quinta-feira, 30 de maio de 2019

Os perigos de enfrentar o líder!!

Quando se está na posição em que o Criciúma encontra-se na tabela de classificação, há sempre maior risco!! Afinal, se olharmos a situação de Botafogo e Criciúma no Campeonato Brasileiro da Série B e traçarmos um comparativo, constataremos que a equipe paulista está em primeiro lugar e enfrentará o 17º!! Roberto Cavalo e seu Botafogo têm 80% de aproveitamento, perante um Criciúma, de Gilson Kleina, com 33%! Pontuação? Doze, do Botafogo, cinco, do Criciúma!! E, se levarmos em conta a tese de que contra números não há argumento, chegaremos à conclusão de que o adversário é franco favorito pra “matar” o Tigre, em Ribeirão Preto!!
Mas, como sempre ocorre, essa história de matemática, pesquisa sobre jogos anteriores, serve muito, sim, pra blogueiro, colunista e plantão de rádio informar!! Até porque, o velho ditado de que “cada jogo é uma história”, acaba sepultando qualquer prognóstico!! Ou seja, na teoria, em jogo de loteria, se “cravaria” coluna um!! Só que, na hora em que a bola rola, pode desaparecer o tal favoritismo de A ou de B. A história está “cansada” de contar situações em que o dito melhor acaba sendo surpreendido!! Importante frisar, ainda, que ninguém na Série B do Campeonato Brasileiro está jogando o “fino da bola”!! Há uma discreta superioridade de alguns, como Botafogo, Bragantino e Londrina, que se reflete nos números! Pra mim, no visual, “tudo japonês”!
Insisto na tese de que o Criciúma precisa se cuidar bastante pra não “ir pra Copa América” na zona do rebaixamento! Até a paralização de um mês, serão 3 jogos, dos quais 2 fora de casa: Botafogo e Brasil. No meio destes confrontos, a partida diante do Vila Nova. Claro que o mais importante, no momento, é pensar em se garantir fora do Z-4! Acesso? Não faz parte, AGORA, dos objetivos a serem alcançados!! Lembro que, quem dá o passo maior que a perna, tende a cair!! Então, primeiro, jogar jogo a jogo, buscar e alcançar resultados e uma ascensão na tabela será automática!! Acho que deu pra entender bem, não é mesmo??!!

segunda-feira, 27 de maio de 2019

Uma nova forma de jogar.

Dois treinadores, no Campeonato Brasileiro da Série A, tentam implantar, em dois grandes clubes do futebol nacional, uma forma diferente de se jogar futebol. São eles: Fernando Diniz, hoje no Fluminense; e, Jorge Sampaoli, argentino, que comanda o Santos. Vejo futebol todos os dias...toda hora e, em nível de Brasil, é o que temos de diferente! Diniz levou o Audax, clube pouco conhecido no contexto do futebol brasileiro, a ser vice-campeão paulista, em 2.016. Também realizou bom trabalho no Oeste e, mais recentemente, deu uma “cara nova” ao Atlético Paranaense. Sampaoli, por sua vez, mais experiente, já foi campeão da América com a seleção do Chile, em final contra a Argentina, no ano de 2.015.
O que Fernando Diniz e Jorge Sampaoli têm de diferente?? Ambos, claramente, orientam seus jogadores a valorizar e muito a posse de bola, seja no campo de defesa ou de ataque. Na teoria, se o time fica com a bola, é o primeiro passo pra não levar gol! E por consequência, quando há boa qualidade no grupo de atletas, é menos difícil chegar no ataque, causando perigo à meta adversária. Algo de excepcional...coisa do “outro mundo”!! Em absoluto!! O que pretendem os dois profissionais é que seus comandados exerçam suas respectivas funções: jogar futebol!! Simples!! Sem retranca... sem exageros individuais, com estilo coletivo e priorizando o toque de bola, o passe...!!
Claro que, para os padrões do futebol que se joga hoje em dia, é preciso muito entrosamento e, principalmente, qualificação pra errar o mínimo possível!! Até porque, caso haja falha dentro da área defensiva ou próxima dela, por exemplo, o risco de tomar o gol é iminente! Há de se ressaltar, contudo, que nem Santos...nem Fluminense são destaques, até o momento, no Campeonato Brasileiro. O alvinegro praiano é 5º colocado e o tricolor carioca está na 15ª posição!! Como a grande maioria dos times sul-americanos prefere marcar BEM MAIS pra depois tentar jogar, o “jeito Felipão” vai, por enquanto, levando o Palmeiras a ser o melhor time do País, no momento! Mesmo assim, continuo admirando a forma como Fernando Diniz e Jorge Sampaoli determinam suas respectivas equipes em campo!!