sexta-feira, 16 de agosto de 2019

Bom jogo, bom resultado...com direito a golaço!!

Londrina 1 Criciúma 1 foi uma partida de nível técnico bastante razoável, considerando-se os atuais padrões da Série B do Campeonato Brasileiro. Tanto o Tubarão quanto o Tigre jogaram pra ganhar e considero que o resultado de empate acabou sendo justo!! O Londrina foi mais incisivo, na parte ofensiva, durante os minutos iniciais e finais do jogo. Da metade do 1º tempo até pelo menos os 25...30 minutos da 2ª etapa, o Criciúma conseguiu certo domínio sobre o adversário. Sobre os lances dos dois gols do jogo, o do Londrina saiu logo a 6 minutos após escanteio batido por Higor Leite. Em curva, a bola teria desviado em Léo Gamalho, o que atrapalhou o goleiro Luiz. Este, pra mim, falhou no lance e o Criciúma saía atrás no placar. A conquista tricolor só foi alcançada aos 41 minutos quando Julimar acertou belo chute, a média distância! A bola entrou no ângulo superior esquerdo da meta oponente.


Importante frisar, contudo, que o futebol apresentado pelo Criciúma voltou a ser competitivo, de elevado espírito de luta e um pouco mais compacto, assim como já havia sido diante do Sport. Mas, se olharmos pra tabela de classificação, notaremos os perigos que o Criciúma continua correndo no que se refere à zona do descenso!! Claro que, pra quem há duas rodadas estava na lanterna, conquistar 4 pontos em dois jogos, sendo 3 em casa e um fora dela, dá pra considerar saldo bastante positivo!!

Enquanto isso, Wilson Vaterkemper vai permanecendo no comando técnico e o Criciúma “se virando” como pode no Campeonato Brasileiro! O que parecia uma situação de emergência pode se tornar efetiva, mesmo com a contrariedade do próprio Wilsão!! O futebol nos reserva tais situações e os resultados praticamente obrigam os dirigentes a trabalhar em cima deles!! Não é a forma mais correta de lhe dar com o produto futebol! Só que a mesma bola que pune, também premia!! Segunda(19) já tem o líder Bragantino, no Heriberto Hülse, e continua a obrigação de vitória pra, novamente, afastar-se do “abismo”!! O desafio é complicadíssimo pro Tigre que tem de “matar um leão” a cada rodada!!

quarta-feira, 14 de agosto de 2019

O Criciúma e suas indecisões.

Discordo das últimas atitudes envolvendo o Depto. de Futebol do Criciúma! Há clara falta de convicção e planejamento com esta indecisão envolvendo a questão treinador! Chegou a ser hilária a entrevista concedida por João Carlos Maringá, após o jogo de domingo passado, quando o Criciúma ganhou do Sport! O executivo de futebol tricolor disse, em alto e bom som, que os rumos envolvendo comissão técnica seriam outros caso tivesse havido uma derrota! Como o Tigre jogou bem, venceu e convenceu e Maringá gostou da performance de Wilsão(foto), então, o caminho tomado foi outro! Dentro do que penso, esta não é a maneira mais correta de se comandar um produto tão valioso como o futebol! Ainda mais num clube de tamanho destaque como é o Criciúma E. C.!!

Todos sabemos que havia um projeto em execução que foi interrompido com a saída de Gilson Kleina e seus auxiliares. Mas, mesmo assim, o Criciúma como instituição desportiva e tendo no comando do futebol um profissional da qualidade de João Carlos Maringá(foto), jamais poderia permitir tal manifestação, com tantas incertezas e indefinições, como a que ouvimos depois do confronto com o Sport!! De outro modo, é possível que Maringá esteja cumprindo ordens do dono da G. A. e repassando ao público e à torcida aquilo que lhe é determinado. Inclusive, quem garante que, se dependesse do executivo de futebol, uma solução para o impasse já não teria sido tomada?? Enquanto isso, deixando Wilsão como treinador interino, Jaime Dal Farra economiza um pouco nos investimentos e alivia, momentaneamente, gastos e despesas!!


Passarinho Arrepiado deu uma sobrevoada lá pelas bandas do Estádio Mário Balsini e notou uma certa frustração com o desempenho do Próspera no Campeonato Catarinense da Série B. E nem poderia ser diferente pro Time da Raça em razão da eufórica temporada, ano passado, quando conquistou o título da Série C e adquiriu direito pra disputar a “Segundona” em 2.019. Até o bom goleiro Roberto(foto), ex-Criciúma, Vasco e Ponte Preta, entre outros, foi contratado!! Mas, em outras posições não houve grande aporte financeiro e, na verdade, o Próspera acabou cumprindo, de certa forma, campanha de manutenção na divisão que disputa. Quem sabe, pra 2.020 as coisas possam ser diferentes e o simpático “Prospinha” passe a sonhar com uma volta à elite do futebol de Santa Catarina...!!

domingo, 11 de agosto de 2019

Méritos pra Wilsão! Mas, acho que ele não deve “pegar” essa bronca!!

Se compararmos com os últimos jogos, o comportamento do Criciúma foi bastante diferente nesta vitória dramática, 1 a 0, em cima do Sport Recife! Mesmo entendendo que Gilson Kleina é competente e muito bom treinador...contudo, os méritos da mudança de atitude por parte dos jogadores devem ser creditados ao auxiliar Wilson Vaterkemper. Além disso, a disposição tática do time foi modificada e o Criciúma conquistou três pontos que o deixa um pouquinho afastado da zona do rebaixamento! Vale lembrar que Criciúma e Sport encerraram a rodada e, com os resultados verificados, o Tigre entrou em campo como “lanterna”!!

Mas, o que aconteceu de tão diferente assim, então?? Dentro do que pude observar, a questão anímica foi completamente transformada!! Ficou evidente que os jogadores escalados demonstraram muito mais vontade de buscar o resultado positivo do que nas últimas vezes em que o Criciúma jogou! Além disso, o esquema tático de Wilsão ficou evidenciado com Eduardo fazendo a função de 1º volante, tendo Wesley um pouco mais solto; Daniel Costa com liberdade de “flutuar” na terceira posição do meio, Foguinho quase aberto pela direita; e, no setor de frente, Leo Gamalho centralizado, com Julimar “caindo” pela esquerda. Já, no sistema defensivo, Maicon foi mais liberado pra dar tudo de si enquanto tivesse fôlego. Depois, o plano era colocar Carlos Eduardo, o que acabou acontecendo. E, claro, a estreia positiva do zagueiro Thales, que deu maior segurança e consistência ao setor defensivo.

O Sport, por sua vez, priorizou o toque de bola, possui bons jogadores e criou três oportunidades claras de gol. Uma delas, após erro de Wesley em que o goleiro Luiz foi driblado e Thales tirou em cima da linha; outra, em cabeçada cuja bola bateu na trave; e, a do finalzinho, quando o arqueiro tricolor realizou grande defesa! Mas, e o Criciúma não teve suas chances?? Sim!! Inclusive, com Daniel Costa, este de boa movimentação no jogo; Léo Gamalho, desviando de cabeça e a bola indo de encontro à trave; e, até com o lateral Maicon, que apareceu na frente pra exigir boa defesa do goleiro adversário! Quanto ao gol, ele saiu por volta dos 27 minutos da etapa final quando Marlon cruzou bola baixa, em curva, pra área. O lance foi aproveitado, no 2º pau, após finalização de Foguinho que entrava em velocidade.

Depois do jogo, ouvi atentamente o que disseram treinador interino e o executivo de futebol. Wilson Vaterkemper exaltou o bom jogo do Criciúma, a entrega dos jogadores e deixou a entender que procurou mexer muito com o emocional do grupo. Já, João Carlos Maringá confessou que, se o resultado tivesse sido outro que não a vitória, haveria mais pressa pra definir a questão da vinda do novo técnico. Explicação, pra mim, meio que sem característica de planejamento. E, dentro do que penso e conheço “das internas” do Criciúma, se fosse eu no lugar de Wilsão, NÃO assumiria o cargo de forma definitiva! Falta de capacidade?? Claro que não!! O ex-zagueiro dos bons tempos da turma de 91 tem competência, sim senhor!! Só que o futebol é muito ingrato!! Entendedores entenderão!! Talvez, durante a semana, o Blog comente mais sobre o tema...!!
(Fotos: globoesporte, youtube engeplus e tnsul)