sábado, 17 de julho de 2021

Duas derrotas pra “ligar o sinal de alerta”!

Não se trata de “terra arrasada”! Mas, os dois jogos, ambos com derrotas no interior de São Paulo, realizados esta semana pelo Criciúma, necessitam de algumas reflexões. Aliás, tais meditações devem ser feitas, muito mais, por quem está lá dentro do Clube, diretamente ligado ao grupo de jogadores e, principalmente pela Comissão Técnica!! Inclusive, discordo do técnico Paulo Baier quando ele, após o jogo de Mirassol, disse que o time havia jogado melhor contra o Botafogo. Pra mim, o Criciúma não esteve bem em nenhum dos dois confrontos!! É preciso ressaltar, inclusive, que o sistema defensivo, aparentemente tão sólido até então, havia sofrido apenas UM GOL antes de jogar contra Botafogo e Mirassol e, nessas duas partidas, levou mais CINCO!!

Baier talvez precise rever conceitos! Nos jogos em que observamos seu trabalho mais de perto, constatamos que ele demora pra mexer no time. Isso, por sinal, ficou bastante evidenciado na derrota de 2 a 0 pros mirassolenses! Apesar de ter sido discretamente superior ao adversário, durante a 1ª etapa, havia clara necessidade de mudar algumas peças que não estavam bem no jogo, como o meio-campista Eduardo, e os atacantes Minho e Luiz Paulo. E, o mais curioso é que há gente no banco pedindo espaço e, portanto, pronto pra ser utilizado! Outra situação que observo é a exposição, às vezes, demasiada do sistema tático empregado pelo treinador tricolor. Sem necessidade de se retrancar, massss...não é muito conveniente “abrir” demais o time em jogos fora de casa! Já pararam pra analisar que, se tivesse “fechado mais a casinha”, quem sabe...pelo menos um ou dois pontos poderiam ter sido alcançados??

De outro modo, entendo que o lance penal desperdiçado por Luiz Paulo foi decisivo pro resultado negativo contra o Mirassol! O “se” não joga! Mas, se o atacante do Tigre tivesse feito o gol, acredito...o jogo seria encaminhado de forma diferente! E, não podemos e nem devemos culpar Luiz Paulo pela derrota! Afinal, ele bateu outros dois pênaltis, em jogos anteriores, e acertou! Quanto à campanha, até o momento, reconheçamos que a situação ainda está sob controle! O Criciúma permanece no G-4 e só sai dele, nesta rodada, se houver uma combinação pouco provável nas partidas que estão por acontecer! Só que, não há como negar...em razão do que vinha sendo mostrado pela comissão técnica e atletas em campo, os 3 a 1 sofridos para o Botafogo e os 2 a 0 em revés perante o Mirassol, deixaram muita gente com a “pulga atrás da orelha”! Sexta-feira, 23, tem o Figueirense, em casa. Aí, sim...há obrigação de vitória!!

quinta-feira, 15 de julho de 2021

A FIFA não quer mais “gênios” individuais!

O que se vê, atualmente, no futebol é uma prioridade dada à coletividade. Quanto menos individualidade, conforme as ideias da FIFA, melhor! Lamentável! Continuando desta forma, me arrisco a dizer que Neymar e Messi serão os ÚLTIMOS DRIBLADORES GENIAIS do futebol mundial!! Quem viu Ronaldinho Gaúcho, Maradona, láááá atrás Garrincha e, obviamente, Pelé...viu!! Caso contrário, que ainda se aproveite do que resta de Messi e de Neymar pra se deliciar com dribles e jogadas de raro talento!!

A “gloriosa” entidade que dirige o futebol no planeta preconiza e prioriza que o referido esporte é “de contato”! Portanto, fica a critério de cada árbitro “entender” se houve falta ou não em determinado lance. Como cada cabeça é uma sentença...tem lance que o mediador apita ou não conforme sua visão ou entendimento. Lembram da decisão da Copa América?? O zagueiro Otamendi, da seleção argentina, deu uma entrada CRIMINOSA em Neymar e a “figura” do árbitro uruguaio Esteban Ostojich, muito “mal e porcamente”, mostrou só cartão amarelo pro atleta que cometeu a falta! Importante frisar, contudo, que a arbitragem só fez o que “manda” a FIFA! Ou seja, o futebol é de contato e, na maioria das vezes, como dizem os castelhanos: “sigue la pelota”!!


Passarinho Arrepiado acompanhou, recentemente, a inauguração da nova capela do Estádio Heriberto Hülse que leva o nome de Nossa Senhora do Caravággio. O evento, que contou com uma celebração presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Jacinto Inácio Flach, teve a presença do presidente Tigre, Anselmo Freitas, do padre Antônio Vander da Silva, e do vice-presidente de patrimônio, idealizador e doador da capela, Vilmar Casagrande, e seus familiares. Diretores do clube, comissão técnica, staff, atletas do Tigre, o presidente do Conselho Deliberativo, Carlos Henrique Alamini, e profissionais da imprensa também estiveram presentes. O vice-presidente de patrimônio, Vilmar Casagrande, que idealizou, fez a doação e acompanhou de perto toda a reformulação da capela, falou da nova estrutura. “Nos empenhamos para que ficasse um local especial. Com certeza a Capela Nossa Senhora do Caravaggio guardará grandes momentos neste estádio”, afirmou.

terça-feira, 13 de julho de 2021

Assim analiso o que vi de Botafogo-SP 3 Criciúma 1.

1º TEMPO: BOTAFOGO-SP MAIS EFICIENTE

Em princípio, o Botafogo-SP saiu mais para o ataque. Afinal, a equipes paulista jogava em casa e buscava se aproximar do adversário na tabela de classificação. Sendo assim, o time do Argel Fucks passava mais tempo com a bola, mas não criava chances claras. Contudo, aos 17′, Walter fez o pivô e tocou para passagem de Neto Pessoa, que chegou chutando com força e contou com o desvio de Marcelo Scalese, no caminho, para marcar. A defesa do Criciúma proporcionou muitos espaços no referido lance! Na sequência, aos 33′, os donos da casa ampliaram o placar com um golaço de falta de Rodrigo Ferreira. Pra mim, com discreta colaboração do goleiro Gustavo que foi tarde pra bola! O tipo do chute bem “chutado” e, digamos que, “aceito” pelo goleiro tricolor! A partir disso, o Criciúma começou a melhorar e ficar mais com a bola. Além disso, o Tigre passou a chegar na área adversária com maior perigo. Tanto que, aos 37′, a equipe de Paulo Baier descontou na mesma moeda. Afinal, Fellipe Mateus também em cobrança de falta diminuiu para a equipe catarinense. Méritos para o camisa 11 do Tigre com batida na bola em lance raro de eficiência!

2º TEMPO: PRESSÃO MÁXIMA DO CRICÍUMA

Em síntese, com uma equipe mais forte e atrás do placar para manter a liderança, o Criciúma voltou mandando na partida. Sendo assim, os primeiros 20 minutos da 2ª etapa foram de absoluto domínio da posse de bola por parte do time catarinense. No entanto,  o Criciúma não conseguia finalizar com eficiência. Por outro lado, o Botafogo-SP se viu rendido pela pressão do visitante e recuou demais suas linhas. Com isso, os donos da casa passaram a deixar a bola com o Tigre e visar os contra-ataques. O goleiro Igor, do Botafogo, foi uma das principais figuras do jogo realizando várias defesas! Por fim, nos acréscimos, o Botafogo ainda conseguiu aumentar o placar pra 3 a 1...o que, na verdade, não refletiu, exatamente, o que aconteceu no jogo!

BOTAFOGO-SP X CRICIÚMA – E AGORA?

Em suma, a vitória manteve a invencibilidade do Botafogo-SP em casa contra o Criciúma. Além disso, os donos da casa diminuíram a diferença para a ponta da tabela. Por outro lado, o Criciúma perdeu sua invencibilidade na competição, assim como a liderança. Por fim, os botafoguenses entram em campo no próximo sábado (17) às 17h (horário de Brasília), quando visitam o Figueirense. O Tigre, por sua vez, visita o Mirassol também no sábado (17), porém às 11h (horário de Brasília). Ambas as partidas serão válidas pela 8ª rodada do Grupo B do Brasileirão Série C.