sexta-feira, 28 de julho de 2023

Tigre precisa de 38 pontos pra subir.

Estudo desenvolvido pelo departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) coloca 72 pontos como número ideal para acesso.

O Tigre inicia a disputa do segundo turno da Série B do Brasileiro, no domingo, diante do Tombense, em Minas Gerais. A partida será às 11 horas. E, para conseguir o sonhado acesso para a Série A, a equipe precisará fazer uma campanha ainda melhor que a do primeiro turno. Conforme estudos do departamento de matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), quem atingir a marca de 72 pontos provavelmente conseguirá uma vaga na Série A em 2024. Desta forma, o Criciúma precisará fazer 38 pontos, no segundo turno, para garantir a vaga na Primeira Divisão do ano que vem. Isso porque o clube somou 34 pontos nos primeiros 19 jogos. Em termos de porcentagem, ainda de acordo com os estudos da UFMG, o Tricolor Carvoeiro tem 43% de chances de subir.

Campeão simbólico do primeiro turno, o Vitória é quem tem mais chances de subir: 67,5%. O Leão também lidera a corrida pelo título com 25,6% de probabilidade de terminar a competição na primeira posição. O trio do G-4 também aparece com boas chances de acesso: Novorizontino (59%), Sport (51,4%) e Vila Nova (46,1%). Comparando com os números da última temporada, o Cruzeiro foi campeão com 78 pontos, enquanto o Vasco foi o último a garantir o acesso, com 62 somados em 38 rodadas. O número desse ano acaba sendo maior, em função do equilíbrio apresentado na competição.

.

Toda a reportagem com colaboração do colega Tiago Monte/TNSUL.

terça-feira, 25 de julho de 2023

A maior culpa não é do Tencati!

O atual treinador do Criciúma vem cumprindo, à risca, tudo o que lhe foi determinado pelos dirigentes! Desde que aqui chegou, o atual comandante técnico do Tigre tem sido extremamente fiel, trabalhador e MUITO COMPETENTE no que tem se proposto a fazer! Afinal, recolocou o Criciúma na elite do futebol catarinense, GANHOU ESTA SÉRIE A; manteve o time na Série B do Brasileiro, do ano passado pra este; conseguiu passar de fase na Copa do Brasil pra "engordar" um pouquinho o caixa tricolor; e, de momento, está com o Tigre na parte de cima da tabela dentro de uma competição extremamente difícil que é a "segundona nacional"!!

Portanto, URUBUS DE PLANTÃO...com Ítalo Melo, Tiago Marques e João Carlos, como principais opções de banco, do meio pra frente; sem Eder; e, com Marquinhos Gabriel jogando abaixo do que sabe, depois da lesão, não dá pra exigir muito mais do que tem sido mostrado, até o momento, no Campeonato Brasileiro! Quem dá pra cravar e confiar, na maioria das vezes, num bom rendimento durante os jogos? Pois bem...dentro do que vejo, o goleiro Gustavo, o zagueiro Rodrigo, o volante Arílson, o meia Fellipe Mateus e...taaalvez, Fabinho!! Só!!! Os demais oscilam bastante e o Criciúma se ressente muito por causa da falta de melhores opções de banco!!

Há quem diga que o Executivo de Futebol, Alex Brasil, poderia ter formado um elenco melhor; que o Criciúma paga relativamente bem e em dia, o que seria um atrativo pros jogadores virem pra cá; que ele poderia estar sendo mais ágil, agora, durante a janela de transferências. Sobre isso, prefiro me abster de opinar porque não estou lá dentro do Clube...não vivo o dia a dia, internamente. O que vejo e observo, aqui de fora, é que o técnico Claudio Tencati faz mais do que pode com o que tem na mão! Além disso, observando os demais times e a competição de modo geral, há um constante perde e ganha de quase todos! Sendo assim, vamos com muita calma na busca pelos 45/46 pontos pra garantir permanência na Série B do ano que vem e, se a "pedra aumentar um pouquinho o leite", quem sabe, o Criciúma possa "beliscar" um acesso...!!