quinta-feira, 31 de janeiro de 2019

Olha o “Bruscão êêôôô” aí, gente...!!!

O Brusque veio a Criciúma com cara de “zebra”! Afinal, jogando em casa, o time de Doriva era considerado favorito absoluto perante uma equipe que, até então, não havia conquistado uma vitória sequer no Campeonato Catarinense! E, antes da rodada deste meio de semana, o Criciúma era 4º colocado, vinha de bom resultado contra o Tubarão e enfrentaria o 8º na tabela, perto da zona do descenso. Além disso, recentemente a equipe brusquense trocou de técnico, saindo Paulo Baier e assumindo Marcelo Caranhato, este contando com uma equipe, convenhamos, com reconhecidas limitações técnicas!
Ah...importante frisar que o Brusque ganhou de 1 a 0, em pleno Heriberto Hülse, usando 4 jogadores que passaram por aqui. Sendo que, 3 deles, saíram do Criciúma por serem considerados incapazes de vestir a camisa tricolor: o zagueiro Iânson, o volante Ruan e o atacante Hélio Paraíba. Já, o goleiro Zé Carlos(foto abaixo), por sua vez, foi formado no Criciúma e teve passagem vitoriosa no Clube conquistando títulos nas categorias de base e no time profissional. Vale frisar, contudo, que Zé Carlos havia pensado em “largar” a bola, pois antes de retornar ao profissionalismo, jogava campeonatos amadores pela LARM e até futebol de areia!!
A verdade é que, DE NOVO, faltou COMPETÊNCIA para o Criciúma conseguir furar o bloqueio do adversário e chegar, pelo menos ao empate!! Incontáveis as vezes em que a bola foi jogada na área do Brusque e ninguém aproveitou! Só contra a trave...foram 4 finalizações! E também ocorreram lances em que a bola, nas grande e pequena áreas, ficou “pedindo” pra ser chutada contra as redes do Brusque! Em outros, o próprio Zé Carlos realizou grandes defesas! Mas, a falta de SABEDORIA dominou o Criciúma na hora de concluir a gol!! Importante frisar, contudo, que o Criciúma, novamente, dominou o jogo...situação que se tornou mais evidente durante o 2º tempo quando o Brusque ficou com um a menos, em razão da expulsão de Hélio Paraíba. Só que, “quem namora, precisa beijar”!! Não resolve nada ficar mais com a bola, rondar a área adversária e não conseguir finalizar com precisão!!
O Brusque foi heroico! Isso precisa ser destacado!! Numa noite de extremo calor, com um a menos desde os 8 minutos da etapa final, soube suportar bem toda a pressão exercida pelo Criciúma! Aliás, Doriva e comandados já acumulam TRÊS DERROTAS no campeonato, sendo DUAS EM CASA!! Se foi o tempo em que o “outro time” entrava no Heriberto Hülse respeitando o Criciúma!! Hoje, tudo mudou!! Os “caras” já sabem que o TEMÍVEL Criciúma não existe mais!! É um time comum que, lá uma vez ou outra, “ensaia” reação...mas, fica pelo meio do caminho!!  Resultado de tudo isso?? Último título láááá em 2.013 e apenas participando do Catarinense, da Copa do Brasil, da Série B...!! Enfim...vida que segue!! Domingo (03) tem o Avaí, na Ressacada.

domingo, 27 de janeiro de 2019

Jogo ruim! Mas, bom resultado!!

Pro Criciúma!! Já, para o Tubarão, péssimo!! Afinal, o Peixe continua segurando a lanterna na tabela de classificação do Campeonato Catarinense. Por sua vez, o Criciúma retornou ao “G-4”, agora somando seis pontos, frutos de duas vitórias. Entretanto, o jogo não foi bom! Aliás, o pior do time de Doriva!! Não há nenhuma dúvida de que, perante Figueirense, Marcílio Dias e Chapecoense, o Criciúma esteve mais compacto...agrupado e, por consequência, apresentou melhor futebol!! Só que, claro, o que realmente importa numa competição rápida e de pontos corridos, é o resultado. E...o um a zero obtido diante do Tubarão foi com inteira justiça, apesar da baixa qualidade técnica na “bola” de ambas as equipes!!
Durante praticamente todo o tempo da partida, mesmo sem aquela volúpia que o torcedor gosta de ver, foi o Criciúma quem procurou mais chegar ao gol adversário. Contudo, só aos 33 minutos da 2ª etapa, após passe em profundidade feito por Marlon, o estreante “baixinho” Ceará(camisa 40 na foto do site Engeplus) tocou por baixo do goleiro Belliato. A jogada acabou sendo uma das raríssimas chances criadas pelo Criciúma no jogo. Até então, o Tubarão só quis se defender e apenas após o gol sofrido, tentou sair pra atacar!!
Novamente, o goleiro Bruno Grassi ficou “assistindo” o jogo...pouco “trabalhou”. O técnico Doriva resolveu poupar Maicon Sisenando e o garoto Carlos Eduardo o substituiu bem, indo sempre à frente. Do outro lado, Marlon realizou boa partida...sendo bastante ofensivo. Sobre a dupla de zaga, em virtude da inércia dos atacantes tubaronenses, atuação de Sandro e Nino sem maiores dificuldades. No meio, Eduardo foi mais participativo do que Zé Augusto; e, Daniel Costa repetiu um jogo com altos e baixos. No ataque, Marcinho esteve pouco tempo em campo, pois foi expulso aos 21 minutos do 1º tempo; Pedro Bortoluzo lutou bastante e, de novo, produziu pouco; e, Reis, bem marcado, não repetiu outras boas atuações. Dos que entraram, Jean Mangabeira, Reinaldo e Ceará, esses dois últimos renderam mais...com Ceará sendo “premiado” por assinalar o gol da vitória!!

Passarinho Arrepiado não gostou da arbitragem de Fernando Miranda! Nem eu! Bastante atrapalhado durante a etapa inicial, pra mim errou nas expulsões do lateral Jean, do Tubarão, e do meia-atacante Marcinho, do Criciúma. Se deu “vermelho” pra Jean por simulação como que expulsou Marcinho por ter agredido o adversário??? Clara contradição!! Dentro do que vimos, não tem capacidade pra apitar jogos mais “complicados” como Criciúma x Tubarão que, todos sabem, tem muita rivalidade!!