sexta-feira, 8 de abril de 2016

Pitacos na Taça Libertadores da América.

São cinco os representantes brasileiros nesta fase de grupos da Taça Libertadores da América e, pelo menos por enquanto, a situação mais complicada é a do Palmeiras. O time treinado por Alexi Stival, o Cuca, até que arrancou empate heróico no meio de semana na Argentina, diante do Rosário Central, 3 a 3. Massss...pelo que observo de momento, dificilmente conseguirá vaga na próxima fase da competição. O Palmeiras está no grupo 2 e, na última rodada, joga em casa contra o River Plate, do Uruguai...não o argentino! Tem 5 pontos e precisa ganhar, além de torcer por combinação de resultado quase improvável Então...dá pra descartar o Palmeiras que, infelizmente, ficará fora das oitavas de final! Nesta chave da Libertadores, o Nacional, do Uruguai; e, o Rosário Central, da Argentina, devem se classificar...sem surpresas! Por outro lado, quem desfruta de momento bem mais “tranqüilo” na competição interclubes da América do Sul é justamente o maior rival palmeirense: o Corínthians. A equipe treinada pelo sr. Adenor Leonardo Bachi, o Tite(foto abaixo), vai muito bem obrigado!! Lidera o grupo 8 com 10 pontos...e, na rodada final desta etapa do certame atua em seu estádio diante do Cobresal, time chileno que perdeu todas as quatro partidas que disputou!! Sendo assim, o colombiano Santa Fé e o paraguaio Cerro Porteño vão lutar pela outra vaga.

Quem também dispõe de situação bastante razoável na Copa Libertadores é o Atlético Mineiro. O novo clube de Robinho sofreu apenas uma derrota no grupo 5 e já tem vaga assegurada à próxima etapa do torneio. Ele, Atlético, e o Independiente Del Valle, do Equador, com 10 pontos cada, já estão classificados. Resta saber quem será 1º e 2º colocados. Na rodada derradeira, o Galo joga em casa contra o lanterna Melgar, time do Perú; e, o Independiente enfrenta no Chile, o Colo-Colo. Se não der zebra, o que não acredito, o Atlético encerrará sua participação na primeira fase com a melhor campanha brasileira na Libertadores/2.016. Situação diferente vive o São Paulo F. C. No grupo 1 ainda faltam duas rodadas para cada um dos participantes. Dos 4 clubes envolvidos apenas o Trujillanos, da Venezuela, não tem mais chances de classificação pois só tem um ponto conquistado. Pela ordem, River Plate, o argentino...8 pontos; o The Strongest, da Bolívia...7 pontos; e, São Paulo, 5, brigam por duas vagas. A equipe brasileira joga contra o River, no Morumbi, e decide sua sorte, longe da torcida, em território boliviano. Infelizmente, não dá pra cravar “100%” que o São Paulo conseguirá passar de fase em razão de sua atual instabilidade!

Finalmente, o Grêmio...do bom meia Douglas, ex-Criciúma(foto acima) que faz parte do grupo 6, jogando ainda duas partidas, sendo, a exemplo do São Paulo, uma nos seus domínios e a outra, fora. Nesta chave, o Toluca, do México, tem 10 pontos e já está com passagem garantida à próxima etapa. Depois...Grêmio, 5; San Lorenzo, o time do Papa Francisco, com 3 pontos...mesma pontuação da LDU, do Equador, que não confirma sua tradição de boas campanhas nas últimas edições. LDU que será o próximo adversário do Grêmio, lá na altitude de Quito, praticamente decidindo sua sorte na competição. Depois, os gaúchos fecham participação na fase de grupos jogando com o líder Toluca, em casa. Mesmo que tenha fama de “time copeiro” não aposto com total confiança na classificação gremista! Aguardemos os próximos “capítulos” desta Libertadores que, por enquanto, não mostra ninguém “comendo a bola”...!!

quarta-feira, 6 de abril de 2016

Bons números na negociação que envolveu a ida de Róger Guedes para o Palmeiras!

A coluna havia “cantado a pedra”! Depois de acertos em relação às saídas de Alex Santana, Natan, Wéllington Saci e Bruno Lopes...o Criciúma confirma que negociou o atleta Róger Guedes com o Palmeiras. Cícero Souza, dirigente palmeirense que, inclusive, já passou pelo estádio Heriberto Hülse, esteve pessoalmente na cidade e tratou dos acertos finais. Conforme o que vem sendo noticiado...e tudo ainda está bem “fresquinho”, pelo menos até o fechamento da postagem de hoje, o Criciúma está vendendo ao Palmeiras 50% dos direitos econômicos de Róger Guedes e ficando com o restante do percentual. Serão 5 milhões de reais pagos em duas vezes, com o Tigre recebendo a metade após os exames médicos no jogador, e os demais 2 milhões e 500 mil reais a serem cobrados no fim deste ano. Quanto aos direitos federativos eles estão sendo repassados totalmente ao clube paulista que já preparou um contrato de cinco anos para ter Róger Guedes em seu plantel. Há ainda uma informação de que o Criciúma receberá jogadores que não serão aproveitados no Palmeiras para as disputas do Campeonato Brasileiro da Série B...talvez quatro, sendo dois zagueiros, um meia e um atacante.
Tudo o que você acaba de ler, todos os detalhes acima foram colhidos através de fontes de extrema credibilidade do Passarinho Arrepiado que, como sempre, é muito bem informado!! E...considero o negócio conduzido com sabedoria e apresentando números bastante interessantes para o Criciúma!! Cinco milhões por metade dos direitos econômicos de um atleta que tem feito boas partidas, mas que busca ainda uma melhor sequência pra “explodir” na carreira?? Transação vantajosa para o Criciúma...sem a menor sombra de dúvidas!! Róger Guedes tem 19 anos, excelente potencial de busca ofensiva e está recebendo a “chance da vida”!! Assim como faço em relação a Lucca, que está no Corínthians e o Criciúma ainda tem uma “beirinha” nos direitos econômicos, vou torcer muito pra que Róger Guedes se dê bem no Palmeiras e alcance sucesso absoluto!! Importante frisar que, durante período aproximado de seis meses, o Criciúma negociou duas “pratas da casa”, colocando esses atletas no mercado paulista, em dois clubes de grande projeção no futebol brasileiro!!

Mudando a “prosa”...expressão gaúcha, rsrs...a Copa do Brasil começa nesta quarta-feira(06) para o futebol catarinense. O presidente da Federação Catarinense, Delfim Peixoto, está todo orgulhoso porque, afinal, estamos batendo recorde de participantes: são seis!! Tudo isso graças ao novo Ranking Nacional de Federações da CBF onde Santa Catarina aparece em quarto lugar! Assim, são quatro vagas mais as duas do campeão e do vice estadual de 2.015. Nunca é demais lembrar que nosso Estado já esteve em duas finais de Copa do Brasil. Uma com o Criciúma, campeão de 1.991, em cima do Grêmio; e, a outra em 2.007, quando o Figueirense ficou com a segunda colocação ao perder o título para o Fluminense, em Florianópolis. Quem dá o “pontapé inicial” na participação do futebol barriga-verde é o Internacional que joga contra o Sampaio Correa, em Lages; e a Chapecoense, que enfrenta o Princesa dos Solimões, no Amazonas. Os demais...Criciúma, Figueirense, Joinville e Avaí farão estréia nas duas próximas semanas!

segunda-feira, 4 de abril de 2016

No Dia da Mentira...verdade: Tigre perde pro Guarani!!

Com todo o respeito que merece o time de Palhoça, seus dirigentes, sua torcida, o técnico Sérgio Ramirez...massss, quem perde pro Guarani não pode ganhar título aqui em Santa Catarina!! Convenhamos...paciência tem limite!! Bem...depois de um primeiro tempo meio “xôxo”, com algumas poucas oportunidades criadas por ambas as equipes...a segunda etapa reservou um domínio territorial do Criciúma...“sem muito sal”!! Cito isso porque o Guarani recuou e o Tigre criou 3 chances pra “matar” a partida, respectivamente com Róger Guedes, Gustavo e Élvis. Mesmo assim, faltou aquele maior ímpeto pra conquistar a vitória e buscar o resultado que lhe interessava afim de manter vivo o Criciúma na competição! Quanto à “marcha do placar”...houve o pênalte marcado para o Criciúma que foi bem convertido por Élvis. E...sobre os dois gols do Guarani, não há dúvida em relação às falhas da defesa do Criciúma. No 1º gol do “Bugre”, facilidade para o cruzamento e posterior domínio e chute pro gol de Hélio Paraíba. Pelo que vi...Diego Giaretta “cochilou” no lance, permitindo o domínio dentro da área do atacante adversário! No 2º gol, já nos acréscimos, bola parada...cruzamento pra área e o desvio de cabeça outra vez de Hélio Paraíba. Ninguém do Criciúma marcou o jogador palhocense!!  Dois a um para o Guarani que o mantém vivo na luta pra fugir do rebaixamento e que,com certeza, elimina o Tigre da competição!!

Luiz fez algumas boas defesas, principalmente na etapa inicial quando foi mais exigido. Nos gols tomados...sem culpa. Seus zagueiros o “traíram”!! Nota 6. Ezequiel foi mais participativo no 1º tempo...procurou atacar e chegar à linha de fundo. No tempo final...com o recuo do Guarani, não encontrou tantos espaços e pouco apareceu. Nota 5. Sobre os dois zagueiros, estiveram muito mal tanto Raphael Silva quanto Diego Giaretta. Dá pra botar na conta uma falha de cada um deles nos gols do Guarani! Se Giaretta “dormiu no ponto” no lance do 1º gol sofrido pelo Criciúma, Raphael Silva ficou “olhando a banda passar” na bola da vitória adversária. Nota 3 pra dupla de zaga do Criciúma! Márlon não conseguiu jogar como de costume. Tímido...e sem “parceria”, ficou bem abaixo do que já vimos. Nota 4. No meio de campo, atuação discreta de Barreto, nota 4. Também quase passou “em branco” o rendimento de Douglas Moreira. Nota 5. Ricardinho apresentava boa movimentação quando foi substituído por Roberto Cavalo. Por que saiu pra entrar Wéllington Saci? Cavalo disse que foi com o objetivo de ganhar mais ofensividade pela esquerda. Deu errado! Nota 6 pra Ricardinho e 3 pra Saci. Sobre Élvis, foi o melhor do setor com finalizações e jogadas agressivas contra a defesa do “Bugre”. Nota 7. No ataque, Gustavo fez seu melhor jogo com a camisa do Criciúma! Chegou a surpreender positivamente!! Participou do jogo com luta e comprometimento! Finalizou algumas jogadas e perdeu gols!! Pelo esforço e certa evolução...nota 7. E...Róger Guedes que realizou algumas jogadas e dribles, pela direita, e também perdeu oportunidades pra marcar gols! Nota 6. E...Roberto Cavalo que, entendo, precisa fazer com que seus jogadores busquem mais a vitória! Não abro mão de que, quando há deficiências no quesito técnico, o time em campo precisa se superar! Em alguns jogos observamos essa dita superação!! Entretanto, nem sempre o treinador do Criciúma e seus comandados... conseguem!! Anotem: Se não contratar e qualificar o plantel...vai passar MUITO trabalho no Brasileiro!!