sábado, 15 de setembro de 2018

Um “17” iluminado...!!


O garoto Andrew entrou lá pelos 17 minutos da segunda etapa de jogo e acabou sendo premiado na vitória do Criciúma sobre o Avaí por 3 a 2! Eram 38 do tempo final quando o garoto aproveitou rebote do goleiro Aranha pra colocar o Tigre em vantagem e definir resultado de extrema importância para as atuais pretensões do Criciúma no Campeonato Brasileiro! Triunfo maiúsculo e construído com extremo empenho de Mazola Júnior e comandados. Importante frisar, contudo, que o Avaí ficou mais com posse de bola...em momentos do 2º tempo chegou a ser superior ao Criciúma! O Leão rondou a área do adversário, possui jogadores rápidos, alguns de bastante razoável condição técnica...só que o Criciúma demonstrou superação, elevado espírito competitivo e levou a melhor!!

Nos gols do jogo, Élvis cobrou uma falta da intermediária e levantou pra área. No meio dos zagueiros avaianos, o zagueiro Sandro desviou e a bola foi no cantinho direito da meta do Avaí. Depois, quando o Avaí se atirou pra frente, Vítor Feijão puxou contra-ataque e, na sequência, rolou a bola pra Élvis bater rasteiro e colocado no canto esquerdo de Aranha. Fim do 1º tempo...2 a 0, e o torcedor do Criciúma cantarolando o que parecia ser certeza de vitória. Só que na 2ª etapa, em 8 minutos o Avaí buscou o empate. Nos dois lances, Suéliton foi envolvido e, de certa forma, também “cochilou”! Rômulo e Daniel Amorim se aproveitaram e fizeram com que os “manezinhos” chegassem à igualdade. No entanto, mais uma vez brilhou a estrela do treinador tricolor! Afinal, o garoto Andrew depois de boa jogada do lateral Suéliton, este se redimindo de ter sido “mole” na marcação quando dos gols do Avaí, fez boa jogada pela direita! Sandro cabeceou, Aranha defendeu parcialmente e camisa 17 foi oportunista ao pegar o rebote pra decretar o gol da vitória do Tigre!!

Desta forma, o Criciúma chega a terceira vitória consecutiva no atual Campeonato Brasileiro...feito inédito, até então! Atinge os 35 pontos e, naquele conhecido cálculo pra fugir do rebaixamento, fica a 10 do objetivo inicial a ser alcançado! Já, o Avaí, se afasta mais do G-4!! De negativo, a expulsão do lateral Marlon que deu “tchauzinho” pra torcida do Avaí...e foi a 3ª dele na Série B; e, o torcedor do Avaí que conseguiu roubar uma bandeira do Criciúma causando um princípio de tumulto nas arquibancadas. Menos mal que a Polícia Militar recuperou a tal bandeira! E, sobre a escalação de Fábio Ferreira como volante, pra mim, equívoco de Mazola Júnior que não causou maiores prejuízos ao time. Até porque, há de se levar em consideração que o técnico do Criciúma tem muito crédito e segue no caminho certo para que haja crescimento da campanha que já é muito melhor do que a observada na primeira metade do torneio!!

quinta-feira, 13 de setembro de 2018

Passeando pela “timeline”...!


Na linha do tempo...observo que o técnico Mazola Júnior(foto) pretende escalar três zagueiros(três????) no time do Criciúma que enfrenta o Avaí, neste sábado, pelo Campeonato Brasileiro. Importante frisar que Eduardo e Ronaldo estão machucados; e, Jean Mangabeira cumprirá suspensão. O trio vem sendo usado com frequência entre os titulares. De qualquer modo, fico um pouco surpreso com tal ideia do treinador tricolor! Afinal, ele ainda tem à sua disposição Luiz Fernando, Ralph e Carlos Eduardo que atuam na primeira ou na segunda posição do meio!

Em princípio...Luiz; Suéliton, Sandro, Nino e Marlon; Fábio Ferreira(foto), Liel, Marlon Freitas e Élvis; Vítor Feijão e Zé Carlos...o “onze” titular escolhido por Mazola Júnior! Desta forma, fica claro que Fábio Ferreira será um terceiro zagueiro, Liel “protegerá” o setor de defesa e, provavelmente, os dois laterais terão maior liberdade para atacar! Também é bom lembrar que tanto Fábio Ferreira como Liel têm bom aproveitamento em jogadas de bola parada na área ofensiva. Ou...será que o técnico do Criciúma está optando por esse esquema com medo do Avaí???

Falando nisso, o atual momento do Avaí e do rival Figueirense indica que as pretensões pelos lados da Capital são de acesso pra Série A! Inclusive, a campanha de ambos visa claramente buscar o G-4! Tanto um quanto outro já frequentaram as quatro primeiras colocações e, hoje, estão fora!! Os “manezinhos do Esxtreito” jogam em casa contra o São Bento e, mesmo que vençam, não alcançam a zona de classificação. Já, o Leão, se ganhar do Tigre tem boas chances de voltar pro 3º ou 4º lugar! Lembrando que o Avaí tem 42 pontos, 10 a mais do que o Criciúma que, por enquanto, continua jogando o torneio pra se manter na Série B...!!

Enquanto isso, o Passarinho Arrepiado me lembra que a Copa Santa Catarina vai homenagear o ex-radialista, já falecido, Francisco Milioli Neto. Justíssimo reconhecimento para com um profissional do mais elevado gabarito!! Aliás, sobre a competição, ela começa no próximo fim de semana com participação de 12 clubes divididos em duas chaves de 6 cada. São times que jogaram as séries A e B do Campeonato Catarinense. Da considerada elite, Criciúma, Avaí e Chapecoense abdicaram da competição que premiará o campeão participar da Copa do Brasil de 2.019.

Ah...em tempo, o “Arrepiado” também destaca que o Próspera joga a terceira partida pelo Estadual da Série C. Depois de uma vitória e uma derrota, Paulo Baier(foto) e comandados enfrentam o Curitibanos que jogou dois jogos, perdeu ambos e levou 13 gols!! Próspera e Curitibanos se enfrentam neste domingo(16), às 15 horas, no Mário Balsini.

terça-feira, 11 de setembro de 2018

Parte da torcida do Criciúma precisa valorizar mais o que é nosso...!!


Sempre fui da opinião de que a garotada revelada pelas categorias de base do Criciúma deveria receber um carinho diferenciado de todos que se envolvem com o Clube. Digo isso me referindo a treinadores, dirigentes, imprensa e, principalmente, a torcida!! Outros colegas... de outras cidades, com quem converso até com certa frequência, dizem que em Florianópolis, Joinville, Tubarão, Porto Alegre...e por aí vai, é tudo a mesma coisa! Ou seja, a grande maioria do torcedor não é muito favorável ao aproveitamento da meninada feita em casa e, por consequência, a paciência é menor em relação a contratados de fora!

Mesmo assim observo que, no caso da torcida do Criciúma, há maior intolerância ainda! Confesso ao leitor e a quem me acompanha nos espaços onde emito opiniões que alguns são insuportáveis! Dentro do que penso, tal pensamento é bem pouco inteligente! Até porque o Criciúma quase sempre teve gente competente pra descobrir bons garotos e de futuro promissor! Contudo, a intransigência sempre foi tanta que até Mahicon Librelato chegou a ser vaiado e alguns duvidavam de sua real capacidade! Historicamente, outros também eram “marcados” pela torcida azul e tricolor, como Paulinho Criciúma e Douglas(foto), por exemplo!

Bem mais recentemente, jogadores como Uêndel e Lucca...depois Douglas Moreira, Iago Maidana(foto), Barreto e Roger Guedes também receberam tratamento nada afetuoso por parte da galera que fica nas arquibancadas ou mesmo vendo pela TV e se manifestando, hoje em dia muito comum, através de redes sociais. Lembro, a quem possa interessar, que todos os jogadores citados nesta postagem foram “criados” ou lapidados no Criciúma e daqui saíram pra jogar em clubes da elite do futebol nacional!!

Falando em Roger Guedes, o Criciúma(leia-se G. A. e seu dono) acaba de receber 12 milhões de reais referentes a transação que envolveu a ida do atleta pra China. E, da atual safra, jogadores como Vinícius, Nino, Eduardo, Jean Mangabeira, Christian, Andrew, Kalil e Carlos Eduardo, todos que vem sendo usados no atual Campeonato Brasileiro, necessitam de muito cuidado dos envolvidos em suas respectivas carreiras para que não se percam na sequência! E, da torcida, menos “azedume” e maior compreensão!! Tenho dito!!