sábado, 14 de julho de 2018

Continua a luta...AINDA sem desespero!!

O Criciúma sofreu a oitava derrota no Campeonato Brasileiro e só o Boa Esporte perdeu mais: 10 jogos!! Tá feia a coisa?? Não está... continua!! Em termos numéricos, a campanha do Criciúma na Série B é fraquíssima desde o início do torneio! Em 15 partidas o aproveitamento da equipe chega a só 28,9%!! Claro que é campanha de time rebaixado!! Afinal, o Criciúma é penúltimo colocado e permanece deixando bastante apreensiva sua torcida!!
O jogo em Goiânia, derrota de virada pro Goiás, 2 a 1, novamente mostrou um Criciúma que até consegue realizar razoável 1ª etapa, mas cai bastante no 2º período. No lance da 1ª conquista do Goiás, três situações que chamam atenção: o fato de que a bola teria saído pela lateral e o Criciúma ficou reclamando; na sequência, a marcação demorou pra chegar afim de impedir ou atrapalhar a finalização à média distância de Giovanni; e, a bola mesmo que bem chutada...no canto direito, entendo que foi “bem aceita” por Luiz. Este, inclusive, reitero que trata-se de bom goleiro...experiente e continua sendo um líder. Contudo, aqueles “milagres” que já vimos ...não acontecem mais!!
Sobre o rendimento do Criciúma num todo...entendo que o estreante lateral Arthur não comprometeu. Do outro lado, Suéliton continua jogando seu “feijão com arroz” bem insosso e apresentando problemas físicos! A zaga também não tem sido problema. Já, do meio pra frente, prossegue a falta de criatividade impedindo que o ataque seja mais “abastecido”!! O técnico Mazola Júnior conseguiu fazer com que haja mais toque e posse de bola. Só que tudo ainda tem sido insuficiente para uma espécie de alavancada na, até agora, pífia campanha do Criciúma dentro da Série B!

Passarinho Arrepiado conseguiu algumas informações sobre a transação que envolve a ida de Róger Guedes para o Shandong Luneng, do futebol chinês. Em tópicos o “bichinho” explica:

Criciúma vai levar 12,2 milhões de reais, ou, 2,7 milhões de euros.

Mesmo com 75% dos direitos econômicos, a G. A. teve que “abrir as pernas” e aceitou valor menor do que poderia receber.

Presidente Jaime Dal Farra foi “forçado” a fazer o negócio com medo de não ganhar nada lá na frente!

Contrato de Róger Guedes com o Criciúma acabaria no meio do ano que vem e ele poderia ficar livre pra acertar com quem quisesse... sem produzir dividendos pra Atlético Mineiro, Palmeiras ou Criciúma.

O atacante Éder, 31 anos, revelado pelo Criciúma está saindo da Inter, de Milão, e indo jogar também na China, pelo Jiangsu Suning.

Como clube formador, o Criciúma deverá receber 5% da transação... algo em torno dos 340 mil reais.

quinta-feira, 12 de julho de 2018

Por que Jaime Dal Farra abriu mão de valor mais alto pra negociar Róger Guedes???

Caramba!! O que levou o dono da G. A. a negociar o atacante Róger Guedes por um percentual BEM MENOR do que aquele que teria direito?? Cfe. o que se sabe através de uma entrevista do presidente do Atlético Mineiro transcrita abaixo graças ao www.mg.superesportes.com.br, a transação com o futebol chinês envolve a quantia de 9 milhões e meio de euros. O Criciúma, via G. A., teria direito a 75% deste valor. Então...qual a alegação para, "no frigir dos ovos", ficar só com pouco mais de 2,5 milhões de euros?? Pressão do Atlético?? Do Palmeiras?? O fato de estar findando o prazo da "janela" pra transferência internacional, não dar tempo de registro junto à FIFA e um consequente impedimento de se concretizar o negócio também poderia ser motivo para que Dal Farra "abrisse as pernas"??? Enquanto não ficar sabendo dos reais motivos, prefiro não opinar!!! De qualquer modo, abaixo seguem detalhes do mandatário maior do Atlético, Sergio Sette Câmara:

Presidente do Atlético, Sérgio Sette Câmara deu detalhes sobre a negociação que definiu a venda de Róger Guedes ao Shandong Luneng, da China. O atacante de 21 anos, que tinha contrato por empréstimo com o clube alvinegro até o final de 2018, foi vendido por um valor total de cerca de 9,5 milhões de euros (R$ 43 milhões na cotação atual).

A quantia foi dividida entre Palmeiras (que detinha 25% dos direitos econômicos do atleta), Criciúma (ex-dono dos outros 75%) e Atlético. A princípio, o clube alvinegro receberia apenas 5% sobre os 25% dos paulistas. A negociação, entretanto, caminhou de forma a fazer com que o Galo ficasse com 27% do total. Ou seja: 2,5 milhões de euros (cerca de R$ 11,3 milhões).

“Ontem (quarta-feira) à noite, fui contatado pelo Palmeiras, dizendo que eles tinham essa proposta de 9 milhões de euros pelo atleta. No contrato de empréstimo que foi feito pelo Palmeiras com o Atlético, havia uma cláusula em que o Atlético teria a preferência na aquisição do atleta caso o Palmeiras recebesse qualquer proposta. Essa preferência poderia ser exercida pelo clube em 72 horas. Obviamente, se eles notificassem da proposta do Shandong, eu teria o direito de só responder a eles 72 horas depois de receber a notificação. A menos que eu antecipasse essa resposta, abrindo mão do jogador para que ele fosse negociado para outro clube. Obviamente, nós jogamos com isso. Eu coloquei para eles que eu só anteciparia minha concordância com essa venda para o Shandong e não exerceria nosso direito de preferência na aquisição do atleta caso nós tivéssemos uma compensação financeira de 2,5 milhões de euros”, explicou o presidente em entrevista à rádio Itatiaia.

Inicialmente, Palmeiras e Criciúma recusaram a condição apresentada pelo Atlético. A urgência para que a negociação fosse concretizada se deveu ao curto prazo do Shandong Luneng. A data final na China para regularização de atletas é esta sexta-feira (13). Dessa forma, o clube alvinegro teve mais elementos para negociar.

“Na hora, obviamente, eles não aceitaram, fizeram uma proposta de 1 milhão de euros (compensação ao Atlético). E aí, no decorrer do dia de hoje, fomos discutindo e só batemos o martelo quando eles chegaram ao valor que nós impusemos para poder fazer a liberação do jogador. Se fosse levar em consideração valores do contrato com o Shandong, sendo vendido por 9 milhões de euros, os 5% em cima desses 25% do Palmeiras significariam alguma coisa, hoje, em torno de 110, 115 mil euros”, continuou.

Segundo Sette Câmara, o Atlético receberá os 2,5 milhões de euros até o dia 10 de agosto. Além do valor da negociação, o clube mineiro receberá de volta metade da comissão paga a Paulo Pitombeira, agente de Róger Guedes, no início do ano, pela contratação do jogador.

“Também um fato inédito é que nós exigimos que o procurador do jogador devolvesse metade da comissão que ele recebeu no início do ano, quando ele trouxe o jogador e, obviamente, recebeu uma comissão pelo período total de contrato, que deveria terminar em dezembro. E que agora, infelizmente, veio a ser interrompido”, completou.

quarta-feira, 11 de julho de 2018

Tópicos da Copa.

Uma final absolutamente longe de qualquer previsão! Afinal, há quase um mês atrás, quando começou o Mundial da Rússia, ou até antes...quem apostaria numa decisão entre Croácia e França? A grande maioria de nós que vivenciamos o futebol, citávamos Brasil, Alemanha, Espanha, Argentina e...taaaalllvez Inglaterra ou França. Pois os principais favoritos foram sendo eliminados gradativamente e “sobraram” os franceses!
Vão decidir o título do maior torneio de futebol do planeta com a Croácia! Quem acompanha futebol e conhece um pouquinho de história sabe que a Croácia faz parte de um território desmembrado da antiga Iugoslávia. Esta, por sua vez, jogou 9 copas do mundo conseguindo os melhores resultados em 1.930 e 1.962, chegando às semifinais nestas duas edições. Agora, o futebol croata “se apresenta” para o mundo e pode fazer história caso seja campeão na Copa da Rússia!
A Copa está chegando ao fim?
Pois bem...está mais do que claro que, se o futebol sul-americano, no caso mais o brasileiro e o argentino, são bons de bola individualmente, sob o ponto de vista tático necessitamos nos aperfeiçoar MUITO!!

O técnico Tite precisa e deve continuar comandando a Seleção Brasileira. Com alguns ajustes e melhorando a questão coletiva do time a ser preparado para próximos torneios, o Brasil tende a fazer mais bonito do que em 2.018!

Ano que vem tem Copa América no Brasil. Isso...de 14 de junho a 7 de julho. E, já será o primeiro “teste” de um novo time que, obrigatoriamente, terá que dar prioridade para o Mundial do Qatar, em 2.022.

A supremacia europeia ficou, novamente, evidenciada! Se os valores individuais por lá não são tão habilidosos como Messi, Neymar, Aguero, Philippe Coutinho, Marcelo ou Suárez...no velho continente os craques esbanjam força e disciplina tática que nos causa inveja!

Nomes com tais qualidades?? Ahh...fica fácil citar Mbappé, Modric, Rakitic, Philipp Lahm, Toni Kroos, Iniesta, Harry Kane e...claro, o melhor deles, Cristiano Ronaldo. Sobre o “gajo”, inclusive, acaba de trocar o Real Madrid pela Juventus. Com 33 anos e já se encaminhando prá reta final de carreira, não acredito que vá estar em grande forma na próxima Copa.

Ainda sobre o jogo final, por uma questão óbvia, vou torcer pra Croácia que nunca ganhou competição de tal envergadura! Reconheço, contudo, que os franceses possuem um futebol mais solto, mais alegre e bonito de se ver. Masss...a Croácia chega com motivação ao extremo e quer levar a taça a todo custo!! Vamos ver... (esfregando as mãos!!).