sábado, 7 de maio de 2016

Fim de semana “recheado” pra quem gosta de emoções!!

As finais dos campeonatos estaduais serão as principais atrações neste domingo(08)...pra quem gosta de futebol, claro!! Só que, afim de atender as exigências da televisão que detém direitos de transmissão e paga por isso, os jogos vão acontecer todos no mesmo horário: 16 horas. Como bairrista assumido...vou ficar ligado na “briga” entre Chapecoense e Joinville, decidindo o título do nosso Estado. Por mais fanático que seja este ou aquele torcedor do Joinville, fica muito difícil acreditar na conquista do time treinado por Hémerson Maria! Perdeu em casa a partida de ida e precisa ganhar de 2 a 0, no mínimo, pra ficar com o “caneco”! Lembro que a equipe do Oeste ganhou o 1º jogo por 1 a 0 e, conforme o regulamento, dois resultados iguais dão o título à ela, Chapecoense. Além disso, é preciso reconhecer que, no momento, a Chapecoense é melhor em tudo no contexto do futebol de Santa Catarina!! Então...se não rolar nenhuma zebra, a “Chape” vai comemorar o título na Arena Condá!! Aposto nela!!

Outros estados também conhecerão seus campeões neste domingo. E...quem não gosta de dar um pitaco ou palpite?? Não é mesmo?! Pois bem...aqui “do lado”...fica complicado imaginar que o Juventude, que também perdeu a primeira em casa, vá conseguir reverter o quadro no Beira-Rio, em Porto Alegre, casa do todo poderoso Internacional!! Assim como aqui, nos “Pampas” também deve dar o time da casa como campeão! No Paraná, a vitória no 1º jogo, 3 a 0, deve facilitar consideravelmente a “vida” pro Atlético diante do Coritiba. Pra evitar a conquista rubro-negra, o Coxa precisará fazer 3 de diferença no tempo normal e ainda levar para as penalidades!! Situação muito difícil...sem dúvida!! Em Minas, o América joga pelo empate diante do Atlético. O Galo está mais preocupado com a Taça Libertadores, mas não poderá deixar tão de lado assim a possibilidade de uma conquista estadual!! Vou torcer pro “menor”!! Embora ache que dá Atlético...!! Na Bahia, o Vitória abriu 2 a 0 no confronto inicial e pode até perder por um gol que fica com a taça. Mesmo com tal benefício... há muita rivalidade e não dá pra “cravar” se dá o time da Ivete Sangalo ou da Cláudia Leite!!!

Tem decisão também em Goiás...onde os treinadores envolvidos são bastante conhecidos no futebol nacional: Waldemar Lemos x Enderson Moreira. O primeiro é técnico do Anápolis e o segundo...do Goiás. No jogo em que começou a disputa final deu empate em 0 a 0. Nova igualdade na decisão deste domingo e o ganhador será conhecido nos pênaltes. O Goiás vai jogar no Serra Dourada...pode-se dizer, em casa!! Obviamente que tem favoritismo! Em Pernambuco...o Santa Cruz, do técnico criciumense Mílton Mendes, embalado por ter vencido a Copa Nordeste, ganhou o jogo de ida: 1 a 0. Agora, o empate dá o campeonato estadual na terra do frevo ao tricolor!! Masss...é outra disputa sem prognóstico favorável a este ou aquele por causa da igualdade nos quesitos técnicos e em razão da extrema rivalidade entre ambos os clubes!

No Rio de Janeiro, a “festa” será no Maracanã(foto acima)!! Vasco e Botafogo irão protagonizar o “clássico da amizade”, assim chamado a contenda entre os dois que, conforme a imprensa carioca não ostentam tanta hostilidade assim no meio de suas torcidas! O Vasco levou a melhor na 1ª partida e ganhou de 1 a 0. Joga pelo empate. Ao Botafogo restam as opções de ganhar por um gol de diferença e levar pras penalidades ou fazer dois ou mais e ganhar o título no tempo regulamentar. Está mais difícil pros alvinegros!! Acho que dá a Cruz de Malta!! E...no Campeonato Paulista...o surpreendente Audax  deixou escapar a vitória na “ida” e, na “volta”, necessitará da façanha de ganhar do Santos, na Vila Belmiro. O placar de 1 a 1, em Osasco, implica que, caso haja nova igualdade, teremos penalidades.E...quem vencer no tempo normal ficará com o título de São Paulo em 2.016!! Acho que dá Santos! Só que vou torcer pro time do Fernando Diniz...(foto abaixo)!! Então...que a festa do futebol acabe seja no campo, sem interferência negativa da arbitragem! Sendo assim, quem fizer por merecer...que seja o campeão!!

sexta-feira, 6 de maio de 2016

Que timaço, hein??!! Sobre os meias...fico com Barbiéri e Grizzo. E você??

A foto é do arquivo pessoal do amigo Edson Luiz Sandrini, o Sandrini, ex-goleiro do Criciúma, hoje morador de Siderópolis e que, lá, possui um centro de estética. Sandrini foi um dos bons goleiros revelados no próprio Criciúma. Estava no Clube quando da mudança de cores e conquistou títulos...assim, também escrevendo seu nome na história do Heriberto Hülse. Assim como Sandrini outros vários atletas vestiram a camisa azul ou a tricolor. No time citado acima... a formação disposta taticamente tinha Sandrini, no gol; Galvão, um lateral que veio pra cá... jogava no Joinville; Sílvio Laguna...zagueiro da Ponta da Barra, Laguna, e que até hoje vive em Criciúma; Eduardo, o “Coruja”, outro da defesa que tinha passagens pelo futebol gaúcho e sempre demonstrou muita garra; e...Gilmar, lateral de razoável técnica, oriundo do Rio de Janeiro. No meio, Serginho Fernandes, nordestino...volante que conhecia da posição; Barbiéri ...que, convenhamos, dispensa apresentações; e...daí pra frente, quase um esquema com quatro atacantes. Paulinho Carioca, ponta que cumpria papel avançado pela direita; Edemílson ...na época ainda um “menino”, já com aproveitamento no time de cima; Zé Carlos Paulista, outro que veio do Joinville...artilheiro nato; e, Jorge Veras...que, mais tarde, viria a se tornar um dos maiores goleadores da história do Criciúma. Paulo Emílio e Maurílio José de Souza, o “Velha” treinaram o Criciúma em 1.984 e o presidente era... Antenor Angeloni. Um “baita” trabalho foi feito para que o Tigre, finalmente, ganhasse o título estadual. Masss...a tão sonhada conquista viria só dois anos depois!!

Com alguns comentários que percebi em relação à publicação anterior e, imagino, a escolha ser bastante complexa...a coluna faz questão de permitir que o torcedor do Criciúma realmente pense mais em relação a quem foram os dois melhores meias na história do Clube. Informo que, por enquanto, Mabília e Grizzo estão recebendo a preferência da maioria. Masss ...aproveite a postagem de hoje e dê sua opinião!! Há de se levar em conta que a chamada “velha guarda”...a turma das “antigas”não seja integrante ou freqüente as redes sociais. Por isso, a galera jovem aparece mais e os nomes sugeridos fazem parte de times mais recentes do Criciúma. De qualquer modo, quem conhece a história do Clube sabe os que realmente merecem destaque e referência positiva! Meu voto continua sendo: Barbiéri e Grizzo. E o seu??
Mabília, hoje técnico, também "comeu" a bola com a camisa do Tigre!

Outra situação que merece uma “prorrogação” do assunto, diz respeito aos tais esquemas táticos que são usados no futebol de hoje. Na postagem anterior, abordamos o tema que discorria sobre “duas linhas de quatro”...frase que se ouve com freqüência em entrevistas de treinadores brasileiros. Completo a questão em pauta frisando que qualquer estilo de jogo é válido desde que resulte em vitórias e conquistas!! Ora bolas...4-4-2, 4-3-3, 3-5-2...mais recentemente o 4-1-4-1. Ocupando espaços com inteligência, conseguindo boa movimentação, não errando passes e aflorando o máximo a qualificação técnica e intimidade com a bola...com certeza, tais virtudes farão com que determinado time, seja de que camisa for, alcance sucesso com menor grau de dificuldade!! Entenderam bem??

quinta-feira, 5 de maio de 2016

A nauseante forma de jogar de uruguaios e argentinos!! E...hora e vez de eleger os meias!!

Tema mais “light” que abordo...as tais “duas linhas de quatro”??Quantas vezes você que nos acompanha ouviu ou leu sobre o tema?? Várias...tenho certeza!! Na verdade, são muitos os treinadores que empregam sistema tático que prioriza quatro jogadores com objetivos de bloqueio ao adversário; e...mais quatro pra “cercar” o oponente, ocupando espaços, tentando dificultar suas ações. No Brasil, então...é quase uma unanimidade entre os times jogar desta forma. Isso ocorre, obviamente, quando time X é atacado por Y. O “X” se resguarda e cabe ao “Y” ter paciência, inteligência e, principalmente, qualidade técnica pra poder “furar” tal barreira. Times como Bayern, de Munique; Paris Saint Germain, da França; Barcelona e Real Madrid, ambos espanhóis; sabem se defender com sabedoria e, quando têm posse de bola, a qualificação e os recursos técnicos de seus treinadores e jogadores aparecem e são fatores fundamentais para que as vitórias e o sucesso venham mais rápido!! Muitos “professores da bola” falam em ocupar espaço, sair rápido pro contra-ataque, roubar a bola, pegar a defesa adversária mal posicionada...!! Enfim, o “blá-blá-blá” já é também bastante conhecido e ninguém consegue mostrar aquele “algo mais”...a não ser que tenha craques em suas equipes. Só que, CRAQUE na verdadeira acepção do termo é COISA RARA no futebol de hoje!!!

Escrevo a coluna ainda no “calor” de ter assistido jogos e mais jogos, nesta quarta-feira(04), envolvendo Liga dos Campeões da Europa, Copa do Brasil e Taça Libertadores da América. Se fosse uruguaio ou argentino talvez não me expressasse desta forma. Masss...sou brasileiro!! E, como tal, afirmo que quem joga futebol pelos times de lá são muito “nojentos”!! Quem me conhece sabe que não tenho a mínima simpatia pelo Corínthians. Entretanto, o que fez o Nacional, do Uruguai, no jogo em que eliminou o time brasileiro é de sentir ojeriza!! Importante frisar que não se trata de discriminar as pessoas nascidas no Uruguai ou na Argentina! E, sim, minha revolta é contra a forma como a grande maioria dos clubes destes dois países se comportam, principalmente quando enfrentam os brasileiros!! Além, do Nacional, já citado, Peñarol, Boca Junior, River Plate e outros conhecidos que jogam as competições do continente sul-americano, também apresentam mesmo tipo de conduta!! Chilenos, paraguaios e times de outros países vizinhos...geralmente são “raçudos”!! Só que não são tão asquerosos como os “hermanos” de Montevidéu e Buenos Aires!! Ahhh...fazia anos que tinha isso engasgado e nunca havia colocado publicamente!! Dá náuseas mesmo!! Repugnante!!!

Passarinho Arrepiado e seu trabalho incansável de formar o Criciúma de todos os tempos. Até agora...Alexandre; Paulo Baier, Vilmar, Luciano e Itá; mais Roberto Cavalo, o último escolhido!! Sim...quase unanimidade também!! O atual técnico do Tigre tem a preferência de quem nos acompanha no criciumanews e nas redes sociais. Justíssima escolha...sem qualquer dúvida!! Pois chegou a hora e a vez da segunda posição do meio-campo e da terceira...pela polivalência que se observa de quem joga com a 8 e com a 10. Ivanzinho era o “8” do Comerciário; e, Sado, o “10”...campeões de 1.968. A memória não costuma me trair e passaram ainda, entre outros, Taquito e Doriva, em 77; Paulo Luciano, um meia que jogou por aqui no início da década de 80; Luiz Freire; Iúra; Paulinho Criciúma; Carlos Alberto; Rachede; Grizzo; Douglas; Fernandinho; Barbiéri; Mabília, Gélson; Everaldo...e outros que, com certeza, também estão “vivos” nas boas recordações dos torcedores mais saudosistas!! Ressalto que, dos citados aqui...somente Douglas e Fernandinho são canhotos. Os demais...destros. Meus prediletos?? Fico com Barbiéri e Grizzo(fotos abaixo)! Opinem...à vontade!!
 

quarta-feira, 4 de maio de 2016

Novo estádio pode ajudar a revitalizar futebol de Tubarão! No “Criciúma de todos os tempos”...o melhor volante??

As fotos acima que se seguem na postagem indicam o atual estádio Domingos Silveira Gonzales e uma montagem, feita por computador, onde há idéia de uma nova praça esportiva para o Clube Atlético Tubarão. Legal?? Sim, com certeza!! Masss...não posso deixar de expressar meu saudosismo quanto ao Esporte Clube Ferroviário e também do próprio Hercílio Luz Futebol Clube. Ah...quantos bons momentos vivenciamos nas décadas de 60, 70 e 80 quando ambos protagonizavam grandes jogos e acirradas disputas!! O Hercílio fechou, voltou, fechou de novo ...pediu licença e hoje disputa a Série B do Campeonato Catarinense. Já, o “Ferrinho” acabou!! Ou melhor...foi “transformado” em Tubarão Futebol Clube, mudou o nome de novo...se encheu de dívidas e hoje também joga a “segundona” de Santa Catarina com o nome de Clube Atlético Tubarão. Ano passado, o acesso de ambos pra Série A no Estadual “bateu na trave”! Um arrancou ponto do outro e os dois sucumbiram!! Ou seja, em 2.016 vão lutar de novo, cada um com suas próprias pernas, pra tentar retornar à elite do nosso futebol! Como bairrista que sou...querendo ver sempre as coisas daqui, da cidade e região, sempre à frente das demais... vou torcer muito para que pelo menos um deles consiga subir de divisão! Entretanto, dentro do que penso, os aficionados do futebol na Cidade Azul precisam rever conceitos!! Em todos os aspectos, Tubarão não tem tamanho nem estrutura pra “segurar” dois clubes profissionais!! Na atual conjuntura econômica do País, já não é nada fácil manter UM clube em condições de bom rendimento competitivo...imaginem DOIS!!! Lembro que, em Criciúma, que tem quase o dobro de tamanho e recursos, é preciso a ação de investidores...entenda-se G. A., pra suportar as exigências de um Criciúma Esporte Clube...!!!

O Tigre anda adormecido??!! Sim, senhor!! Depois de três competições já disputadas, o Criciúma segue sua trajetória na atual temporada com expectativas voltadas para o Campeonato Brasileiro da Série B. Tem gente que lê e aí é que se dá conta!! Ou seja, nós estamos no mês de maio e desde abril, em quatro meses de 2.016, o time de Roberto Cavalo já participou da Copa da Primeira Liga, do Campeonato Estadual e da Copa do Brasil. E, em nenhum destes torneios o Criciúma se deu bem!! Considero normal a eliminação na primeira fase  da Sul/Minas/Rio. Massss...é preciso reconhecer que no Catarinense a campanha poderia ter sido melhor e bem mais convincente deveria ter sido a participação na Copa do Brasil! Ser desclassificado em casa pelo Operário de Ponta Grossa, que recentemente foi rebaixado no Campeonato Paranaense, é algo que não dá pra “digerir” muito bem...não!!!

Passarinho Arrepiado e o tema “Criciúma de todos os tempos”. Pois bem...na postagem anterior deu quase unanimidade em relação à preferência dos internautas e membros de redes sociais pelo lateral-esquerdo Itá. Ora bolas...inteira justiça e reconhecimento de quem, realmente, foi o melhor da posição na história do Criciúma E. C. Assim...já temos a linha de defesa montada: Alexandre; Paulo Baier, Vilmar, Luciano e Itá. Hoje, vamos pro meio-campo. Pra ser justo com os personagens da primeira conquista estadual, ainda como Comerciário, em 68, o volante era Bita. Depois apareceram Serrano, jogador de grande vitalidade e raras qualidades técnicas...pra sua época; Edmar, um cearense que veio pro Criciúma em 1.982; Jairo...que mais tarde foi pro Corínthians e deslanchou por lá; Roberto Cavalo...sem necessitar de qualquer referência por tudo que se conhece dele; além de Cléber Gaúcho, Leandro Guerreiro e outros que o leitor achar que mereça destaque!! A minha opinião é de que Roberto Cavalo foi o “cara” da camisa “5” do Criciúma. Faço uma menção especial a Serrano. Mas, não posso deixar de reverenciar Roberto Cavalo que, pra mim, foi o mais completo da posição na história do Heriberto Hülse!!

terça-feira, 3 de maio de 2016

Decisões sem surpresas!! E...Itá foi o melhor lateral-esquerdo do Criciúma??

Ananias comemora com Gil(8)...e Agenor, ao fundo, desolado.

A começar pelo Campeonato Catarinense!! O jogo que a Chapecoense ganhou do Joinville... com inteira justiça!! A equipe da casa não criou uma oportunidade claríssima pra “furar” a defesa adversária!! Aliás, a partida em si não foi de grandes emoções. No começo, um erro do zagueiro Bruno Aguiar, do Joinville, que Lucas Gomas não soube aproveitar pra fazer o 1º gol da Chapecoense. O gol de Ananías prova, de novo, que nem sempre é necessário ser “grandalhão” pra arriscar uma cabeçada fatal!! O atacante da “Chape”, que saiu do banco de reservas pra marcar o gol da vitória, tem “só” 1:69 de altura!! Pro jogo da volta, o regulamento indica que o Joinville precisará de DOIS gols de diferença pra ficar com o título!! A Chapecoense pode perder até por um gol que, ainda assim, conquistará o Estadual 2.016!! Convenhamos...diante das atuais circunstâncias e lógica...é pouco provável que o Joinville consiga reverter o quadro!! Masss...no futebol há surpresas e elas podem acontecer!! Huuummm...!!!

Em outras competições espalhadas pelo País, destaque para a Copa Nordeste!! Sim...o Santa Cruz é campeão após ganhar em casa e empatar fora, com o Campinense, da Paraíba. Seria um título que poderia passar despercebido pra nós aqui da região se o “Santinha” não fosse treinado por um criciumense!! Trata-se de Mílton Mendes(destaque na foto acima), hoje com 51 anos e que, quando atleta, jogou no Criciúma!! Isso foi em 1.986...lateral-direito emprestado pelo Vasco, na época. A vida seguiu, ele andou por vários times até se especializar em treinador de futebol na Europa. De 2.014 pra cá, depois de passar por Ferroviária, Paraná e Atlético Paranaense, recebeu uma proposta do Santa Cruz, clube de massa em Recife, e acaba de conquistar a Copa Nordeste!!

Noutros estaduais...boa vantagem conseguiu o Internacional ao ganhar do Juventude de 1 a 0, fora de casa. No Beira-Rio, na “volta”, claro que é favoritíssimo!! O Atlético também abriu placar significativo pra cima do Coritiba, no Paranaense: 3 a 0. O “Coxa” terá que “matar” o saldo de gols...o que, na realidade, é MUITO difícil!! Em Minas, o América ganhou do Atlético a partida de ida: 2 a 1. Nada definido!! Igualmente em São Paulo, na “briga” entre o Audax e o Santos: 1 a 1; e no Carioca, com a vitória do Vasco, 1 a 0, sobre o Botafogo! Ah...em Salvador, o primeiro Ba-Vi decisivo deu Vitória: 2 a 0!! Lucro bastante considerável pensando na partida de volta!!

Passarinho Arrepiado me traz informações sobre a promoção que ele mesmo criou aqui neste espaço para “eleger”, conforme internautas e integrantes de redes sociais, o “Criciúma de todos os tempos”. Na última votação ou participação da “galera” pra escolha da melhor dupla de zaga na história do Clube, deu Vilmar e Luciano!! Perdi nessa, pois entendo que Vilmar e Zé Preta foram os melhores!! Então...o que já temos de “apuração”...Alexandre, o melhor goleiro; depois Paulo Baier ...o “cara” da lateral-direita; e...então, Vilmar e Luciano. Agora, então, vamos à lateral-esquerda! Particularmente, não tenho nenhuma dúvida: Itá!! Masss...não posso deixar de lembrar de Álvaro, um “barbudo” que veio do América pra cá e jogava muito!! Isso no Criciúma...ainda de azul. Nas “antigas”...Tôco foi o lateral campeão de 1.968. Em 77, apareceu Valdeci, um carioca que vestiu a camisa 6...tinha vigor e era muito bom no apoio!! Alguns podem lembrar de Fernandinho, que foi meia também; de Marlon...mais recente!! Entretanto, pelo que pude ver e observar...ninguém jogou mais do que o “capitão Itá”(foto abaixo)!! O “canela fina” marcava bem, apoiava sempre procurando a linha de fundo, tinha bons cruzamentos e era um verdadeiro líder em campo!! De qualquer modo, vocês que nos acompanham...fiquem à vontade e expressem suas opiniões!!