sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Que varredura, hein??!!

Daquelas!! O Criciúma tomou decisões importantes no que diz respeito a seu Depto. de Futebol. A primeira delas e, talvez, a que chame maior atenção está relacionada à saída do diretor de futebol, Cláudio Gomes. Ou melhor...uma espécie de remanejamento! Afinal, Cláudio não se afasta do Clube. Apenas retorna para sua antiga função, dirigindo a área de marketing. Segundo informações, Cláudio Gomes deixa o futebol porque quer! Tenho conversado com ele que me garantiu reconhecer erros cometidos e devidamente assumidos! Sua passagem pelo setor mais importante do Clube não foi das mais felizes! Com o tempo e vivenciando o meio, talvez retorne um dia com chances de reparar o prejuízo da queda pra Série B. Importante frisar que, Cláudio Gomes não é o único culpado de tudo o que aconteceu de ruím! Entretanto, a maior parcela de responsabilidade fica com ele que, afinal, comandava o referido departamento! Sai do futebol e volta pra área comercial afim de buscar novos apoiadores e parceiros que possibilitem maisrecursos financeiros. Afinal, a grana prevista pra 2.015 tende a ser bem mais curta do que a deste ano!! Assim, Raimundo Queiroz, o novo executivo do futebol, arregaça as mangas e começa, efetivamente, a trabalhar!

O novo dirigente também anunciou a saída de Toninho Cecílio e seu auxiliar Paulo César. Ele dirigiu o time em 4 jogos: São Paulo, derrota por 2 a 1; Cruzeiro, novo revés...3 a 1; Grêmio...3 a 0 contra: e, Bahia, quando perdeu por 1 a 0. No Campeonato, consecutivamente, lá se vão 7 rodadas e em todas o Criciúma perdeu. As outras 3 derrotas ainda com o comando de Gilmar Dal Pozzo. Seu substituto, prá fechar o ano, Luizinho Vieira, técnico do time sub-20. E...o mais correto não seria a utilização de Wilson Waterkemper, que é o auxiliar??? Dentro do que penso, sim! De qualquer modo, Luizinho Vieira também merece receber tal oportunidade.

E..a outra decisão tomada por Raimundo Queiroz foi “dar férias” antecipadas para 13 atletas!! Obviamente que é um mero procedimento burocrático trabalhista, pois o Tigre não vai querer contar com os mesmos para a temporada do ano que vem. Pra quem ainda não sabe ou não leu aqui mesmo no criciumanews...ganharam o “bilhete azul”: o goleiro Galatto; os laterais Luiz Felipe e Cortês; os zagueiros Eli Sabiá e Gualberto; os jogadores de meio campo... Serginho, Rodrigo Souza, Rafael Costa, Matinêz, Higor, Róger Gaúcho e Paulo Báier; e o atacante Souza. Alguma surpresa? Nenhuma! Entretanto, faço uma ressalva em relação a Rodrigo Souza. O volante, emprestado pelo Cruzeiro, no meu entendimento, poderia ser tentado para a próxima temporada. Massss...o “sêo” Raimundo não entende assim! E...mais gente merece ser mandada embora! Entretanto, há ainda 3 jogos por cumprir na tabela do Brasileiro e não pode haver um desmanche total do plantel. Claro que alguns jogadores do time júnior poderão ser chamados para compor o grupo que vai jogar ainda essas partidas restantes, que servirão de despedida da Série A...por enquanto!!

Quem será o novo técnico do Criciúma...aquele a ser contratado para iniciar os trabalhos de 2.015? Por conhecer pouco da metodologia de Raimundo Queiróz, sinceramente, não sei qual caminho ele vai tomar. Eu gostaria que o Criciúma trouxesse pra cá um treinador experiente e com conhecimento para formar um plantel vencedor! Em 2.015 o Tigre vai encarar o Campeonato Catarinense, a Copa do Brasil e o Brasileiro da Série B. Sem dúvida que é uma questão de obrigação ganhar o Estadual, principalmente depois da vergonhosa participação na Série A nacional. E o desenvolvimento dos planos a serem executados deve ser gradativo, na minha opinião. A utilização de jogadores da base num campeonato regional é necessária. Assim, com o que sobrar deste ano, somando algumas e boas contratações, o Criciúma poderá se reformular para pensar seriamente num retorno à elite!!

Passarinho Arrepiado diz que aguça muito sua curiosidade tentar saber o que vai pretender e executar Raimundo Queiroz. Sua dita competência será posta à prova! Afinal, com o processo de transição já se iniciando começaremos a conhecer um pouco melhor o trabalho do novo homem forte do futebol no Criciúma. Ele terá imensa responsabilidade e sabe que, em hipótese alguma, poderá errar!! Então...esperanças renovadas para quem torce e gosta do Criciúma! E é tudo bem rapidinho, hein?! Acabando o Brasileiro, férias, pré-temporada e o Catarinense, dia 1º de fevereiro com o Tigre pegando o Guarani de Palhoça, no Heriberto Hülse.

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Raimundo Queiroz vai buscar atletas desconhecidos!

Sim! Para formar o plantel visando a temporada 2.015, o Criciúma sairá a caça de jogadores que não estão no cenário nacional...ou na mídia todos os dias. Até porque, existe uma tendência bastante forte de que a Série B do Brasileiro realmente “bata às portas” do Heriberto Hülse e, então, o patamar financeiro será outro. Isso, não quer dizer, entretanto, que o nível técnico tende a ser mais baixo. Aliás, não será muito difícil formar um grupo de jogadores que seja mais qualificado do que o atual! Alguma dúvida? Nenhuma...com certeza!!

Está claro que Raimundo Queiroz, o novo executivo do futebol, ficará responsável pela montagem do time para a próxima temporada. A ele caberá também contratar e formar a nova comissão técnica. Quem? Quais profissionais serão contratados? Sinceramente...os nomes devem estar sendo guardados à sete chaves! E há de se considerar que o Criciúma ainda está disputando uma competição e, de todo modo, continua alimentando chances de permanência na Série A...mesmo que remotíssimas!! Sendo assim, todos os que forem sondados e posteriormente acertados...com certeza, somente terão divulgação oficial após o término do Campeonato Brasileiro.  Masss...o “sêo” Raimundo já antecipou que gosta de resgatar jogadores e dar oportunidades para quem se destaca em equipes menores e, assim, prepará-los para utilização numa Série B e, quem sabe, também na elite do futebol nacional!

Teoricamente é um procedimento comum, normal e apropriado para a situação em que se encontra o Criciúma. Afinal, depois de uma campanha pífia e decepcionante durante toda a atual temporada, idéias e pessoas precisam se reciclar! A cada ano que passa o futebol se torna mais “jovem”. Ou seja, ficam cada vez menores os espaços para jogadores que priorizam a cadência ou são lentos demais! Vitalidade, força e correria predominam! Aquilo que víamos anos atrás...com toque de bola e alto índice técnico....só em vídeos que exibem momentos de saudade!! Hoje em dia, um bom time de futebol tem que aliar técnica razoável e excelente condicionamento físico. Conseguindo preencher tais requisitos, com toda certeza, as chances de atingir grande sucesso são bastante grandes!

E o Criciúma que joga contra o Bahia, nesta 4ª(18), 21 horas, no estádio Heriberto Hülse? Na relação de convocados, 4 jogadores que estão ainda sendo usados nas categorias de base, time sub-20: Dodi, meia; além de Kalil, Gustavo e Andrew que jogam do meio pra frente. Vou pro estádio esperando ver um Criciúma competitivo. Mesmo que a questão rebaixamento esteja praticamente consumada...gostaria de ver atletas comprometidos em campo! Afinal, ainda há 4 partidas por jogar e, obrigatoriamente, a honra e o profissionalismo de cada um deverão ser postos à prova! Também o nome do Clube e da instituição precisam ser preservados...certo?!

Contaram pro Passarinho Arrepiado que o Cláudio Gomes anda com dificuldades até pra sair na rua e se comportar normalmente como qualquer cidadão comum. Cláudio, que tem residência bem pertinho do estádio Heriberto Hülse, está sofrendo cada vez mais pressão de torcedores nas ruas e em redes sociais, principalmente. Até ameaças quanto à integridade física, pelo que me falou o Arrepiado, o diretor do Criciúma anda recebendo! Que coisa, hein? O que precisa ser entendido por Cláudio Gomes é que ele mesmo acabou chamando pra si toda a responsabilidade dos acontecimentos envolvendo o depto. de futebol, errou e, com tantas derrotas e decepções, é normal que o torcedor esteja revoltado! Como se sabe, o tempo é o melhor remédio pra muitos problemas! Então...vamos dar tempo ao tempo para que as melancias se ajeitem...esxtão compreendendo??!!

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Vem aí a transição pra 2.015!

Faltam quatro jogos para acabar o martírio de todos que gostam do Criciúma Esporte Clube! O sofrimento, principalmente do torcedor, é tanto que aponto 2.014 como um dos piores anos, se não o mais deprimente, de todos da recente história do Criciúma! Ano passado, pelo menos o Tigre foi mais tigre...ganhou o Campeonato Catarinense e, mesmo que à duras penas, conseguiu manter-se na Série A do Brasileiro. Ah...e ainda venceu o Estadual Júnior. Nesta temporada, entretanto, perdeu o campeonato regional, o sub-20 também, e está fazendo isso que estamos assistindo na competição nacional. Os responsáveis por tal “desastre” precisam ter consciência e, ao mesmo tempo, humildade para reconhecer que os erros cometidos por eles foram e estão sendo extremamente danosos à instituição Criciúma! Insisto que o presidente Antenor Angeloni é o maior culpado! Não posso isentá-lo de tal responsabilidade! Entendo que, se na minha casa as coisas não vão bem e eu mando, é porque não estou sendo competente para tal! Assim, o mandatário maior no Criciúma é o “sêo” Antenor...e, portanto, ele é quem deve dar explicações!!

Sei, entretanto, que o presidente da G. A. e do Criciúma tem seu jeito de administrar. Ele paga, e muito bem, pessoas para gerenciar o Clube e delas exige e cobra resultados. No atual organograma administrativo do Criciúma, Lédio Daltoé e Cláudio Gomes são pessoas de total confiança de Antenor. Sobre Cláudio Gomes, inclusive, está pagando altíssimo preço por ter pouco conhecimento do futebol e seus meandros. A ele está sendo depositada TODA a culpa pelo iminente rebaixamento do Criciúma para a Série B. Cláudio quis “abraçar” tudo, segundo alguns teria “fritado parceiros” que ele mesmo os contratou e não negou, em nenhum momento, que seja centralizador. Já que tem credibilidade total junto aos comandantes da G. A., precisa ser humilde, recuar e aprender mais pra poder dar a volta por cima! O diretor de futebol do Criciúma é dinâmico. Entretanto, tal dinamismo não apareceu ainda como homem forte do setor mais importante do Cube. Suas habilidades são reconhecidas na área de marketing. Insisto que, no futebol, Cláudio Gomes precisa instruir-se BEM mais!!

Com a chegada de Raimundo Queiroz talvez as obrigações fiquem mais divididas. Aliás, eu preferiria que os encargos para todo o processo de transição que obrigatoriamente necessitará ser feito, fiquem sob responsabilidade do novo executivo do futebol! E a ele, Queiroz precisa ser dada toda confiabilidade e autonomia afim de que faça a montagem da equipe de trabalho pra começar o próximo ano. Técnico, preparador físico e grupo de atletas...tudo com ele! Claro... com o crivo dos seus superiores!! E...será que ficou assustado, o Raimundo, com o que viu diante do Grêmio? Embora tivesse sido mais uma apresentação daquelas de deixar quem estava assistindo, horrorizado, imagino que sua experiência absorva isso sem maiores problemas. Raimundo Queiroz sabe o tamanho do “pepino” que pegou e o que terá pela frente!

O Passarinho Arrepiado compartilha da idéia que tenho em relação aos quatro jogos restantes do Campeonato Brasileiro...aqueles que faltam para o Criciúma. Quem terá seu contrato por acabar no fim deste ano e não interessa pra 2.015, que já seja mandado embora já! Pra que ficar esperando dia 8 de dezembro, quando terminar o Campeonato Brasileiro? Numa circunstância como essa e situação de rebaixamento quase confirmado, no que vai somar manter aqui quem não conseguiu corresponder a expectativa e tomará seu rumo daqui há menos de um mês? Então...antecipa a saída de quem veio e não rendeu, o que já vai significar o início das modificações obrigatórias para a temporada 2.015 que começa daqui há pouco mais de dois meses!!

segunda-feira, 17 de novembro de 2014

Vergonha nacional!!

E até mesmo internacional porque o jogo Criciúma 0 Grêmio 3 foi mostrado pra todo o mundo, com as redes de televisão a cabo. Gente! O que foi aquilo? Uma das piores apresentações do Criciúma em toda a atual temporada! Mas, por que afinal? O Grêmio, literalmente, deitou e rolou! O Criciúma,por sua vez, não se achou em nenhum momento da partida! Nada funcionou! A defesa esteve mal, o sistema de cobertura também, o meio-campo não se encontrou e o ataque foi, de novo, ineficiente! O resultado, eu não tenho nenhuma dúvida, rebaixa o Criciúma pra Série B de 2.015!

Bruno levou 3 gols, sem culpa em nenhum deles. Até fez outras duas boas defesas e, time que deixa o adversário chegar...chegar e chegar na sua área...claro que em algum momento a bola entra. Nota 6. Luiz Felipe, outra vez, jogou mal! Com atuação deprimente...reflexo, também, de seu mal comportamento extra-campo. Adora uma saídas e exagera na noite...o que acaba influenciando negativamente a parte física. Nota 2. Foi substituído por Paulo Baier que jogou do meio pra frente e também pouco produziu. Nota 4. Joílson talvez tenha passado o pior momento de sua, ainda curta carreira. Errou feio ao “dormir no ponto” quando da roubada de bola do atacante Dudú e a jogada que resultou no 1º gol do Grêmio. Inclusive, seu comportamento depois disso acabou também comprometido. Nota 3. Fábio Ferreira teve bastante dificuldade para tentar conter todo o sistema de ataque gremista. Nota 4. Cortês, pelo menos, se não foi brilhante, mostrou dedicação e mais espírito de luta do que os demais. Foi várias vezes ao ataque e à linha de fundo. Nota 6. Rafael Pereira, a exemplo dos demais do meio campo, esteve bastante atrapalhado e me parece ser mais útil como zagueiro. Nota 4. Martinêz teve rendimento discretíssimo e acabou substituído no intervalo. Nota 3. Entrou Maurinho que correu bastante, mas sua produção ofensiva, na parte técnica, quase inexistiu! Nota 3. João Vítor, que também precisa se cuidar mais fora de campo, não teve atuação comprometida. Foi pro sacrifício de jogar improvisado na lateral direita durante todo o 2º tempo. Nota 5. Da mesma forma, Cléber Santana voltou a jogar um futebol bem longe das suas reais possibilidades. Até errar passes...o que não é comum, ele errou mais do que o normal. Nota 4. Lucca procurou se movimentar nos dois lados do ataque. Entretanto, ficou muito mais na tentativa de chegar na área adversária do que, propriamente, na finalização de jogadas. Nota 5. E, Souza, isolado na frente, também muito pouco produziu. Não conseguiu dar um chute, sequer, a gol! Nota 3. No final, entrou Ricardinho pra fechar o meio e tentar ajudar a impedir mais gols do Grêmio. Sem nota.
Grêmio "treinou" no estádio Heriberto Hülse. Quase 10 mil pessoas viram a sexta derrota consecutiva do Tigre no Campeonato Brasileiro!
.
O técnico Toninho Cecílio deve estar apavorado! Três jogos, três derrotas! E o Criciúma, somando suas últimas 6 partidas, 6 derrotas!! Não sei se vai continuar para a temporada do ano que vem. Mas, se isso acontecer, muita coisa terá que ser mudada! O novo executivo do futebol, Raimundo Queiróz, também terá muito trabalho. Pra jogar contra Bahia, Flamengo, Sport e Corínthians entendo que possa ser colocado em campo um time sem boa parte dos que vem sendo usado. Aliás, entendo que os jogadores...aqueles que têm contrato por encerrar no fim do ano, que sejam mandados embora e, pra cumprir tabela...escalados aqueles que têm compromisso estendido para a próxima temporada. Pois, assim, já é uma forma de iniciar a transição pra 2.015!! Que coisa!!!