sexta-feira, 29 de agosto de 2014

Que mudança de comportamento...hein, Tigre?!

Foi tudo diferente! O Criciúma jogou como raras vezes este ano e, de forma surpreendente, mostrou alto grau de comprometimento, muito espírito de luta e extrema disciplina tática! Contra o São Paulo,pela Copa Sul Americana, jogo de ida, o Criciúma conseguiu uma vitória com futebol de bom nível e consistente. Fez 2 a 1 e poderia ter sido mais! O que mais me chamou a atenção foi, justamente, a forma diferente de como os jogadores se comportaram e o empenho para poder cumprir o que foi combinado com o treinador interino Wílson Vaterkemper. Em determinados momentos da partida, o São Paulo até teve mais posse de bola. Mas o sistema de marcação do Criciúma foi bastante eficiente e impediu melhor aproveitamento do adversário. Outro “dedo” de Wílson se notou no posicionamento de Paulo Báier. O “velhinho” jogou como centroavante, foi menos exigido fisicamente e acabou rendendo mais! Individualmente...Bruno, com pouco trabalho, teve tranqüilidade para comandar, lá de trás, o sistema defensivo. Nota 7. Luís Felipe, o lateral estreante, demonstrou um pouco de nervosismo no começo do jogo...as vezes até inseguro, mas depois melhorou seu rendimento. Nota 6. Outro que vestiu a camisa do Criciúma pela primeira vez, o zagueiro Alcides, com a responsabilidade de marcar o bom Alexandre Pato, deu conta do recado. Não se intimidou e pode voltar a ter novo aproveitamento. Nota 7. Ronaldo Alves...as vezes parecia estar assustado com a presença do ataque sãopaulino rondando a área do Criciúma no 1º tempo. No 2º, melhorou e voltou a ter confiança. Nota 6. Giovânni, a seu estilo, marcou mais do que atacou. Dentro de suas limitações...fez o “feijão com arroz”! Nota 6. Serginho voltou a jogar bem. Esteve mais tranqüilo e solto. Merece 7. João Vítor, novamente, foi o “cara” do Criciúma! Continua marcando e jogando em alto nível. Nota 8. Por sua vez, Wéllington Bruno esteve meio que sumido do jogo. Não acompanhou o ritmo dos demais, embora não tenha comprometido tanto assim. Nota 5. Lucca “ressuscitou”! Seu futebol lembrou um pouco o que ele mesmo fez em 2.012. Muito bem...nota 8. Silvinho, desta feita, correu, se movimentou e procurou muito o gol adversário, tendo parceria de Báier e Lucca. Nota 7. Sobre Paulo Báier, atuando mais a frente, rendeu melhor. Nota 8. Foram usados, ainda, Rafael Costa, Maurinho e Michael. Os dois primeiros tiveram tempo suficiente para apresentar algo. Nota 6 pra ambos.
Merece observação, ainda, o trabalho disposto em campo pelo time...fruto dos poucos treinos que foram comandados pelo Wilsão. Ficamos com o sentimento de que, antes, havia algo errado! As coisas não se encaixaram com Wágner Lopes e...assim, como que num toque de mágica, tudo passou a funcionar?! A realidade, entretanto, não é esta! Minha conclusão, num primeiro momento, é que a maioria dos atletas não assimilava as idéias do técnico anterior...ou talvez nem quisesse assimilar! E...pra mim, não há divisão no grupo. Wilson Vaterkemper vai comandar a equipe, outra vez, contra o Sport. O mesmo estilo de jogo e, caso consiga repetir atitudes e conduta...pode conquistar bom resultado na Ilha do Retiro!

quinta-feira, 28 de agosto de 2014

Que importância o Criciúma está dando pra Sul Americana?

Imagino que pouca! Até porque há uma prioridade totalmente direcionada para o Campeonato Brasileiro e a manutenção do Clube como integrante da Série A. Temos de reconhecer que o Criciúma não tem, ainda, uma estrutura adequada para jogar duas competições paralelas! Os próprios dirigentes sabem disso e, imagino, reconhecem tal deficiência. É verdade, entretanto, que Cláudio Gomes e cia. pensavam diferente quando foi montado o grupo para inicialmente disputar o Campeonato Catarinense, depois Copa do Brasil e o Brasileiro, uma vez que a inclusão na Sul Americana só foi confirmada posteriormente. Em termos de nomes e quantidade de jogadores dava pra encarar sem maiores problemas tanto um quanto outro torneio. Mas o baixo rendimento da grande maioria dos atletas, até agora, impede que o Criciúma sonhe com vôos mais altos!
Vale destacar, entretanto, que, para participar de pelo menos da primeira fase da Copa Sul Americana o Criciúma receberá 150 mil dólares. Boa quantia? Sem a menor sombra de dúvida! Convertendo pra nossa moeda...algo em torno dos 336 mil reais! Entretanto, tal valor não fica todo para o Criciúma. As despesas inerentes ao jogo daqui e os gastos com viagem e hospedagem relativas à partida de volta, além de possíveis premiações aos atletas, ficam todas sob responsabilidade de cada clube. Cálculos rápidos...ficam quase “elas por elas”!!
O Criciúma vai dispor em campo diante do São Paulo um time formado por três titulares, dois estreantes e os demais, basicamente reservas. João Vítor e Silvinho não poderão ser usados contra o Sport, no domingo(31), porque cumprirão suspensão automática. Assim, jogam a Sul Americana. Paulo Báier, outro titular, vai ser poupado em Recife. Por isso, então, sua escalação nesta quinta. Jogo, também, para observarmos pela primeira vez Luís Felipe e Alcides, respectivamente lateral e zagueiro, que foram trazidos há algum tempo e ainda não tiveram oportunidade. Sobre o restante do time que vai a campo, quero analisar bem o desempenho de Wéllington Bruno e Lucca. O meia realizou bom jogo contra o Bahia e foi deixado de lado no jogo com o Flamengo. Já, Lucca, receberá a chance que tanto tem reivindicado. Espero que saiba aproveitá-la!
Informações preliminares dão conta de que o São Paulo, a exemplo do Criciúma, também está priorizando o Campeonato Brasileiro. Só que, diferentemente do Tigre, os paulistas tentam encostar no líder Cruzeiro. A diferença é de 7 pontos entre a Raposa e o time de Muricy Ramalho. No entanto, o São Paulo, em princípio, deve escalar a maioria dos titulares no jogo com o Criciúma. A provável formação poderá contar com Rogério Ceni; Paulo Miranda, Lucão, Édson Silva e Álvaro Pereira; Souza, Hudson, Michel Bastos e Paulo Henrique Ganso; Alexandre Pato e Alan Kardec. O meia Kaká não deverá jogar em Criciúma. O São Paulo está trazendo a Criciúma uma delegação maior do que o costumeiro porque o time paulista permanece em Santa Catarina para enfrentar o Figueirense, em Florianópolis, no domingo, pelo Brasileiro.
O Passarinho Arrepiado...é fera! Na postagem anterior ele contou detalhes de uma negociação que estava sendo encaminhada pelo Criciúma, segundo a qual o treinador “conversado” seria, entre outros...Celso Roth, Joel Santana, Émerson Leão ou Renato Gaúcho. Pois, o Tigre tentou trazer pra cá o ex-ponta do Grêmio. Foi feita uma oferta, abriu-se conversação, mas não aconteceu o acerto final. Assim, o Criciúma segue sem um treinador contratado. Enquanto isso...boa sorte ao Wilsão!!
Wilson Vaterkemper será o comandante interino contra o São Paulo. Mas, sua interinidade poderá se estender!

quarta-feira, 27 de agosto de 2014

Limite de R$130.000,00!

É um valor mensal bastante razoável? Dentro daquilo que penso...sim, sem dúvida!! Pois esta a quantia máxima a ser paga para o novo treinador do Criciúma, conforme o que impõe o presidente Antenor Angeloni. A informação é extraoficial...até porque os dirigentes do Criciúma jamais se manifestariam sobre valores. Fiquei sabendo que um determinado profissional recebeu esta proposta como valor máximo para trabalhar no Tigre. Conversa daqui e dali...ponderações de parte à parte, foi autorizado um aumento: de 130 pra 150. O problema é que o referido técnico havia pedido R$350.000,00! A diferença poderá ser quitada com acentuado acréscimo, a título de premiação, caso o Criciúma confirme sua permanência na Série A para a temporada de 2.015. Segundo um amigo do Passarinho Arrepiado, a proposta do Criciúma é 150 por mês, até o fim da competição, mais 1 milhão de reais se o Tigre não cair. A qualquer momento, este nome contactado pode dar uma resposta. O “parceiro” do Arrepiado garante que, se for contratado, será a maior aquisição da história do Criciúma Esporte Clube!! Huummm...então tá!! Em absoluto...não é uma informação! Mas, sim, uma especulação do colunista. Quem se encaixa nas dicas acima? Celso Roth? Joel Santana? Renato Gaúcho? Ou...Émerson Leão??
Fiquei sabendo que, de outro modo, treinadores nem tão renomados assim e bem mais baratos, também são cogitados no Heriberto Hülse. Vágner Benazzi, por exemplo, é um deles. O profissional acaba de ingressar no Guarani, mas foi lembrado...especulado. Também é “vero” que Claudinei Oliveira teria sido descartado por não obter o perfil desejado pelo Criciúma. Claudinei, inclusive, está com salários atrasados no Paraná Clube e também teve seu nome comentado. Tomei conhecimento, ainda, que Gílson Kleina chegou no Bahia e não gostou do ambiente. Dizem os mais chegados a ele que pensou em sair com uma semana de clube! Entretanto uma alta multa rescisória o impediu de tomar tal decisão. E o Celso Roth? Foi demitido do Coritiba onde ganhava 350 mil reais por mês. Além de ser caro, no meu entendimento, não tem o estilo de treinador que o Criciúma precisa agora! Argel Fucks é outro que também tem simpatia de parte da torcida. Mas, como ele está no Figueirense, co-irmão do Criciúma...nem se especulou tanto. O motivo...o mesmo que levou o presidente Antenor a nem querer conversar sobre Geninho, que faz bom trabalho no Avaí. Lembro, novamente, que o Criciúma não quer se indispor com clubes do mesmo estado que lutam por acesso ou contra o descenso para não criar animosidades!
É certo, entretanto, que o Criciúma está na busca de um técnico com perfil vencedor e trabalhador! Bom sinal! O diretor de futebol, Cláudio Gomes, pelo jeito, não abre mão da experiência como um dos quesitos do novo treinador. Está correto o dirigente! O Criciúma precisa de alguém que dê sôco na mesa...seja mais exigente no dia a dia e não permita em campo um time disperso e sem espírito de luta. Quem me acompanha sabe que não abro mão da força competitiva na montagem de uma equipe de futebol. Cada vez mais fica provado que o empenho, o foco direcionado, a luta incansável dentro das quatro linhas...mais uma boa dose de disciplina tática e alguma qualidade técnica, são ingredientes necessários para que um grupo de jogadores cumpra bom papel em determinada competição!
E a Sul Americana? O Criciúma joga na quinta-feira contra o São Paulo, jogo de ida, da fase de disputa entre brasileiros, e o time que está sendo armado pelo técnico interino Wílson Vaterkemper é este: Bruno; Luís Felipe, Alcides, Ronaldo Alves e Giovânni; Serginho, João Vítor, Paulo Báier e Wéllington Bruno; Lucca e Silvinho. É uma equipe só com 3 titulares nos últimos jogos: João Vítor, Silvinho e Báier. Vale frisar que os dois primeiros não poderão jogar em Recife, contra o Sport, por causa de suspensão. E o “velhinho”...como está sendo escalado pra pegar o São Paulo, é bem provável que não jogue contra o Sport.

terça-feira, 26 de agosto de 2014

Experiente e trabalhador!

Assim entendo que devam ser algumas das qualidades do novo técnico do Criciúma! Um treinador já rodado e conhecedor da função, além de gostar de treinar, na sua essência, é o perfil mais indicado para o atual momento do Tigre no Campeonato Brasileiro. Afinal, nunca é demais lembrar que o Criciúma está na zona do rebaixamento e precisa sair dela o quanto antes! Quando falo em “trabalhador” porque, não faz muito tempo, passaram no Heriberto Hülse técnicos como Mauro Fernandes e Vadão e, nenhum dos dois, era muito chegado às atividades do dia a dia, entenderam? Vadão, inclusive, me decepcionou nesse quesito. O que precisamos tomar conhecimento e ficar conscientes é que, muitos “profissionais da bola” em diversas áreas, já estão com o “burro na sombra” há muito tempo. Ou seja, já adquiriram uma bastante razoável estabilidade financeira e o trabalho mais duro e insistente não os empolga como antes! O dinheiro que entra sem aqueeeela dificuldade toda...causa conforto e relaxamento em algumas pessoas. É assim! Então, que o novo treinador do Criciúma seja um verdadeiro líder de vestiário e trabalhador!!
Nomes? Não me arrisco aqui a sugerir ao Criciúma este ou aquele nome, especificamente! Entretanto, como jornalista e formador de opinião, posso citar alguns treinadores que têm feito bom trabalho por onde passaram mais recentemente. Casos de Vágner Mancini, que está no Botafogo; Enderson Moreira, que teve boa passagem no Goiás e por último treinou o Grêmio; Geninho, que no momento leva o Avaí a permanecer no G-4 do Brasileiro da Série B. Tem aqueles mais “linha dura”, estilo Vágner Benazzi, que acertou recentemente com o Guarani; Argel Fucks, que tirou o Figueirense da zona da degola; Édson Gaúcho, que está fora do mercado, mas é técnico disciplinador e com identificação no Clube; Émerson Leão, já cogitado em outras oportunidades e que também está desempregado. Além disso, não sei o que o Criciúma busca para o momento. Os dirigentes trabalham em silêncio e as especulações são das mais variadas!
Lamento que Wagner Lopes não tenha dado certo no Criciúma! Na postagem anterior já havia previsto sua queda. Exerceu sua função com afinco, mas o time com ele não jogou o que se esperava. Não havia mais clima para sua permanência! Ficou quatro meses no comando técnico e não conseguiu dar padrão de jogo ao time! Seu futuro pode ser muito promissor. Entretanto, por ora, não reúne capacidade e condições para dirigir qualquer equipe numa Série A de Campeonato Brasileiro! Lamento!!
Passarinho Arrepiado, todo ouriçado, de olho nos bastidores da escolha do novo técnico, acompanha também os preparativos do Criciúma que joga nesta quinta(28) partida de ida pela Copa Sul Americana, contra o São Paulo, no estádio Heriberto Hülse. É praticamente certo que o técnico será Wílson Vaterkemper, auxiliar fixo da comissão técnica. Por aquilo que se sabe, Wilsão deverá escalar um time misto para este compromisso. E, não se trata de deixar a Sul Americana de lado. É uma questão de necessidade! O Criciúma joga quinta e vai passar a sexta viajando para chegar em Recife tarde da noite, descansar e treinar no sábado pela manhã para pegar o Sport no domingo. Claro que, quem jogar contra o São Paulo, estará bastante desgastado! Por outro lado, o Criciúma não dispõe de jogadores assim...tão qualificados para duas competições. Um torneio em disputa já há dificuldades...imaginem dois!! Mas, provavelmente, o São Paulo também deverá apresentar um “mistão” em Criciúma. A prioridade de Muricy Ramalho é o Brasileiro onde, inclusive, ocupa a vice liderança. Só que, cá entre nós...hein? Os reservas do São Paulo são bem melhores que os do Criciúma!!

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

Criciúma jogou pouco e mereceu perder!

Assim dá pra sintetizar o que se passou no estádio Heriberto Hülse, na tarde deste domingo(24), quando o Criciúma foi derrotado pelo Flamengo por 2 a 0. O Tigre está a 7 jogos sem vitória e 360 minutos sem marcar um gol sequer! De outra forma, o Flamengo, mesmo sem mostrar grande futebol, foi mais competitivo e seu treinador, Vanderlei Luxemburgo, deu mostras de bastante conhecimento e experiência, e, nas duas alterações efetuadas encontrou o caminho pra chegar aos dois gols. Os atletas Múgni e Eduardo da Silva entraram no 2º tempo e, cada um fez um gol pra configurar o placar favorável aos cariocas. Além disso, como um todo, o Flamengo marcou mais e os setores, defesa, meio e ataque, jogaram próximos...dificultando ainda mais as pobres tentativas ofensivas do adversário. O goleiro Luiz levou dois gols...sem culpa em nenhum deles...e cobrou muito de sua defesa. Bom goleiro...no meio de um time que não corresponde! Nota 6. Eduardo, novamente, esteve disperso e parece ter se omitido de ir à frente. Nota 3. Sobre os dois zagueiros, Fábio Ferreira fazia bom jogo até se atrapalhar e deixar a bola no pé esquerdo de Eduardo da Silva, no lance do 2º gol. Nota 4. Em contrapartida, Gualberto mostrou um pouco mais de segurança em comparação com seu parceiro de zaga. Nota 5. Cortês também pouco produziu e acompanhou a passividade dos demais. Nota 4. No meio campo, Rodrigo Souza cumpriu de forma razoável sua função de marcador. Só que acabou sobrecarregado por ter sido ele, só, o cara da marcação na frente da área. Nota 5. João Vítor acabou “pagando caro” por ser tão voluntarioso. Cometeu pênalte e foi expulso...na jogada que originou o 1º gol flamenguista. Se doôu bastante num trabalho incansável de marcar e ainda ajudar a criar lá na frente. Nota 5. Cléber Santana chegou, pegou a camisa 8 e entrou no time.Tecnicamente, mostrou o mesmo que vinha apresentando no Avaí, ultimamente. Entretanto, lhe falta mais entrosamento...óbvio! Nota 5. Quanto a Paulo Báier...não melhorou seu rendimento, ainda, porque jogou do lado de Cléber Santana! Claro que foi só uma partida...e, vamos dar tempo. Báier tem encontrado dificuldades para jogar em alto nível. Nota 4. Silvinho...é o de sempre! Muita correria e pouca produção! Nota 4. Sobre Souza, um dos estreantes, de forma surpreendente, foi o melhor do Tigre! Teve boa movimentação e deu mostras que poderá ser bastante útil. Nota 6. Foram usados, ainda, Rafael Costa, Serginho e Danilo Alves. Só o primeiro teve mais tempo pra mostrar algo. O meia tentou ajudar a arrumar o meio.Conseguiu pouco...nota 5. E o técnico Wagner Lopes, por sua passividade e inércia, merece nota 3! Recebeu as condições e o tempo que ele tanto queria pra poder desenvolver seu trabalho. O resultado prático não veio! Acabou demitido nesta segunda(25) e o Tigre tem que trazer alguém experiente e trabalhador!

domingo, 24 de agosto de 2014

Ganhar pra não se complicar depois!

Este deve ser...com certeza, um lema dos jogadores do Criciúma visando a partida contra o Flamengo. Os cariocas estão embalados pela recuperação na competição. Lembro ao leitor e blogueiro que, até bem pouco tempo, o Flamengo estava na zona do rebaixamento e parecia estar se enfiando num buraco sem fim! Chegou o técnico Vanderlei Luxemburgo e, usando de muita habilidade, experiência e conhecimento, iniciou um processo de recuperação do time que já está se transformando em ascensão para “vôos” mais altos no Campeonato Brasileiro. Lembro que alguns torcedores de clubes rivais já viam o Fla fazendo companhia ao Vasco na Série B, em 2.015! As coisas mudaram e o momento é muito bom do Flamengo! Longe de ser comparado ao time que fez história na década de 80, o Flamengo de “agora” é um time formado, basicamente, por jogadores jovens. Há exceções como o lateral Léo Moura e o zagueiro Chicão. Mas, do meio pra frente, uma vez que Alecsandro, vetado pelo Depto. Médico, não poderá jogar...o Flamengo tem como virtude a vitalidade e o dinamismo de seus jogadores. Os caras correm muito! E, cabe ao Criciúma, saber controlar e dominar o jogo pra evitar que Luxemburgo e cia. tomem conta do pedaço!!

Individualmente, o Criciúma possui bons jogadores que, num jogo como esse, podem fazer diferença. Paulo Báier e os possíveis estreantes Cléber Santana e Souza, também deverão merecer atenção do adversário! Dentro do que tenho observado, o Criciúma tem sido muito instável e não conseguiu, ainda, passar confiança adequada em relação à sequência de bons jogos. Tenho dito com certa insistência que só o Cruzeiro tem mostrado estabilidade. Talvez seja um dos motivos para estar cinco pontos à frente do segundo colocado na tabela de classificação. Mas, pra ganhar do Flamengo, o Criciúma, de novo, vai precisar de muita superação! Foram raros os jogos, até o momento, em que os setores do time jogaram próximos, com percentual baixo de erros nos passes. Há ainda a pegada...a competitividade, qualidades que também não vimos com freqüência no Criciúma em 16 rodadas! Tudo, entretanto, passa pela qualidade de quem está jogando e precisão nas finalizações. O Criciúma cria pouco, ofensivamente, e quando chega perto do gol adversário...falta claramente maior qualificação pra poder tirar do goleiro e comemorar!

Outra questão bastante notada nos jogos do Tigre...um melhor aproveitamento da bola parada. Paulo Báier bate a maioria delas e não tem acertado como antes...em 2.012 ou ano passado, ainda pelo Atlético. As vezes, João Vítor também se arrisca. Com a chegada de Cléber Santana aumentam as opções e as chances de o Criciúma se aproveitar melhor nesse quesito. Quanto a Souza, ainda carece melhor condicionamento físico e, por conseqüência, técnico também. Mas, mesmo que jogue só alguns minutos, será uma opção bastante interessante!