sexta-feira, 10 de julho de 2015

Sequência de jogos pra autoafirmação!

Ceará fora; Grêmio...também longe de casa; Bahia, no Heriberto Hülse; de novo o Grêmio...em Criciúma; Santa Cruz, aqui; Botafogo e Boa Esporte, fora; Oeste e Payssandu...na “casa tricolor”; e, CRB, em Alagoas. Esta a relação de jogos a serem enfrentados pelo Criciúma pelo Campeonato Brasileiro da Série B e Copa do Brasil no espaço de 35 dias. Assim, serão no total, 10 jogos...dos quais 5 em casa e outros 5 fora. Pra quem gosta de detalhes, vai dar a média de um jogo a cada três dias e meio!! E, visando enfrentar tal “maratona”, o Criciúma vai precisar de um condicionamento físico bastante razoável pra conquistar bons resultados. E tem ainda as questões técnicas e táticas que, notadamente, também necessitam de melhorias! Além do mais, o técnico Petkovic vai ter de continuar com sua sorte e aumentar o nível de competência afim de fazer o time jogar mais!! Adversários como Ceará, Grêmio, Bahia, Botafogo e Payssandú precisam ser encarados com muitos cuidados! Nunca esquecendo que o nível de competitividade, obrigatoriamente, tem de estar lá em cima!! Então...mãos à obra para fazer com que o Tigre aprimore seu nível técnico, tenha ainda mais garra e disciplina...!!!
      Arena Castelão, em Fortaleza. Palco de Ceará x Criciúma.

O sérvio Dejan Petkovic está convicto em relação ao que pensa sobre o esquema de jogo ideal para o Criciúma, no momento. Afinal, com 4 jogos e invicto, fica claro que o 4-2-3-1 será mantido. Time que ganha não se mexe! Velha frase usada para justificar o que está dando certo! Massss...nunca é demais lembrar que os resultados estão sendo alcançados sob o ponto de vista numérico!! O que se vê em campo é uma equipe ainda sem solidez e estabilidade dentro da competição. E...cá entre nós: será que “há mais leite nessa pedra”, ainda, pra ser tirado?? Fica o questionamento e uma certa expectativa do que poderá fazer o treinador tricolor para, aos poucos, ir “arrumando a casa”! Com palavras e ensinamentos?? Talvez! Entretanto, certeza...não temos! Dentro de uma avaliação já exposta aqui em outras oportunidades, temos uma idéia fixa de que o Criciúma vai necessitar de mais qualificação técnica para poder subir na tabela de classificação! Alguém duvida???

E o Silvinho? Foi emprestado para o Joinville por que motivo? Bem, não era segredo pra ninguém que o presidente do JEC, Nereu Martinélli, sempre quis levar o Lucca pra lá! E, desta vez, não foi diferente! Houve nova investida para tirar o “camisa 11” do Tigre. Só que o Criciúma “brecou” as pretensões do time da Manchester e as conversações enveredaram pro lado de Silvinho! Assim, o atacante que não vinha sendo aproveitado no Criciúma, terá uma chance “de ouro” pra jogar de novo na Série A. Só que...num time que é lanterna do Brasileiro!! Sai Silvinho e chega Paulinho. Quem é Paulinho? Volante e 3º homem do meio campo que atuava na Ponte Preta. Tem 26 anos e chega pra ser titular ou pra “somar” como se diz comumente?? E o Jonas? O lateral, que chegou recentemente, já ganhou condição legal e ainda nem foi chamado por Petkovic pra jogar!! Seguimos...!!!

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Ganhar e convencer!

Talvez este seja o maior desafio dos times de futebol na atualidade. Ou seja, conseguir vitórias e de forma convincente. Entretanto, como o futebol é um jogo, o mais importante é ganhá-lo!! Se der pra vencer convencendo...melhor ainda!! Puxo tal assunto pra destacar o que ocorre com vários times espalhados pelo Brasil e até pelo mundo...entre eles, obviamente, o Criciúma! Com Dejan Petkovic no comando técnico, o Tigre jogou quatro partidas, ganhou duas e empatou outras duas. E, nestes números ainda cabe o adendo de que dois confrontos foram em casa e outros dois fora do Heriberto Hülse. O aproveitamento de Pet no Criciúma ultrapassa os 66%! Contestação? Numericamente...nenhuma! Pra quem é ufanista... se o campeonato tivesse começado há 4 rodadas o Criciúma estaria no G-4!!

De qualquer modo, ganhar uma partida jogando bem faz tempo que não vimos o Criciúma cumprir tal tarefa!! Nem precisa?? Olha...foram apenas 11 rodadas de um total de 38!! Portanto, ainda faltam 27!! E...ninguém, nem o Criciúma, irá conseguir ganhar sempre sem apresentar futebol de boa qualidade para os padrões de uma Série B! Não estamos imaginando aquela “bola de encher os olhos”! Nem há necessidade para tal! Masss...pra chegar na parte de cima da tabela, obrigatoriamente o Criciúma terá de melhorar sua performance! Lembro que em 1.993, Campeonato Catarinense...o Criciúma era treinado por Sérgio Ramires e o futebol era feio! Naquela época o torneio durava quase toda a temporada e o Tigre foi campeão. As críticas eram freqüentes em razão da baixa qualificação mostrada. Só que a equipe era “raçuda” com altíssimo grau de espírito de luta! Hoje, com Petkovic, o Criciúma está sendo competitivo. Foi uma das melhoras notadas. Contudo, só vontade não será suficiente para possibilitar ao Criciúma uma campanha de acesso ou, pelo menos, com maior tranqüilidade e certeza de permanência na Série B!

As dificuldades inerentes a uma competição como o Campeonato Brasileiro aparecem a cada rodada ou sequência de jogos. Lembrando que, para o Criciúma, por exemplo, ainda tem uma “briga” com o Grêmio pela 3ª fase da Copa do Brasil. Só pra situar o leitor...o Tigre estará em Fortaleza na próxima sexta-feira(10), para enfrentar o Ceará, e na terça(14), em Porto Alegre, para jogar contra o Grêmio. Depois...em casa, sábado(18), atuando diante do Bahia; e, de novo no Heriberto Hülse, dia 21, uma terça, com o jogo de volta perante os gaúchos. Uma série de 4 partidas em que o quesito “superação” deverá, obrigatoriamente, em alta!! Afinal, por exemplo, alguém acredita que o Criciúma, com o que vem jogando, pode se dar bem na Arena Grêmio?? Será que vai fazer o jogo da volta “ter graça”?? O goleiro Luiz(foto abaixo) vai continuar “salvando” o time de levar gols até quando? E a sorte...vai se manter “iluminando” Petkovic?? Então...aguardemos, como sempre fizemos!!

Vem cá...de que adianta ficar relembrando os 7 a 1 que o Brasil levou da Alemanha ano passado, por uma das semifinais da Copa do Mundo?? Ficar remoendo o que passou e, principalmente, sendo algo que causou tanta tristeza...pelo menos pra mim, não é legal!! Claro que todos que gostamos do futebol brasileiro e da nossa seleção devemos tirar o máximo possível, lições e aprendizados para que tal vexame jamais seja repetido!! De outro modo, é verdade que pouco foi feito, até agora, por “cartolas” e mandatários do nosso futebol para que haja uma mudança radical. Ficou a imagem da decepção...frustração e uma vergonha daquelas!! Muita coisa tem que mudar...!!

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Criciúma “3” Bragantino 0...quanto drama!!

O gol de Lucca, no 1º tempo, e as duas cobranças de pênaltes...com gostinho de gols...foram os principais ingredientes do jogo em que o Criciúma ganhou pelo placar mínimo no estádio Heriberto Hülse, em noite chuvosa e fria desta terça-feira(07). O goleiro Luiz já havia salvado o Criciúma na única chance que teve o adversário, durante o 1º tempo. Veio a 2ª etapa e uma penalidade bem marcada pelo árbitro gaúcho Jean Piérre Gonçalves lima. O “10” do Bragantino, Alan Mineiro, correu pra bola e bateu com a perna direita a meia altura no canto direito. Luiz foi certo no lance e fez a defesa. Massss...o auxiliar Leirson Martins viu invasão de jogadores dos dois times na hora da cobrança. Ela teve que ser repetida e o atleta do “Braga”, de novo, bateu da mesma forma e no mesmo canto. O goleiro Luiz também defendeu e, obviamente, tudo foi comemorado como se os lances tivessem sido gols!! De qualquer modo, valeu pelo resultado! Só!! No futebol, propriamente dito, mesmo com discreta evolução notada, o Criciúma continua precisando melhorar muito para poder “sonhar mais alto” na competição!!
Individualmente...o goleiro Luiz, disparado o melhor em campo em razão de boas defesas, culminando com o fato de ter defendido duas vezes a mesma penalidade! Nota 8. O lateral Arnaldo, dentro do que pode render pela sua própria condição, foi mais voluntarioso no 1º tempo. Depois caiu de produção, além de demonstrar cansaço. Nota 5. Do outro lado, Guilherme Santos teve maior participação na 2ª etapa. Fez boas jogadas dando a impressão de que poderá crescer mais! Nota 6. Sobre os dois zagueiros, o “filme” que se repete há alguns jogos. Ou seja, Wânderson mais atrapalhado e mostrando insegurança; e, Fábio Ferreira, como sempre, tranqüilo e com bem mais recursos técnicos! Nota 5 pro “3” do Tigre; 7 pro “4”... entenderam? Entre os volantes, Wéllington que na minha opinião é limitado, até que mostrou performance satisfatória. Por isso...nota 6 pra ele! Já, Marcão, muita vontade e pouco qualidade...nota 5. E, fechando o setor de meio campo...gostei do que mostrou Natan! Longe de ser o meia...o cara que o Criciúma necessita para o setor, o ex-Náutico se movimentou bem e realizou seu melhor jogo pelo Tigre. Nota 7. Em relação ao ataque, Paulo Sérgio...bastante participativo, mas, tecnicamente, cheio de altos e baixos. Teve o mérito, entretanto, de iniciar a jogada do gol. Nota 6. Neto Baiano continua isolado e sem apresentar o que sabe. Nota 4. Lucca...autor do gol e algumas poucas jogadas mais objetivas. Nota 6. Entraram Maicon Silva, Jéfferson e Juba. Destes, o lateral teve mais tempo pra jogar e pouco aproveitou...nota 5; e, Jéfferson, perdeu bolas fáceis e...pareceu ter desaprendido a dominar bolas!! Nota 4. Juba... sem nota. Quanto ao técnico Dejan Petkovic, continua com bom aproveitamento numérico: 4 jogos, duas vitórias e dois empates. Invícto...tem 66% de aproveitamento!! Masss...se o Criciúma realmente quiser fazer campanha para estar na parte “de cima” da tabela, o time terá que jogar bem mais!! Nota 7...muito mais pela vitória!!

Números do jogo conforme a planilha do Passarinho arrepiado: 11 faltas cometidas pelo Criciúma, 12 pelo bragantino. A gol...9 finalizações do Criciúma, 8 do Braga. Pra fora, foram 2 chutes do Tigre e 5 do adversário. Escanteios...9 a 4 para o Bragantino; e, impedimentos...2 a 2. Com a vitória sobre o Bragantino, o Criciúma subiu 3 posições: era 15º passou a 12º na tabela, com 14 pontos. Próximo jogo...Ceará, fora decasa, na sexta(10).

segunda-feira, 6 de julho de 2015

Messi jogou pouco e Chile é Campeão da América!!

Foi um jogo eletrizante! Chile 0 Argentina 0, placar do tempo normal e da prorrogação, e 4 a 1 para os chilenos, nas penalidades, acabou se transformando no principal acontecimento do futebol no fim de semana. Convenhamos...a final esperada! Claro que estávamos torcendo para que o Brasil pudesse superar suas próprias dificuldades e limitações e, então, conseguisse uma vaga na decisão. Masss...”a bola pune”, lembram? Então, com merecida justiça, os dois times que mostraram futebol competitivo e de alta intensidade durante quase todo o torneio, fizeram um jogo decisivo cheio de lances de área e com emoções de parte a parte. É preciso frisar que a principal estrela da competição, o argentino Lionel Messi, não realizou uma boa campanha nesta Copa América. Na final, então...ficou devendo muito, se compararmos com o potencial que sabemos, ele tem!
Fica o registro positivo do altíssimo grau de comprometimento das duas seleções, também elevado espírito de luta e um sistema de marcação do Chile que levou nítida vantagem sobre o adversário. Mesmo sem Messi jogando aquela bola que sabe...a Argentina levou perigo em algumas oportunidades contra a meta adversária. Das arquibancadas, uma cantoria e incentivo que não parou um minuto sequer! Foi a maior conquista do futebol chileno em toda sua história! Depois de sediar por sete oportunidades a Copa América, o Chile...finalmente conquista a Taça!! A festa foi tão grande que os jogadores saíram do estádio e foram até o Palácio do Governo exibir a Taça para a presidente Michelle Bachelet. Detalhe: os atletas chegaram ao Palácio vestidos com os uniformes de jogo!!! A alegria foi imensa em todo o país que pode ser comparada a alguém que ganhou o Mundial!!! Valeu! Valeu mesmo!! Baita jogo, bonita a festa e com merecimento de quem fez jus!!

Enquanto isso, no Campeonato Brasileiro da Série A, que vitórias conquistaram Chapecoense e Figueirense na rodada do fim de semana!! A Chape ganhou do Vasco, no sábado(04) à noite!! Bem ao “estilo Chapecoense” de jogar, ou seja, com muita força e fazendo valer o fator campo, os comandados de Vinícius Eutrópio bateram os cariocas por 1 a 0 e continuam mostrando que são muito fortes quando jogam em casa! O outro resultado marcante foi do Figueirense. Em pleno Maracanã, arrancou um 2 a 1 diante do Flamengo que, claro.. é um triunfo que vai ficar por um bom tempo na memória dos “manezinhos”. Por sua vez o Joinville, só empatou em Curitiba, diante do Coxa, 0 a 0 e segue seu martírio na zona do rebaixamento. O Avaí tinha uma vitória de muita raça diante do Sport bem encaminhada até sofrer o gol de empate já nos acréscimos depois de um pênalte duvidoso!! O placar foi 2 a 2 na Ressacada.

Passarinho Arrepiado tá todo orgulhoso como bom brasileiro que é! Pela televisão assistiu o Brasil dominar o pódio no Campeonato Mundial de Vôlei de Praia(feminino/foto acima) disputado na Holanda, com as partidas decisivas acontecendo no último fim de semana. Ágatha e Bárbara Seixas ficaram com a medalha de ouro; Fernanda Berti e Taiana, a prata; e, Juliana e Maria Elisa...medalha de bronze. O Brasil ratificou sua condição de maior vencedor desta modalidade em todo o mundo! São 27 medalhas conquistadas contra 14 dos Estados Unidos, o 2º colocado! E, as emoções não pararam por aí, não! No naipe masculino, também deu Brasil. Álison e Bruno Schimidt conquistaram o ouro depois de uma vitória cheia de dramaticidade e emoção diante da dupla anfitriã: Christiaan Varenhorst e Reinder Nummerdor. Além disso, a medalha de bronze também foi brasileira! Esta vitória se deu através de Evandro e Pedro Solberg que superaram uma dupla norte-americana. Muito bom!!

domingo, 5 de julho de 2015

Que “pelada” em Curitiba!!!

Baixo nível técnico para Paraná 0 Criciúma 0 em jogo da 10ª rodada do Campeonato Brasileiro da Série B. Nem Criciúma, nem Paraná mostraram aquele “algo mais” que fizesse com que o torcedor gostasse da partida. Tanto um quanto outro deixaram bastante a desejar tecnicamente. Mesmo assim, o Paraná meio que “aos trancos e barrancos”, ou seja, sem muita organização, chegou mais ao ataque exigindo algumas defesas do goleiro Luiz. Masss...foi só! O rendimento de ambos os times, num todo, foi muito fraco! Chute a gol com algum perigo, por parte do Criciúma, só um do Neto Baiano em cobrança de falta à média distância, na 2ª etapa. Valeu...pelo ponto conquistado fora de casa!
Começo as análises individuais pelo melhor do Criciúma no jogo: o goleiro Luiz! Quatro defesas difíceis e segurança debaixo do gol...nota 7. O lateral Arnaldo, até por suas características que são de ofensividade, levou várias bolas “nas costas”! A cobertura nem sempre funcionava e o Paraná criou jogadas pelo setor. Nota 5. Entre os zagueiros de área, claro que Fábio Ferreira realizou melhor partida do que Wânderson. Até porque é melhor e mostra mais confiança e tranqüilidade. Quanto a Wânderson, ainda precisa aprimorar muito seu futebol para que todos tenham a devida confiança e ele ser titular absoluto e dono da posição. Nota 5 pra ele e 6 pra Fábio Ferreira. Sobre Guilherme Santos, foi muito mais acionado na 1ª do que na 2ª etapa.... quando “deu uma sumida” no jogo! Entretanto, imagino que seu rendimento tende a melhorar! Nota 5. No meio campo, Wéllington correu muito...se entregou ao jogo com comprometimento, mas seu desempenho técnico ainda é limitado! Pela voluntariedade...nota 6. Marcão, que teve função de 1º volante...ficou mais pra marcar e proteger a zaga. Só que não é volante com aqueeela qualidade que o Criciúma continua precisando! Nota 5. Rodrigo Andrade foi outro que demonstrou bastante espírito de luta. De outro modo, é “vero” que há necessidade de um parceiro pra ele. Nota 6. No setor de frente, Paulo Sérgio...de pouquíssima produtividade, claramente está sendo prejudicado pelo esquema! Vem fazendo a função de atacante de lado com obrigação de voltar pra marcar, situação idêntica a de Lucca, este, no caso, do lado esquerdo. Nem Paulo Sérgio, nem Lucca corresponderam. Nota 4 pra cada um! E 5 pra Neto Baiano que procura o jogo e mostra vontade de ajudar! Fica isolado e, dentro do que penso, também é prejudicado pela teimosia do tal esquema 4-2-3-1. Aliás, o técnico Dejan Petkovic precisa rever conceitos! Não é possível continuar com esse estilo de jogo e disposição tática! Insisto que usar quatro jogadores no meio fica melhor para as características dos atletas que o Criciúma tem no momento. É uma questão de revisão de conceitos!!!