sexta-feira, 31 de julho de 2015

Mesmo fora de casa, Criciúma é favorito contra o Boa Esporte!

Simples! Se o Botafogo, líder da competição, tinha favoritismo diante do Criciúma...pois agora os “papeis” se invertem e o Tigre chega em melhores condições para esse confronto contra o Boa Esporte, nesta sexta(31), na “terra dos Et’s”. Quem tem melhor campanha e está há 8 jogos sem perder na Série B é o Criciúma! O Boa, agora treinado por Nedo Xavier, cumpre campanha decepcionante até o momento. Está em 17º lugar, tem 15 ponto e vem de vitória, diante da Luverdense, uma das 3 que conseguiu até o momento...em 15 jogos. Se ganhar o jogo do Criciúma, os mineiros podem deixar a zona do rebaixamento já nesta rodada. Assim, todo cuidado é pouco...muito embora, reforço a idéia de que a obrigação de ganhar a partida é do Criciúma!!
Estádio Mun. Prefeito Dilzon Luiz de Melo, o "Melão", palco de Boa Esporte x Criciúma, em Varginha-MG.

No futebol, diferentemente de outras situações que vivenciamos, a última impressão é a que fica! E...o futebol que o Criciúma mostrou no Engenhão, quando quase ganhou do Botafogo, credencia o Tigre a buscar 3 pontos em Varginha! É uma questão de imposição!! O problema maior é a incansável busca da tal estabilidade e ponto de equilíbrio que Petkovíc e comandados ainda não conseguiram! O Criciúma joga com um esquema que às vezes dá certo ...outras não! Individualmente, os jogadores também não alcançaram regularidade em suas apresentações! Quem é o “cara” mais confiável no Criciúma? Fácil resposta: o goleiro Luiz!! Os demais, aqueles considerados titulares, alternam muito o bom futebol e até apresentações abaixo da linha de mediocridade!!

E contratações...os reforços?? O técnico Petkovíc tem externado suas opiniões dando conta de que o plantel atual é bom e não há necessidade urgente de mais atletas. Tenho quase certeza de que, lááá no fundo...dentro do que planeja, o treinador do Tigre sabe que, pra fazer melhor campanha, o Criciúma vai necessitar de maior qualificação!! Não adianta insistir, gente!! Principalmente do meio pra frente, o Criciúma é mais carente do que do meio pra trás!! Importante destacar, de outro modo, que o sistema defensivo e de marcação do Criciúma não é nenhuma sumidade!! Muito pelo contrário!! Há defecções também!! Só que é bastante visível os maiores problemas encontrados no setor de armação e conclusão...finalização!! O Criciúma tem o 3º ataque do Campeonato Brasileiro que fez menos gols: 12 até agora, juntamente com o Ceará. Piores...só Boa Esporte, com 11, e Atlético de Goiás, com 9 gols!! Meias e atacantes que cheguem pra “botar a camisa e jogar”...o Tigre, mais cedo ou mais tarde, vai precisar! Com toda certeza!!

Conversei com o presidente da Federação Catarinense de Futebol, Delfim Peixoto, sobre a tal Copa Sul Minas, competição que pode voltar a fazer parte do calendário do nosso futebol em 2.016. Delfim garantiu que o torneio “será realizado”!! E que questões comerciais vão determinar muita coisa referente à competição. Sobre a participação da dupla Flamengo e Fluminense, nada está confirmado. Assim, como quem será chamado ou convidado pra representar o futebol de Santa Catarina! Então, aquela história de que seriam os 3 primeiros do último Campeonato Estadual ou os 4 que estão jogando a Série A...tudo “balela”! Delfim reiterou que a Copa Sul Minas precisa ser viabilizada comercialmente, com um bom suporte financeiro. Outra providência a ser tomada...adequar o calendário do primeiro trimestre do ano que vem, facilitando a inclusão dos clubes para que eles também disputem os regionais. Aguardemos!!

quinta-feira, 30 de julho de 2015

A Criciúma dos buracos!!

Quero abrir um parêntese aqui em relação aos assuntos que costumo destacar dentro deste espaço. E, antes que pensem...não há NENHUMA conotação política!! Aliás, as questões políticas e partidárias não fazem parte da “minha praia”! Gosto do assunto é verdade, em época de eleição...fazer cobertura, o aspecto jornalístico me atrai. Entretanto, os bastidores e “este mundo” não fazem parte do que penso entender melhor! Masss...cito isso pra deixar bem claro que não tenho absolutamente nada contra a figura do prefeito Márcio Búrigo! O conheço há bastante tempo...família tradicional de Criciúma e, por ser chefe de Poder Executivo da cidade que nasci e moro há 53 anos, torço muito para que ainda consiga atender os anseios da população criciumense. O que não posso deixar passar em branco é o caos instalado em Criciúma por causa da péssima conservação de nossas, estradas, ruas e avenidas! Nunca, em toda a história do município, vivenciamos um problema tão evidente...escancarado e sentido por todos!
Seja nos bairros ou na área central da cidade, as vias públicas estão em péssimo estado de conversação! A rua Gal. Osvaldo Pinto da Veiga, que corta o bairro Próspera, é uma das mais esburacadas!! A Avenida Centenário, então, nem se fala!! Ambas parecem solo lunar!! Buracos, elevações e depressões são vistos a todo momento e o pior: o tempo passa e quase nada é feito para tapar buracos...arrumar estradas e poder proporcionar ao cidadão uma condição melhor de trafegabilidade!! Sei que algumas obras estão sendo efetuadas envolvendo saneamento básico. Só que abrem buracos e não fecham; tiram o asfalto e não há reposição! E...quando acontece de determinado trecho ser recapeado, este não é de boa qualidade! Muito pelo contrário! Parece uma fina camada que, com uma eventual chuva, se “esfarela” e tudo volta como antes! Assim, ocorre há teeempo...e ninguém faz nada!!! Quem acompanha as notícias sabe que a Prefeitura de Criciúma passa por seríssimos problemas financeiros! Entretanto, é uma questão de urgência/emergência arrumar a casa onde se mora!!!

Sobre o futebol, que aí sim é o assunto que estamos mais acostumados a comentar por aqui... fica o questionamento sobre até quando o Criciúma vai continuar instável? Sem dúvida alguma, é o grande desafio do técnico Petkovíc: achar o ponto equilíbrio ideal para que o Tigre possa melhorar sua performance no Campeonato Brasileiro. Eu prefiro, ainda, não projetar uma subida na tabela a ponto de observarmos o Criciúma perto do G-4 ou até nele mesmo! A “bola” que o Tigre está jogando ainda não tem essa consistência!! Com a rodada do meio de semana, o Criciúma perdeu uma posição: era 10º...caiu pra 11º, atrás do Oeste, do Roberto Cavalo, que será o próximo adversário em casa!! E...com toda certeza, se quiser realmente subir na tabela, Petkovíc e cia. terão que, rapidamente, começar a ganhar!! Só empatar...não leva a muito êxito!! Pet está invicto na Série B, mas com 5 empates e “só” 3 vitórias!! Pra “engrenar” de vez...o Criciúma precisa arrumar a pontaria e, então, fazer gols!!!

quarta-feira, 29 de julho de 2015

Criciúma empatou, mas merecia ganhar no Rio de Janeiro!!

As melhores chances foram do Criciúma no jogo em que empatou pelo placar de 0 a 0 com o Botafogo, no estádio João Havelange. Pude contabilizar quatro oportunidades claras de gol pró Tigre. A primeira delas aos 30 minutos da 1ª etapa, com Lucca que, de dentro da área, chutou fraco. A segunda...com Maurinho que invadiu a área e finalizou para grande defesa do goleiro Jéfferson, aos 40 minutos. Depois, no 2º tempo, aos 33 minutos com Fábio Ferreira cabeceando para grande defesa do goleiro botafoguense; e, aos 46, com Róger Guedes apanhando à média distância, no canto, e Jéfferson mandando a escanteio. É verdade, entretanto, que o Botafogo também levou algum perigo! A situação mais clara foi aos 48 da 2ª fase quando Navarro chutou da entrada da área para difícil intervenção do goleiro Luiz. Masss...no “frigir dos ovos”, o Criciúma com sua segurança defensiva e imposição na hora de contra-atacar, foi melhor e o resultado mais justo seria a vitória do Tigre! O comportamento do time de Petkovíc, no aspecto coletivo foi perfeito! Faltou o gol e o treinador tricolor saiu lamentando o fato de ter “só” empatado!!
Botafogo e Criciúma realizaram bom jogo no Engenhão. Tigre merecia melhor sorte!!

Individualmente...Luiz foi mais exigido apenas no finzinho após chute de Navarro. No mais...a costumeira tranqüilidade! Nota 6. Maicon Silva esteve muito bem. Finalmente vi um lateral direito marcar com eficiência e demonstrar voluntariedade ofensiva! Nota 7. Wânderson e Fábio Ferreira “casaram” com sintonia e perfeito entrosamento. Ambos com atuação merecendo nota 8 pra cada um deles. Do outro lado, na lateral esquerda...Guilherme Santos teve mais altos do que baixos.Tanto defendendo quanto atacando, o atleta ainda carece de maior regularidade! Nota 6. Não há grandes reparos para os dois volantes do Criciúma...os de marcação. Bem posicionados, bloquearam com eficácia e ainda chegaram na área adversária. Nota 8 pros dois. Paulinho, que não é meia, cumpriu tal função com competência. Não errou passes como na partida passada e, com certeza, vai continuar na titularidade. Nota 7. No ataque, Maurinho foi o melhor do setor. Sempre usando o que tem de melhor, sua velocidade, foi responsável por algumas boas jogadas ofensivas, sempre pelo lado direito. Nota 7. Neto Baiano e Lucca destoaram, comparando aos demais! O centroavante caía a toda hora e, apesar da vontade e comprometimento, ficou “devendo”...outra vez!! Nota 4. A mesma avaliação pra Lucca que fez apenas uma jogada de algum perigo contra a meta adversária! Insisto que Lucca precisa e deve jogar mais!! Quem sabe...não desaprende!! Foram usados ainda Jéfferson, Paulo Sérgio e Róger Guedes. Análise mais apurada em relação a Róger Guedes que entrou bem, com boa movimentação ofensiva...o que há tempo não víamos! Nota 7. Vale observação positiva sobre o trabalho de Petkovíc. Está há 8 jogos invicto e continua lutando para fazer com que o Criciúma encontre, finalmente, seu ponto de equilíbrio! Nota 7 pro sérvio. Sexta-feira(31) tem mais: o Boa Esporte, na “terra do ET”, em Minas Gerais!!

Passarinho Arrepiado, após acompanhar tudo o que aconteceu no Engenhão, direciona suas atenções para mais uma rodada do Campeonato Brasileiro da Série A e, claro, os catarinenses em ação. Aliás, os jogos desta rodada, a 16ª do turno, iniciam nesta 4ª feira(29) com Corínthians e Vasco; Atlético Mineiro x São Paulo. Vasco, que aliás, tem que começar a reagir senão vai de novo visitar a Série B!! Os clubes do Estado só entram em campo no fim de semana. E...pra quem gosta de futebol e emoção, chegamos à fase final da Taça Libertadores da América. Primeiro jogo entre Tigre, do México, versus River Plate, da Argentina...lá na América do Norte; segundo...aqui do lado, na casa dos “hermanos”. Entendo que não há favoritismo de A ou de B. Massss...todos sabemos que o Ríver se torna mais forte ainda jogando em casa a 2ª partida!!!

terça-feira, 28 de julho de 2015

Conseguir ponto(s) no Engenhão!!

Este é o principal objetivo do Criciúma para a partida no estádio João Havelange, que também é chamado de Nílton Santos, diante do Botafogo. Com 19 pontos e ocupando a 10ª posição na tabela, claramente o Tigre estará lá para especular! O favoritismo é do Botafogo...sem a menor sombra de dúvida! Afinal, além de jogar em casa onde é bastante forte, o alvinegro está na liderança com 28 pontos e, portanto, com uma campanha bem superior a do adversário. E o Botafogo promoverá a estréia do técnico Ricardo Gomes, recentemente anunciado para substituir René Simões. Aliás, o ex-zagueiro do Fluminense e da Seleção Brasileira volta ao “banco de reservas” após quatro anos afastado do futebol, em razão de AVC sofrido justamente no Engenhão, durante um clássico entre Vasco e Flamengo.

Quanto ao Criciúma, o técnico Petkovíc tem como principal desafio conseguir achar o ponto de equilíbrio necessário para que seu time pelo menos “sonhe” com uma auto-afirmação! Digo isso, porque a instabilidade...campanha irregular tem sido uma constância dentro dos 14 jogos já realizados pelo Criciúma neste Campeonato Brasileiro da Série B. Satisfatório mesmo...só o futebol contra o Bahia! Sem esquecer, claro, o jogo pela Copa do Brasil...lá em Porto Alegre, perante o Grêmio. Masss...na Série B, o Tigre ainda não encontrou o “time”...aquele que pode passar maior confiança em relação a uma campanha convincente. 
É difícil? Sim, sem dúvida! Entretanto, no meu entendimento, há necessidade de reforços! Estes, do meio pra frente! Até porque...com esse plantel que aí está...não tenham dúvidas de que o Criciúma fará campanha apenas de manutenção na Série B! Talvez, ficando “no meio” da tabela ou perto! Entenderam bem??

Sobre o time que está sendo projetado pelo treinador, algumas alterações. Vamos então... Luiz no gol, Maicon Silva que volta...até porque Jonas entrou e não deu o “ar da graça”; Wânderson, Fábio Ferreira, retornando depois de suspensão e o mesmo ocorre com Guilherme Santos. No meio campo, um trio de volantes: Wéllington, Marcão...outro que volta ao time depois de “descansar”...segundo Petkovíc, e Paulinho. Este, por sinal, deverá fazer uma função mais de 3º homem...mais avançado. Lembro, no entanto, que não é meia de ofício e não tem as mesmas características de Rodrigo Andrade, machucado. Na frente, a novidade é a presença de Maurinho. Pelo menos é o que indica, num primeiro momento, o sérvio Petkovíc. O ex-Metropolitano pode ser titular, fazendo companhia a Neto Baiano e Lucca. Tudo porque Juba, está com dores musculares e Pet...parece...não está confiando muito em Paulo Sérgio. Como curiosidade, o que está sendo ensaiado...Maurinho(foto a seguir), que é canhoto, atuar pela direita; e, Lucca, que é destro, jogar pela esquerda!!! Esquisito? Não! É o futebol que vai se modernizando!! Huummm...então, ta!!

E a campanha do Brasil nos Jogos Pan Americanos? Tudo, mais ou menos, dentro da normalidade! Nossos atletas ficaram atrás de Estados Unidos e Canadá, o país sede. Foram 41 medalhas de ouro, 40 de prata e 60 de bronze...141 no total! Dentre aquelas modalidades de esportes coletivos...me decepcionei com o vôlei masculino que perdeu a final pra Argentina. Ressaltando, contudo, que o Brasil não estava com sua seleção principal! O futebol masculino decepcionou...de novo! O feminino confirmou favoritismo e muito bom o trabalho do basquete masculino e o handebol, nos dois naipes...trazendo o ouro!! Masss...num todo, precisamos melhorar muito pra não fazer feio nas Olimpíadas do Rio, em 2.016!!

segunda-feira, 27 de julho de 2015

Criciúma 0 x 0 Santa Cruz. Tigre jogou pouco!!

Nem o Tigre nem a “cobra coral” realizaram bom jogo no estádio Heriberto Hülse. O Criciúma até teve mais tempo de posse de bola. Mas foi uma situação meio que “falsa”! Ou seja, o Criciúma ficava com domínio do jogo...mas sem ameaçar a meta adversária! Além disso, os jogadores do Criciúma erraram muitos passes!! O meia Rodrigo Andrade fez muita falta...o Tigre foi frouxo na marcação e criou pouquíssimas chances pra ameaçar o Santa Cruz. A verdade é que o Criciúma deixou de faturar três pontos em casa que podem fazer falta lá na frente! Vale ressaltar que as duas próximas partidas serão fora de casa: Botafogo, no Rio de Janeiro; e, Boa Esporte, em Minas Gerais.
Criciúma e Santa Cruz fizeram jogo de baixíssimo nível técnico, no Heriberto Hülse.

Individualmente...Luiz “assistiu” o jogo! Poucas vezes foi exigido em razão da inércia do ataque adversário. Nota 6. Jonas apareceu como uma das surpresas na escalação. Pelo que mostrou, não tem mais “bola” do que Maicon Silva, Ezequiel e até do que Arnaldo, que já foi embora. Nota 4. Wânderson foi o mais seguro do sistema defensivo do Criciúma. Desta vez, mostrou tranqüilidade e segurança. Nota 7. Por sua vez, Adalberto teve altos e baixos...mas não comprometeu, individualmente! Nota 6. Quanto a Cristiano...muita vontade e baixíssima produção, tanto defensiva como ofensivamente. Nota 4. Wéllington...bem na cobertura e marcação, mas com muitos erros de passe. Nota 5. Nota 6 pra Paulinho que também errou passes no 1º tempo, mas melhorou no 2º. Natân...a outra surpresa na escalação de Petkovíc, teve muita vontade em acertar. Não jogava há mais de um mês por lesão e até resistiu bem, fisicamente! Masss...sob o ponto de vista técnico, baixa produtividade! Nota 5. No ataque, ninguém apresentou bom futebol! Juba recompôs mais a marcação do que atacou! Nota 5. Neto Baiano...fica isolado e, nas poucas vezes em que a bola chega, ele não aproveita! Nota 4. E... Lucca, que continua “fominha”...é o único que tenta ingressar na área a dribles. Nota 5. Entraram Maicon Silva...pouco acrescentou, nota 4; Róger Guedes...ídem, nota 4 também; e, Maurinho que foi chamado para dar mais velocidade ao setor de frente e até conseguiu algumas poucas jogadas...nota 5. Em relação ao técnico Dejan Petkovíc...optou por Jonas na lateral direita e obteve pouquíssimo resultado. Além disso, escalou de forma equivocada Natan pra substituir Rodrigo Andrade. Pet ainda não conseguiu achar o ponto de equilíbrio que o Criciúma precisa pra não oscilar tanto no Brasileiro! Nota 5 pra ele!

Passarinho Arrepiado acompanhou todo o sorteio das Eliminatórias para a Copa do Mundo da Rússia, em 2.018. O evento, estilo FIFA, foi realizado neste sábado(25) em São Petersburgo, e contou com a presença de várias personalidades do mundo do futebol. O Arrepiado me contou que a TV não mostrou ninguém da CBF por lá, a não ser o técnico Dunga. O torneio começa em outubro e o Brasil tem a seguinte ordem de jogos: Chile fora, Venezuela em casa, Argentina lá, Perú e Uruguai por aqui, Paraguai e Equador fora de casa, Colômbia e Bolívia aqui. Isso no turno...depois, o returno e os quatro primeiros têm classificação garantida para o próximo Mundial. Já, o quinto colocado, disputará a repescagem. O atacante Neymar, suspenso por causa daquela expulsão na Copa América, volta na 3ª rodada contra a Argentina, em Buenos Aires. E o centroavante uruguaio Suárez, que também está punido pela FIFA em razão da mordida no zagueiro italiano durante a Copa de 2.014, retorna logo diante da Seleção Brasileira. No meu entendimento, o caminho do Brasil deve ser um dos mais difíceis...se formos comparar com outras eliminatórias mais recentes. A crise que vive o futebol brasileiro é uma das maiores de toda sua rica história!!