tabela de classificação!!

Roberto Cavalo armou sua equipe usando esquema com jogadores de características mais ofensivas. Pelo menos “no papel”, Juninho e Clayton, mais Roberto e Niltinho, são atletas que objetivam chegar à área adversária. Mas, de outro modo, o sistema de marcação foi falho!! No placar, aos 37 minutos da 1ª etapa, Jean Patrick bateu de dentro da área...sem ninguém a marcá-lo e fez o 1º gol do Luverdense. Aliás, o time da casa só não furou a defesa do Criciúma mais vezes por causa de boa atuação do goleiro Luiz. No 2º tempo, logo a 6 minutos, Bruno Baio aproveitou cruzamento de Roberto e empatou o jogo. Como só a vitória interessava, o Tigre se lançou à frente e deu o contra-ataque pro Luverdense que conseguiu o gol da vitória em jogada de velocidade aproveitada por Macena(foto em destaque).

Análises individuais:
O goleiro LUIZ efetuou boas defesas e, pelo que vi, foi o melhor do Criciúma em campo! Se não fosse suas defesas, a derrota do Tigre seria maior!! Nota 7.

Na lateral-direita...PAULO CESAR já se sabe que não tem “bola” pra apresentar mais do que o visto! Não é ala...sim lateral e que pouco vai à frente! Nota 4.

Na esquerda, outra vez notei que MARLON está sem muito “interesse” em jogar no Criciúma! Foi convocado de novo pra treinar com a Seleção Brasileira principal e sua cabeça, aparentemente, não está no Criciúma...se é que me faço entender!! Lamento tal comportamento porque sei do seu real potencial técnico!! Nota 4.

Na zaga, RAPHAEL SILVA...meio atrapalhado, se confundiu em alguns momentos pra marcar os atacantes do Luverdense. Mas, é jogador comprometido e aplicado taticamente...dentro daquilo que lhe é solicitado, levando-se em conta até onde ele pode chegar...!! Nota 6.

IÂNSON voltou a ser titular em razão da suspensão de Diego Giaretta e, outra vez, não decepcionou. Tende a crescer e buscar ser melhor aproveitado entre os titulares! Bom senso de colocação! Nota 7.

No meio, RUAN e suas carências!! O futebol atual precisa de volantes que saibam sair pro jogo e passar a bola!! Não dá pra ficar só na marcação e combate aos meias adversários, estas características que tem o camisa cinco do Criciúma. Nota 5.

Curiosamente, DOUGLAS MOREIRA não esteve bem!! Não conseguiu manter sua boa média de aproveitamento!! Nitidamente, esteve “sumido” do jogo!! Nota 5.

Por sua vez, quem surpreendeu positivamente foi o meia JUNINHO! Saiu por cansaço durante a 2ª etapa, mas enquanto suportou o ritmo foi agressivo e sempre tentando dibles...virtudes suas! Nota 7.

Já, CLAYTON, que recebeu oportunidade pra começar a partida, foi discreto! Dentro do que penso, meia tem que ser objetivo e buscar sempre “agredir” a equipe oponente ou então aprimora suas qualidades de “passador” pra “pifar” um companheiro! Entenderam bem? Pra mim, Clayton não fez nem uma coisa...nem outra!! Nota 4.

No ataque, mais uma vez ROBERTO foi muito boa opção...a melhor do Criciúma para as jogadas em profundidade!! Correu muito!! Inclusive pra ajudar na recomposição da marcação!! E...em razão de um lance que conseguiu cruzar, entrando pela área, saiu o gol de Bruno Baio. Nota 7.

Quanto a NILTINHO suas tentativas de confundir a defesa do Luverdense, atacando pela esquerda e, às vezes, também pela direita não deram muito certo!! Errou passes e deu alguns “botes errados” ...quando chega atrasado em bolas divididas!! Nota 5.

Em relação aos que entraram durante o jogo:
BRUNO BAIO...tendo muita “briga” com os zagueiros do Luverdense e até com a bola, foi premiado com o gol marcado, de cabeça! Nota 6.
ALEX MARANHÃO substituiu Juninho e procurou ajudar o ataque com chutes a gol e lançamentos. Nota 6.
Também merece um “6” CAÍQUE VALDÍVIA! Entrou em lugar de Clayton e também tentou ser mais ousado com a bola nos pés.

Sobre ROBERTO CAVALO, usou as “armas” que tem pra tentar surpreender o Luverdense, na casa deles! Ficou só na vontade! O plantel do Criciúma tem lá suas limitações?? Com certeza!! Mas, o treinador tricolor precisa rever conceitos quanto a formas de jogar e dispôr o time taticamente em campo!! Saber sair jogando sem dar chutões, trabalhar volantes que não errem tantos passes, meias mais qualificados e atacantes que “metam” a bola pra dentro...são atributos de times vencedores!! Nota 6 pro técnico do Criciúma.

segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Fazia tempo que não via tantos gols assim...no Heriberto Hülse!!

No último domingo(30) tive o prazer de participar das transmissões da Rádio Tubá/Tubarão e acompanhei, ao lado do colega e amigo Paulo Garcia e de Serginho Marola, o jogo Atlético Tubarão 9 Porto, lá de Porto União, quase divisa com o Paraná...1!! Com o resultado, o Peixe assumiu a liderança da “Segundona” catarinense...35 pontos e, há duas rodadas do término da fase de classificação, já garantiu vaga entre os integrantes da elite no Campeonato Estadual de 2.017. Muito bom!! Desta forma, Camboriú e Guarani, de Palhoça, que foram rebaixados este ano, serão “substituídos” na Série A por Atlético Tubarão e Almirante Barroso, de Itajaí. Depois de nove anos voltaremos a ter disputas regionais com a conhecida rivalidade que há entre as cidades de Criciúma e Tubarão. Importante frisar que o jogo Atlético Tubarão e Porto foi em Criciúma porque o estádio Domingos Gonzales sofreu sérios danos em razão de um vendaval recente! Os dirigentes do Tigre foram tão gentis que a torcida tubaronense pode ocupar as cadeiras sociais do Majestoso!! Até o vestiário da equipe profissional foi cedido!! Huummmm...!!!

Quanto ao que tirei de observações sobre o Atlético...trata-se de uma equipe bem treinada pelo Marcelo Mabília(foto) e que dispõe de alguns jogadores razoáveis com destaque para o atacante Brazão e pro meia Parrudo. Importante frisar que estamos falando de uma competição com baixo nível técnico... a Serie B de Santa Catarina!! Massss...não cabe aqui comparações!! Também vale destacar que o adversário, o Porto, é lanterna e não levou pro jogo goleiro reserva!! O titular foi expulso e, ainda na 1ª etapa, um jogador de “linha” teve que desempenhar tal função!! De qualquer modo, o Atlético Tubarão fez o que tinha de fazer e promoveu uma bonita festa...dentro do estádio Heriberto Hülse!! Coisas da bola...!!

Alguns dizem que é a “última das últimas carroças” que já passaram ou, no caso, esta por “passar” para o Criciúma E. C. Me refiro à partida desta terça(01) diante do Luverdense, no Mato Grosso. Mantenho o pensamento já exposto aqui neste espaço em várias oportunidades. Ou seja, de que...apesar da matemática provar o contrário, não vejo qualquer chance real de o Tigre conquistar o acesso ainda este ano!! Dentro do que penso sobre futebol, o negócio é ir já se preparando BEM pra entrar com força total na próxima temporada!! Não abro mão dos entendimentos que tenho quanto à prioridades em relação ao Campeonato Catarinense! O Criciúma NECESSITA MUITO voltar a ser forte em âmbito estadual! Portanto, com ou sem Paulo Pelaipe, o futebol do Criciúma precisa ser tratado com EXTREMA competência para que os resultados dentro de campo apareçam... claramente!! Cabe ao mandatário maior do Clube, o presidente Jaime Dal Farra, tal responsabilidade!! Entenderam bem??