sexta-feira, 12 de maio de 2017

A largada...!!

Serão cinco representantes do futebol Santa Catarina estreando neste fim de semana nas três primeiras divisões do Campeonato Brasileiro. Rebaixado em dois anos da Série A pra B e da B pra C, o Joinville tem um compromisso mais complicado, pois fora de casa, atuará contra o Ypiranga, em Erechim, interior gaúcho. Nesta competição os clubes foram divididos em duas chaves de 10, classificando-se os 4 primeiros de cada grupo para a etapa seguinte do torneio. Difícil esta chave em que o JEC está inserido? Sim! Mas, convenhamos que jogar qualquer campeonato em nível nacional é um caminho penoso e árduo!! O Joinville já não fez...lá...grande campanha no Catarinense. E, à distância fica a impressão de que os dirigentes do Coelho não se mostram muuuiiito preocupados com o que pode render o time neste início de Série C!!

Na Série B, outro rebaixado fará seu 1º jogo longe da torcida. O Figueirense, que se renovou bastante em relação ao plantel que até correu riscos de rebaixamento no Estadual, encara o campeão Goiás, lá no Serra Dourada. Goiás que é treinado por Sílvio Criciúma e sempre é muito forte quando atua em seus domínios! A outra estréia catarinense na Série B ocorrerá no estádio Heriberto Hülse onde o aniversariante septuagenário enfrentará o Santa Cruz que também não conseguiu chegar à final do Campeonato Pernambucano. Disputa igual...pra mim, sem favoritismo pra este ou aquele!! Obviamente que, pra nós que vivenciamos o dia a dia do Criciúma, criamos expectativa extremamente positiva quanto ao futebol a ser mostrado pelos comandados de Deivid de Souza. Até porque o Criciúma, ao menos para este primeiro compromisso no Brasileiro, terá basicamente a mesma formação que vinha sendo usada no Catarinense!! Então, não dá pra dar desculpas sobre falta de entrosamento, início de competição e outros “blá, blá, blá...”!!! Nunca é demais lembrar que largar com vitória em casa é de suma importância para se encher de autoconfiança!!!

Quanto à Série A...olha, não vou ficar em cima do muro!! Sinceramente, não tenho grande otimismo em relação ao que poderão render Chapecoense e Avaí!! Isso, não somente pra essa primeira rodada como, também, para o desenrolar do torneio!! A Chapecoense, pelo que acompanho, ainda busca uma total reconstituição de seu grupo e recuperação do bom futebol apresentado ano passado!! Ah...mas alguém pode dizer que, mesmo assim, a Chapecoense é campeã aqui em Santa Catarina!! Sim!! Contudo, todos sabemos que não dá prá comparar um campeonato nivelado por baixo como o nosso regional, com uma Série A de Campeonato Brasileiro!! Sobre o Avaí...muito mais a sua raça e entrega, uma tradição de quem joga no Leão, pra tentar motivar seu torcedor!! Na questão técnica, não “boto fé” no time do Claudinei Oliveira porque trata-se de uma equipe com limitações pra jogar de igual pra igual com os outros da elite!! Assim, tanto a “galera do Oeste” como os “manezinhos da Ilha”, se não qualificarem melhor seus respectivos plantéis, já começam a Série A correndo riscos...!!! Huuummm...!!! Só lembrando que o Avaí joga em Fpolis. contra o Vitória; e, a Chapecoense pega o Corínthians, lá na “casa deles”!

quarta-feira, 10 de maio de 2017

70 anos! Uma vida de glórias e conquistas!!

Lá se vão 70 anos de uma história riquíssima que merece admiração e respeito de todo o povo catarinense! Na semana do seu aniversário, uma simples homenagem do Blog do Gilberto Custódio com uma participação do colega de imprensa Rogério Dimas que permitiu "roubatilhar" suas fotos para que pudéssemos publicar aqui neste espaço! São apenas algumas imagens que proporcionam lembranças e momentos de nostalgia! Aprecie!!                                                                               


segunda-feira, 8 de maio de 2017

Conquista merecida da Chapecoense!

Não há o que contestar em relação ao título que a Chapecoense acaba de ganhar no Campeonato Catarinense. Aliás, seu primeiro “bi” e o sexto triunfo regional. O Avaí realmente teve uma boa largada e, com méritos, foi o campeão do turno. Depois, as “melancias foram se ajeitando” e a Chapecoense conseguiu expor sua maior força e capacidade para montar times. O resultado final com a Chapecoense campeã espelha, sem nenhuma dúvida, o que aconteceu na competição! É bom lembrar que o Figueirense foi uma tremenda decepção e chegou até a correr riscos de rebaixamento; o Joinville foi instável durante todo o campeonato...situação idêntica a do Criciúma que, apesar de alguns prejuízos com arbitragens, não jogou aquela bola que o torcedor esperava a ponto de buscar e tentar recuperar, com solidez, a hegemonia estadual! Em relação aos demais, à exceção do Brusque, foram meros coadjuvantes!!

Quem me acompanha aqui neste espaço sabe que não abro mão de vitórias, conquistas e títulos!! Clube que se preza como o Criciúma tem que estar sempre “brigando nas cabeças”!! Novamente, o Tigre não rugiu forte e a torcida ficou, de novo, assistindo pela TV a festa dos outros! Mais uma vez fica a lição da falta de maior competência pra sonhar com o título catarinense e uma sensação de que, com um “pouquinho mais”, talvez o Criciúma tivesse chegado à decisão!! Por outro lado, temos de reconhecer que o plantel montado pelos dirigentes tricolores em nenhum momento passou total confiança a quem acompanhava os jogos! Ficamos muito mais na expectativa de que o técnico Deivid de Souza poderia tirar “mais leite de pedra” do que propriamente uma reação técnica partindo dos jogadores dentro de campo!! As principais defecções ? Pra mim, um bom lateral-direito; meias agudos e agressivos; e, principalmente, atacantes que fizessem gols...!! Simples!!

Passarinho Arrepiado assistiu com muita atenção o jogo-treino de sábado(06) entre Criciúma e Figueirense, no CT do Bairro Cristo Redentor! Tanto o “bichinho” quanto eu não gostamos do que vimos em relação ao Figueirense! Ficamos com uma idéia de que o técnico Márcio Goiano terá muito trabalho para fazer com que os “manezinhos do Esxtreito” arranquem bem no Brasileiro que começa no próximo fim de semana. Lembro que o Figueirense vai estrear fora de casa na Série B, contra o Goiás que é treinado por Sílvio Criciúma e que, no último domingo(07), ganhou o título estadual por lá. Sobre o Criciúma, entendo que só com reforços pontuais Deivid de Souza poderá dispor em campo uma equipe mais forte e que realmente cumpra um bom papel na Série B. Não vou nem falar em acesso, pois é cedo demais pra qualquer prognóstico! Serão quase sete meses de um torneio difícil e disputadíssimo!! Quem fizer o “dever de casa” já dá passos importantes para a confirmação de uma boa campanha!! E...o Criciúma começa em casa: Santa Cruz o adversário, sábado(13), as 16:30!!