sábado, 29 de junho de 2013

No caminho certo!

Depois de dois jogos amistosos, um empate e uma vitória, com certeza dá pra afirmar que o Criciúma segue seu rumo de forma correta visando o recomeço da Copa do Brasil e do Campeonato Brasileiro. Reconheço, entretanto, que a qualidade do futebol apresentado em ambas as partidas não foi das melhores. Mas, há de se levar em consideração de que foram jogos sem busca de pontos e estamos numa intertemporada. Do que foi mostrado pelo Criciúma...Hélton Leite aproveitou a chance e, circunstancialmente, foi mais exigido do que Bruno. Suéliton fez bom jogo contra o Guarani e Pacheco provou mais uma vez que está só tentando buscar espaço. Entre os zagueiros, Leonardo tem jeito de bom reserva; Matheus é titular e Fábio Ferreira, mais cedo ou mais tarde vai “roubar” a vaga de Éwerton Páscoa. Márlon precisa voltar a jogar mais do que vem jogando. Serginho e Élton são donos das duas primeiras posições do meio. Amaral...outra boa opção de banco. Sobre Leandro Brasília, trata-se de um jogador interessante ainda sem vaga no time titular. Bruno Renan não mostrou condições para ser melhor aproveitado. João Vítor é importante para esquema tático e idéias de Vadão. Só que não agrada nem imprensa...nem torcida! Ivo continua inconstante mas se sabe que tem qualidades. O meia Moraes...muito bom tecnicamente. No entanto pode e deverá render bem mais! Em relação aos atacantes, Giancarlo e Marcel vão brigar por uma vaga...no banco! Até porque entendo que Lins, Cassiano e Wéllington Paulista serão mais usados no time principal. Sintetizando...o acréscimo técnico é iminente e se faz necessário para que o Criciúma alcance seus objetivos na temporada.

quinta-feira, 27 de junho de 2013

Não consigo torcer contra!

O mundo mudou muito e os pensamentos, por conseqüência, também! O nacionalismo é um sentimento cada vez menos identificado entre os brasileiros. Por quê? Não sei! Não conheço nenhum motivo ou resposta convincente. Mas a verdade é que, com o passar dos anos, o sentimento de amor pelo que “é nosso” fica cada vez menor. Depois do advento da internet... as tais redes sociais...diversas maneiras de agir e pensar estão cada vez mais expostas. Conheço pessoas que, por exemplo, são de Criciúma, nasceram e se criaram aqui...e não gostam do Criciúma E. C. Assim é também em outras cidades. Situação idêntica ocorre também com a seleção brasileira de futebol. Há quem goste...vejam só...da Argentina e não do Brasil! Existem também os que preferem o Flamengo, o Corínthians, o Inter...e Criciúma, Avaí ou Figueirense...nem pensar! Sei que a democracia impera e que cada um torce pra quem quer ou tem suas preferências. Masss...com muito orgulho...bato no peito e digo que sou de outro tempo! Em hipótese alguma e em qualquer situação consigo “secar” o que é da minha cidade, meu estado ou meu país! Seja no campo esportivo, econômico, político ou administrativo. Quero duplicação da 101, via rápida, aeroporto, Hospital Sta. Catarina em boas condições, ruas e estradas transitáveis, melhor qualidade de vida...tudo aqui pro “esquecido” Sul, onde nasci, cresci e vivo há 51 anos. Assim é também com o futebol: Criciúma...Brasil...sempre!!! Contra o próprio patrimônio? Não...nunca! Parece coisa de doido...!! E...não trata-se de ufanismo. É sentimento de amor próprio mesmo!

quarta-feira, 26 de junho de 2013

Brasil 2 x 1 Uruguai...um típico clássico!

Foi um jogo bem do tipo que estamos acostumados a ver aqui na América do Sul. O Brasil fez um à zero, gol de Fred...bem a seu estilo. O Uruguai empatou...depois de falha da defesa brasileira. E, aos 40 minutos, bola de Neymar em escanteio, o goleiro Fernando Muslera errou no tempo de saída do gol e o volante Paulinho jogou de cabeça pra decretar a quarta vitória brasileira na Copa das Confederações. Vale destacar que os uruguaios perderam um pênalte mal cobrado por Diego Forlán que Júlio César defendeu quando a partida ainda estava zero à zero. Aliás, sobre a penalidade, inadmissível a atitude do zagueiro David Luiz ao segurar Lugano, cometendo a falta dentro da área. Masss...o Uruguai marcou muito forte e valorizou bastante a vitória do Brasil. A nossa seleção, por sua vez, não jogou um bom futebol mas, mesmo assim, mereceu vencer. Quase 60 mil pessoas viram a vitória brasileira no Mineirão enquanto outros tantos tiveram enfrentamentos com a polícia no entorno do estádio. Agora é tudo no Rio de Janeiro, domingo(30), as 19 horas, no Maracanã pra...quem sabe...ver novamente um título do futebol brasileiro! Huummm...aguardemos!!
Fred corre para abraçar Júlio César. Seleção brasileira comemorou muito vitória sobre o Uruguai.

segunda-feira, 24 de junho de 2013

Brasil x Espanha?

Quem acompanha e gosta de futebol está, claro, de olho na Copa das Confederações. E diante do que observamos até agora...só deu a lógica. É só puxar pela memória e lembrar das apostas antes do começo do torneio. Mas, também, nada que fuja da obviedade! Numa chave em que se enfrentavam Brasil, Itália, México e Japão...ficou fácil jogar fichas nos dois primeiros. No outro grupo as maiores propabilidades de classificação recairiam sobre Espanha e Uruguai, contra Nigéria e Taití. Então...depois de doze jogos os quatro melhores e favoritos conquistaram vaga à fase semifinal. O Brasil pega o Uruguai e a melhor do mundo, hoje, a seleção da Espanha, enfrenta os italianos. Sei que são dois clássicos do futebol mundial. Aliás, rivalidade bastante acirrada em ambos os jogos. Brasileiros e uruguaios já protagonizaram grandes partidas...verdadeiros duelos! Situação não diferente para Espanha e Itália que, inclusive, decidiram a última edição da Eurocopa, com vitória de Iniesta e cia. por 4 à 0! Mesmo assim, ainda acredito que vamos ter a final mais esperada: Brasil e Espanha. E, em se confirmando tal previsão, será uma ótima chance para que a nossa seleção consiga resgatar o prestígio perdido há um bom tempo. Estamos na expectativa...mas sempre com a ressalva de que o mais importante mesmo será ganhar a Copa ano que vem...!!!
Tradicional camisa amarela poderá "pesar" e fazer diferença em reta final na Copa das Confederações.