sexta-feira, 13 de setembro de 2019

Rapidinhas...

Criciúma terá de ficar “secando” adversários na rodada deste fim de semana do Campeonato Brasileiro! Jogos que interessam? Botafogo x São Bento; Oeste x Operário; ambos nesta sexta; e, Figueirense x Sport, no domingo. Vitória do São Bento, Figueirense ganhando ou Oeste empatando, uma dessas três opções, já recoloca o Criciúma na zona do rebaixamento...de novo!! Me arrisco a dizer que, pelo “andar da carruagem”, o Tigre vai pro “buraco”, novamente, e entrará em campo, perante o Atlético(GO), na rodada seguinte da competição, com a “corda no pescoço”!!

Errar e não ser punido não condiz com uma verdadeira justiça! Então, o Criciúma está “pagando” pelas falhas cometidas ao trazer jogadores que não estão correspondendo...alguns “cansados” e outros de qualidade técnica duvidosa! Culpados? Pouco vai resolver apontar responsáveis! Mas, quem manda necessita e deve assumir culpabilidade! Se bem que, o mais importante, é encontrar um meio de o Criciúma ainda “se achar” no torneio e, no mínimo, garantir sua permanência na Série B pro ano que vem!!

O grande jogo deste fim de semana pela Série A do Brasileiro está reservado pro Maracanã, neste sábado: Flamengo x Santos. Respectivamente, líder e vice-líder do campeonato se encontram em clima de decisão! Aliás, quem levar a melhor neste confronto ganhará o “título simbólico” de Campeão do 1º Turno. Já disse e reitero: o Flamengo está jogando, NO MOMENTO, o futebol mais vistoso e competitivo do País! Isso não garante nada! No entanto, deixa todos no clube, mais ainda sua fanática torcida, com o moral elevadíssimo!!


O Passarinho Arrepiado garante que já é sucesso a Copa Davis em Criciúma!! As quadras da S. E. R. Mampituba estão recebendo os melhores tenistas do Brasil e de Barbados. Estão programados cinco jogos e, pra ser vencedor, o time necessita ganhar três...pelo menos! Quem for mais competente voltará ao grupo mundial do torneio em 2.020. Parabéns ao grande Alexandre Farias(foto), criciumense, presidente da Federação Catarinense de Tênis, pela dedicação para com esse esporte!! Graças a ele, Criciúma está sediando tal evento internacional!!

terça-feira, 10 de setembro de 2019

Criciúma mostra time velho e muito cansado!! Mereceu perder!!

A derrota pro América em Belo Horizonte2 a 1, não pode ser contestada por ninguém do Criciúma!! Motivos para tal afirmação não faltam!! Afinal, o Coelho é claramente melhor do que o Tigre em todos os quesitos exigidos por um time de futebol competitivo!! O América possui jogadores mais qualificados, rápidos e, principalmente, mais jovem e, por consequência, com um grupo melhor condicionado fisicamente!! Aliás, o 1º tempo do Criciúma foi horroroso!! O espaço que deram pro tal de Matheuzinho(foto) jogar parecia uma turma de veteranos olhando o “menino”, quem tem 21 anos, correr, carregar a bola e confundir todo o sistema defensivo adversário!!

Inclusive, sobre essa questão de o Criciúma ser time muito “velhinho”, é preciso reconhecer que tal detalhe influencia no resultado, seja de uma partida e até mesmo na colocação final do time na tabela de classificação. Dos 11 jogadores que começaram o jogo no Estádio Independência, OITO estão na faixa dos 30 ou trinta e poucos anos!! No sistema defensivo, Luiz com 36 anos; Maicon, 38; Sandro, 31; e, Marlon, 33 anos. No meio, Liel, 30 anos; Wesley, 32; e, Daniel Costa, 31. E, no setor de frente, Léo Gamalho, 33 anos. Assim, com menos de 30, Derlan, Vinícius e Reinaldo. Com tal constatação e a nítida incapacidade de alguns desses “velhinhos” se superarem, fica escancarada uma situação a ser revista pelo técnico Waguinho Dias!! Que seja colocado “sangue novo”, mesclado com os mais experientes que suportarem a tão concorrida segunda metade da Série B do Campeonato Brasileiro!!

Outra coisa que precisa ser destacada, novamente, é a insistência em expor o time com três atacantes! Gilson Kleina incorreu nesse equívoco e Waguinho Dias tem ido pelo mesmo infeliz caminho!! Necessário reconhecer que o Criciúma é fraco tecnicamente, os jogadores que poderiam render um pouco mais já não suportam os limites físicos e cabe ao treinador recém-chegado “fechar a casinha”, sem ter vergonha de ser chamado de “retranqueiro”!! Caramba...é uma questão meio que lógica!! Se não tem time pra “bater” no adversário, que pelo menos saiba se defender!! Vamos parar com essa teimosia de jogar aberto pelos lados e mais um centralizado...de área!! Faz o trivial 4-4-2, sem se arriscar muito...busca um pontinho aqui e ali, seja em casa ou fora dela, e se garante na Série B pro ano que vem!! É uma questão de reconhecer limites e lutar com as “armas” que tem!!

domingo, 8 de setembro de 2019

O melhor futebol do Brasil, HOJE, é jogado pelo Flamengo!!

Em pouco tempo o Flamengo montou um time extremamente competitivo, com valores individuais de muito bom nível técnico e bastante rápido...veloz em todos os setores!! Obviamente que, quem conseguisse tal façanha, iria construir uma equipe melhor do que os demais concorrentes no futebol nacional!! De “goleiro a ponta-esquerda”, frase comum em linguagem das antigas, o rubronegro carioca tem quase uma “seleção”!! Senão, vejamos...não há como discutir a qualidade do goleiro Diego Alves; dos zagueiros Rodrigo Caio e Rodolfo; dos laterais Rafinha e Filipe Luís, com Rodinei e Renê, no banco; mais uma verdadeira “constelação” do meio pra frente com Willian Arão, Diego, Everton Ribeiro, Arrascaeta, Gerson, Gabriel Barbosa, Bruno Henrique, Vitinho e Berrio.

Os “caras” têm, ainda, um excelente treinador, o português Jorge Jesus(na foto)! Este, com 65 anos de idade, parece ter se encaixado perfeitamente nos planos e objetivos traçados pelos dirigentes do Flamengo. Aliás, falando em “alto-comando”, tenho curiosidade pra saber de onde, o endividado Clube de Regatas Flamengo, arranjou tanto dinheiro pra trazer vários jogadores de excelente nível??? De qualquer modo, sua grande torcida não quer saber muito disso!! E, sim, de que o time, dentro de campo, está alcançando os resultados esperados!! Claro que é o mais importante!! Afinal, os apaixonados flamenguistas já vislumbram sucesso total no Campeonato Brasileiro e, quem sabe, a conquista da Taça Libertadores da América!! Huuummmm...será??

Enquanto isso, ou seja, enquanto observamos times como Flamengo, o próprio Santos e, também, o Palmeiras jogando em alto nível, notamos que o futebol de Santa Catarina, pelo menos de momento, não atravessa boa fase nas duas competições nacionais que disputa!! Chapecoense e Avaí estão, respectivamente, em penúltimo e “lanterna” na tabela de classificação!! Pior que isso é não ter como imaginar uma recuperação de ambos, mais ainda do Avaí, por causa do fraco futebol mostrado até agora! Na Série B, a situação não é muito diferente! Criciúma e Figueirense também cumprem campanha pífia! O Tigre está em 15º, com risco de retornar pro Z-4, caso seja derrotado pelo América(MG), na próxima rodada; e, o alvinegro do Estreito já está entre os quatro últimos!! Pelo que se tem constatado, a não ser que haja reviravolta pouco provável, o futebol catarinense pode amargar dois ou até três rebaixamentos em 2.019!! Que coisa, hein??!!