sábado, 25 de março de 2017

Ah...quanta saudade de uma TV em Criciúma!!

Ora bolas, alguém pode se perguntar: mas afinal, já não há? Sim, existem algumas com abrangência local, com bons profissionais que fazem de tudo pra levar boa informação e divulgar as coisas da nossa cidade!! Contudo, me refiro a uma emissora de televisão que tenha alcance e amplitude estadual! Até porque desde a extinção da saudosa RCE, em meados de 1.992, nós estamos verdadeiramente órfãos de um canal que realmente dê enfoque e importância para as coisas de Criciúma e região!! Não sei se um dia isso poderá voltar a acontecer!! Massss...ainda “sonho” com um órgão de imprensa televisiva que seja forte em Santa Catarina! Inclusive, pra gente aqui não ter que “engolir goela abaixo” reportagens e informações da Capital, sobre questões policiais de lá, trânsito nas pontes, os “agitos” das praias da Ilha e notícias do futebol “manezinho”!! Ei...antes que alguém “grite”: “Ô Gilberto...tu posta fotos da ponte Hercílio Luz, adora ir pra Floripa e sempre que pode dá uma passeada na Lagoa da Conceição, etc...etc!!”. Sim!! Realmente, quando dá gosto muito de visitar amigos em Florianópolis e curtir suas belezas!!
Contudo, isso não quer dizer que, cada vez que eu ligue a televisão esperando por editoriais da nossa terra, tenha que assistir 97% de uma programação direcionada para o público ilhéu e adjacências!! Na questão futebol, então...“os caras” assumiram e “vestiram a camisa” mesmo!! De uns dias para cá, em TV aberta, só vem jogo do Figueirense ou do Avaí!! Ainda bem que tem o Premiere que nos “salva”!! Afinal, podemos...assim, assistir a jogos de outros clubes!! Ah...em razão de que um dos novos proprietários da “poderosa” em Santa Catarina tem raízes no Oeste, então...sobra uma “beirinha” pra Chapecoense também!! Criciúma e Joinville , os outros dois “grandes” e os demais participantes do Campeonato Catarinense são tratados como meros coadjuvantes!! Sinceramente, isso me indigna!! Santa Catarina é um estado diferente dos demais onde existem regiões com costumes, culturas, tradições e cotidianos diferentes da Capital!! Criciúma é diferente de Lages, que não é igual a Blumenau, que é incomum à Florianópolis, esta desigual de Joinville...que, por sua vez, é distinto de Chapecó!! De qualquer modo, quanto mais querem se impôr perante o interior, cada vez mais nos orgulhamos e nos sentimos, sim, fortes pra NÃO ANUNCIAR ou investir em qualquer programação que não seja do NOSSO interesse!! Tenho dito!!

Passarinho Arrepiado quer porque quer dar seu pitaco sobre o jogo do Criciúma, neste domingo(26), 18:30, contra o Internacional. Então...fica a vontade Arrepiado!! “Pois bem, Giba...sempre gostamos de falar em favoritismo e, na minha opinião, o Criciúma tem maior probabilidade pra sair vencedor deste confronto contra o Colorado Serrano. Mesmo desfalcado de Luiz e Maicon Silva, machucados; além de Diego Giaretta e Barreto, suspensos, convenhamos que o Tigre tem mais time do que o adversário que, por enquanto, faz campanha de manutenção na Série A do Camp. Catarinense. De qualquer modo, respeito, cuidados e caldo de galinha não fazem mal a ninguém!! Mas, importante frisar que ao Criciúma só resta a opção da vitória se quiser continuar alimentando chances de título do returno!! Ah...a coluna está sendo fechada após o jogo em que o Figueirense ganhou do Almirante Barroso, 1 a 0. E o gol foi de pênalte, inexistente, marcado por André Luiz Back, árbitro da nova safra...de Chapecó!! Que fase da arbitragem de Santa Catarina, hein??!!”.

quinta-feira, 23 de março de 2017

Pra F. C. F. não é interessante que o Criciúma seja campeão catarinense!!

Ei...a mim, no que se refere a futebol, ninguém engana!! Está claro, límpido e cristalino que, pra atual direção da Federação Catarinense de Futebol, não será nada vantajoso ou agradável que o título do Campeonato Estadual deste ano seja conquistado pelo Criciúma E. C. Motivos? Coloco pros leitores e amigos blogueiros alguns!! O principal deles é que a dupla que hoje comanda a F. C. F. tem MEDO de qualquer reação da imprensa da Capital do Estado! Sim, senhor!! Medo, temor, fobia, pavor!! Esxtão compreendendo?? Há algum tempo atrás, foram convidados dois ex-funcionários do Criciúma pra trabalhar na área burocrática e administrativa da Federação e, MALDOSAMENTE, alguns colegas da crônica de Florianópolis disseram que estava sendo formada a “República de Criciúma” na Federação Catarinense que passou por modificações após a morte de Delfim Peixoto!!
Tudo aconteceu muito rápido depois da tragédia com a delegação da Chapecoense. O atual presidente, mais velho entre os vices, assumiu o cargo e, convenhamos que tal situação não havia sido prevista!! A partir daí, o fato de ter levado também o superintendente de Criciúma pra Balneário Camboriú, causou certa inveja e até desconfiança de alguns que acompanham o futebol catarinense!! Teve “neguinho” e “branquinho” que já pensou: “Pronto! O Criciúma será beneficiado a partir de agora, pois lá estão dois ex-dirigentes e funcionários do Tigre!!”. Na verdade, muita gente sempre quis “derrubar” Delfim Peixoto e não sabia de que forma!! Como a Federação “caiu no colo” do atual dirigente, da noite pro dia, a ciumeira bateu!!!


E, quando AFIRMO que não será nada atrativo pra F. C. F. o Tigre ser campeão este ano, justifico pelo aspecto político!! A atual direção quer completar o atual mandato, que vai até abril de 2.019, se reeleger e ficar mais 4 ou 8 anos. O que, aliás, não é nada ilegal ou imoral!! Se estiverem fazendo bom trabalho, que continuem mandando!! Mas, politicamente...atentem bem para o que quero me referir! Pois, se o Criciúma for campeão estadual muitos irão dizer: “Ah... foi só ir gente de Criciúma pra lá(FCF) que o Tigre começou a ganhar!”. Os de má fé: “Olha a República de Criciúma em ação!”. Então, gente que me acompanha nos espaços das redes sociais... qualquer “ajudinha” aqui ou ali, pode ser “suspeita” para alguns setores que formam opinião!! Então...o negócio é ir se conformando com a “dura” suspensão imposta pelo T. J. D. ao técnico Deivid de Souza; os erros cometidos por Wílliam Machado Steffens naquele jogo com o Figueirense, no 1º turno, em Florianópolis(ele, por sinal, já anda apitando normalmente sem receber punição adequada); o gol de Diego Giaretta, erradamente anulado, na partida diante do Joinville...!!! E...os sete cartões dados ao Criciúma pelo Bráulio da Silva Machado, além de 5 minutos de acréscimo, no mesmo jogo, sem que houvesse necessidade para tal!!!Me fizx entenderrr??? Importante destacar, contudo, que uma coisa é uma coisa, outra coisa é outra coisa!! O que escrevi acima não tem nada a ver com o rendimento abaixo da expectativa que o Criciúma tem apresentado!!

E o jogo contra o JEC? "Pra variar só um pouquinho"...perdeu! Um a zero...no finalzinho!! Bem...vou direto pras análises individuais!
EDSON, o melhor do Criciúma em campo! Grandes defesas que evitaram mais gols do adversário. Nota 7.

DIOGO MATEUS, lateral comum que pouco apóia e ainda toma “bola nas costas”! Nota 4.

RAPHAEL SILVA...um dos mais comprometidos e de elevado espírito de luta...como quase sempre acontece!! Apesar das limitações técnica que tem...todos sabemos!! Nota 6.

DIEGO GIARETTA é mais técnico, sabe sair jogando. Contudo, faz parte de um setor que leva gol em todos os jogos!! Nota 6.

MARLON...pouco efetivo e com dificuldades para marcar o rápido Fabinho Alves, atacante do Joinville. Nota 5.

BARRETO, razoável até levar cartão amarelo e ficar com medo de ser expulso, o que acabou acontecendo na 2ª etapa. Nota 6.

DOUGLAS MOREIRA, sem o mesmo desempenho de jogos passados! Desta vez, suas arrancadas em direção ao ataque não foram vistas! Nota 5.

RICARDINHO...voltou a ser o Ricardinho que conhecemos!! Falho na marcação e com erros de passes. Nota 4.

ALEX MARANHÃO...um dos poucos que, enquanto teve fôlego, arriscou algumas jogadas ofensivas no 1º tempo! Mas, sumido no 2º! Nota 5.

SILVINHO...razoável movimentação!! Nota 6.

JHEIMY...figura apagadíssima!! Pouquíssimo apareceu pra tabelas e nenhuma finalização!! Nota 3.

Entraram PITBUL...sem aparecer muito pra “procurar” o jogo; nota 4; e, o garoto MATEUS...com um pouco mais de vontade e tentando mostrar algo de positivo, nota 5.

O técnico DEIVID DE SOUZA, acredito eu, esteja quase no seu limite! Já destacamos aqui neste espaço que o plantel que ele tem é de pouca qualidade!! De vez em quando, em dia mais inspirados dos jogadores, é possível extrair mais “leite dessa pedra”!! Mas é algo mais raro!! Talvez seu principal desafio, no momento, seja arrumar de vez a defesa pra não levar tantos gols!! No jogo, nota 5!

terça-feira, 21 de março de 2017

Calma!! Acalmen-se...!!

Alguns torcedores do Criciúma já estavam “chutando o balde” no finzinho da partida contra o Brusque quando os dois gols de Alex Maranhão evitaram a derrota em casa. Faço tal referência em razão de que o alvo da revolta dos fanáticos pelo Tigre era o presidente Jaime Dal Farra. Olha...quem conhece minha maneira de analisar as coisas sabe que sempre fui muito ponderado!! Mesmo que em várias oportunidades a situação exigisse uma crítica ou atitude mais contundente, preferi “jogar água na fogueira”!! Aliás, nem todos que militam na mídia agem desta forma!! Convivo no meio e sei que tem “neguinho e branquinho” que “gosta que se enrosca”...chega até delirar “jogando gasolina”!! Como cada um é dono do seu nariz...eu, Gilberto Custódio, escolho uma reflexão mais prudente!
E, quem conhece a história do Criciúma Esporte Clube sabe que atos de revolta contra A ou B, com protestos mais incisivos ou violentos, nunca surtiram o efeito desejado! Presidentes, diretores de futebol, técnicos recebem pressão em qualquer clube de futebol. Até considero normal que haja exigência quanto ao rendimento do time dentro de campo. Mas, tenho opinião de que as pessoas que comandam a instituição Criciúma têm as melhores intenções!! Afinal, acima de tudo são torcedores e alguns, inclusive, apaixonados pelo Tigre!! De outro modo, importante destacar que os atuais dirigentes também cometem erros...falham, o que provoca reação negativa junto à uma pequena parte da torcida! Vale frisar, contudo, que Jaime Dal Farra, Émerson Almeida e cia. ainda precisam vivenciar mais o futebol e seus meandros pra que maior experiência seja adquirida!!
Nesse tempo todo acompanhando o Criciúma, às vezes próximo ou mais distante, sempre defendi a tese de que as cobranças devem ser feitas, sim, em cima dos jogadores!! Gente...os caras ganham muito bem pra desenvolver suas “habilidades”!! Claro que há aqueles que nem têm tanto talento assim!! Mesmo assim, num futebol caro... inflacionado, difícil de ser conduzido e administrado, é inadmissível  que os atletas não sejam comprometidos!! Caramba...num clube como o Criciúma, com todas as condições oferecidas, bons salários, estrutura de time grande à disposição de todos, os “caras” têm que demonstrar, no mínimo, muita vontade e dedicação!! Assim, justifico que as maiores cobranças devem ser dirigidas a quem não parece se interessar muito pelo jogo, não consegue “meter” a bola pra dentro, deixa o atacante adversário se antecipar e fazer o gol, não volta pra marcar...!! Enfim, uma série de situações que ocorrem numa partida que, vez por outra passa despercebido por boa parte de quem assiste os jogos!! Pelo menos é o que penso!!

domingo, 19 de março de 2017

Criciúma 4 Brusque 4. Pois não é que surpreendeu mesmo??!!

Na postagem anterior já havia expressado minha suspeita de que o Brusque pudesse causar alguma surpresa no jogo deste domingo (19), no estádio Heriberto Hülse. E o andamento da partida foi nos mostrando que a equipe treinada pelo Pingo tem potencial bastante razoável, considerando-se que estamos nos referindo ao Campeonato Catarinense! Ou seja, pra uma disputa regional o Brusque, sim senhor, possui elenco e estilo de jogo em condições de chegar às primeiras posições deste returno do Estadual! Pra quem gosta de emoções e gols...nada disso faltou! Não é sempre que se vê oito gols, sendo sete em 48 minutos! O Criciúma foi superior durante quase toda a 1ª etapa e até poderia ter ampliado placar. Contudo, o adversário, antes fechado em seu campo, aos poucos foi colocando “as mangas de fora” e chegou à virada pra até 4 a 2!! Com elevada dose de dramaticidade, o Tigre só foi conseguir evitar a derrota nos minutos finais de jogo!! Se o Criciúma esteve melhor na fase inicial, os visitantes foram mais incisivos no 2º tempo e o empate acabou sendo justo pelo que produziram as duas equipes! De qualquer modo, o Criciúma continua tomando muitos gols...e, por outro lado, ostenta o ataque mais positivo do Catarinense com 24 gols!! Olhando pra tabela...a sensação de que quinta-feira(23) perante o Joinville, lá na casa deles, tem “cheirinho de decisão”!!

Atuações individuais do Criciúma:
EDSON foi surpreendido no lance do 3º gol do Brusque, marcado por Ricardo Lobo. Na jogada, o goleiro tricolor estava adiantado! Masss...em contrapartida, realizou algumas boas intervenções! Nota 6.

Ofensivamente, o lateral DIOGO MATEUS fez seu melhor jogo depois que chegou ao Criciúma! Entretanto, tomou algumas “bolas nas costas”...principalmente no 2º tempo quando o Brusque atacou mais! Nota 6.

Na zaga, IÂNSON...individualmente não comprometeu! Massss...faz parte de um setor que tomou quatro gols num só jogo!! Nota 6.

Mesma nota, 6, para DIEGO GIARETTA. O capitão do Criciúma teve um azar danado quando, ao tentar desviar uma bola cruzada... “meteu” contra! Isso, na jogada que originou a 2ª conquista brusquense. No mais, muita entrega e trabalho intenso pra tentar parar os atacantes do adversário.

O lateral MARLON não comprometeu na questão defensiva. No entanto, todos sabemos que ele pode render mais e usar de suas habilidades no setor de frente!! Nota 6.

BARRETO realizou boa partida! Marcando bem e até chegando pra finalizar!! Mas, acabou substituído por lesão! Nota 7.

RICARDINHO acompanhou o desempenho do time, como um todo! Apareceu várias vezes no ataque...produziu mais na 1ª etapa quando, inclusive, marcou um gol!! Mas caiu um pouco no 2º tempo!! Nota 7.

De novo, no aspecto coletivo, DOUGLAS MOREIRA foi o melhor em campo, pelo Criciúma! Jogador que sempre demonstra elevado espírito de luta, muito bom sentido de marcação e qualidade na saída pro ataque! Nota 8.

Por ter marcado três gols e “salvado” o Criciúma da derrota, o meia ALEX MARANHÃO merece destaque positivo!! Particularmente, sempre fiquei com um “pé atrás” em relação à sua qualidade!! Só que é preciso reconhecer que o “ex-Guarani” tem apresentado evolução e feito gols!! Nota 8.

No ataque, tecnicamente...PITBUL foi um mero “figurante” em campo, apesar da vontade! Nota 5.

Sobre CAIO RANGEL...continua sendo a melhor opção ofensiva do Criciúma! É jogador objetivo...que procura sempre atacar! Infelizmente, quando ele e Barreto saíram por lesão...notoriamente o Criciúma começou a cair de produção! Nota 7.

Entraram CRALOS EDUARDO...uma “bobeada” fatal na frente da área defensiva que provocou o quarto gol do Brusque, nota 5; SILVINHO...que fez a jogada pra um dos gols de Alex Maranhão, nota 6; e, JOÃO HENRIQUE...discreto, sem conseguir se envolver de forma intensa com o jogo nos poucos minutos que esteve em campo, nota 5.

A comissão técnica do jogo, com RAFAEL BAHIA em campo; e, DEIVID DE SOUZA, suspenso e passando orientações de uma cabine, não fizeram uma leitura mais apropriada pro jogo quando o Criciúma vencia de 1 a 0. Ocorre que, do outro lado, o treinador do Brusque, fez alterações táticas e modificou a postura de seu time! E, “do lado de cá”, o Criciúma mesmo estando em vantagem no placar, não soube conduzir a partida para confirmar a vitória que seria de suma importância para as suas pretensões no Campeonato Catarinense! Nota 5!!