sábado, 22 de fevereiro de 2014

O novo técnico não será uma aposta!

Ele precisa ter experiência e bagagem para comandar um plantel recheado de jogadores rodados...entenderam bem? Trazer um técnico que está em busca de espaços e maior projeção não é a melhor solução para o atual momento do Criciúma. O grupo do Tigre é formado por profissionais da bola que já passaram em diversos clubes. Alguém que saiba ter domínio no vestiário e que mostre competência pra poder fazer o time jogar, algo não visto com Ricardo Drúbscky. Dizer que os dirigentes do futebol não podem errar é bater na mesma tecla! À medida que o tempo passa a exigência é maior! Assim, o caminho para acertar fica mais estreito e é nessas horas que tem de aparecer capacidade e conhecimento. Nomes? O leitor...o torcedor adora especular. Nós também! Então... partindo da idéia de que o Criciúma está na busca de um técnico conhecido, experiente e desempregado, começamos por Vágner Mancini. Está no “trecho” desde 1.999 e já trabalhou em clubes como Grêmio, Santos, Vasco, Cruzeiro e Atlético Paranaense. Pesa a seu favor, por aqui, a preferência da torcida e o fato de já ter trabalhado com Paulo Báier , o capitão do time e jogador mais qualificado do atual plantel. Cristóvão Borges não tem tanta rodagem, passou só por Vasco e Bahia. Em São Januário carregou o mérito de manter o time por 48 rodadas no G-4 do Camp. Brasileiro de 2.012. Tem também Jorge Luís da Silva, o Jorginho “Cantinflas” que jogou muito tempo na Portuguesa e já treinou, entre outros, a própria Lusa, Bahia, Palmeiras e Ponte Preta. No Canindé, foi campeão brasileiro da série B em 2.011. Mais um nome...Jorge de Amorim Campos, outro Jorginho, esse ex-auxiliar de Dunga na Seleção Brasileira com um bom trabalho recente realizado na Ponte Preta, vice campeã da Copa Sul Americana de 2.013. E o Hélio dos Anjos? Também é bom profissional. Foi cogitado várias vezes pra trabalhar no Criciúma. É o mais experiente de todos estes que citamos. Grêmio e Vasco são os clubes de maior projeção em seu currículo. É bom! Mas faz tempo que não ganha um título importante! O último foi com o Goiás, em 2.009, campeão estadual. Por fim, nesta pequena “lista” de técnicos sem clube...coloco Guto Ferreira. A torcida do Tigre não é simpática à esse nome, nem eu! Mas o presidente Antenor Angeloni gosta do seu trabalho. Passou no Heriberto Hülse em 2.011 e, depois disso, realizou bons trabalhos no Mogi Mirim, na Ponte Preta e na Portuguesa. Pessoas mais próximas à ele dizem que entende da profissão! Minha preferência dentre os citados? Opção 1: Vágner Mancini; 2: Jorginho “Cantinflas”; 3: Cristóvão Borges.

sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

Decisão inteligente!

Sete jogos, três vitórias, três empates e uma derrota. Seis gols à favor, seis contra. Um aproveitamento de 57,1% e com o time em 3º lugar, na zona de classificação com 12 pontos. Esta a campanha, os números da curta passagem de Ricardo Drúbscky no Criciúma Esporte Clube. Lamento...mas não deu certo!Eu mesmo defendi a permanência de Drúbscky há algumas semanas atrás. Mas o tempo foi passando e ele mesmo mostrou estar incapaz de fazer o time produzir um bom futebol dentro de campo. Não discuto a competência do profissional Ricardo Drúbscky. Só que aqui não conseguiu conquistar a confiança de dirigentes, imprensa, torcedores e até dos próprios atletas! A situação estava insustentável e não restou outra alternativa senão demitir o treinador e seu auxiliar Alexandre Pinto. Curiosamente, o diretor de futebol Cláudio Gomes anunciou que Luizinho Vieira, técnico do time júnior, foi chamado para comandar o time nas duas partidas desta fase do Campeonato Estadual, respectivamente contra Juventus e Atlético. Por que não o Wílson Vaterkemper que é o auxiliar indicado pelo Clube para o depto. de futebol? Wilsão já vem trabalhando e acompanhando os atletas da equipe principal. Luizinho é da base e não tem a mesma convivência. De qualquer modo, a decisão da direção em relação à mudança no comando técnico foi acertada. O Tigre vai classificar, sim, e o novo técnico chegará pra dirigir o time no quadrangular da segunda fase e, quem sabe, arrancando de vez para a conquista do bicampeonato. E...mais que isso...preparar o Criciúma que vai jogar a Copa do Brasil e o Camp. Brasileiro. Esses serão os desafios do próximo treinador! Nomes? Báhhh...vários! Tenho predileção por Vágner Mancini. Massss...Sidney Moraes, Guto Ferreira, Jorginho, Sérgio Guedes e outros tantos começam a “pipocar” nos bastidores do Heriberto Hülse. Não sou favorável à vinda de técnicos ditos emergentes. À distância acompanho com aprovação o que tem feito Hémerson Maria, no Joinville; e, Pingo, no Brusque. Entretanto, entendo que para o momento cabe mais um profissional experiente, de bagagem e que seja entendido pelo grupo de jogadores!!
O diretor de futebol, Cláudio Gomes, aos poucos vai tomando conta de todos os setores do Criciúma. Seu poder político, interno, é bastante considerável. Além disso, tem confiança total do presidente Antenor Angeloni e é o tipo do “manda chuva” que atropela quem se meter no seu caminho. Como responsável pelo principal setor do Clube, o futebol, acertou na contratação dos jogadores mas errou ao optar por Ricardo Drúbscky. Reparo feito em tempo... não pode falhar de novo!!
Luizinho Vieira terá oportunidade para mostrar seu trabalho em dois jogos.



quinta-feira, 20 de fevereiro de 2014

Filme repetido.

Foi o que vimos por parte do Criciúma no empate, 1 à 1, com o Marcílio Dias. Ou seja, situações já observadas anteriormente…time todo atrapalhado em campo e um treinador que continua sem mostrar sua competência. Lá se foram 7 jogos e o Criciúma permanece muito bagunçado tática e coletivamente. E, pelo tempo de trabalho, já era pro Criciúma ter apresentado um futebol mais consistente e objetivo. Por hora há insistência dos dirigentes para que Ricardo Drúbscky fique no cargo. Sigo com a convicção de que mudar a comissão técnica agora é pensar lá na frente para que não haja arrependimento futuro! Sobre a atuação individual dos jogadores do Tigre…Galatto teve pouco trabalho e não comprometeu. Eduardo novamente ficou bem abaixo do que pode render. Ronaldo Alves não jogou bem. Foi sua pior atuação! Acabou expulso com justiça. Sobre Escudêro…novamente confuso. Estou desacreditando cada vez mais em sua capacidade! O lateral Éverton procurou bastante o jogo. Mas só vontade não é suficiente. Ainda tá devendo! No setor de meio campo, João Vítor foi o único que se “salvou”. Maylson jogou como segundo volante. Penso que deveria ser usado mais à frente onde sua qualidade aparece mais. Ricardinho luta muito e parece ser mais um sacrificado no esquema de Drúbscky. E o Báier? É bom…mas sabe-se que pode e deve jogar mais! Lucca fez o gol e, no mais, pouco rendeu. E, Lulinha, apesar de boa movimentação, tecnicamente produziu pouco. Foram utilizados ainda Fernando Karanga, Thiago Humberto e Gustavo. Este foi mais efetivo que os demais. Em outras oportunidades o Criciúma jogou mal, mas conseguiu resultado. Desta feita…não!!
O Tigre termina a sétima rodada em 3º lugar na tabela. Em 7 jogos, o time do Drúbscky  ganhou 3, empatou outras 3 partidas e sofreu uma derrota. O ataque fez 6 gols e a defesa levou outros 6. Aproveitamento de 57,1%. Mais dois jogos…Juventus em Jaraguá, Atlético no Heriberto Hülse. Minha projeção é de que, mesmo com todos os problemas, o Criciúma classifica como 2º ou 3º colocado.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

O Brasil pediu a Copa!

A FIFA não ofereceu a Copa do Mundo ao Brasil. Foi o Brasil quem se candidatou! Lembram a festa que fizeram o então presidente Lula e o Pelé quando da confirmação do Mundial pra cá? Pois é! Na época, outubro de 2.007, as manifestações contrárias eram bem tímidas. O tempo passou, foi e está sendo gasto MUITO dinheiro...uma penca imensa de superfaturamento, alguns estádios que não estão prontos e talvez nem fiquem “no capricho” como manda o “figurino”, obras no entorno das praças esportivas que foram encomendadas e não concluídas e outras até nem começadas, melhorias em aeroportos que estão ficando pelo caminho... enfim, vários motivos que provocaram e ainda instigam parte da população contra a realização do evento. Uma coisa é uma coisa...outra coisa é outra coisa!! Ou seja, entendo que a Copa pode ser, sim, no Brasil! E não venham me dizer que o dinheiro da Copa iria pra saúde, educação, infraestrutura...etc. Por certo gastariam com outras coisas e talvez os desvios fossem ainda maiores. Ou alguém acredita que sem Copa o Brasil estaria nos trilhos... corrupção zero, com classe política sem maracutaia e interesses somente no bem estar da população?? Claro que não!! Com ou sem Mundial o Brasil sempre foi, é e talvez continue sendo por muito tempo um país onde o que é ilícito, política e administrativamente, determina a conduta de seus governantes. E...quanto aos atos de violência que vimos durante a Copa das Confederações e aqueles já prometidos para junho, sou radicalmente contra! Protestar sim, violência e desordens, nunca!! As forças de segurança precisam ir pra rua afim de garantir o bem-estar da população. Se houver quebra-quebra as providências precisam ser tomadas de forma bastante enérgica!!
Os três jogos deste meio de semana pelo Campeonato Catarinense podem nos dar maior projeção em relação a um ou dois classificados para o quadrangular. Se os que jogam em casa vencerem darão passos largos em busca da próxima fase. Assim, a classificação depois de fechada as rodadas 2 e 7, teria Criciúma em 1º, Brusque em 2º, Metropolitano em 3º, Figueirense em 4º. Iríamos para as duas últimas rodadas com esses dependendo só de si pra confirmar vaga. Já imaginaram?

terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

Marquinhos é bom...mas desleal!

Ninguém duvida da qualidade técnica do meia Marquinhos que hoje joga no Avaí. Com 32 anos e virtudes apuradas, o jogador tem se constituído numa das principais figuras do futebol catarinense nas últimas temporadas. Lá pelos idos de 99/2.000, começo da carreira, já se notava seus atributos. Pra quem não sabe, Marquinhos atuou em grandes times do País como Flamengo, São Paulo, Atlético Mineiro, Santos e Grêmio. Andou no exterior...Bayer Leverkusen. Mas a sua casa é mesmo a Ressacada! Esta é a quinta vez que passa pelo Avaí. Ano passado recusou convite do Criciúma para jogar aqui. Alegou compromisso assumido com o então presidente João Nílson Zunino. Marquinhos foi responsável por uma entrada maldosa no joelho do lateral Wéllington, do Criciúma, num jogo entre Tigre e Leão, em 2.009. O atleta tricolor teve de ficar afastado do futebol por 6 meses! Pois, no último fim de semana, Marquinhos novamente se envolveu em confusão e acabou expulso da partida entre Figueirense e Avaí, pelo Estadual. O atleta avaiano deu um sôco no atacante Éverton Santos, do adversário, e pode ser punido com até 12 jogos de suspensão! Será??? Aliás, sobre o Tribunal de Justiça Desportiva de Santa Catarina, dentre tantos absurdos já vistos no referido órgão, lembro de uma...início dos anos 90 e o Criciúma mandava e desmandava no futebol catarinense. Pois num jogo, no estádio Orlando Scarpélli, vencido pelo Criciúma diante do Figueirense, o então bandeirinha(se denominava assim na época) Roque Bonemberger levou uma pedrada na testa atirada por um torcedor da arquibancada, quando se dirigia para o vestiário. A pedra causou ferimento tanto que no 2º tempo o árbitro reserva teve que substituí-lo. Pois no T.J.D. o Figueirense conseguiu “provar” que Bonemberger, na “verdade”, não havia sido atingido por uma pedra e sim, batido com a cabeça numa laje na entrada do túnel!! Arghhhh...!!!
Marquinhos, ao centro na foto, foi covarde e agrediu por trás o atacante Éverton Santos(caindo). Alguém precisa dar um basta pra ele!!

segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Vitória justa...time devendo!

Assim dá pra sintetizar a vitória do Criciúma sobre a Chapecoense: 2 à 1. De novo...no sufoco! A corda continua no pescoço do técnico Ricardo Drúbscky. Aliás, antes do jogo, já havia emitido opinião em relação ao que penso sobre o treinador do Tigre. Nada contra a pessoa...o homem Ricardo Drúbscky. É bom profissional, tem lá suas virtudes...mas não encaixou no Criciúma! Acho que insistir c/ ele é prorrogar algo que os dirigentes podem resolver já! Não acredito que as coisas vão melhorar à ponto de que o trabalho da atual comissão técnica tenha continuidade. De qualquer modo, mesmo sendo desorganizado, o Criciúma venceu e está na zona de classificação. Galatto teve pouquíssimo trabalho. Eduardo outra vez apoiou pouco e ficou preso, principalmente depois que entrou Fabinho Alves no adversário. Ronaldo Alves e Rafael Donato estiveram bem, sabendo controlar os bons atacantes da Chapecoense. Quanto a Éverton, novamente ficou muito abaixo do que pode render ofensivamente um lateral e também dá mostras de que não tem bola pra ser titular no Tigre. O trio do meio, Serginho, João Vítor e Ricardinho rendeu dentro da expectativa. Serginho fez o gol da vitória; João Vítor, o melhor em campo; e, Ricardinho com boa movimentação, foi substituído sem necessidade pelo treinador. Sobre Paulo Báier, ele sabe que tem de melhorar...e vai! Mesmo assim, continua sendo bastante útil. No jogo, cobrou o escanteio do 1º gol e teve participação também no 2º. Lucca continua não jogando bem. Volto a dizer que precisa jogar mais a frente. E...Lulinha fez um bom 1º tempo, inclusive, marcando bonito gol de bicicleta. Caiu de produção na 2ª etapa. Usados ainda Maylson, Fernando Karanga e Gustavo, e o artilheiro da Copa São Paulo foi o mais efetivo. Bom resultado...mas sem futebol convincente, de novo!
Foi de bicicleta o 1º gol do Criciúma contra a Chapecoense. Na foto aparecem Paulo Báier, Rafael Donato, Lulinha e Ronaldo Alves.

domingo, 16 de fevereiro de 2014

Criciúma pressionado!

É o que se apresenta para o Tigre neste jogo com a Chapecoense. Aliás, a pressão está sobre o time em campo pela obrigação de vencer afim de voltar à zona de classificação no Estadual e também em cima do técnico Ricardo Drúbscky...até pela continuidade do seu trabalho! Sim...porque eu não tenho dúvidas de que se o Criciúma não ganhar da Chapecoense o treinador vai perder o cargo! Se antes havia uma imposição externa, vinda principalmente de torcedores, agora os próprios dirigentes também estão reconhecendo que talvez Drúbscky não tenha condições de fazer a equipe jogar e convencer. Sem dúvida alguma, o jogo com a Chapecoense é de vida ou morte...para o treinador! Para o time um insucesso diante do Verdão ainda não “mata” o Tigre no Campeonato. Afinal, restarão 3 partidas, sendo duas em casa! Quanto a rodada neste fim de semana, ela já vai nos dar uma idéia de quem poderá, realmente, brigar por vaga no quadrangular da segunda fase. O Joinville já ganhou do Atlético. Em Blumenau, o Metropolitano pega um Brusque em evolução e, de certa forma, surpreendendo positivamente sob o comando do ex- volante Pingo. Empate é o meu palpite. Marcílio Dias x Juventus é confronto mais modesto pois ambos querem sair das últimas colocações. Aposto no “rubro-anil praiano”. Na Capital, o clássico deles...com momento melhor do Figueirense. Será a briga do líder contra o lanterna. O Avaí ainda não se achou na competição e precisa de recuperação urgente. Não aponto favorito. E, no Heriberto Hülse, jogo de pressão total pra cima do Criciúma que precisa ganhar da Chapecoense. Vou de coluna um ou do meio.