sexta-feira, 18 de março de 2016

Queria ver o Barcelona jogar uma Copa do Mundo...!!!

Claro que é uma utopia!! Afinal, O Campeonato Mundial de Futebol é entre seleções que representam seus respectivos países!! Masss...sob o ponto de vista futebol, na sua essência, já imaginaram ver em campo aquele timaço do Barcelona representando “país X” numa Copa?? Olhem só a equipe base do Barça...hoje: Ter Stegen; Daniel Alves, Mascherano, Mathieu e Jordi Alba; Busquets, Raktic e Iniesta; Messi, Suárez e Neymar. Esses craques, nos últimos 38 jogos, ganharam 32 e empataram 6! Nada mais, nada menos do que 115 gols marcados e 20 sofridos!! Números que impressionam e empolgam...não é mesmo??!! Bem...observando com atenção os melhores times do mundo...tipo Bayern, de Munique; Real Madrid; PSG; esse Leicester...que está surpreendendo no Campeonato da Inglaterra; Manchester City; Chelsea; Benfica?? Ou...puxando a “brasa pra nossa sardinha”...Corínthians, Atlético Mineiro, Palmeiras?? Algum desses citados tem condição pra bater o Barcelona?? Claro que não!!  Bola por bola, nem a seleção da Alemanha ou da Argentina, os dois finalistas do último Mundial, teriam chances de superar um time que tem Suárez, Neymar e Messi(foto abaixo).
Sempre que posso e minhas atividades permitem, paro pra ver o Barcelona jogar!! Gente...é muita superioridade sobre os demais!! A qualidade técnica, o domínio de bola, a facilidade de encontrar um companheiro bem colocado, o talento na hora de passar a bola, a habilidade dos dribles, a movimentação de todo o time...realmente, tudo no Barcelona impressiona positivamente! E olha que isso já vem de teeemmmpppooo!!! Há muitos anos que a equipe catalã “dá aulas” de futebol cada vez que se apresenta!! É uma realidade nua e crua!! Os caras, hoje comandados por Luis Enrique Martinez Garcia, são “feras” e NINGUÉM no mundo do futebol é melhor que eles!! Masss...todos sabemos que o esporte mais popular do planeta não tem lógica!! Assim, vez por outra ocorre uma zebra e o Barcelona é derrotado!! Por sinal... coisa rara, verdade seja dita!! Por enquanto...ficamos só na vontade de ter um time aqui no Brasil que possa fazer frente a Iniesta e cia!!

Quando citei o Corínthians, o Palmeiras e o AtléticoMineiro...não interpretem que estou comparando um desses com o Barcelona!! Por favor!! O futebol brasileiro vai de mal a pior, em termos técnicos e organizacionais, há muitos anos!! E não foi por causa, especificamente, dos “7 a 1”!! Inclusive, sobre isso, entendo que vão jogar mais 50 vezes e nenhum irá conseguir repetir tal feito sobre o outro! Pelo menos, assim penso! Foi um jogo em que deu tudo certo pra Alemanha e tudo errado pro Brasil!! E, também, é um assunto do passado... já foi!! O que faço questão de frisar é que a “bola brasileira” anda curta mesmo antes da Copa de 2.014!! Dentro e fora de campo estamos desorganizados!! Nossos clubes estão mergulhados em dívidas e a questão estrutural impede que bons projetos sejam executados e, além disso, também há falta de planejamentos mais sólidos e consistentes!! Como se sabe, por aqui...os dirigentes e investidores do futebol pensam MUITO MAIS em encher o bolso do que, propriamente, na qualificação do que é mostrado pelos times nas diversas competições que o calendário disponibiliza!! Até quando?  Ah...não sei!! Gostaria que surgisse alguém pra “arrumar a casa”, verdadeiramente, e o Brasil pudesse voltar a ser o que era antes...mandando no futebol, aqui dentro e lá fora!! E...como é bom sonhar!!!

quinta-feira, 17 de março de 2016

Joinville 1 Criciúma 0...um lance definiu o jogo!

Este aconteceu a 36 minutos da 2ª etapa. Jogada pelo lado esquerdo, após lateral....entrando na área o volante Anselmo, do Joinville, chegou batendo pro gol e a bola bateu no braço direito do zagueiro Raphael Silva. Corretamente, o árbitro Bráulio da Silva Machado assinalou a falta penal que Bruno Aguiar converteu com eficácia! O chute foi forte no canto alto esquerdo e o goleiro Luiz caiu pro direito. Importante frisar que no pênalte marcado, a bola chutada pelo atleta joinvilense ia em direção ao gol e desviou no braço do jogador do Criciúma! Insisto que acertou a arbitragem ao marcar a penalidade! Tirando esse lance, o jogo foi de absoluta igualdade! Dentro do que vi...duas chances claras pra cada lado e o resultado de empate seria o mais justo! No Criciúma, Bruno Lopes demorou pra chutar, cara a cara com a trave adversária ainda no 1º tempo, desperdiçando oportunidade; e, no 2º...com Douglas Moreira, após passe de Élvis, em jogada que exigiu grande defesa do goleiro Agenor. No JEC, Mário Sérgio também perdeu duas chances. Na verdade, nem Criciúma nem Joinville jogaram futebol merecedor de vitória! Assim...o que decidiu a partida foi justamente a jogada que originou o pênalte e a boa cobrança de Bruno Aguiar!

Luiz não foi muito exigido e, na penalidade...não tinha como pegar! O jogador do JEC chutou forte...tirando qualquer possibilidade de defesa do goleiro tricolor. Nota 6. Quanto ao lateral Ezequiel...não apoiou tanto quanto nos jogos em casa! Priorizou se defender...talvez a proposta do Criciúma nas partidas fora do estádio Heriberto Hülse impeça que Ezequiel se solte e, por conseqüência, apareça mais seu futebol! Nota 6. Sobre a dupla de zaga...um puxãozinho de orelha em Raphael Silva que foi pro lance da penalidade com os braços abertos!! No mais...atuação a seu estilo, com chutões pra onde o “nariz está virado”, afastando o perigo quando o Criciúma era atacado! Nota 5. Diego Giaretta, mais técnico e com discreta evolução em relação à atuações anteriores. Nota 6. Quem jogou razoavelmente bem e... digamos...se destacou um pouquinho em relação aos demais foi Wéllington Saci. Bastante participativo, Saci só “pecou” nas cobranças de bolas paradas! Masss...foi com investidas suas que o Criciúma conseguiu chegar poucas vezes ao setor de frente! Nota 7. Dentro os três volantes...Douglas Moreira, de novo, foi o melhor! Sua qualidade de passe e deslocamentos pra receber a bola, sempre procurando fugir da marcação, fizeram com que produzisse mais que os colegas de função! Nota 7. Barreto, novamente, não demonstrou boa saída de jogo... uma virtude sua que conhecemos bem! Nota 5. E...Ricardinho que, outra vez, dentro do que penso, foi escalado de forma desnecessária! Insisto que o Criciúma não precisa jogar com 3 volantes, seja dentro ou fora de casa! A não ser que sejam jogadores que marquem e saibam sair pro jogo com eficiência...o que, sabemos bem, não é o caso do atual grupo do Tigre!! Ricardinho acaba prejudicado e rende pouco! Nota 5. O meia Élvis voltou a apresentar altos e baixos! Nota 6. No ataque, Róger Guedes foi, como habitualmente, o mais efetivo! Nota 7. E, Bruno Lopes que se movimentou bem, perdeu de marcar pelo menos um gol e, por tais motivos...nota 6! Com relação a Roberto Cavalo, o técnico do Criciúma, continua “arrancando” o que pode de um plantel que, todos sabemos, não é de “encher os olhos”!! Só acho que o Criciúma pode, em algumas situações, demonstrar um pouco mais de ousadia pra buscar as vitórias que todosqueremos!! Nota 6 pro “Roberto Horse”!! Próximo jogo...segunda-feira, dia 21, contra o Internacional, no Heriberto Hülse.

quarta-feira, 16 de março de 2016

O maior clássico dos anos 80!! O melhor jogo da rodada do Catarinense!!

Assim dá pra definir a partida Joinville x Criciúma que se enfrentam na Arena/Joinville, nesta quarta, 21:45. Lembro de jogos memoráveis...históricos, entre os dois que decidiram alguns títulos estaduais nos anos 80 e 90. Em 1.982, com a força que tinha Waldomiro Schützler junto à Federação Catarinense de Futebol, na época presidida pelo joinvilense José Elias Giuliari, ambos realizaram uma decisão com o Heriberto Hülse lotado. Temendo brigas e invasões...a FCF trouxe um verdadeiro batalhão de policiais e cães para garantir a segurança do “espetáculo”! O 1 a 1, somado à vitória na partida de ida acontecida antes no Ernesto Schlemm Sobrinho, deu mais um campeonato catarinense ao JEC. Já, 4 anos mais tarde, o Criciúma conseguiria sua primeira taça na era do amarelo, preto e branco, com um zero a zero dentro da casa”deles”!! Recordo bem que houve uma euforia tamanha na cidade a ponto de a torcida se mobilizar e esperar a delegação no trevo da Vila Nova, em Içara! Na mesma temporada, o Criciúma jogaria com o Joinville dentro do Heriberto Hülse a última partida já com o título estadual conquistado antecipadamente. Dois a zero ...gols de Jorge Veras!!
 x 
O troco do Joinville viria no ano seguinte! Em Criciúma, o Tigre viu o sonho do “bi” ser adiado com dois a zero contra...gols de Geraldo Pereira e Nardela. A foto deste time do Joinville, tirada no dia do jogo, está acima. Masss...em 1.989, e a foto também está acima, e 90 o Criciúma conseguiu de novo decidir o Estadual em casa e ganhou ambos os jogos do tradicional rival: 89 no 1 a 1, com Adílson Gomes marcando pro Tigre e Moreno empatando pro Joinville; 1.990...1 a 0, gol de Vanderlei. No ano de 2.001, Criciúma e Joinville decidiram o Campeonato Catarinense, juntos, pela última vez. Foi no Majestoso e deu JEC...num melancólico domingo a tarde para a torcida do Tigre. Além destas situações envolvendo partidas decidindo torneios, tivemos outros grandes enfrentamentos entre o tricolor do Sul e o do Norte do Estado. Isso... já desde a metade da década de 70 quando o Comerciário, depois o Criciúma, jogaram o certame regional. Jogadores como Nardela, Galvão, Zé Carlos Paulista, Borrachinha, Wágner, Fontan...dentre outros do lado de “lá”; mais Iúra, Serrano, Eduardo, Luiz Freire, Jorge Veras, Rachede, Vanderlei, Edmílson...dentre outros do lado de “cá”, também fizeram história com a camisa do Criciúma seja de “azul ou de amarelo”, ou do tricolor Joinville!

O jogo deste meio de semana tende a ser bastante difícil tanto pra um quanto pra outro! O Joinville vem embalado por ter batido o Figueirense, em Florianópolis, na rodada passada. Por sua vez, o Criciúma também vem de vitória na competição. Depois que Hémerson Maria assumiu o comando técnico do Joinville houve evolução no time da Manchester. No outro lado, Roberto Cavalo tem sabido muito bem armar suas estratégias para jogos fora de casa. Talvez tenhamos o melhor público da competição. Tanto em Criciúma como em Joinville o torcedor comparece em bom número quando os dois se “pegam”, justamente pela grande rivalidade que há! É jogo de difícil prognóstico! Imagino que o JEC vá tentar encurralar o Criciúma e caberá ao time de Roberto Cavalo ter a inteligência necessária pra saber absorver essa possível pressão e não ficar com a “bunda lá atrás”!!! Entenderam bem??

terça-feira, 15 de março de 2016

Tudo certo no Criciúma? Nem tudo...!!!

Há uma situação desagradável em relação a questões do Depto. Médico do Clube. O Dr.Marinho Búrigo acaba de deixar o Criciúma pra onde chegou há bem pouco tempo...em 28 de janeiro. Lembram dos fatos? Os médicos José Carlos Ghedin e Marcelo Beirão foram demitidos de suas respectivas funções e bem rapidamente contratado o Dr. Marinho Búrigo. Pois...em razão de um desacerto entre o profissional médico e o presidente Jaime Dal Farra...a “corda arrebentou do lado mais fraco”!! Ou seja...o Dr. Marinho Búrigo foi afastado!! Motivos?? Pois bem...eles não foram, ainda, muito bem esclarecidos publicamente!! Masss...pelo que se sabe extra-oficialmente, tudo começou porque o atacante Jheimy, que se machucou em 24 de fevereiro naquela partida de despedida do Criciúma da Primeira Liga, em Curitiba, contra o Atlético, foi realizar tratamento em São Paulo sem o conhecimento de Marinho Búrigo(1ª foto abaixo). Entretanto, com a concordância de Dal Farra(tb na foto a seguir)!! O presidente “pulou por cima” do médico do Criciúma, este não gostou, houve desentendimento e, como citei antes...sobrou pro Dr. Marinho Búrigo!! Ah...o que tem Jheimy? Uma lesão muscular que precisa de cuidados! Só isso! Por que levá-lo a Sorocaba para um tratamento especial e sob responsabilidade de outro médico, no caso o Dr. Augusto Ferreira, que é de São Paulo??? Não sei!! Vamos aguardar que alguém da direção se manifeste a respeito!!
De qualquer modo...em campo as coisas estão “acontecendo”!! Afinal...o Criciúma melhorou de rendimento se formos rememorar o Tigre que mais parecia um “gatinho” até quase fim do ano passado!! Insisto que, depois da chegada de Roberto Cavalo, na grande maioria dos jogos os atletas escalados têm mostrado comprometimento e entrega...virtudes que muito raramente ou quase nunca se via antes!! A qualidade do futebol?? Obviamente que está longe de ser aquela que o torcedor e todos nós gostaríamos de conferir!! Só que, para as disputas de uma competição como é o Campeonato Catarinense, o nível da “bola” do Criciúma é para estar onde está!! Nem mais...nem menos!! Ou seja...brigando para encostar na Chapecoense que continua sendo a favorita “disparada” pra ficar com o título!! Reitero minhas idéias em relação à produtividade  do Criciúma de que, para chegar a brigar de igual pra igual com os chapecoenses, obrigatoriamente deverá haver acréscimo de qualificação técnica!! Caso contrário, só com muita superação será possível “matar” os demais concorrentes e, principalmente, o Índio!! Entenderam bem??

E para o Campeonato Brasileiro da Série B?? Lembro que o referido torneio começa em 13 de maio, dia do aniversário do Criciúma, e o primeiro adversário será o Náutico, no estádio Heriberto Hülse. Bem...se Roberto Cavalo conseguir ficar com Roger Guedes e Marlon, dar maior entrosamento e ritmo de jogo ao atual grupo e a direção lhe conceder reforços...é possível imaginar que o Criciúma inicie uma campanha que provoque em seu torcedor um nível de confiança maior do que o atual!! Acesso pra Série A é outra história!! Por enquanto, entendo que o mais importante é fazer com que o time continue evoluindo e que haja planejamento sólido afim de que o público sinta vontade e orgulho em ir a campo torcer pelo seu clube do coração!! Me fiz entender?? “P L  A N E J A M E N T O”!!!

segunda-feira, 14 de março de 2016

Brusque veio pra “não jogar” e pagou por isso!!

O resultado de 1 a 0 que o Criciúma impôs diante do Brusque, neste domingo(13), pela segunda rodada do returno do Campeonato Catarinense, acabou sendo de inteira justiça! Popularmente falando...o Brusque veio pra “morcegar” o jogo diante do Tigre. O goleiro João Paulo “matou” tempo...usou e abusou dessa artimanha até o começo da 2ª etapa quando, finalmente...antes tarde do que nunca, levou cartão amarelo do complacente Héber Roberto Lopes. Foram no mínimo 5 paralisações provocadas por “cai-cai” ou retardamento em reposições de bola...tudo com muuuiiitta paciência do “homem do apito”! Sobre as questões técnicas e táticas, entendo que Roberto Cavalo se equivocou ao escalar três volantes...mesmo que todos tivessem liberdade pra sair em busca do ataque. O primeiro tempo foi meio que “modorrento”. O Criciúma não soube furar o bloqueio imposto pelo adversário que, por sua vez, sabia controlar bem o meio-campo. No 2º tempo, o treinador do Criciúma repensou seus planos e o time voltou com Bruno Lopes em lugar de Barreto. A necessidade da busca pelo resultado de vitória fez com que o Criciúma desse mais ritmo à partida, principalmente com investidas pela direita e as jogadas de Ezequiel e Róger Guedes. De tanto insistir, o Criciúma conseguiu seu gol aos 27 minutos em cabeçada de Bruno Lopes após escanteio cobrado por Élvis. Sem ser brilhante, Roberto Cavalo e seus comandados atingiram o objetivo desejado e o Tigre segue na busca pelo título do returno!

O goleiro Luiz pouco “trabalhou”! Dentro do que se propôs o Brusque, o “guarda-valas” tricolor não foi exigido de forma mais incisiva pelo time de Mauro Ovelha. Quando apareceu demonstrou a habitual segurança. Atuação tranqüila! Nota 7. Ezequiel cresceu bastante no 2º período de jogo. Aumentou seu rendimento também porque o Criciúma foi mais ofensivo. Nota 7. Raphael Silva ganhou quase todas as bolas “de cabeça” que eram rifadas pelo Brusque. Nota 7. Diego Giaretta também jogou bem...embora não tivesse aparecido tanto quanto seu parceiro de zaga. Nota 6. Em relação a Wéllington Saci, foi titular pela primeira vez na lateral-esquerda depois que veio para o Criciúma, em razão da convocação de Márlon pra Seleção Brasileira Sub-20. É jogador de boa qualidade de passe e realizou algumas investidas no ataque. Entretanto, notei que deu sinais de cansaço da metade da 2ª etapa em diante. Nota 7. No meio, Barreto ficou “batendo cabeça” com Douglas Moreira! É que ele se reveza com o companheiro citado na primeira função do setor e, às vezes, se atrapalha!! Já, Douglas Moreira, por sua vez, tinha a responsabilidade de buscar a bola na defesa e entregá-la ao meia Élvis ou até procurar os atacantes. Fisicamente, Douglas está muito bem o que ajuda bastante sua produção como atleta de entrega e voluntariedade! Nota 8. Quanto a Barreto...todos sabemos que joga mais do que anda jogando!! Nota 5. Ricardinho foi outro volante desnecessariamente  escalado...e com atribuições que se resumiram em passes pro lado, sem muita objetividade. O ex-Paraná, a gente nota, é até razoável...tecnicamente! Só que, com mais dois volantes dividindo tarefas, ele acaba aparecendo pouco! Nota 6. Élvis foi quem bateu escanteios e faltas e procurou a todo momento chegar perto da área. Talvez com mais um meia a seu lado...o nível do futebol também pode evoluir em criatividade ofensiva! Nota 7. No setor de frente...Jéfferson mostrou vontade e dedicação. Só que, tecnicamente, precisa melhorar muito para ser aproveitado como titular!! O garoto tem extrema dificuldade no domínio de bola e também em dar sequência às jogadas quando tenta investidas pelos lados do campo! Nota 5. Por outro lado, Róger Guedes voltou a fazer grande jogo! Com ele, o Criciúma obteve suas melhores jogadas na etapa complementar! Em algumas oportunidades, demonstra rara habilidade!! Nota 8. Entraram, Natân, Gustavo e Bruno Lopes. Este, inclusive, jogou todo o 2º tempo e foi autor do gol da vitória! Masss...ei, Bruno Lopes...nada de dar “resposta” à torcida com gestos ou palavras!! O futebol que apresentar, de preferência com gols, fará com que o atacante finalmente caia nas graças da torcida! Nota 7. Sobre Roberto Cavalo...o treinador do Tigre, mesmo que a equipe não tenha apresentado um futebol exuberante, masss...ganhou!! E...com merecimento!! Nota 7. Próximo jogo...quarta(16), 21;45, contra o Joinville...lá na casa deles!!