sábado, 25 de janeiro de 2014

Tigre é o maior favorito do Catarinense!

Estamos começando mais um Campeonato Estadual e o Criciúma entra nele com cara e jeito de favorito. Alguém duvida? Eu não! É bom lembrar, entretanto, que este ano o torneio é mais curto. A fórmula de disputa indica turno único, classificando os quatro melhores que jogarão no sistema de ida e volta, todos contra todos, e os dois primeiros decidindo o título. Os seis que não se qualificarem na primeira etapa terão disputa também em dois turnos brigando por vagas na Copa do Brasil e Série D do Brasileiro. Os dois últimos deste hexagonal serão rebaixados. Por que o Criciúma é o que tem melhores condições de ser campeão? Porque foi o Criciúma quem contratou mais e melhor qualificou o plantel! Está nitidamente na frente dos demais. Isso, entretanto, não o faz campeão antecipado. Ninguém morre na véspera a não ser o peru! E trata-se de uma previsão minha, de que se as coisas transcorrerem como estão dispostas, o Tigre tem tudo para ser bi campeão. Só que já vimos filmes parecidos em temporadas passadas. Favoritismo é pra antes...não depois! Emitir opinião após resultados é bem mais fácil do que se manifestar primeiro!! Esxtão compreendendo?
A rodada: Figueirense x Brusque, entendo que dá Figueirense. Joga em casa contra um adversário que vem de acesso em 2.013. Juventus x Chapecoense, não acredito na equipe da casa, se vencer será surpresa. Marcílio Dias x Metropolitano é jogo sem prognóstico favorável a este ou aquele. O Marcílio formou um time de jogadores experientes e o Metrô, as vezes sem muita propaganda, incomoda alguns "grandes". Masss...arrisco coluna um ou do meio. Atlético x Avaí é "briga" complicada pra ambos. Na Baixada, o Atlético costuma se impôr. O Leão vai precisar de muito esforço pra escapar lá. Fico com o time grená. E, Joinville x Criciúma, disputa de "cachorro grande". Se para o campeonato em si o Tigre é favorito, não se pode dizer o mesmo em relação ao jogo da Arena. Jogo igual, mas não creio numa derrota dos visitantes.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Tá tudo muito bom...tudo muito bem!

Quem não está satisfeito com o que vem sendo feito pelo Depto. de Futebol do Criciúma? Imagino que o percentual de aprovação seja altíssimo! Em outras temporadas sempre houve muita dificuldade para formação de plantel e as questões financeiras atrapalhavam. Hoje a Gestão de Ativos disponibiliza ao Criciúma uma sustentação financeira adequada para que dirigentes possam realizar o trabalho esperado por todos. Mas, só ter dinheiro não resolve! Há necessidade de competência e conhecimento!
Muito legal essa ação do Depto. de Marketing do Tigre com o presidente Antenor Angeloni apresentando à torcida o grupo de jogadores do Criciúma. Trata-se de um time novo e que vai exigir paciência de todos. São 16 novas aquisições que vieram de clubes diferentes e simplesmente colocá-los em campo pra jogar não significa certeza de objetivo alcançado. É preciso muito trabalho. Carga maior para Drubscky e cia!
Quem pensa que as contratações no Criciúma vão parar, se engana! Há pretensões de buscar mais reforços de qualidade com nomes de alto nível. Prioridade maior, claro...para o Campeonato Brasileiro. Mas, pelo andar da carruagem, alguns cartuchos, não os mais “potentes”, serão queimados ainda no Campeonato Estadual.
Sorteio da arbitragem para a 1ª rodada do Campeonato Catarinense foi realizado em Nova Veneza. Dirigentes da Federação Catarinense de Futebol, comandados por Delfim Peixoto, garantem um torneio com total organização, absoluta lisura e honestidade. Pediu atenção dos árbitros quanto a todos os detalhes disciplinares e técnicos em um jogo de futebol. Garantiu que “quem pisar na bola, vai pra geladeira”! Então tá!
Nova Veneza se destaca cada vez mais por sua hospitalidade e opções de gastronomia. O prefeito Evandro Gava e seu vice, José Spíllere, têm mostrado dinamismo e, por certo, suas ações demonstram participação total na vida da comunidade. Muito bom! Precisamos de renovação entre as lideranças da região!
Passarinho arrepiado acompanhou o sorteio da arbitragem para a 1ª rodada do Estadual. Deu Héber Roberto Lopes/Nadine S. C. Bastos/Neuza Inês Báck para Joinville x Criciúma. Os demais jogos: Figueirense x Brusque, Bráulio da S. Machado; Marcílio Dias x Metropolitano, Ronan Marques da Rosa; Juventus x Chapecoense, Célio Amorim; Atlético x Avaí, Édson da Silva.  

quarta-feira, 22 de janeiro de 2014

Mudança no comando da F. M. E.

É o que se comenta nos bastidores do Paço Municipal. Arleu da Silveira poderá deixar o cargo de presidente e ser substituído por Jorge Davi. Este, filiado não faz muito tempo ao P. P., mesmo partido do prefeito Márcio Búrigo. Política não é a minha praia! Muito embora, pela minha própria profissão, tenha de estar no mínimo, ligado! Masss...sobre a Fundação Municipal de Esportes, ela precisa continuar ganhando espaço. Antigamente tínhamos a C.M.E., depois o D.M.E. e, finalmente, a atual denominação de Fundação. Hoje, a FME/ Criciúma é estruturada...com melhores condições de trabalho para dirigentes, técnicos e atletas. Entretanto, em investimentos e resultados ainda perdemos para cidades como Blumenau, Joinville, Florianópolis, Jaraguá do Sul, Chapecó e Itajaí...por exemplo. Conseguir vitórias expressivas em competições como Jogos Abertos, Joguinhos ou Olesc não é algo que acontece com freqüência. Não há como negar, porém, que em várias modalidades Criciúma se destaca: Tênis de Mesa, Atletismo, Handebol...entre outras. E não me venham com aquele discurso de que o correto mesmo é o desporto comunitário, com objetivo social, priorizando tirar crianças da rua porque se elas estão praticando esporte ficam longe das drogas e blá, blá, blá...!! Claro que isso tem muita importância! Mas SÓ...não é suficiente! As crianças, jovens ou atletas já formados entram em torneios pra ganhar alguma coisa. Os grandes municípios do Estado, uns mais outros menos, investem inclusive com importação de jogadores nas diversas modalidades. Há recompensas financeiras ou com bolsas de estudo caso determinado objetivo seja alcançado. Assim é o esporte, dito, amador...quase profissionalizado!
Muito bom o que vimos em Turvo na terça(21). A participação da torcida com quase 1.500 pessoas, além do carinho de muitas pessoas para conosco é algo impagável! Em relação ao futebol, os 11 à 1 que o Criciúma impôs perante à equipe local, representada pelo Turvo Atlético Clube, serviu mais ainda para as devidas observações do técnico Ricardo Drubscky. Já são 16 contratações confirmadas e mais 5 renovações, dentre aqueles que acabaram jogando bem a temporada passada. O técnico do Tigre tem uma responsabilidade imensa afim de fazer esse time jogar!

terça-feira, 21 de janeiro de 2014

“Vocês não conseguem pensar rápido?”

A pergunta foi feita, em determinada ocasião pelo Sr. Vitalino Adolfo Barzotto, o Grizzo, numa conversa entre ele e os demais jogadores do Criciúma...lá pelos idos de 91...quando de comentários à respeito de um jogo da época. Grizzo era diferenciado dos demais, sob o ponto de vista técnico. Convenhamos...naquele time não tinha ninguém que destoava ou ficava fora do padrão. Alexandre, Sarandi, Vilmar, Evandro, Itá, Roberto Cavalo, Gélson, Grizzo, Zé Roberto, Soares, Jairo Lenzi, Wílson, Adílson Gomes, Vanderlei, Émerson Almeida, Everaldo... fazem parte de uma história que muito dificilmente será repetida! Comparações com o “hoje”? O jogador, aquele que se sobressai em relação aos demais, só isso! Me refiro, obviamente, a Paulo Báier que neste projeto de grupo que está formando o Criciúma é, sem dúvida alguma, o cara que se destaca! Isso faz de Báier o Grizzo de 2.014! Mas será que Galatto, Ronaldo Alves, Eduardo, Escudero, Thiago Humberto, Lulinha, Rodrigo Silva e cia. poderão acompanhar Paulo Báier? Imagino que sim, mas não tenho certeza! Vai depender de alguns itens muito citados hoje em dia no futebol, como adaptação, encaixe e condição física. Nos anos próximos a 91 tivemos treinadores de destaque como Levir Culpi e Felipão. Levir, inclusive, considero o mais competente que por aqui já passou. Agora o comando está com Ricardo Drubscky e dele dependerá muito o sucesso da equipe que por hora está sendo montada. Sobre o novo treinador recairão as maiores cobranças. A ele cabe encontrar a fórmula necessária para que um bom futebol seja visto em campo. Por conseqüência, os resultados serão colhidos com menor dificuldade. Em Joinville, finalmente, começa a temporada. Esfregando as mãos!!!
Grizzo, em 91, comandando aquele timaço! Mais recentemente, 2.008, passando pela Com. Téc. do Criciúma.

segunda-feira, 20 de janeiro de 2014

Não será com duas conversas!!

Foram dois jogos treinos até agora com duas vitórias, cinco gols marcados, um sofrido e algumas observações em relação ao Criciúma. Por exemplo, Paulo Baier imagino, vai fazer o mesmo que fazia no Atlético. Ou seja, maior movimentação do meio pra frente utilizando-se do corredor central para pifar um companheiro ou bater a gol. Lulinha se movimenta bastante. Ronaldo Alves tem jeito de “cherifão”! Eduardo apóia bastante, possui boa velocidade, mas precisa de cobertura. Thiago Humberto mostrou qualidades de artilheiro. Quanto a Rogério e Rodrigo Silva apresentaram pouco e devem jogar mais. Citei estes porque são alguns dos novos contratados que foram usados nos dois jogos. Entre os demais, boa participação de André Gava. Da mesma forma, Bruno Lopes. Vale lembrar que ainda não vimos Escudero, Rafael Donato, Ânderson Uchoa, Jânio e Fernando Karanga. Tem ainda Serginho, João Vítor e Fábio Ferreira, estes dois últimos com renovação de contrato em andamento. Mais um jogo treino está programado para terça-feira(21), em Turvo, contra uma seleção local. Sobre Ricardo Drubscky, o treinador, ele prioriza bastante a parte tática e o trabalho por zona dos atletas em cada jogo. Boas perspectivas para o início do Estadual. Mas reitero minha preocupação quanto ao que pode parecer fácil e, na realidade, não é! Afinal, não é só contratar bons jogadores,colocar o time em campo e achar que as coisas vão acontecer naturalmente! Há necessidade de que as peças se encaixem, muito treinamento e, então, os resultados poderão aparecer. Drubscky, com certeza, será bastante cobrado...talvez o mais exigido entre os novos. Entendo que o nível de cobrança é alto mas perfeitamente compreensível por se tratar de um clube grande onde a participação popular é intensa.