sábado, 4 de março de 2017

Prioridade não é o jogo com a Chapecoense!!

Está claro que o Criciúma vai privilegiar a Copa do Brasil nos próximos dias. E, convenhamos, estão absolutamente corretos dirigentes e integrantes da comissão técnica! Com o fato de o 1º turno do Campeonato Catarinense estar definido em favor do Avaí, o técnico Deivid de Souza já escalou reservas diante do Atlético Tubarão e está fazendo o mesmo para jogar em Chapecó. Assim, as maiores atenções estão voltadas visando os preparativos para enfrentar o Fluminense duas vezes num período de sete dias. Aliás, dentro do que tenho observado de Criciúma e Fluminense, os tricolores “de lá” são favoritos!! Mesmo que haja um Fla-Flu decidindo a Taça Guanabara com o time de Abel Braga usando suas principais peças este domingo(05), e o Criciúma poupando sua equipe considerada titular, é preciso reconhecer que os cariocas possuem uma equipe bem mais qualificada do que o Tigre! Por outro lado, contudo, favoritismo não indica resultado concreto!! Caso consiga se superar, principalmente na partida de ida, no Heriberto Hülse, o Criciúma poderá pelo menos pensar em surpreender nessa disputa direta com o Fluminense!

Quanto ao Campeonato Catarinense, nada em absoluto a contestar sobre o título antecipado do Avaí na primeira metade do torneio. A tradicional raça avaiana tem se destacado e, com alguma qualidade técnica, o Leão está conseguindo ser superior aos adversários! Assim o Avaí levanta a Taça Atlético Nacional e se os outros não se arrumarem para a próxima etapa, Claudinei Oliveira, Marquinhos e cia. levam também o returno e, por conseqüência, o título de 2.017! Aliás, vale aqui o registro de que Criciúma e Avaí nunca decidiram um Estadual! Última conquista do Criciúma? Em 2.013, sobre a Chapecoense. Do Avaí...em cima do Figueirense, no ano de 2.012. Resta saber quem, no returno, reunirá mais condições para ganhar a fase e ir à final? Mesmo que o Brusque, de certa forma esteja surpreendendo positivamente, não acredito que consiga chegar à decisão. Pelo que tenho notado, o 2º turno se não for do Avaí...de novo, imagino que, pela ordem, Figueirense, Chapecoense, Criciúma e Joinville são os melhores preparados!

Quem está lendo tal postagem pode se perguntar: mas o Criciúma como terceira opção?? Sim!! Deivid de Souza, demais integrantes da área técnica e, obviamente, os jogadores dentro de campo não acharam, ainda, o necessário ponto de equilíbrio para que haja aquela confiança ideal! Não há regularidade nas apresentações do Criciúma! Inclusive, os números comprovam isso! É só lembrar que o Tigre tem o melhor ataque, até aqui com 17 gols; e, em contrapartida, possui a segunda pior defesa com 14 gols tomados!! Então, continuo insistindo que o treinador do Criciúma, obrigatoriamente, precisa achar...encontrar maior estabilidade afim de que a campanha no returno seja mais convincente e com reais chances de brigar pelo título!!

Agradecimento: O Passarinho Arrepiado e eu recebemos com imenso prazer a CONSTRUTORA CASAGRANDE como mais uma empresa apoiadora do www.gilbertocustodio.blogspot.com.br! Nossa gratidão se estende ao Sr. Vilmar Casagrande e D. Denise Casagrande que acreditam no nosso trabalho!! Obrigado a ambos e... sejam bem-vindos!!

quarta-feira, 1 de março de 2017

Tubarão 3 Criciúma 2. Tigre frio e muito fraco!!

Tá certo que o jogo não valia praticamente nada para o Criciúma pois o 1º turno já é do Avaí! Mas, dentro do que penso sobre futebol, inadmissível o comportamento do time de Deivid de Souza durante a 2ª etapa do jogo em que o Criciúma foi derrotado por 3 a 2  pelo Atlético Tubarão...confronto atrasado ainda da 7ª rodada do Campeonato Catarinense. Em termos de conduta dentro do estádio Domingos Gonzales, aquela velha frase que indica “dois tempos distintos”! Partida em que o Tubarão pressionou até fazer seu 1º gol e depois o Criciúma tomou as “rédeas” do jogo. Isso no 1º tempo! Até porque no 2º período o time da casa “deitou e rolou” no que diz respeito ao aspecto técnico e principalmente nos quesitos vontade, raça e determinação! Mais uma vez o Criciúma se complicou em algumas oportunidades quando tentava sair jogando de trás com a bola dominada. Insisto no que tenho dito em outras postagens sobre a necessidade de tal estilo de jogo, obrigatoriamente, ser muito treinado!! Os jogadores usados diante do “Peixe”, além de qualidade inferior aos titulares, não têm o entrosamento adequado. Além disso, se os considerados melhores do plantel já encontram dificuldades pra cumprir tais determinações do técnico... imaginem os reservas...!!

Atuações individuais do Criciúma:
EDSON, sem culpa nos gols. E duas boas defesas impedindo que o adversário aumentasse o placar. Nota 6.

DIOGO MATEUS...atuação discreta! Fiquei sabendo que joga nas duas laterais. Espero que realmente JOGUE!! Nota 5.

FERRON faz parte de um setor que tem a segunda pior defesa do Estadual!! Tem suas limitações, embora não seja o culpado por tantos gols tomados...14 até o momento. Nota 5.

IÂNSON, a exemplo de Ferron, é reserva e poucas vezes foi utilizado. É um dos mais inexperientes do sistema defensivo. Tanto ele quanto os outros parceiros de defesa precisam aprimorar a saída de trás com a bola dominada. Nota 5.

CHICO...lateral que tem merecido algum destaque positivo pela sua volúpia ofensiva e razoável sentido de marcação! Nota 6.

CARLOS EDUARDO, o mais lúcido do Criciúma. Enquanto teve fôlego, mostrou futebol de “gente grande”! Fez um bonito gol, de falta! Nota 7.

RICARDINHO voltou a ser aquele jogador de muitos passes pro lado, sem objetividade! Nota 5.

CAIQUE VALDÍVIA conseguiu algumas boas jogadas e não errou muitos passes. Talvez lhe falte, sim, mais vibração! Nota 6.

No setor de frente, ANDREW teve a “bola do jogo” no finalzinho do 1º tempo pra virar o marcador em lance que poderia dar outro encaminhamento à história da partida. Voltou muito pra marcar e acabou expulso! Nota 5.

HÉLIO PARAÍBA, mesmo com suas reconhecidas limitações, conseguiu tabelar mesmo bem marcado e fez um gol! Nota 6.

Quanto a PIMENTINHA...muita “firula”, correria e pouca produtividade ofensiva! Nota 5.

Entraram ALEX MARANHÃO...sem inspiração, nota 4; NINO...que também foi envolvido pelos atacantes do Tubarão, nota 4; e, PITBUL ...pelo pouco tempo em campo, deixemos sem nota.

E o técnico DEIVID DE SOUZA? Vou continuar defendendo a tese de que sair com bola dominada desde a defesa sem dar balões é uma proposta moderna e interessante pra qualquer time de futebol que realmente almeja algo mais arrojado em qualquer competição! Contudo, é necessário que tal maneira de jogar seja muito bem treinada e com jogadores que tenham capacidade para tal!! Quanto ao 2º tempo ruím que o Criciúma fez com procedimento de quem “não estava nem aí pro jogo”, Deivid também é responsável!! Como comandante da equipe não pode, jamais, permitir tal conduta dispersiva dos atletas!! Nota 5.

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

Criciúma alternou bons e maus momentos em jogo de nove gols.

Estranhei o comportamento do técnico Deivid de Souza na partida em que o Criciúma ganhou do Metropolitano neste sábado(25) de Carnaval. Quem acompanha o trabalho do comandante tricolor nota que trata-se de um treinador mais agitado à beira do campo e procurando sempre mexer com o brio dos atletas dentro de campo. Desta feita, contudo, Deivid de Souza “largou” mesmo com a equipe virando o placar pra 3 a 1 e depois pra 5 a 4. Talvez por já saber que o Avaí estava “faturando” o Almirante Barroso, em Itajaí, conquistando antecipadamente o 1º turno do Campeonato Catarinense.
Sobre o jogo, especificamente, o Criciúma apresentou falhas em seu sistema defensivo e, pela segunda vez na competição tomou quatro gols!! Talvez, um dos principais problemas a serem corrigidos visando a segunda etapa do campeonato. Se serve como consolo, o aproveitamento ofensivo do time tem se mostrado com bastante eficiência! Uma outra situação que também precisa de reparos diz respeito à criação de jogadas por parte dos meias e melhor desempenho de quem atua no setor de frente!! Mesmo com a vitória por cinco gols, só um atacante marcou!!

Análise das atuações individuais:

O goleiro EDSON não repetiu as boas defesas do jogo passado, contra o Altos, pela Copa do Brasil. Pelo que pude notar, falhou nos lances que originaram o 1º gol e também no último do adversário! As bolas que foram...entraram! Nota 4.

RICARDINHO, chamado de última hora em razão da lesão de Maicon Silva, surpreendentemente jogou bem. Foi bastante efetivo tanto na marcação como no apoio. Inclusive, fez um dos gols do Criciúma! Nota 7.

Sobre a dupla de zaga, RAPHAEL SILVA acabou tendo muito trabalho com os atacantes do “Metrô”. Não conseguiu boa regularidade durante o jogo. Nota 5.

Quanto a DIEGO GIARETTA...mérito por um gol marcado ingressando na área do Metropolitano. Mas, fica o alerta para o capitão tricolor em relação ao número excessivo de gols que o Criciúma anda tomando!! Nota 6.

O lateral MARLON obteve rendimento razoável...melhor no apoio do que na defesa! Nota 6.

No meio de campo, BARRETO não realizou bom jogo com muitos erros de passes. Além disso, também falhou na jogada do 1º gol dos visitantes. Nota 4.

Mesmo sem ser brilhante, DOUGLAS MOREIRA continua sendo a melhor opção de cobertura e toque de bola num time que, reconhecidamente, possui bastante limitações! Nota 7.

Impressionante como ALEX MARANHÃO não consegue ter uma sequência de boas apresentações! Alterna situações de reserva e titularidade ...sem passar necessária confiança! Embora já se saiba de suas limitações técnicas!! Nota 5.

No ataque, PITBUL esteve “sumido” em campo, não repetindo últimas atuações! Nota 5.

HÉLIO PARAÍBA foi premiado com um gol e “só”! No mais, jogo muito discreto do “camisa 9” tricolor! Nota 5.

CAIO RANGEL correu muito, ajudou na marcação e, ofensivamente, produziu pouco! Uma de suas piores apresentações...!! Nota 4.

Dos que entraram, PIMENTINHA joga pela direita e seus dribles são sempre tentando cortar pra dentro! E, isso, poucas vezes dá resultado positivo! Nota 5. E CAÍQUE VALDIVIA que tentou tar maior mobilidade ao meio-campo. Fez um gol...o da vitória! Nota 6.

Em relação ao técnico DEIVID DE SOUZA...este implantou um padrão de jogo no Criciúma que vem sendo aperfeiçoado gradativamente! O time sempre tem muita posse de bola e, às vezes, por arriscar sair jogando de trás sem dar balões...causa situações de perigo à própria defesa!! Mesmo assim, dou crédito a ele! Nota 7.