sábado, 27 de outubro de 2012

A sorte está sempre ao lado dos competentes!

Claro que foi com uma "pitada" de sorte... Mas, mesmo não jogando bem, o Criciúma mereceu ganhar do Guarani em Campinas neste sábado(27) por 2 à 1...e de virada! O jogo não foi de bom nível técnico. Entretanto, mesmo com baixo rendimento de ambos os times, o Criciúma foi quem pelo menos tentou ser mais efetivo. Assim, venceu a equipe que mais procurou a vitória. Pra efeito de atuação, abaixo...muito abaixo do esperado! Só que para a competição em si e os objetivos do Tigre, claro...resultado de extrema importância! Com as derrotas de Goiás e Vitória, o Criciúma retomou a liderança e voltou a depender só de si pra ser campeão. Douglas Leite foi titular em razão das dores musculares de Michel Alves e, por sentir câimbras, acabou substituído pelo próprio Michel...coisas do futebol. Mas tanto um quanto outro estiveram bem. Éric estava posicionado de forma errada no gol do Guarani...não fez um bom jogo. Matheus e Nirley, sem grande atuação, não comprometeram. Márlon se destacou num time que foi pobre em qualidade. França correu muito e penso que marcou errado. Diego Oliveira, dentro das suas limitações, não jogou mal. Giovâne Augusto se movimentou bem, principalmente no 1º tempo. Kléber não estava bem e Paulo Comélli o substituiu pelo "predestinado" Lins que fez o gol da vitória, aos 47 minutos do 2º tempo! Rodrigo Tiuí também deixou a desejar, cansou...até que André Gava entrou em seu lugar e rendeu mais. E, sobre Zé Carlos, não fez grande partida mas marcou outro gol, o 25º dele na competição. O momento é de muita empolgação e certeza do acesso!!!
Artilheiro Zé Carlos comemorando seu 39º gol na temporada, o 1º da vitória do Tigre por 2 à 1 em Campinas, diante do Bugre.

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Rodrigo Tiuí é a principal novidade...

...no time do Criciúma que joga contra o Guarani neste sábado(27) em Campinas. Vamos ao time: Michel Alves; Éric, Matheus, Dalton ou Nirley e Márlon; França, Fransérgio, Kléber e G. Augusto; Rodrigo Tiuí e Zé Carlos. Paulo Comélli recebeu "ok" do Depto. Médico em relação a Fransérgio e Kléber e os dois devem começar a partida como titulares. Entendo que os nomes escolhidos pelo treinador são "apenas" partes integrantes de todo um processo que objetiva mudança de comportamento em relação ao jogo com o Baruerí. Aliás, esta deve ser a principal meta do Criciúma! Ou seja, o aspecto motivacional e competitivo, obrigatoriamente, terá de ser diferente! Perder jogos é normal...não há invencíveis! Mas, sendo o primeiro e levar 4 à 0 do "lanterna" é quase inadmissível! Fiquei sabendo que houve reivindicação do grupo de jogadores no sentido de "rever" bichos e premiações para esta reta final de competição, assunto que teria sido abordado antes de terça passada. O diretor de futebol, Waldeci Rampinelli, veio até a imprensa e garante que tudo já foi acertado. Inclusive, com acréscimo sobre os valores inicialmente propostos. Assim, com "grana acertada" e devidamente concentrado não há motivo para que o Tigre não seja Tigre em Campinas! Cerrrto? Esxtão compreendendo??
Estádio Brinco de Ouro da Princesa, em Campinas, onde o Criciúma terá de mostrar mais futebol para ganhar do Guarani.

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

O risco de lesão muscular pode...

...tirar dois jogadores do Criciúma para a partida contra o Guarani, em Campinas, neste sábado(27). O meia Kléber está com dores na coxa esquerda e o volante Fransérgio, avaliado pelo Depto. Médico, tem probabilidade para sentir alguma contusão, à partir de exames realizados. Além destes, o zagueiro Ozéia não joga por causa de suspensão e o atacante Gilmar está perdendo a titularidade. Assim, o técnico Paulo Comélli acena com a possibilidade de escalar Dalton ou Nirley na zaga; Diego Oliveira na vaga de Fransérgio; André Gava na de Kléber; e, Rodrigo Tiuí "roubando" o lugar de Gilmar. Dentre todas essas possibilidades, entendo que Dalton merece oportunidade pois com a dupla Matheus/Nirley a defesa do Tigre falhou bastante e tomou muitos gols! Sobre a possível saída de Fransérgio, Elias penso que seja a melhor opção. Quanto ao substituto de Kléber, só tem André Gava. E, a saída de Gilmar...plenamente compreensível pois seu rendimento foi muito abaixo do esperado contra o Baruerí. Assim, Rodrigo Tiuí recebe nova chance.
Mudando o assunto, dirigentes, com. técnica e jogadores se reuniram e acertaram premiações para o restante do Brasileiro. Quantia "x" para o acesso e "y" se conquistar o título. O assunto já vinha sendo discutido desde antes do jogo contra o Baruerí e, finalmente, tudo ficou resolvido. Hummm...sei...!

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Momento de calma e reflexão!

Assim entendo que devem proceder os jogadores e a comissão técnica do Criciúma E. C. Claro que a derrota para o Baruerí deu um susto danado em todos que gostam e simpatizam com o Tigre. Entretanto, insisto que não há motivos para maiores preocupações! Talvez o fato de, em duas horas, ver o Criciúma cair da primeira para a terceira colocação tenha, de certa forma, causado algum impacto junto ao torcedor. Mas as projeções ainda são de muito otimismo...pelo menos penso assim. Restam seis jogos pra ganhar pelo menos dois(na pior das hipóteses) e confirmar o acesso!
.
Os "torcedores" que cometeram delitos no jogo contra o Baruerí foram devidamente punidos pela Justiça. Um cambista com iniciais J. M. C., flagrado pela polícia, teve de pagar 150 reais à título de prestação pecuniária para ser liberado. Já o adolescente M. C. de O., por ter arremessado uma garrafa plástica ao gramado, está impedido de ver jogos do Tigre no H. Hülse pelos próximos três meses. Durante este período, em cada horário das respectivas partidas, J. terá que permanecer na Delegacia. O mesmo ocorre com E. de S., o torcedor que jogou um rádio no campo de jogo. Só que este último por um período de seis meses. Justiça feita!

terça-feira, 23 de outubro de 2012

"Um coice que nos pegou no queixo!"

Esta foi uma das frases do diretor de futebol, Waldeci Rampinelli, ao comentar a derrota do Criciúma para o Grêmio Baruerí na noite desta 3ª feira(23), pela 32ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B, por 4 gols à 3. O Criciúma não fez um bom 1º tempo, reagiu tarde e acabou sofrendo a segunda derrota em casa na competição. O sistema defensivo abusou de falhar! O 1º gol marcado logo no comecinho do jogo pelo time do Roberto Cavalo surpreendeu a todos no Heriberto Hülse. Até os 3 à 0 ainda haviam controle emocional e certo padrão tático. Mas, à partir do 4º gol feito pelo tal de Rafael Chorão, o Criciúma mostrou desequilíbrio quase que total! O Tigre demorou muito pra acordar e agora já não depende mais só de si para chegar a conquista do título. Quanto ao acesso, entendo que tal objetivo não corre risco de deixar de ser alcançado pois ainda faltam seis jogos! Michel Alves poderia ter saído p/ cortar o cruzamento no lance do gol de Alex Lima. Os laterais Éric e Márlon fizeram bom jogo. Matheus e Ozéia falharam individualmente. França correu muito e jogou pouco. Fransérgio, de baixa produtividade, poderia ter sido substituído. Não foi! Kléber, o melhor em campo, pelo menos acabou premiado com um gol no dia de seu aniversário. Giovâne Augusto não merecia substituição. Gilmar pareceu estar disperso. E Zé Carlos, à exemplo da grande maioria, não conseguiu ser efetivo e jogar bem. Sábado(27) tem o Guarani em Campinas e, mesmo com o que vimos contra o Baruerí, considero o Criciúma favorito!

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Em 31 rodadas do Brasileiro da Série B...

...ninguém ficou em todas como integrante do G-4 a não ser o Criciúma! Prá quem gosta de detalhes, foram 14 na liderança, 15 em 2º, uma em 3º e mais outra em 4º. Os números mostram que ninguém merece mais o acesso do que o Tigre! E, todos sabemos..é uma questão de tempo p/ termos a certeza de que em 2.013 o Criciúma será o único representante do Estado na elite do futebol nacional. Com 65 pontos e faltando 7 rodadas, dentre as quais 4 jogos serão em casa e outros 3 fora...acrescentando ainda que os adversários longe do Heriberto Hülse(Guarani, América-RN e Avaí) não aspiram muita coisa na competição, pois não correm risco de rebaixamento e nem têm chances de subir...convenhamos que "carimbar" passaporte p/ a Série A é só esperar um pouquinho! Quem acompanha meu trabalho desde os tempos de repórter lembra que sempre defendi o domínio do interior em relação ao futebol da Capital. E não é uma questão de bairrismo! Lembro a quem possa interessar que, em nível nacional, a conquista da Série C por parte do Avaí, no fim da década de 90; e, uma boa participação do Figueirense no Brasileiro de 1.975(alguns nem lembram disso!) e em 2.011, são os maiores feitos da dupla de Floripa. Sobre o futebol do interior, historicamente, sempre dominou em Santa Catarina. É só olhar, lembrar e rememorar o que fizeram Metropol, Joinville e principalmente o Criciúma! E nem precisa destacar o que eles já fizeram...não é mesmo? Alguém tem coragem de discordar?
Foto "nostalgia" do último título nacional do Criciúma em 2.006, no jogo contra o Vitória-BA, dia 26/11...deu Tigre 6 à 0!