sexta-feira, 7 de novembro de 2025

Pênalti e não pênalti...as trapalhadas da arbitragem!!

Esse não foi pênalti...


Mas, esse foi...



Os lances, idênticos, ou seja carga excessiva nas costas do adversário, DENTRO DA ÁREA, foram interpretados de formas diferentes. Num, aquele em cima do J. Robert, do Criciúma, contra o Goiás; e, o outro, durante esta semana, no jogo Bragantino x Corínthians. Os respectivos árbitros de campo, que prefiro não citar os nomes, tomaram decisões opostas. Ambos, tiveram a correta participação do VAR. Só que, um preferiu ignorar a falta claríssima; e, a outra, no caso quem apitou a partida de Bragança Paulista, respeitou a equipe de vídeo e, acertadamente, marcou a penalidade.

Desde que me entendo por gente, as arbitragens são questionadas. Sempre foram um problema...ou seja, crônico no futebol brasileiro. Não vou me remeter a outros países, que também têm seus dilemas. Falo daqui...onde moro, vivo e vivencio o futebol. E, dentro do que penso, considero os árbitros mal preparados! Até narradores e comentaristas das TV's, que detém direitos de transmissão, não poupam as trapalhadas que fazem, rodada a rodada, o pessoal do apito!

Solução? Continuar "aturando" e esperar que haja melhor organização quanto a treinamentos por parte dos responsáveis. O que me intriga é que não há punição rígida pra quem erra! No máximo, uma rodada de fora da escala, ou, apitar divisão inferior, onde as taxas pagas são menores. Há corporativismo! Tudo é extremamente irritante! Mas, segue o baile!! Ou a gente "engole" ou pára de acompanhar futebol...!!!


segunda-feira, 3 de novembro de 2025

Já se sabia que seria difícil; mas, não impossível!!

A cada rodada que vai passando, o acesso do Criciúma, pra Série A do Campeonato Brasileiro do ano que vem, parece estar ficando cada vez mais complicado! Desde aquele fatídico jogo contra o Paysandu, pela 29ª rodada, que o time vem caindo de produção. Os motivos?? Ora bolas...de fora fica mais fácil frisar que o ataque pouquíssimo finaliza, que o meio de campo não cria e que a defesa vem tomando gols "bobos"! Mas, é lá dentro, no dia a dia, que Eduardo Baptista e seu "staff" necessitam constatar e consertar o que não vem dando certo! 

E, não adianta nada ficar "chorando o leite derramado"! De momento, a solução é trabalhar pra fazer mais 9, 7 ou até mesmo 6 pontos que poderão dar, ao Criciúma, a possibilidade de, novamente, jogar a elite em 2.026. Sempre procuro respeitar as escolhas de cada treinador. Afinal, é ele quem convive com os atletas e sabe do potencial e melhor lugar pra cada um. Contudo, diante da Ferroviária, por exemplo: M. Trindade é volante e não zagueiro! Pra zaga tem Lucas Dias e Yan Souto!!

De outro modo, é fato que a ausência de Gui Lobo, machucado, tem contribuído pra ausência de maior combatividade e criatividade no meio. Só que, cabe à figura do técnico, arranjar soluções dentro do que ele tem no plantel! Os outros times também têm seus problemas e desfalques. É do jogo! E, mesmo com todas as dificuldades, penso que ainda dá! Mas, que tudo seja pensado jogo a jogo! Então...que haja toda mobilização pra ganhar do Atlético(GO). Depois?? Deixa pra pensar depois de vencer o adversário de domingo(09).