sexta-feira, 15 de setembro de 2023

Vá em paz, Maceió!!

Grande Joel Ferreira do Nascimento! Ficaram as boas lembranças...bons papos, bem mais por telefone do que pessoalmente, de informações e experiências trocadas! Maceió, como era carinhosamente conhecido por amigos e no meio jornalístico, nos deixou nesta quinta-feira(14). Sua coluna diária, no Jornal A Notícia, de Joinville, foi imbatível durante vários anos! Eram os tempos em que se aguardava muito pra ler e ver o que o Maceió iria escrever e opinar sobre todo e qualquer assunto ligado ao esporte e, principalmente, ao futebol de Santa Catarina! Suas matérias e opiniões, por várias vezes, serviram de "norte" pra dirigentes, técnicos e até atletas de diversas modalidades. 

Pois o Maceió se foi! Há muito tempo lutava contra uma doença. E, depois de 80 anos de vida, deixou legado de ensinamentos e lições. Não tenho nenhuma dúvida em afirmar que poucos, mas poucos mesmo, sabem da história do futebol catarinense, do esporte em geral, da nossa terra, como o Maceió sabia!! Nada na vida é eterno! A última vez que mantive contato com ele foi em Joinville, numa solenidade esportiva. Sabia muito! No meio do colunismo esportivo, um exemplo a ser seguido!! Que vá em paz...!!


quinta-feira, 14 de setembro de 2023

Primeiros passos para a Copa do Mundo de 2026.

A América do Sul foi o primeiro continente a dar o pontapé inicial na disputa pelas vagas na Copa do Mundo de 2026, a primeira a contar com 48 seleções. O formato segue o mesmo, de todos contra todos em turno e returno. Mas, agora, são seis as vagas diretas, além de uma para a repescagem intercontinental. Como esperado, Brasil e Argentina pularam na frente. Foram as únicas a somar 6 pontos, nas duas primeiras rodadas, e as únicas a vencer como visitantes. O Brasil, após estreia convincente sob o comando de Fernando Diniz na goleada de 5 a 1 sobre a Bolívia, teve atuação discreta em Lima e bateu o Peru por 1 a 0 graças ao gol de cabeça de Marquinhos no final, com assistência de Neymar. Por sua vez, a Argentina optou por poupar Messi e fez 3 a 0 na Bolívia. Na estreia contra o Equador, em Buenos Aires, os "hermanos" haviam vencido por um a zero.

Quando e onde serão os próximos jogos da Seleção Brasileira com Fernando Diniz? Pois bem: Venezuela (C) - 12/10, 21h30 (de Brasília); Uruguai (F) - 17/10, 21h (de Brasília); Colômbia (F) - a definir. Depois, o time canarinho fará um jogo no Morumbi ou no Mané Garrincha, ainda em data e horários a serem definidos pela Conmebol, contra a Argentina. A decisão definitiva sobre o tema será tomada nos próximos dias, após reuniões entre a alta cúpula da CBF. Inicialmente, o planejamento era que a Neo Química Arena, do Corinthians, recebesse o confronto. Mas, depois, os planos foram modificados.

Outra informação, se refere à Copa América de 2024. O torneio será disputada nos Estados Unidos e terá seis seleções da Concacaf se juntando às dez da Conmebol. As vagas serão definidas pela nova temporada da Nations League, que teve as primeiras rodadas nesta Data Fifa. Na Liga A (primeira divisão), são dois grupos com seis seleções, mas cada uma só jogará quatro vezes. As duas primeiras de cada grupo passam às quartas de final, onde já esperam Estados Unidos, México, Canadá e Costa Rica, em novembro. As vencedoras garantem seus lugares na Copa América, enquanto as perdedoras se enfrentam pelas duas vagas restantes em março.

.
(Dados colhidos do site: espn.com.br)

terça-feira, 12 de setembro de 2023

E essa história do título brasileiro de 1.986??

Se tem direito adquirido, que a justiça seja feita!! Ora bolas...o Palmeiras e o Fluminense dizem que possuem título mundial, respectivamente, em 1.951 e 1.952, com a tal de Copa Rio Internacional! Não vamos muito longe. O Flamengo, em 1.981; o Grêmio, em 1.983...!! Isso, dentre outras situações que, só porque tais competições não tiveram a chancela ou promoção da FIFA, de forma oficial, esta não os considera como conquistas mundiais! Não sejamos hipócritas! O futebol vivenciou muitas coisas que a FIFA não homologou! E...precisa?? Penso que não!! A galera, mais das antigas, sabe que muitos feitos notáveis e importantes ocorreram antes que a entidade mór do futebol se manifestasse pra dar seu aval ou não!!

Então, amigos do blog, se o título do Módulo Amarelo do Campeonato Brasileiro ainda não tem dono e o Criciúma, mais Treze(PB), Central(PE) e Inter(SP), se acham no direito de tomar posse, que os caminhos legais sejam providenciados para tal obtenção! De qualquer modo, pra quem ainda não sabe, vamos entender melhor o caso. Pois bem...o movimento iniciado por Treze (PB) e Central (PE), para reconhecimento do título de campeão da Série B do Brasileiro de 1986, terá adesão do Criciúma. Rodolfo Moretti, diretor de Relações Internacionais do clube, confirma que a diretoria entrará com um requerimento, junto à Federação Catarinense de Futebol (FCF) pedindo que o Tigre também seja considerado campeão da Segundona daquele ano. “Esse é um movimento liderado pelo Treze e pelo Central. O Criciúma foi procurado pelos respectivos presidentes, para se unir a essa pretensão, e, em conjunto, a diretoria entendeu que o Criciúma não poderia ser prejudicado, ficando de fora de uma eventual aclamação. Decidimos que vamos, sim, requerer o reconhecimento e a homologação do título da Série B de 86”, diz.

A Inter de Limeira é o quarto clube envolvido e também entrará com pedido junto à Federação Paulista de Futebol (FPF). “Então, seria um título dividido entre os quatro clubes que venceram seus grupos e ascenderam à Primeira Divisão daquele ano. Os grupos pertenciam a um só campeonato, o Brasileiro, mas eram equivalentes a uma Segunda Divisão ou Torneio Paralelo, como era chamado na época”, esclarece Moretti. Como o regulamento não previa os critérios de desempate para declaração de um campeão, a Divisão de Acesso ficou sem um vencedor reconhecido desde então. “O requerimento, em um primeiro momento, é feito através da Federação Catarinense. Os requerimentos dos clubes filiados à CBF são feitos pelas federações locais. A Federação Catarinense, por meio do presidente Rubens Angelotti, vai levar o pleito ao presidente da CBF”, explica o diretor.

.

Alguns dados colhidos de reportagem do site TN SUL.