sexta-feira, 14 de outubro de 2016

Série A do Campeonato Brasileiro cada vez mais “quente”!!

No meio de semana foi de “roer” as unhas!! Pra quem gosta de emoção, não há dúvida de que ainda vai sobrar muita nas rodadas restantes da competição. Está claro que ou Palmeiras, ou Flamengo ...um dos dois ficará com o título deste ano! E também é evidente que Atlético Mineiro e Santos brigarão pela 3ª posição na tabela, garantindo, assim, uma vaga na fase de grupos da Taça Libertadores. Até porque, pra quem ainda não entendeu as modificações efetuadas pela Conmebol, só os três primeiros entram jogando nas chaves sorteadas. Os outros três, respectivamente 4º, 5º e 6º colocados irão pro “mata-mata”, a chamada pré-Libertadores. Assim, dentro do que tenho observado e penso, quem “sobrar” de Atlético e Santos, se juntará a Botafogo, Fluminense, Grêmio, Atlético Paranaense ou Corínthians. Restam oito jogos pra cada um desses times e qualquer tropeço pode ser fatal para as pretensões de cada um!!

O clássico Fla-Flu protagonizou uma das maiores polêmicas, até o momento, no Campeonato Brasileiro. Eram 39 minutos da 2ª etapa de um jogo bastante disputado, vencido pelo rubro-negro por 2 a 1. Ocorre que, naquele instante, em bola cruzada pra área o zagueiro tricolor Henrique desviou de cabeça pro fundo das redes... teoricamente empatando o confronto. Pois, o jogo teve 13 minutos de paralisação porque o assistente Émerson Augusto de Carvalho, corretamente, assinalou impedimento...invalidando a conquista do Flu. Só que o árbitro Sandro Meira Ricci(no centro da foto), que por sinal está filiado à Federação Catarinense de Futebol, confirmou o gol! Uma confusão generalizada se estabeleceu e, depois de muito bate-boca envolvendo atletas, integrantes de comissões técnicas e dirigentes das duas equipes, além de membros da arbitragem, o gol foi anulado!! Há suspeita de que as imagens da televisão tenham influenciado na decisão final do árbitro, prerrogativa não permitida, ainda, no futebol!! De qualquer modo, a arbitragem acabou optando pelo correto, pois o jogador do Fluminense estava realmente em posição ilegal!! O equívoco maior, entretanto, foi de Sandro Meira Ricci que deveria ter confiado na marcação do seu auxiliar!!

E...na parte de baixo da tabela?? Huummmm...quanta luta, hein?? Olhando para as posições de cada um na tabela, convenhamos que América Mineiro e Santa Cruz, respectivamente com 21 e 23 pontos, deverão ser rebaixados!! Só um “milagre”...um sonho daquele  quase impossível de virar realidade vai tirar mineiros e pernambucanos da Série B em 2.017! Massss...ainda tem duas vagas no Z-4!! Figueirense e Internacional têm jogos bastante complicados, na sequência, e se não reagirem bem rapidamente, também poderão se juntar a América e Santa Cruz. Vale frisar que Sport, Vitória, São Paulo, Coritiba e Cruzeiro também correm riscos!!

“Ô Gilberto...meu abraço de fim de semana vai para um eterno ídolo do Criciúma E. C. Me refiro ao Sr. Vitalino Adolfo Barzotto, o Grizzo! Dentro do “mundo” que viveu o Criciúma na época áurea de 1.989 a 1.992, ele poderia, sim, ser chamado de craque! Era, como se dizia nos bons tempos, a “cabeça pensante” daquele timaço inesquecível campeão do Brasil!! Hoje, com 53 anos, é auxiliar-técnico no mesmo clube que o projetou: o Criciúma!! No começo desta temporada, treinava o time júnior e ao ver tantos jogadores fazendo testes, limitados...com bolas batendo em canela, dominando e cruzando mal...pegou um colete e foi jogar dizendo: “Olhem! É assim que se faz!!!”. Grande Grizzo!! Sabedoria pra jogar futebol nunca lhe faltou!! Merece meu grande e forte abraço!!”

quinta-feira, 13 de outubro de 2016

Dizem que jogou mais que Pelé!!

Não sei...não acompanhei a carreira dele com detalhes. Mas, alguns que integram a galera bem das antigas garantem que Garrincha jogou mais que Pelé!! Eu não acredito em tal afirmação, embora respeite quem ache ou pensa desta forma. Vi Pelé jogar a partir de 1.969...lembro até do milésimo gol, contra o Vasco, no Maracanã. Na verdade, já peguei quase o fim da carreira do maior de todos os tempos. Sobre o sr. Manuel(é com “u” mesmo) Francisco dos Santos, o Garrincha, lembro de um jogo festivo no Maracanã, por sinal, feito pra arrecadar recursos em razão dos problemas que ele mesmo tinha com o álcool. Garrincha morreu em 20 de janeiro de 1.983 aos 49 anos. Deixou saudades como todo verdadeiro craque que passou pelo mundo do futebol! Se jogaria hoje? Claro que sim! Com as modernidades existentes na forma de preparar um atleta, imaginem o que fariam ele e Pelé!! Com certeza...os marcadores adversários teriam muito mais trabalho para parar a dupla! Boas lembranças!!
Às vezes paro pra pensar e me questiono sobre o que provoca mais nostalgia no futebol? Reflito e chego à conclusão de que quase tudo no futebol dos anos 60/70/80 era melhor do que o dos dias atuais. A começar pela qualidade, o que se jogava antes não dá pra comparar com o que se vê hoje em dia. Eu não tenho NENHUMA dúvida em AFIRMAR que Ademir da Guia, Rivelino, Zico, Platini, Cruijff, Beckenbauer, Maradona, Bobby Moore, Ronaldo, Romário, Ronaldinho...e alguns outros jogaram BEM MAIS do que Iniesta, Neymar, Cristiano Ronaldo ou Messi. Não vai aqui um desmerecimento a estes últimos citados, em absoluto!! Hoje, obviamente, eles são os melhores que temos! Representam a “nata” do que o futebol mundial tem de mais qualificado! Só que nenhum deles chega ao mesmo nível dos referidos anteriormente!!

Ei...Gilberto! E Pelé? E Garrincha? Sobre o “perna torta”...repito... não posso fazer muitas afirmações porque não o vi jogar durante o auge de sua carreira. Mas, quanto ao Edson Arantes, ora bolas! Ele foi o “cara”...disparado! Com toda a justiça, eleito o atleta do século XX e o maior e melhor jogador de futebol de todos os tempos!! Quem não viu ainda, que assista “Pelé, o rei eterno”. A produção é de longa metragem(2 horas e 5 minutos) e tem mais de 400 gols do ídolo. Lembrando que não é nem metade dos 1.284 que ele fez durante toda a carreira!!

Vi, em determinada oportunidade, um documentário apresentado no GNT onde os entrevistados falavam sobre o melhor jogador do mundo. Na reportagem, apareciam várias “feras” do futebol do planeta opinando sobre quem, na opinião de cada um, teria sido o “bam bam bam”. Platini disse que foi Maradona, Cruijff falou em Neeskens, Ronaldo apontou Romário. E, assim, uma rodada de opiniões sobre o tema com outras personalidades do meio. Eis que o entrevistador(só aparecia a voz dele e a tradução em baixo, pois era uma produção inglesa) indaga a todos: “Mas e Pelé? Onde fica, na avaliação de vocês?”. Novo giro de avaliações e as respostas seguem numa só direção: “Mas você perguntou sobre o melhor de todos os tempos! Pelé é de uma outra dimensão! Ele é o rei do futebol!”.

Aí o Passarinho Arrepiado me diz o seguinte: “Pois é Giba. Hoje ouvimos que este ou aquele são craques! E, conforme boa parte da mídia estamos cheios de craques no Brasil e fora dele!”. Minha resposta: “Não, não...meu fiel escudeiro Arrepiado! Na Seleção Brasileira atual, por exemplo, ninguém “engraxaria a chuteira” da turma de 82, 70 ou 58!! Na Europa, os caras do passado também jogavam muito mais que os de hoje. Infelizmente, eles são de uma época em que não havia internet e nem jogo na tv todos os dias!”. E o saudosismo do colunista e blogueiro...à flor da pele!!

terça-feira, 11 de outubro de 2016

Vinte e um pontos em disputa. Será que ainda dá pro Criciúma...??

Olha, o futebol é cheio de surpresas...situações, às vezes, absolutamente inesperadas! Massss...cá entre nós, pra atingir pontuação necessária afim de conquistar o acesso nas sete rodadas que faltam para o Criciúma encerrar sua participação na Série B... convenhamos, é pouco provável! Chances existem...claro! Afinal, com as duas próximas partidas sendo jogadas em casa, a matemática nos impõe que há perspectivas, sim, pra buscar a Série A ainda em 2.016! Ganha do Atlético e do Londrina e...pronto!! Com certeza reacenderá esperanças até no mais cético torcedor!! Entretanto, dentro do que tenho observado a partir do início da competição...o Criciúma se ressente da sequência de vitórias. É assim desde a 1ª rodada!! Quando se pensa que a “coisa vai engrenar”...ledo engano!! De qualquer modo, são sete jogos pra ganhar cinco...pelo menos, e “beliscar” algo lá fora!! Você que nos acompanha aqui neste espaço, acredita??

Antes que alguém se manifeste, não vou ficar em cima do muro!! Quem lê minhas postagens deve ter notado que sempre fiquei com um “pé atrás” quando observei a constante instabilidade do Criciúma no Campeonato Brasileiro. O retrospecto do time de Roberto Cavalo não nos faz crer que haja força suficiente para um “sprint” final! O Tigre é sétimo colocado na tabela com 46 pontos. Se vencer cinco das sete partidas que ainda terá pela frente, chegará aos 61 pontos. E...tal número não garante o acesso!! Além do que, “botar fé” que vai obter mais 15 pontos em 21 possíveis...é algo fora da realidade atual do Criciúma e sua campanha até aqui!! Não se trata de ser pessimista e, sim, bastante realista!!

Analisando friamente... Atlético(GO) e Vasco, se não houver nenhum grande acidente de percurso, devem ficar com duas vagas. As outras duas estão em aberto! Hoje, Náutico e Avaí, com 48 pontos cada, estariam classificados. O Criciúma tem um jogo a mais do que os concorrentes diretos e, dependendo do que ocorrer no fim de semana, pode cair da sétima pra décima posição, na pior das hipóteses. Lembro ao leitor e blogueiro que nos últimos três anos, os times que ficaram na quarta colocação fizeram a seguinte pontuação: Figueirense, 60...em 2.013; Avaí, 62 em 2.014; e, América(MG), 65 pontos em 2.015. A título de curiosidade, na última vez em que subiu pra 1ª Divisão, em 2.012, o Criciúma ficou em 2º com 73 pontos, cinco atrás do Goiás, campeão naquela temporada. A foto acima, em destaque, mostra a festa dos jogadores dentro de campo, comemorando o feito do Tigre! Recordando...o Atlético Paranaense e o Vitória ficaram, respectivamente, em 3º e 4º lugares somando 71 pontos cada!!

Passarinho Arrepiado envia seu forte abraço para quem...hein, Arrepiado?? “Giba...meu abraço de hoje vai pra uma personalidade de extremo respeito em nossa sociedade! Estará lançando na ACIC, segunda-feira(17) próxima, sua biografia. Trata-se do criciumense de 90 anos, Dr. Ruy Hülse(foto acima)! Figura de extremo carinho junto a todos que o conhecem e com uma vasta folha de serviços prestados à Criciúma e região! Filho do ex-governador Heriberto Hülse, Dr Ruy Hülse foi deputado estadual em três mandatos e prefeito de Criciúm, na década de 60. Trabalhou muito para a criação da FUCRI, hoje UNESC. Há alguns anos tem funções no SIECESC e, com toda certeza, merece meu abraço!!”

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Bragantino 2 Criciúma 0. Não era pra ter voltado a luz...!!

Aos 42 minutos da 1ª etapa dois postes do sistema de iluminação do estádio Nabi Abi Chedi tiveram suas luminárias apagadas por falta de energia elétrica no local. Caramba!! Taaaallvezz...se o jogo tivesse ficado pra esta terça-feira(10) em razão do tal problema, os “deuses do futebol” poderiam mudar de idéia a ponto de não permitirem que Bragantino e Criciúma judiassem tanto da bola!! Que coisa!! Por parte do Tigre, jogo que entra pra lista dos piores da temporada!! A luz voltou 40 minutos depois e a disputa prosseguiu. Gente...o Criciúma não exigiu uma vez sequer defesa...digamos, um pouquinho mais difícil do goleiro adversário Renan Rocha!! O time de Roberto Cavalo foi horroroso em TODOS os quesitos que se analisa uma partida de futebol!! Deixo a questão “tabela“ de lado, até porque, se ganhar os dois próximos jogos contra Atlético e Londrina, ambos em casa, o Criciúma já voltará pra “briga” novamente! Massss ...vou me ater, sim, ao  que vimos diante do Bragantino. Grupo de jogadores que tem R$2.000.000,00 pra dividir em caso de acesso pra Série A e os bichos que variam entre 25 e 50 mil reais, rateados entre quem joga, JAMAIS pode ter tal comportamento!! Se houve superação contra o Tupi, resistência e garra perante o Vila Nova...o Criciúma teve uma atuação patética e muito abaixo da crítica, por mais dura e exigente que esta seja, “atuando” em Bragança Paulista!!

Individualmente...
LUIZ fez uma boa defesa e, nos gols tomados, absolutamente sem culpa! Nota 6.

RICARDINHO, a seu modo e limite, pelo menos demonstrou vontade e garra. Tecnicamente, já se sabe que não vai além do que estamos acostumados a ver! Nota 5.

O zagueiro Raphael Silva fez muita falta!! FERRON, fora de ritmo de jogo, não o substituiu à altura! Levou azar no pênalte cometido quando foi com os braços abertos pra jogada e a arbitragem assinalou a falta corretamente! Nota 4.

DIEGO GIARETTA levou drible em que ficou sentado no lance do 2º gol, marcado por Rafael Grampola que já havia convertido a penalidade. O “4” do Criciúma é o único da defesa que sabe sair jogando com a bola dominada.Desta feita, contudo, não o fez! Nota 4.

NILTINHO foi o mais efetivo e voluntarioso do Criciúma. Num jogo tecnicamente muito ruím...o lateral tricolor procurou o ataque, sempre objetivando chegar na linha de fundo ou próximo à área. Nota 6.

No meio, RUAN esteve mal na marcação e também foi driblado por Alan Mineiro na jogada do 2º gol do Bragantino. Além disso, errou muitos passes!! Nota 4.

Sobre FELIPE GUEDES, atuação outra vez bastante discreta. Desde que chegou...só jogou futebol razoável nas primeiras partidas! Nota 3.

CAÍQUE VALDÍVIA, pela proposta de jogo do Criciúma de tentar segurar a bola...sem ser agressivo, ficou muito recuado! Baixo rendimento de um atleta que quase não apareceu pra armar jogadas! Nota 3.

THIAGO HUMBERTO arriscou algumas finalizações...sem que a bola chegasse perto do gol do Bragantino! Também errou passes e lançamentos!! Nota 4.

No setor de frente, ROBERTO...muito marcado, pouco produziu! Não conseguiu fazer o que sabe...ou seja, jogadas de velocidade! Nota 4.

JHÊIMY ficou em campo só um tempo. Acabou substituído por lesão ainda no intervalo. De qualquer modo, é atacante “9” que não dribla, não tem velocidade e as poucas bolas que chegaram na área...não aproveitou! Nota 3.

Entraram PITBÚL, CLAYTON E HÉLIO PARAÍBA. Este, por sinal... uma lástima!! Jogador de baixíssimo nível técnico que não sabe usar o razoável porte físico que tem e não domina uma bola...não consegue um chute!! Nota 2. E...pra CLAYTON, um “5” por alguns dribles e jogadas de armação que conseguiu no pouco tempo em que esteve em campo.

Sobre ROBERTO CAVALO...os desfalques de Rahael Silva e Douglas Moreira prejudicaram muito os seus planos! No entanto, ele é o comandante e em cima dele recai a maior parte da responsabilidade pela futebol pífio que mostrou o Criciúma! Nota 4.