sábado, 14 de abril de 2018

Três falhas individuais determinaram derrota na estreia!

Os dois erros cometidos pelo lateral improvisado Andrew, somados à bobeada do goleiro Luiz, foram fatores decisivos para que o Criciúma viesse a perder seu primeiro jogo no Campeonato Brasileiro. Caramba...Andrew foi mole no lance em que originou o gol de empate do Atlético, ainda na etapa inicial! Depois, o mesmo Andrew “rabou” em bola, já no 2º tempo, e o time goiano virou o placar. No 3º gol “deles”, foi a vez de Luiz falhar em chute chute à média distância. E, já no finalzinho, o Criciúma conseguiu descontar após um “bate-rebate” na área adversária. Importante frisar que houve uma penalidade a favor do Criciúma não marcada pela arbitragem! De qualquer modo, nos 3 a 2 favoráveis ao Atlético ficaram escancarados os erros individuais!
Sobre o garoto Andrew, fica o registro em relação à sua má jornada. Contudo, é importante frisar que, durante o Campeonato Estadual o atleta foi usado várias vezes na lateral-esquerda e com razoável aproveitamento. Desta feita, no entanto, tudo deu errado! Luiz, por sua vez, “salvou” o time em diversos jogos. Mas, no jogo desta sexta (13)...falhou!! Também vale destacar que, assim que marcou o gol de falta com João Paulo, o Criciúma continuou mandando na partida e teve uma oportunidade clara pra ampliar...esta desperdiçada por Maílson! Se faz dois a zero naquela altura da 1ª etapa poderia ter sido fatal pra equipe oponente!!
Ainda sobre o jogo, algumas situações que merecem observação. Por exemplo, a inércia de Zé Carlos no comando de ataque; o futebol de “bola pro lado” do volante Jean Mangabeira; e, a ausência de um companheiro pra que Élvis jogue melhor como meia de armação. Pontos positivos? Também foram notados! Douglas Moreira continua “carregando o piano” no meio; o zagueiro Sandro vem crescendo jogo a jogo; Maílson permanece sendo boa opção de velocidade na frente; e, João Paulo surpreendeu porque ainda não havia jogado o que jogou em Goiânia! Se voltarmos “a fita”... lembrarmos do 1º turno e começo do returno do Campeonato Catarinense, vamos chegar à conclusão de que o Criciúma continua em processo de evolução. Claro que precisa qualificar-se tecnicamente! Só que, pelo menos, temos visto um grupo com jogadores mais comprometidos e dispostos a levar o Criciúma para uma campanha mais digna no Brasileiro!!

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Tópicos da semana.

As contratações efetuadas pelo Criciúma visando o Campeonato Brasileiro ainda não podem ser consideradas como suficientes pra competição. Dos que vieram mais recentemente, entendo que o volante Liel, mais cedo ou mais tarde, vai ser titular. Nícolas tem maior concorrência e, talvez, encontre maior dificuldade pra se firmar no setor de frente. Em relação a Leandro Mello, pra compor grupo. De qualquer modo, é mais do que sabido por todos no Clube que, pra fazer uma campanha pelo menos razoável, serão necessários mais reforços de qualidade pra zaga e, principalmente, nas posições responsáveis pela criação de jogadas ofensivas!!
Criciúma estréia neste sexta(13) no Brasileiro da Série B. Jogo em Goiânia perante o Atlético, do técnico Cláudio Tencati, que ficou mais de 6 anos no Londrina. Argel Fucks prefere valorizar os jogadores que acabaram o Campeonato Catarinense conquistando 4 vitórias consecutivas. Já dá pra falar em acesso?? Não! Obviamente que não!!Qualquer feita agora nesta direção é mero chute!! Contudo, pelo que temos acompanhado, há uma tendência para que o Criciúma não passe o mesmo sufoco, o mesmo drama vivido ano passado!!Massss...vamos aguardar as primeiras partidas e observar atentamente, também, os demais concorrentes...!!

Esta é a "nova" camisa do Criciúma!! Nem tão nova assim, não é mesmo? Afinal, foi escolhido, através de uma pesquisa junto a torcedores, modelo que mais se assemelha ao usado na Copa do Brasil de 91. Particularmente, gostei sim!! E, acho que lááááá uma vez ou outra, dá pra lançar um uniforme "diferente" como fazem as grandes marcas mundiais!! Com certeza, o marketng agradeceria muito!! E...olha o Criciúma com numeração fixa!! A grande maioria dos clubes no Brasil aderiu à “moda”. Assim, as camisas do Criciúma no Campeonato Brasileiro da Série B serão personalizadas. Abaixo, os números e nomes dos 40 atletas já inscritos:
Nº Nome
1 Luiz
2 Sueliton
3 Sandro
4 Fábio Ferreira
5 Barreto
6 Marlon
7 João Paulo
8 Douglas Moreira
9 Zé Carlos
10 Elvis
11 Mailson
12 Diego
13 Ianson
14 Lucas Coelho
15 Jean Mangabeira
16 Vinicius
17 Andrew
18 Wallacer
19 Eduardo
20 Alex Maranhão
21 Natan
22 Liel
23 Chico
25 Leandro Melo
27 Nicolas
28 Caio
30 Ronaldo
32 Kalil
33 Nino
35 Enzo
37 Christian
38 Jacy Maranhão
40 Matheus

Um alemão, outro inglês, também um italiano e um time espanhol vão brigar pelo título da Liga dos Campeões da Europa. Pra mim, depois da Copa do Mundo, a competição de mais importância e maior visibilidade no futebol. Pelo que vi na TV com os vários ângulos disponibilizados, o pênalti marcado contra a Juventus existiu e Cristiano Ronaldo classificou o Real Madrid pra fase semifinal. Claro que a vitória da Roma eliminando o Barcelona foi o grande feito da semana!! Quanto aos outros dois que jogarão a próxima etapa, o “estranho no ninho” é o Liverpool e, o Bayern de Munique, que joga bem a “cara” da seleção alemã, é fortíssimo candidato a ser campeão!!

terça-feira, 10 de abril de 2018

GANHADORES DO TROFÉU TOP DA BOLA 2018 - OS MELHORES DO CAMPEONATO CATARINENSE.

Mais uma vez, pelo 14º ano consecutivo, tive o prazer de participar da votação para eleger os melhores do Campeonato Catarinense. A escolha a seguir não foi só minha! E, sim também, de vários outros cronistas e integrantes da imprensa em geral que acompanhou de perto o torneio. A promoção é do Instituto Mapa. Então... considerando todas as fases do campeonato, os ganhadores dos troféus ouro, prata e bronze do Top da Bola 2018, segundo votação de jornalistas, radialistas e cronistas esportivos de Santa Catarina, são:

GOLEIRO: Bronze Luiz (Criciúma); Prata Denis (Figueirense); Ouro Jandrei (Chapecoense)

LATERAL DIREITO: Bronze Marcos Vinícius (Tubarão); Prata Guga (Avaí); Ouro Apodi (Chapecoense)

LATERIAL ESQUERDO: Bronze João Paulo (Avaí); Prata Alex Ruan (Joinville); Ouro Bruno Pacheco (Chapecoense)

ZAGUEIROS: Bronze Nery Bareiro (Chapecoense) e Sandro (Criciúma); Prata Betão (Avaí) e Douglas Silva (Brusque); Ouro Alemão (Avaí) e Rafael Thyene (Chapecoense)

VOLANTES: Bronze Betinho (Figueirense) e Eduardo Person (Joinville); Prata Amaral (Chapecoense) e Gelson (Concórdia); OuroDouglas Moreira (Criciúma) e Zé Antônio (Figueirense) 

MEIAS-ATACANTES: Bronze Canteros (Chapecoense) e Elvis (Criciúma); Prata Gustavo Ferrareis (Figueirense) e Jean Lucas (Inter de Lages); Ouro Daniel Costa (Tubarão) e Jorge Henrique (Figueirense)

ATACANTES: Bronze Guilherme (Chapecoense) e Madson (Joinville); Prata Lima (Hercílio Luz) e Wellington Paulista (Chape); Ouro André Luis (Figueirense) e Rafael Grampola (Joinville)

TREINADOR: Bronze Waguinho Dias (Tubarão); Prata Gilson Kleina (Chapecoense); Ouro Milton Cruz (Figueirense)

PRESIDENTE DESTAQUE: Bronze Luiz Henrique Ribeiro (Tubarão); Prata Cláudio Vernalha (Figueirense); Ouro Plínio De Nês (Chapecoense)

PREPARADOR FÍSICO: Bronze Agenor J. Barbosa Neto (Tubarão); Prata Marcos Antônio Cezar (Chape); Ouro José Mário Campeiz (Figueirense)

ÁRBITRO: Bronze Ramon Abatti Abel; Prata Heber Roberto Lopes; Ouro Bráulio da Silva Machado

ASSISTENTES DE ÁRBITRO: Bronze Alex dos Santos e Neuza Inês Back; Prata Eder Alexandre e Thiago Americano Labes; Ouro Helton Nunes e Kleber Lúcio Gil

JOGADOR JOVEM REVELAÇÃO: Bronze Jean Lucas (Inter de Lages); Prata Madson (Joinville); Ouro Guga (Avaí)

CRAQUE DO CAMPEONATO: Bronze Daniel Costa (Tubarão); Prata Rafael Grampola (Joinville); Ouro Jorge Henrique (Figueirense)

Obs.: Os nomes grifados formam a seleção do Catarinense/2.018 e os melhores em suas respectivas funções. Já, os sublinhados, são os jogadores do Criciúma que receberam premiação.

segunda-feira, 9 de abril de 2018

Pois não é que deu Figueirense...!!!


Se houvesse bolsa de apostas no Campeonato Catarinense acredito que o dito favoritismo da Chapecoense ultrapassaria os 60...talvez 70%! Afinal, durante todo o torneio a equipe do Oeste se mostrou bem superior aos demais concorrentes e, realmente, o Figueirense foi o único que, na fase de classificação, mais se aproximou do arquirrival: fez 36 pontos, cinco a menos do que a “Chape”. Quem acompanha a história de nossas disputas regionais sabe que o fato de jogar em casa sempre é um diferencial positivo pró-mandante! Contudo, não foi o que se viu na decisão deste domingo(08) quando o Figueirense se impôs no campo do adversário, jogou melhor e, com todo merecimento, cravou o placar de 2 a 0 que acabou lhe proporcionando o 18º título estadual!!

Gostei do que vi em quase tudo que envolveu o jogo! Futebol de decisão, clima de rivalidade, presença e comportamento das torcidas de ambos os clubes, organização do evento como um todo...!! Contudo, a arbitragem não esteve à altura de tal importância!! Apesar de ter feito um bom campeonato, Bráulio da Silva Machado cometeu falha ao não expulsar o zagueiro Nogueira, do Figueirense, em lance de ataque da Chapecoense. O atleta já tinha cartão amarelo pela sequência de faltas e a arbitragem resolveu contemporizar!! No mais, acho que estão de parabéns as entidades envolvidas na promoção do Estadual/2.018! Entenda-se Federação Catarinense de Futebol, clubes envolvidos e até a fcplay.tv que possibilitou, a partir do returno, jogos transmitidos ao vivo através de plataforma digital!

Passarinho Arrepiado ficou de olho em tudo o que aconteceu nas decisões estaduais pelo ainda chamado “país do futebol”! Constatou o “emplumado”, chamando mais sua atenção, que o Grêmio atropelou o Brasil nas duas partidas decisivas do Campeonato Gaúcho! No Rio de Janeiro, o Vasco levou gol nos acréscimos, o juiz também errou ao não dar pênalti pro Botafogo, e...mesmo assim, o alvinegro levou a melhor! No entanto, o que mais chamou a atenção foi a verdadeira “garfada” que deram no Palmeiras quando da decisão contra o Corínthians, pelo Campeonato Paulista! Houve lance penal claro e evidente favorável ao Palmeiras quando o Corínthians ganhava de 1 a 0! O empate daria o título pro “Verdão”! Mas, o quarto árbitro interferiu e não deixou que o árbitro central confirmasse a penalidade!! Resultado...foram pras cobranças de tiros livres da marca penal e o Corínthians levou o “caneco”!! Estranho, não?? O Corínthians ser beneficiado por arbitragem!!! Isso “nunca” aconteceu...!!! Por favor...!!!