sexta-feira, 18 de abril de 2014

Só com dinheiro não se faz futebol de qualidade!

Ele ajuda...e como! Mas o gestor de qualquer clube de futebol precisa saber aplicar o dinheiro. Só assim o resultado dentro de campo aparece. Recursos financeiros mal empregados podem causar sérios problemas a investidores e até em quem recebe tais investimentos. No caso do futebol, o prejuízo é duplo. Afinal, quem gasta acaba perdendo dinheiro e o clube, por sua vez, não consegue seus objetivos. Lembro que o Criciúma já fez altos investimentos no passado que não atingiram a meta principal que, na época, era tirar a hegemonia do Joinville em termos de Campeonato Estadual. Presidentes de outros tempos, inclusive também Antenor Angeloni, trouxeram Aguilera, um ex-goleiro da seleção paraguaia; Pradera e Izidoro, uma dupla de zaga de boa qualidade que havia jogado na Portuguesa em 1.973 e sido campeã paulista; Iúra, ex-meia do Grêmio; Tarciso, atacante...outro ex-gremista; Wéscley, um meia habilidoso que jogava no Botafogo. São apenas alguns dos nomes “de peso”, cada um no seu tempo, que foram trazidos a “peso de ouro”. O desfecho final, entretanto, não foi o esperado. Pois o Joinville mandava e desmandava...patrolava, como diria Lauro Búrigo. Outros clubes, como Figueirense, Avaí e Marcílio Dias, por exemplo, também fizeram de tudo pra tentar acabar com a supremacia do JEC e, da mesma forma, não obtiveram sucesso. Por isso que cada vez mais tenho certeza de que “só” ter estrutura financeira pra fazer futebol não é necessário! Imprescindível ter também capacidade e conhecimento! O Criciúma, da Gestão de Ativos, tem demonstrado organização e sustentabilidade adequadas para que haja êxito. E desde que assumiu a instituição Criciúma Esporte Clube, os irmãos Antenor e Arnaldo conseguiram triunfos que precisam ser exaltados. Não vou e nem preciso destacar aqui as melhorias na área física do estádio Heriberto Hülse. Mas, naquilo que mais interessa ao torcedor, já são dois acessos e um título catarinense. Tá bom? Sem dúvida! Poderia ter sido mais? Sim...como chegar à final do último campeonato regional e classificação pra 2ª fase da Copa do Brasil. Masssss... ”descontos” e vamos em frente!

quinta-feira, 17 de abril de 2014

F. M. E. faz “milagre”!

Com o dinheiro que é investido pelo poder público municipal a Fundação Municipal de Esportes de Criciúma tem conseguido resultados além de qualquer previsão mais otimista. O ápice de conquista mais expressiva veio em 2.011 com um histórico 2º lugar na competição que foi realizada aqui mesmo em Criciúma. A verba destinada pela Prefeitura ao nosso considerado esporte amador é de 2 milhões de reais/ano. Para o leitor ter uma idéia, Itajaí abriu os cofres e destinou 12 milhões para 2.014, pois vai sediar os Jogos Abertos durante o mês de novembro. Diferentemente do futebol, quando o assunto é JASC quem gasta mais quase sempre vence! O segundo maior investimento do Estado é de Blumenau: 9.800.000,00. Depois vem Joinville, 6.500.000; Florianópolis, 5 milhões; e, Chapecó com 4.000.000,00. Criciúma é nono nesse ranking. O calendário da FESPORTE para 2.014 prevê, pela ordem, Jogos Abertos da Terceira Idade(JASTI) para maio em Canoinhas; também em maio, os Parajasc, em Chapecó; depois os Joguinhos Abertos em Caçador, no mês de julho; OLESC, aqui em Criciúma, programado para setembro; e, JASC, em Itajaí, novembro. Segundo Renato Valvassori, presidente; e, Márcio da Silva, diretor técnico, ambos da FME/Criciúma, a previsão é de que o município conquiste o título da OLESC, fique entre os 3 primeiros nos Joguinhos e no meio dos 10 melhores, nos Jogos Abertos. Para sediar a Olimpíada Estudantil, Criciúma receberá 300 mil reais de ajuda do Governo Estadual. Temos na cidade algumas modalidades que chamam bastante atenção. O ciclismo, comandado pelo Gustavo Freitas, o “Maninho”, é inclusive campeão sul-americano. O tênis de mesa, através do prof. Alexandre Ghisi, conseguiu revelar talentos e mostrou considerável evolução nos últimos anos. O handebol feminino, inclusive com título estadual, com os professores Luís Carlos e Maura, também chegam a empolgar os amantes do referido esporte. E o atletismo? Sandro Araújo e Roberto Bortolotto são os principais responsáveis por um dos nomes consagrados do revezamento 4x100 , 100 e 200 metros em nível mundial...a atleta Ana Cláudia Lemos! Temos ainda a natação que consegue frequentemente resultados bastante expressivos. O tiro ao prato com uma turma que ganha títulos e eleva o nome do município! Claro que precisamos melhorar o rendimento em outras modalidades. Mesmo assim, de um modo geral, há muito mais o que comemorar do que lamentar! Insisto, pelo dinheiro que temos pra trabalhar...tá bom demais!!
Tênis de mesa...uma das modalidades de destaque na F. M. E. / Criciúma. Na foto, de azul, a filhota Tamili Custódio, ainda nos bons tempos como atleta jogando e ganhando medalhas! (Pai coruja, hein?!)
.
É preciso ressaltar ainda que, quando assumiu a Prefeitura, Márcio Búrigo deixou bem claro que as prioridades da Fundação Municipal de Esportes estão relacionadas às questões sociais. Ou seja, o rendimento e o esporte de resultados fica em segundo ou terceiro plano. Discurso político e já adiantando que a verba pra “tocar” a FME seria reduzida. Na verdade, há exageros em dinheiro gasto com o dito esporte amador. Itajaí...12 milhões ou Blumenau quase 10...são valores absurdos que poderiam ser investidos em outras áreas. Mas, os 2 milhões aplicados em Criciúma também estão abaixo do necessário. Não precisa importar atletas com alto custo. Entretanto, realizar um trabalho social sólido e, ao mesmo tempo, conseguir bons resultados em jogos ou competições oficiais em nome do município é o ideal para um bom administrador. Ah...antes que critiquem...fazer esporte é necessário, sim! A vida da população de qualquer cidade é feita de saúde, educação, cultura e também esporte! Sou partidário da idéia de que criança ou adolescente praticando esporte ou se envolvendo em atividades culturais, tem bem menos chances estar nas drogas, no tráfico ou na criminalidade!! Alguém contesta?
Passarinho arrepiado ficou sabendo que Borges, atacante do Cruzeiro, não quis vir para o Criciúma. Segundo o que conseguiu ouvir em uma de suas sobrevoadas pelo Heriberto Hülse, alguém lá na Toca da Raposa, a pedido do Tigre, perguntou: “Borges...que tal o Criciúma, lá em Santa Catarina? É Série A!”. Resposta do jogador: “Não! Deixa quieto. Tem o Bahia aí...”. De qualquer modo, o torcedor do Criciúma ainda aguarda com bastante expectativa as contratações “de peso” prometidas pelos dirigentes do Futebol!

terça-feira, 15 de abril de 2014

Vem aí 38 jogos!

Tchau Campeonato Catarinense! Nos vemos em 2.015 e, por certo, com novas lições assimiladas! Pois...após assistirmos a festa do Figueirense vamos então para 38 rodadas de mais um Campeonato Brasileiro da Série A. Pela primeira vez em sua história, o futebol catarinense terá 3 representantes: Chapecoense, Criciúma e Figueirense. O maior desafio de todos é, sem dúvida, se manter na mesma divisão pensando na temporada do ano que vem. A Chapecoense vai participar pela primeira vez da elite do nosso futebol. O Criciúma vem no 2º ano consecutivo e o Figueirense retorna depois do acesso em 2.013. Qualquer objetivo a mais do que simplesmente querer ficar na Série A é, por enquanto, um sonho. Conquistar uma vaga na Sul Americana é algo um pouco mais próximo de se tornar realidade. Libertadores e acima disso não é nada impossível de ser alcançado por clubes de médio ou pequeno porte! Mas, convenhamos, é algo pouco provável! A participação do Criciúma no Brasileiro deste ano é diferente dos demais concorrentes do Estado. Por que? Ora...a Chapecoense é uma incógnita! Vai debutar e não se tem uma expectativa de como irá reagir diante da tão esperada “primeira vez”! O Figueirense subiu ano passado e vem com o moral elevado depois da conquista do título catarinense. Além disso, já conseguiu a façanha de ficar durante 7 anos seguidos na “A”. E o Criciúma? Pois bem, o nosso Tigre sempre se caracterizou pelo “sobe/desce”. À duras penas se manteve do ano passado pra esse e precisa conquistar uma identidade afim de conseguir também o respeito dos considerados grandes. Outra coisa que espero do Criciúma é sua imposição nos jogos dentro do estádio Heriberto Hülse. O adversário tem de se sentir acuado...pressionado quando jogar na casa tricolor! O “bafo na nuca” precisa ser freqüente e incisivo. A torcida sabe como fazer! Mas o time dentro de campo tem de mostrar, na forma de jogar, que aqui quem manda é o Tigre! Foi assim em outros tempos e perdemos um pouco dessa virtude nas últimas temporadas e disputas. Lembro bem que jogadores de outras equipes falavam da dificuldade que sempre foi encarar o Criciúma em Criciúma! A força do Tigre em seu estádio precisa voltar com a mesma intensidade de antes!
E conduta e desempenho fora de casa, Sr. Gilberto Custódio, será covarde, então? Não! Em absoluto! Pelo que tenho vi e observei nos campeonatos estaduais, os considerados grandes não estão lá “grande coisa”! Claro que respeito é bom e todo mundo gosta! Entretanto, ficar com a “bunda lá atrás” ou ir pra jogar fora pensando só em se defender e tentar empate... aquelas coisas que alguns ainda fazem, é demonstrar ser pequeno! Sempre tive a idéia de que, no futebol, agredir é a melhor forma de se proteger! Então, ser determinado...com responsabilidade e cuidados necessários é o melhor caminho para se chegar a tal objetivo. É uma questão de trabalho, dedicação e entendimento entre todos os setores do Depto. de Futebol, considerando grupo de atletas e com. técnica.
Passarinho arrepiado aproveita a folga do futebol para dar uma espiada em outras coisas e assuntos que chamam nossa atenção aqui na terrinha. Passou pela zona sul da cidade e notou a indignação dos moradores do bairro Jardim Angélica. A turma por lá, depois que mudaram o trânsito nas proximidades da SATC, anda com dificuldade de entrar e sair do local. Já imaginaram? Você encontrar sérios problemas de acesso a sua própria rua ou bairro onde mora por causa de uma mudança no formato de circulação dos veículos? Mas que coisa!! Outra sobrevoada do “arrepiado” foi lá pelas bandas do Balneário Rincão. O prefeito Décio Góes anda todo empolgado com a possibilidade de a tal rodovia inter-praias sair do papel. Hummm...tá bom! Me engana que eu NÃO gosto!! Essa promessa já ouvi quando o maior defensor da causa, Aírson Soares da Rosa que infelizmente não está mais entre nós, era bem garoto! E outra...já pensaram quantos sítios arqueológicos vão encontrar e impedir ou atrapalhar a realização da obra? Sigamos em frente e aguardemos!

segunda-feira, 14 de abril de 2014

Ganhou o mais competente!

O Figueirense jogou mais e mereceu conquistar o título de Campeão Catarinense de 2.014. O torcedor que não viu o jogo final realizado no estádio Orlando Scarpélli pode ter certeza de que o campeonato ficou em boas mãos...venceu quem foi mais competente nas duas partidas, em Joinville e Florianópolis. Neste domingo(13) o Figueirense fez um 1º tempo impecável. Exerceu marcação forte, incisiva e ainda conseguiu jogar! Eram 15 segundos de jogo quando Murilo e Rafael, defensores do JEC, se atrapalharam e a defesa cometeu penalidade. Lance batido por Giovane Augusto e defendido pelo goleiro Ivan. Só que no rebote apareceu Dudú, meia ofensivo do Figueirense que fez o 1º gol do time da casa. É o tipo do lance, no comecinho do jogo, que mata qualquer estratégia ou esquema programado por este ou aquele treinador. Mesmo assim, o Figueirensemostrou mais força e conseguiu ser superior durante toda a 1ª etapa. O 2º gol foi depois de outra bola parada. Marcos Assunção bateu falta à longa distância, cheia de veneno, Ivan defendeu mas na sobra Lúcio Maranhão marcou de cotovelo o 2º tento alvinegro. Gol irregular mas que, convenhamos, não tira o mérito do Figueirense. No 2º tempo, o Joinville voltou com um comportamento mais efetivo e acabou diminuindo o placar com Wéllington Sací, num belo chute de fora da área. Entretanto, no campeonato, o Figueirense cresceu na hora certa. Tecnicamente demonstrou ter melhor time do que os demais. O Joinville, por sua vez, foi bastante competitivo durante quase todo o torneio. Garra e determinação sobraram em praticamente todos os jogos. Mas, a passividade do 1º tempo na partida final foi fatal! Assim, fica a lição de que há necessidade de jogar e competir num campeonato como o catarinense! É disputa regional e existe muita rivalidade entre cidades e clubes. E, mais uma vez...nós de Criciúma, em razão da inércia do Criciúma E. C., “assistimos” a mais um título vencido por um rival do Tigre! Estive nos dois jogos decisivos e notei que faltou mais “sal” por parte das duas torcidas. As comemorações, claro, foram intensas na Macnchester e em Floripa. Mas, cá entre nós...se o Criciúma tivesse envolvido na decisão, observaríamos muito mais mobilização! Sem menosprezo a esta ou aquela massa torcedora. Só que a do Criciúma é realmente diferenciada! Nós que andamos por aqui e por aí fazendo jogos do Criciúma e de outros clubes também, notamos que em Santa Catarina a torcida do Tigre é mais vibrante!
Terminado o Estadual as atenções se voltam para o Campeonato Brasileiro da Série A. Lembro, entretanto, que haverá uma disputa bem regional entre os 3 representantes catarinenses. Numa competição onde jogam 20 clubes e 4 são rebaixados o tamanho do nosso futebol indica que quem perder pontos, principalmente em casa, para os outros 2 concorrentes, encontrará mais dificuldades para atingir aproveitamento necessário afim de se manter na 1ª Divisão. Faço questão de lembrar que o Brasileiro terá 9 rodadas antes da paralisação para a Copa do Mundo e o Criciúma enfrentará Figueirense  e Chapecoense, neste período, no H. Hülse.
Passarinho arrepiado acompanhou a última rodada do Estadual com bastante atenção. Estranhou a forma como o Marcílio Dias se comportou no jogo contra o Atlético. O pênalte marcado à favor da equipe de Ibirama foi duvidoso. Há quem diga e até garanta que o Marcílio não se importou muito com a partida o que acabou “facilitando” as coisas para o time de Sílvio Criciúma. Sobrou até para o presidente da F. C. F., Delfim Peixoto, que estava no estádio e, inclusive, foi covardemente agredido por um torcedor. Coisa de louco!
Momento em que um bandido covarde "anônimo" agride o presidente da Federação, saindo com seu carro do estádio H. Luz, em Itajaí.
.
Delfim Peixoto, 74 anos, ficou com hematomas pelo rosto! Atitude covarde! O autor deve ser encontrado e punido!