sexta-feira, 7 de fevereiro de 2020

Tigre será ZEBRA na Ressacada!!

No jogo deste domingo(09), na Ressacada, acho que, pela primeira vez, na história dos confrontos entre os dois, há um franco favorito e outro considerado como ZEBRA! Sim!! Ou alguém tem alguma dúvida de que o Leão é bem melhor do que o Tigre?? Por mais que tenhamos vontade de não se expressar desta forma, massss...a razão tem que "falar mais alto"!! Insisto: qualquer outro resultado que não seja vitória avaiana será considerado como surpresa, sim senhor!! O Criciúma só ganhou um jogo, com as "calças na mão" do, hoje, lanterna do Campeonato Catarinense!! O futebol mostrado, neste início de 2.020, tem sido abaixo da linha de mediocridade!! Além disso, ainda está "muito quente" o vexame em Santo André, pela Copa do Brasil!! Duro reconhecer!! Só que a "verdade dói, mas liberta"!! 
E outra: como é que esse time pode dar certo??? Observem bem alguns detalhes sobre as aquisições do Criciúma pro começo da atual temporada:

Contratações do Criciúma 2020:

Murilo Gomes - zagueiro: rebaixado no campeonato boliviano, considerado o pior campeonato da América do Sul.

Victor Guilherme - lateral: destaque no rebaixado Hercílio Luz em 2019, quase rebaixado no segundo semestre com o Figueirense.

Rodrigo Milanez - zagueiro: quando começou no Criciúma já era limitado, reserva do Rogélio na série C em 2010. De lá pra cá, rodou por Capivariano, Inter de Lages, Atlético de Ibirama, Camboriú, ficou SEM clube de 2015 a 2019, e voltou ano passado no desconhecido Iporá de Goiás.

Claudevan Pirambu - zagueiro: tem 1,77m com passagem por Lagarto, Sete de Junho, Frei Paulistano e, em 2019, realizou SÓ três jogos no Sergipe. Seria o novo Cannavarro?? rs

Carlos César - lateral com apenas 13 jogos nos últimos três anos.

Adenilson - volante que participou de oito jogos em 2019 no Bragantino pelo Campeonato Paulista quando ainda não era Red Bull. De lá pra cá (27/03/19), quase 10 meses sem jogar.

Álisson Taddei - meia, camisa 10 que jogou nove jogos pelo sub-23 do Goiás em 2019. O último, dia 04/09.

Carlinhos - meia que veio da base do Bahia, estourou a idade, não serve lá...talvez sirva aqui!

Léo Ceará - meia. Quando se vai buscar um atleta de 20 anos no Oeste (SP) deve ser melhor que os garotos da casa,talvez um novo Martinelli, do Arsenal.

Jajá- atacante  com o último jogo jogado em outubro, defendendo o Aparecidense, da segunda divisão de Goiás.

Taylon - atacante, 24 gols no campeonato de Malta, como se quantidade de gols significasse qualidade do atacante. O último jogo dele no ex clube? 08/05/19. De lá pra cá 7 meses sem atuar.

Edinan - atacante, no último ano 12 gols em 26 partidas. Só que foram na quarta divisão do campeonato estadual de São Paulo!!

Daniel Cruz - atacante, último jogo 10/09. Gols no ano que passou? Zero. Mas no anterior? 4 e no anterior? 1. O centroavante que fez 5 gols nos últimos três anos!!

E assim resumo as contratações do Criciúma Esporte Clube pra o o ano de 2020, na era Jaime Dal Farra. Uma verdadeira piada, de mal gosto para o povo criciumense, de muita graça para quem torce contra!

(Agradecimentos ao amigo Ian Teixeira por ter disponibilizado os dados acima ao Blog do Gilberto Custódio!)


quarta-feira, 5 de fevereiro de 2020

Mais uma vergonha...das vergonhas!!

Se acumulam tantas nos últimos anos que já está se tornando meio que comum...normal!! Acompanho o Criciúma "desde que me entendo por gente", claro, ainda como Comerciário! E, obviamente que esta derrota de 4 a 1 pro Santo André, pela Copa do Brasil, não foi a maior goleada sofrida ao longo de sua, ainda, rica história!! Mas, a forma como o time se comportou no Estádio Bruno José Daniel, foi MAIS DO QUE VERGONHOSA!! De novo, parecia um BANDO disposto em campo, sem a mínima organização tática e, principalmente, técnica!! Antes dos três minutos de jogo já haviam ocorrido duas falhas e um gol!! E, na sequência, se observou outro FILME DE TERROR! O Criciúma, que vimos sendo humilhado pelo Santo André, foi o mesmo que anda "jogando" um futebol horrível no Campeonato Estadual!! Notem que o "jogando" está entre aspas porque a arte e o conhecimento pra se conjugar o verbo "jogar" é BEM DIFERENTE!! 

Quem me acompanha na mídia sabe que nunca fui favorável à trocas constantes de treinadores! Mas, o momento e a "bola" mostrada pelo Criciúma, ultimamente, exige que algo mais radical seja feito!! Ora bolas...o presidente não sai e, sendo assim, a filosofia e o modo de se fazer futebol não mudam! Quanto ao "comando" do Depto. de Futebol, ele é todo ditado por quem paga! Ou seja, Serginho Lopes, Evandro Guimarães e os demais integrantes da comissão técnica só fazem o que lhes é permitido por Jaime Dal Farra! O orçamento de 350 mil reais/mês pra ser gasto SÓ COM O PLANTEL não permite investimentos de maior vulto!! Sobre os jogadores, eles fazem aquilo que sabem e se esforçam pra buscar o que não sabem!! Então, acaba sobrando pra quem? Pro técnico!! Mesmo que Roberto Cavalo não deva levar a culpa de tudo, SOZINHO, continuando assim, mais cedo ou mais tarde ele terá que sair!!

Tentando esquecer o vexame que foi a atuação perante o Santo André, fico extremamente preocupado com o futuro do Criciúma no certame regional!! O perigo de rebaixamento é eminente no Catarinense!! Tem cinco partidas pra fazer e, importante frisar, que os adversários de ponta ainda não foram enfrentados pelo Criciúma!! Não vejo otimismo algum, por exemplo, para o confronto contra o Avaí, no próximo domingo(9), na Ressacada! Sem querer ser pessimista, mas sim REALISTA, caso perca pra Avaí e Chapecoense, ambos os jogos fora de casa, com certeza o Criciúma, ao final das duas próximas rodadas, estará na "zona da degola" na tabela!! Gente...não é brincadeira, não!! Dispôr o time, taticamente, com três atacantes tendo um grupo extremamente limitado "nas mãos", é "pedir" pra perder!! Quem se "salva"? Olha...o goleiro; o lateral-direito...muito mais pela deficiência dos outros do que por méritos seus; os dois volantes e o Andrew(foto)!! Talvez o Léo Ceará e o Á. Taddei mereçam, ainda, mais oportunidades! Os demais, pelo que mostraram ATÉ AQUI, não servem nem pra reserva!!

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2020

Seráááááá???!!!

Passarinho Arrepiado, igual um maluco, me liga quase de madrugada pra dizer que, talvez EM BREVE, poderemos ter novidades sobre uma espécie de..."TROCA DE MÃOS", envolvendo o ramo radiofônico de Criciúma!! Huuummmmm!! Será?? Se for verdade, vai aumentar a taxa de desemprego no que tange o setor!!! Que coisa, hein???

Segue o calvário...!!

Está sendo de doer...como se fosse um filme de terror ver o Criciúma jogar!! Todos que gostam do Tigre e até quem não simpatiza muito lamentam essa marca, tão valiosa na história do futebol catarinense, estar sendo tão "pisoteada"!! De novo, uma apresentação pífia no jogo em que o Criciúma só empatou com o Marcílio Dias, no Estádio Heriberto Hülse, pela rodada quatro do Campeonato Estadual! No segundo tempo, ainda houve esboço de reação... tanto que o time alcançou o empate. Mas, o futebol mostrado na primeira etapa foi de baixíssimo nível!! Pra mim, Roberto Cavalo, literalmente, INVENTOU, ao escalar QUATRO jogadores atacantes, mesmo considerando-se que o estreante Léo Ceará tivesse sido usado como meia avançado! Eu sei que Cavalo é quem comanda o time, treina os jogadores todos os dias e, na SUA MANEIRA DE AVALIAR, escalou o que há de melhor no plantel! 
Mesmo assim, fico me perguntando: por que colocar um zagueiro na lateral-esquerda se há jogadores, no grupo, para a posição? Da mesma forma, qual o motivo pra tanta insistência em escalar três atacantes? Com isso, o garoto Andrew é obrigado a voltar cá na área defensiva pra marcar e, ainda, ter disposição e fôlego afim de puxar contra-ataques em velocidade! O tal de Jajá tenta fazer o mesmo, só que precisa melhorar muito pra ser considerado como útil!! Roberto Cavalo entrou em contradição na coletiva após o jogo. Afinal, depois do confronto contra o Tubarão, havia dito que estava "muito preocupado com o rendimento de alguns atletas e com o próprio futuro do time na competição". Já, repercutindo a atuação diante do Marcílio Dias, o treinador tricolor afirmou que "o Criciúma irá melhorar"!!
Importante destacar que o Criciúma só conseguiu empatar em razão, muito mais da vontade dos atletas em campo e do recuo e cansaço do adversário, do que por sua organização tática ou qualidade técnica! Aliás, o Criciúma esteve muito DESARRUMADO em campo! Todos sabemos das limitações dos atletas contratados e até daqueles que subiram da base! Não tem nada de especial, de diferente, no Criciúma que estamos observando neste Campeonato Catarinense!! Em determinados momentos, parece UM BANDO CORRENDO IGUAL A LOUCOS atrás da bola e, tentando, de forma atabalhoada e desesperada, alcançar o resultado desejado!! 
Sendo assim, que esperança a torcida poderá ter pra próxima quarta-feira(05), quando enfrentará o Santo André, lá em São Paulo, pela Copa do Brasil?? É jogo único da 1ª fase e, uma simples derrota, já elimina o Tigre do torneio!! Em seguida, as atenções se voltam para o certame regional e duas partidas fora de casa: Avaí e Chapecoense. Talvez, para os próprios comandantes de dentro e de fora do campo, seja difícil admitir! Mas, NOVAMENTE, o time montado pelo Depto. de Futebol é paupérrimo, tecnicamente!! Ah...preciso ser justo e lembrar que, apesar de tantos defeitos encontrados no Criciúma, atualmente, o time vem sendo, SEGUIDAS VEZES, prejudicado por arbitragens horrorosas!!