sexta-feira, 20 de maio de 2016

Joinville 0 Criciúma 1...há 9 anos e 38 dias!!!

Este é o tempo exato que se passou desde a última vitória do Criciúma em Joinville, no estádio da Arena!! O colunista, ainda atuando como repórter de rádio, estava lá! Era jogo da segunda fase do Campeonato Catarinense daquele ano. Num meio de semana...à noite, com gol de Athos(foto abaixo)...o Tigre batia o Coelho, na casa do adversário!! Paulo Henrique Bezerra, que já não apita mais, foi o árbitro. E...”tirando a poeira do arquivo”...passo a vocês a ficha técnica daquela “memorável” vitória do Criciúma em cima de seu tradicional rival. O técnico do era Gélson da Silva. Escalação? Zé Carlos; Rodrigo, Cláudio Luiz e Sílvio Criciúma (esquema com 3 zagueiros); Alex Sandro e Fernandinho, os alas; no meio, Felipe, Mateus e Athos; Delmer e Clodoaldo, na frente. Foram usados, ainda, Odair, Carlos Magno e Neném. O Joinville, por sua vez treinado por Zé Carlos Paulista, teve Marcelo Pitol; Thôni, Douglas, Jonas e Álvaro; Jean Carlos, Ramires e Vinícius Julianetti; Fantick, Jales e Gringo. Utilizados, ainda, Eduardo, Kaíque e Ânderson Pedra. Que coisa hein?? De qualquer modo...simples! Tabú existe pra ser quebrado!!

Virando a página e mudando o assunto, escrevo sobre estilos de se jogar futebol...faz tempo que o jogo bonito...de toques com qualidade tornou-se cada vez mais raro!! Alguns treinadores e jogadores apregoam que é preciso jogar “feio” pra ter melhor chance em determinada competição! Infelizmente, os atributos técnicos não são mais os mesmos por parte de comandantes e comandados. Daí...a gente acaba assistindo verdadeiras peladas!! Quem é “das antigas” sabe bem o que me refiro!! Antes, tudo era mais aprimorado...sobravam virtudes e capacidade! Pouco se via cruzamentos por detrás da linha de fundo, bola na canela, passes errados, chutes sem direção...e outras situações que observamos a toda hora, seja pela TV ou “in loco” mesmo!! E...a cada ano, cada temporada que passa fica mais difícil aparecer alguém, no Brasil, que jogue “fácil”...esbanje categoria e habilidade!! O “último” foi Neymar!! Depois dele...quem podemos encher a boca pra dizer que esse é craque?? No momento...não tem!!

Massss...porque os técnicos querem tanto que os atacantes voltem pra ajudar na marcação?? Ora bolas...o outro time, se organizado taticamente, vem em bloco para o ataque e o sistema defensivo, na maioria das vezes, não consegue efetuar bloqueio com eficiência. Então...é mais viável para os técnicos determinar que sua equipe se posicione toda atrás da linha da bola quando a posse dela estiver com o adversário! Não gosto desse tipo de esquema tático que predomina no futebol brasileiro! Entretanto, admito que o baixo nível de qualificação dos atletas que por aqui atuam não permite exigir muito mais, não!! Então...quem pode colocar em campo goleiro seguro e zaga sólida; dois bons laterais, que tenham  maior aptidão ofensiva; volantes que marquem e consigam sair pro jogo passando a bola no pé do companheiro; meias que sejam agressivos e, principalmente, atacantes que “metam a bola pra dentro”...obviamente que há tendência de maior sucesso!! E...para tal, não é necessário ter uma “seleção”!! Mas, sim, um técnico trabalhador que treine seus jogadores ensaiando exaustivamente jogadas; e...um grupo de atletas comprometido com sua profissão!! Assim...é bem mais do que meio caminho andado!!

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Vai demorar pra que Roberto Cavalo acerte o Criciúma??

Talvez sim!! Afinal, alguns ditos “reforços” estão chegando e, naturalmente, se ambientando com os colegas, o clube e a cidade. Considero tal situação absolutamente dentro da normalidade!! Estamos vendo futebol a toda hora na TV e até alguns estaduais tive o cuidado de observar porque sabia que este e aquele seriam enfrentados, posteriormente, pelo Criciúma. No Brasil, é comum as equipes irem se arrumando com o decorrer do campeonato... em andamento. Isso ocorre em todas as divisões! Aliás, até nos estaduais que é um torneio com período mais curto, observamos que a maioria vai jogando e tentando melhorar com o passar do tempo. Obviamente que, numa Série B...até mesmo a “A”, onde há jogos durante 6 meses e meio...cada um vai se ajustando gradativamente! Inclusive, os clubes considerados mais estruturados agem desta forma e ficam de olho na tal janela internacional para transferências ...o que possibilita bons negócios, pra vender ou comprar!!
Com o Criciúma não tende a ser diferente! Roberto Cavalo(foto acima) se sente a vontade pra fazer do Tigre a sua “cara”! O presidente Jaime Dal Farra deu “carta branca” pra que o treinador tricolor monte e ajeite o Criciúma conforme suas idéias. Claro que há algumas situações bem claras. Por exemplo, a incontestável titularidade do goleiro Luiz. É o melhor que tem na posição dentro do atual plantel. Inclusive, sobre a posição da “camisa 1”...achei interessante a volta de Edson que estava emprestado ao Mirassol jogando a Série A-2 do Campeonato Paulista. Ele foi titular lá e ajudou sua equipe a subir pra “A-1” do ano que vem. Ano passado, quando exigido em algumas oportunidades, Edson deu conta do recado e pode ser uma “sombra” pra que Luiz não deixe brecha...entenderam?

Ao fim do Catarinense e ainda sem saber exatamente quantos e quais atletas aportariam no Heriberto Hülse...fizemos algumas projeções em relação ao aproveitamento deste ou daquele. Sigo na linha de raciocínio de que, em princípio, não vejo ameaçada a titularidade dos dois laterais. O recém-chegado Lucas Taylor vai ter de jogar MUITA bola pra conseguir “roubar” a vaga de Ezequiel. Na esquerda, Marlon, por enquanto, é “dono do pedaço”! Além de estar jogando razoavelmente bem...não há outro que possa barrá-lo!! Entre os zagueiros, Raphael Silva, mesmo com suas reconhecidas deficiências no quesito técnico, é do estilo que joga sério e “pra onde o nariz está virado”!! Com a bola no pé prefere sempre um chutão pra frente do que arriscar sair jogando, fundamento não aprimorado por ele!!  Quanto a Nathan... momentaneamente está ganhando a “briga” com Diego Giaretta que acabou o Estadual um tanto instável! E tem o Ferron que nem estreou, ainda. Quanto a Nino, Iânson e cia...hoje, são reservas e ponto!
No meio, particularmente aguardo pela volta de João Afonso. Pelo que se conhece e por aquilo que já vimos...imagino que vá ser bastante útil à Comissão Técnica. Assim, Barreto “corre perigo”! Já, Douglas Moreira e Élvis, são titulares inquestionáveis!! No atual contexto de time... não há como Roberto Cavalo colocá-los no banco! Se quiser uma formação com quatro jogadores no meio, o técnico do Tigre tem Juninho, Gabriel Leite, Alex Maranhão como opções. Faço uma projeção de que Juninho(foto acima), destaque do Audax no último Paulistão, será titular...mais cedo ou mais tarde!! Quanto ao setor de frente...Gustavo tem sido o “cara”! Jheimy, voltando de lesão, vai ter de esperar um pouco...talvez como opção de banco. Tem Roberto e mais Niltinho...que, sem grande brilhantismo, estão deixando boa impressão. Hélio Paraíba projeta-se que será reserva e o garoto Andrew vai, aos poucos, sendo “lapidado” pra receber mais oportunidades com o decorrer da temporada! Assim segue o “barco”...e com muita paciência, podem ter certeza!!

quarta-feira, 18 de maio de 2016

Libertadores e um “prato cheio” nesta quarta!!

Pra quem gosta do futebol bem jogado, Atlético Mineiro e São Paulo tendem a protagonizar uma grande partida em busca de classificação às semifinais da Taça Libertadores da América. E...dali pra frente...só um brasileiro seguirá na disputa que conta hoje, com mais dois argentinos, um colombiano, um mexicano, um uruguaio e outro...equatoriano. Os dois, inclusive, já realizaram uma grande disputa semana passada no Morumbi. Desta feita, a “bronca” é no estádio Independência, em Belo Horizonte, onde o Galo, geralmente, se dá muito bem!! Acreditar neste ou naquele?? Olha...o regulamento é idêntico ao da Copa do Brasil. Ou seja, o placar de 1 a 0 favorável aos paulistas, no jogo de ida, não dá muita vantagem ...não!! Acredito mais em Robinho e cia!! Apesar de considerar o São Paulo um bom time e bem treinado por Edgardo Bauza. Sem, é verdade, querer tirar os méritos do trabalho eficaz que faz no Atlético, o uruguaio Diego Aguirre...por ironia do destino, ex- jogador do São Paulo!

A desclassificação do Joinville na Copa do Brasil, na noite de terça-feira(17), em Fortaleza, é algo absolutamente dentro da normalidade!! Ora bolas...o JEC perdeu a partida de ida na segunda fase, em casa, para o Ceará e tinha uma tarefa muito complicada pra reverter fora dos seus domínios. Assim, faz com que o Estado continue representado na competição pelos dois que estão na Série A do Campeonato Brasileiro: Chapecoense e Joinville. A “Chape”, por sinal, decide sua sorte nesta quarta(18) contra o Paraná, em casa, precisando de uma vitória simples! Na “ida”, em Curitiba, deu Paraná 2 a 1. Assim, 1 a 0 basta pra que o time do Guto Ferreira avance à 3ª etapa do torneio. Já, o Figueirense, só volta a jogar pela Copa do Brasil dia 6 de julho!! E...está numa situação absolutamente tranqüila pois venceu em São Luiz do Maranhão, no primeiro confronto por 2 a 1...o que dá uma grande vantagem pro embate no Orlando Scarpélli!!

Vi e revi uma entrevista concedida por Dunga e Gilmar Rinaldi, respectivamente, técnico e coordenador da Seleção Brasileira. Num programa de TV ambos foram sabatinados à vontade pelos jornalistas presentes. Algo novo? Não!! Apenas, as lamentações em relação à ausência de Neymar na Copa América Centenário, competição que será jogada nos Estados Unidos entre os dias 3 e 26 de junho. O objetivo da realização de tal certame é comemorar os 100 anos da Conmebol e da própria Copa América. Mesmo reconhecendo que Dunga não é lá essas coisas como técnico de futebol, principalmente com a responsabilidade de dirigir uma seleção como a do Brasil, entendo que todo treinador precisa de tempo pra trabalhar!! Os espaços são curtos demais pra que qualquer técnico apresente resultados de uma hora pra outra! Além disso, nem sempre é o mesmo grupo de atletas a disposição!! Sobre este assunto...que é bastante complexo e dá pra ficar aqui escrevendo bastante, resumo no que disse Luiz Felipe Scolari dias depois de o Brasil conquistar o penta mundial, em 2.002: “As vezes...pra se ganhar uma Copa você não precisa contar com os melhores jogadores! Mas, sim com um bom grupo que esteja em plena forma, física e técnica, durante o período de disputa!!”. E...naquela Copa vencida pelo Brasil...Ronaldinho, Rivaldo, Ronaldo, Marcos, Cafú, até o Edmílson, Gilberto Silva e cia. estavam jogando, aí sim, o “fino da bola”!!!

Goleiro Roberto quer voltar a jogar. E...um “negócio da China”!!

Estávamos...o Passarinho Arrepiado e eu andando pela cidade quando encontrei duas “figuras” que considero bastante!! Uma delas, o goleiro Roberto(foto abaixo), hoje com 36 anos de idade, formado no Criciúma E. C....se recuperando de uma grave lesa muscular que o afastou por dois meses do futebol. No começo do ano foi pro Água Santa, disputar a Série A do Campeonato Paulista. Numa partida contra o Oeste sentiu a lesão que o afastou dos gramados. Roberto já está em fase de recuperação e aguarda propostas pra ainda voltar a jogar o mais breve possível!! Bom goleiro...um líder em campo que, com certeza, não ficará “desempregado” por muito tempo!! Outro “personagem” da bola que o Arrepiado e eu tivemos prazer em trocar uma boa conversa...o ex-preparador de goleiros do Tigre, Évelton Isoppo, o “Palha”(tb foto a seguir). Ficou algumas temporadas trabalhando no Shandong Luneng Taishan Football Club, clube da China, juntamente com seu fiel amigo, o técnico Cuca. Com eles...estiveram lá Diego Tardélli, Jucilei, Aloísio, Montillo...e, além de ganharem títulos, engordaram suas contas bancárias com muitos dólares!! Bicho (premiação por vitória) na China é um “negócio da China”!! Os caras que jogam, titulares, chegam a embolsar 50 mil dólares por vitória!! Palha está em Criciúma e aguarda uma confirmação pra retornar ao Palmeiras...sempre com Cuca!! Boa sorte... trabalhador e merecedor!!

O que mais chamou atenção na rodada inicial da Série A foi a falta de gols!! Sim...porque três partidas terminaram no 0 a 0! Somente 14 gols marcados com destaque para o Palmeiras que, no sábado(14), aplicou um “sonoro” 4 a 0 pra cima do atrapalhado Atlético Paranaense. Com direito até pra Roger Guedes deixar o seu!! Por sua vez, o Corínthians anda jogando menos do que antes e fez “jogo morno” diante de um valente Grêmio! O Santa Cruz, depois de dez anos afastado da elite do futebol nacional, retornou em grande estilo com um 4 a 1 diante do Vitória! Destaque pro veterano atacante Grafite que marcou duas vezes! Nos demais resultados, nada fora da considerada normalidade para os nossos padrões atuais. Os dois que representam o futebol barriga-verde...Figueirense não jogou bem e ficou no 0x0 diante da Ponte Preta, em Florianópolis; e, a Chapecoense, arrancou um bom empate também sem gols no Beira Rio, contra o Internacional. Insisto numa velha frase de que “ninguém anda jogando o fino da bola”! E, nunca é demais lembrar que foi uma rodada apenas o que, com certeza, não dá parâmetro nenhum pro que pode acontecer no restante da competição e suas 37 rodadas!!

Por outro lado, se faltaram gols na Série A...na B, ocorreram 23!! Boa média de 2,3 por jogo!! Certeza de algo em relação ao que deve ocorrer daqui pra frente?? Nenhuma!! Claro que, o Vasco, naturalmente, desponta como um dos favoritos ao acesso!! Só!! Muito mais pelo seu status de clube grande do que por qualquer outro motivo!! Talvez o título conquistado no Campeonato Carioca, recentemente, o ajude e meter medo nos adversários! Entretanto, como coloquei antes...foi-se apenas a 1ª rodada e, obviamente, tem “MUITA água pra passar por debaixo da ponte”!! Quanto aos resultados, a goleada que o Vasco impôs em São Luis, pra cima do Sampaio Correa, de certa forma surpreende pela número de gols: 4 contra 0. Nos demais jogos, tudo dentro do mais ou menos esperado...sem grandes surpresas!! Entre os catarinenses...o Avaí perdeu pro Bahia, fora de casa...normal; e o Joinville empatou no Mato Grosso contra o Luverdense...também resultado natural! Sendo assim...só o Criciúma ganhou!! Aliás, faça-se justiça...Gustavo estava impedido quando partiu o cruzamento de Roberto e a finalização pra gol!! A jogada deveria ter sido anulada pela arbitragem...mesmo considerando-se que foi lance difícil pro “bandeirinha”!! Eu mesmo só percebi o impedimento depois que vi na TV!!



segunda-feira, 16 de maio de 2016

Estréia sem grandes emoções, mas com vitória do Criciúma!!

Quem foi ao estádio Heriberto Hülse, na tarde deste sábado(14), não viu um grande jogo! Criciúma e Náutico protagonizaram uma partida de muita marcação e sem muitos lances de área...daqueles que mexem com a torcida! Claro que valeu pela vitória do Criciúma que, assim, começa com o “pé direito” a Série B do Campeonato Brasileiro. Importante destacar que, apesar da derrota, o Náutico mostrou-se um time com certa organização tática e que iniciou o jogo com maior volume ofensivo do que os donos da casa! Inclusive, numa partida sem muitas oportunidades criadas por ambas equipes, as primeiras foram do “Timbú”! Em bolas cruzadas pra área, o Náutico chegou a levar perigo contra uma defesa tricolor que continua sem muita arrumação!! Também vale frisar que, depois de um Campeonato Catarinense onde os jogos eram de muita correria, nesse primeiro confronto pela Série B observamos estilo mais cadenciado mostrado pelos dois times em campo. No gol do Criciúma, valeu a esperteza de Ezequiel que bateu uma falta rapidinho pegando a defesa do Náutico ainda se posicionando. O lateral do Tigre “rolou” a bola pra Roberto que, de dentro da área pela direita, cruzou pra complementação de Gustavo...isso no início da 2ª etapa. Apesar de ser “morno” o jogo...valeu a vitória e a conquista dos três pontos em casa, fator que, obviamente, será preponderante para que o grupo comandado por Roberto Cavalo obtenha o sucesso esperado por todos!

Individualmente, Luiz fez algumas defesas em bolas chutadas onde ele estava. Ou seja...menor grau de dificuldade! Sem muito trabalho o goleiro do Tigre! Nota 7...pela tranqüilidade e bom posicionamento. Sobre Ezequiel, durante o 1º tempo ficou preso na defesa por causa do “7” Rôny, atacante do Náutico que a toda hora “caía nas costas” do lateral do Tigre. No 2º, conseguiu mais ir à frente e realizou poucas...mas boas jogadas! Nota 6. Raphael Silva, a seu estilo, com extrema disciplina tática...mas com a conhecida deficiência técnica pra sair jogando! Nota 6. Nathan...estreante que, num todo, não decepcionou! Só que vai precisar melhorar bastante pra receber total confiança dos companheiros e da Comissão Técnica. Nota 6. Marlon alternou bons e maus momentos...principalmente em razão da forte marcação do Náutico que sempre procurava “apertar” a saída de bola do Criciúma. O lateral-esquerdo do Tigre obteve melhor rendimento ofensivo no 2º tempo. Nota 6. No meio de campo, Barreto e Douglas Moreira revezaram na primeira função do setor. Como marcadores...boa produtividade! Só que, pra “carregar” a bola...a eficiência não foi a mesma!! Nota 6 pra ambos. Élvis, como de costume, se doa muito ao jogo! Continua sendo importante dentro do esquema de Roberto Cavalo! Poderia ter se aproximado mais do recém chegado, Niltinho. Sobre este, vale destacar que realizou muito bom jogo!! Sempre com dribles e jogadas ofensivas...todas pelo lado esquerdo!! Deixou impressão que será bastante útil no restante da competição!! Nota 8 pra ele e 7 pra Élvis. Quanto aos atacantes...claro que Gustavo, de novo, foi o “cara”!! Lutou bastante, deu muito trabalho para os experientes marcadores do Náutico, Rafael Pereira e Fabiano Éller. Como prèmio...marcou o gol da vitória!! Nota 8! E, Roberto que, novamente, correu muito...uma característica sua! Entretanto, precisa parar de cair e tentar ludibriar a arbitragem! Nota 6. Durante a partida entraram outros três que também atuaram a primeira vez com a camisa do Criciúma: Juninho...com algumas boas jogadas, nota 6; Gabriel Leite...este sem aparecer muito, nota 5; e, Hélio Paraíba...que, pelo menos, ajudou a prender os zagueiros do adversário, nota 5. Sobre o treinador Roberto Cavalo, é preciso destacar que armou sua equipe de forma ofensiva!! Afinal, foram três atacantes...por sinal, com Niltinho atuando bem “aberto” pela esquerda. De outro modo, vai precisar continuar trabalhando bastante pra melhorar entrosamento com a chegada dos novos contratados! Ter um padrão definido de jogo será fundamental para uma boa campanha na Série B!! Pela estréia vitoriosa...nota 7 pro técnico do Tigre!!