quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Como proceder pra diminuir as chances de erro?

Mais uma temporada começando e, longe de ser professor ou exímio entendedor do assunto! Nem pretensão tenho pra tal! Contudo, algumas situações são óbvias!! Ah...e antes que alguém diga que "de fora é fácil falar", lembro que já estive do "lado de dentro do balcão" há algum tempo atrás. Trabalhei no Criciúma entre os anos de 1.998 e 2.002 quando exerci atividades nas categorias de base do Clube e, também, na equipe principal. Assim, penso que alguns procedimentos permanecem bem escancarados!! Como, por exemplo, ir ver o jogador jogar ou, no mínimo, acompanhar seu rendimento em determinada competição; procurar obter o máximo possível de informações sobre seu comportamento dentro e fora de campo para, aí, sim, tentar buscar um acordo afim de contratá-lo! Desta forma, evita-se "usar" a figura de empresários e procuradores e "cair na lábia" deles, entre os quais muitos que querem, na verdade, ganhar comissões e cifras referentes a percentuais de direitos econômicos que a "madrasta" Lei Pelé lhes proporciona! Não se trata de generalizar a "classe"! Como em tudo quanto é segmento, tem gente boa e quem "não presta"!


Outra coisa: nos dias atuais é difícil encontrar profissionais da bola que se "identifiquem" ou tenham apreço emocional pela "camisa" que representam! A maioria, hoje em dia, quer fazer um bom contrato, de preferência em cifras e prazo!! Jogar com vontade mesmo, demonstrando raça e sendo determinado nos jogos, tipo Andrew, Eduardo, Foguinho...apenas como exemplos, são qualidades que vão ficando cada vez mais escassas!! Atletas com idade mais avançada, daqueles que já "rodaram" bastante e só querem encerrar a carreira e dar uma "engordadinha" no caixa, também penso que devem ser evitados!! Por isso que, insisto, pesquisar e estudar muito, ANTES DE ASSINAR QUALQUER COMPROMISSO, é de suma importância pra ambas as partes: clube e profissional! Sim! Porque o atleta, do mesmo modo, também tem o direito de saber em que tipo de instituição vai "trabalhar" e com quem vai conviver o dia a dia!! Quanto ao treinador e integrantes da comissão técnica, são cargos que o responsável pelo Depto. de Futebol tem a incumbência e o desafio de acertar! São funções exercidas por profissionais de absoluta confiança e o percentual de erro, OBRIGATORIAMENTE, necessita ser MÍNIMO!!

E o Réveillon? Pois bem...a ideia foi do amigo/irmão Fernando David. Me ligou em dezembro passado pra, mais uma vez, reunir nossa inseparável turma de amigos afim de confraternizar na virada do ano. Sugeriu que a "galera" se reunisse na Praia de Itapirubá. Na foto acima, os Brother's e as Sister's com toda animação que o momento nos possibilitou!! Graças a Deus, vencido mais um ano e o início de outro!! Que a união dessa "família" permaneça...sempre com sáude, paz e bênçãos Divinas!! Ah...o Passarinho Arrepiado está na foto! Mas, não muito fácil de ser identificado!! (rsrsrs) 

BOM 2.020!!