sexta-feira, 8 de julho de 2016

Tendência de jogo complicado!

Me refiro ao desta sexta-feira(08) quando o Criciúma enfrentará o Luverdense, no estádio Heriberto Hülse, pelo Campeonato Brasileiro da Série B. Depois desta partida ficarão faltando quatro pro fechamento da 1ª metade da competição: Ceará, fora; Paraná, em casa; Vasco, no Rio; e, Payssandu, em Criciúma. Dá pra virar o turno no G-4?? Sim...claro que dá!! Se bem que, o mais importante, é encerrar o campeonato...lá em novembro, na zona de classificação pra Série A! Insisto que há pouca ou quase nenhuma disparidade entre os participantes! No caso do Criciúma que a gente acompanha mais de perto, é uma questão de arrumação que parte do treinador!! Roberto Cavalo tem “todas as cartas” possíveis pra que o Criciúma cresça no torneio ...respeitando, obviamente, as limitações de todos os envolvidos com o futebol no Heriberto Hülse, principalmente, aqueles que jogam!! Há quem pense que o Tigre pode ser bi-campeão da Série B...a torcida quer um título! Sim! Seria muito bom!! Mas, não é prioridade!! No caso da Série B, ficar em quarto ou em primeiro lugar... significa, basicamente, o mesmo! O que difere é o “glamour” de uma conquista, a mídia em cima de tal objetivo alcançado e a projeção profissional de cada um dos campeões! Só que, em 2.017, o 1º, o 2º, o 3º e o 4º vão pro “mesmo barco”!!
Roberto Cavalo(foto acima) arma o Criciúma com os mesmos jogadores que vêm sendo usados na grande maioria dos últimos jogos: Luiz; Ezequiel, Raphael Silva, Nathân e Marlon; Barreto, Douglas Moreira, Élvis e Juninho; Gustavo e Niltinho. Do meio pra frente, Juninho “caindo” mais pela direita...de forma ofensiva; Gustavo...centralizado; e, Niltinho aberto pra explorar sua velocidade. Sobre este jogador, inclusive, cabe uma observação. Quando chegou ao Criciúma, o ex-Volta Redonda disse que “finalizar a gol não é sua principal característica”. Caramba!! Quem joga futebol e não prioriza o gol é que nem “namorar...namorar e não beijar”!! Ora bolas...se há uma deficiência nesse sentido, entendo que deva ser realizado um trabalho especial afim de que Niltinho, embora também atue na lateral-esquerda, mas é atacante...tenha “fome de meter pra dentro”...esxtão compreendendo??

Aliás...acho interessante opinar sobre treinamentos! Mesmo sendo diplomado como treinador...nunca exerci a função de técnico de futebol nem tenho formação de preparador físico, fisiologista e de outras atividades ligadas à área. Mas, vivencio o futebol desde criança e, sinceramente, acho que os times, principalmente os brasileiros, treinam pouco!! Num calendário meio que “enforcado” como é o do nosso futebol, tem viagens, aeroporto, desgaste em razão disso e daquilo...entendo isso. Mesmo assim, acho que os jogadores não procuram aprimorar suas qualidades. Tão logo terminam os períodos de treinamentos que, a meu ver já são curtos...os atletas deixam o gramado rapidinho!! Antes...bem antes...só como alguns exemplos, Rivelino, Zico, Nelinho ficavam treinando faltas; Valdomiro e Renato Gaúcho também aprimoravam cruzamentos após os treinos. Itá e Roberto Cavalo...e suas faltas na lateral da área!! Hoje?? Não tem mais isso, não!!

quinta-feira, 7 de julho de 2016

E tem gente que ainda pensa que essas coisas só acontecem no Brasil...!!

O técnico Gerardo “Tata” Martino(foto acima) acaba de pedir demissão do comando técnico da Argentina e recebeu cheques sem fundos!!! A AFA, Associação de Futebol Argentino, devia SETE meses de salários ao profissional e o pagou com cheques “frios”!!! Já imaginaram se isso acontece no Brasil?? Ora bolas...o correto é que não ocorra em lugar nenhum! Além dos problemas financeiros  e administrativos enfrentados pela “CBF deles”...há também as questões relacionadas às próximas Olimpíadas. Os jogadores convocados pelo ex-treinador correm risco de não serem liberados por seus respectivos clubes e existe até um “buchicho” de que a Argentina pode não vir ao Brasil pra disputar os Jogos Olímpicos!! Não acredito que isso se confirme!! Ainda sobre Tata Martino, com ele no comando a Argentina perdeu dois títulos de Copa América para o Chile e ocupa o 3º lugar nas Eliminatórias para a Copa da Rússia, em 2.018.  Emergencialmente, o nome de Julio Olarticoechea, que assumiu a seleção sub-20 recentemente, foi chamado pra comandar a equipe principal de forma interina. Conforme a tabela, nas Olimpíadas a Argentina está no grupo D e enfrentará, na 1ª fase, Portugal, Argélia e Honduras. Já, pelas Eliminatórias...os jogos de setembro serão contra Uruguai, em casa; e, Venezuela, em Caracas.

Outra que, se acontece com qualquer jogador de futebol no Brasil, principalmente com alguém mais famoso ou de grande renome, como Neymar...por exemplo, o mundo cairia sobre ele(s). O craque argentino Lionel Messi teve prisão decretada pela justiça espanhola por causa de fraude fiscal cometida por ele e seu pai, Jorge. Ambos, entretanto, por não terem antecedentes criminais pagaram uma quantia em dinheiro, uma espécie de fiança, e “cumprirão pena” em liberdade. Mesmo assim, pai e filho estão recolhendo ao fisco da Espanha a quantia de 2 milhões de euros!! Já imaginaram se é por aqui??!! Faço questão de lembrar que Javier Mascherano, outro argentino que joga no Barcelona, também foi condenado a cumprir pena na cadeia por ilegalidades cometidas junto à receita espanhola. E, da mesma forma que Messi, “trocou” a prisão por uma multa de quase 100 mil reais! Vale frisar que Daniel Alves e Neymar também tiveram problemas na justiça por causa de sonegação, mas... sem essa de cadeia! Tudo foi resolvido “só” com valores em multa!!

As questões citadas nos parágrafos anteriores, obviamente, não servem de justificativa alguma para o que acontece aqui no Brasil em termos de irregularidades constatadas na CBF, algumas federações estaduais, em clubes de futebol ou qualquer outra instituição desportiva!! É que muita gente tem mania de achar que SÓ aqui é que tem ladrão, corrupto, político safado e outras tantas definições de “gente que não presta”!! Em absoluto!! Lembro que, há tempos atrás eu esperava que Michel Platini, ex-craque da França, surgisse como uma grande nome pra comandar a FIFA. Ledo engano!! Platini, Jerome Valcke, Joseph Blatter, Nicolas Leoz, Jack Warner, Eduardo Li, Jefrey Webb...alguns já “enjaulados”, outros sob investigação e “à caça” ...estão todos “até o pescoço” envolvidos com desvios de milhões e milhões de euros e dólares!! Há ainda a máfia italiana que manipulava arbitragens e resultados...isso na década de 80, lembram? E milionários russos e chineses que, num “piscar de olhos”, simplesmente compram clubes de futebol na Europa...sempre se beneficiando de quantias conseguidas de forma desonesta!! E o José Maria Marin? Pelo visto é “pintinho...no meio de um galinheiro”!!!

quarta-feira, 6 de julho de 2016

Resgatar a auto-estima da Seleção Brasileira!

Entendo que este é o principal desafio para o sr. Adenor Bacchi, o Tite, novo treinador da Seleção Brasileira. Dentro do que penso, é algo que, se conseguido por ele e pelos atletas convocados para os próximos jogos, talvez melhores resultados possam ser alcançados. A CBF, por sua vez, dividida entre atenções pra Seleção Olímpica que luta pra conquistar a medalha de ouro nos jogos do Rio de Janeiro; e, uma preocupação bastante grande com o trabalho a ser desenvolvido para que o futebol brasileiro se recupere nas Eliminatórias Sul-Americanas. Na tabela, o Brasil é sexto colocado, tem 6 rodadas disputadas...ou seja, um terço da competição. E...em sexto, a nossa Seleção está fora da zona de classificação pra Copa do Mundo!! Lembro que, pela ordem, Uruguai, Equador, Argentina, Chile e Colômbia estão na frente do Brasil! As partidas em sequência no mês de setembro pra estréia de Tite(foto abaixo)... Equador, fora de casa; e, Colômbia, na Arena da Amazônia.
Desde que me entendo por gente...expressão bastante popular quando se quer frisar algo com veemência, não consigo imaginar uma Copa do Mundo sem a presença do Brasil!! Sei que hoje os tempos são outros, o futebol mudou e a tão decantada supremacia da “amarelinha” está bem longe de ser como em décadas passadas!! Há de se reconhecer que os craques por aqui são raros e, por outro lado, os europeus cresceram bastante...dentro e fora de campo!! Enquanto isso, a entidade que comanda o futebol do Brasil, a CBF, gradativamente foi perdendo credibilidade junto à crítica e opinião pública. Seus dirigentes vivem “mergulhados” num mar de atos ilícitos! No campo, na bola...recordo bem que o tetra, em 1.994, conseguiu amenizar uma série de contrariedades que já existiam por causa dos insucessos em 86 e 90. O penta...em 2.002 foi a “última coisa boa” que vimos do verdadeiro futebol brasileiro! O time de Dunga em 2.010 e, claro, o vexame de 2.014 acabaram por desencadear uma revolta popular contra tudo o que envolve CBF e suas seleções!! Por isso que destaquei “lá em cima” que o grande desafio de Tite é fazer com que a Seleção reconquiste o carinho de todos...!!

Sobre a Seleção Olímpica...aquela que vai tentar ganhar a medalha de ouro, único título que o futebol nacional não tem, o Passarinho Arrepiado pede pra opinar!! Ok... é contigo meu mascote predileto!! “Pois bem, Gilberto...na primeira fase, os atletas treinados por Rogério Micale(foto acima) enfrentarão África do Sul, Iraque e Dinamarca. Com todo o respeito que esses times merecem...mas, é pra Seleção Brasileira passar de fase sem grandes dificuldades, mesmo considerando que nos dias atuais não tem mais ninguém bôbo no futebol!! Masss...nas fases seguintes, seleções como as de Portugal, Argentina, Alemanha., Nigéria e Colômbia podem complicar o caminho do Brasil. Neymar estará presente...Messi não!! Dentre todas as vezes que o futebol brasileiro jogou Olimpíadas, com certeza, essa não é a seleção mais qualificada!! Só que, pela primeira vez, o evento ocorrerá no Brasil...o que poderá pesar favoravelmente pra, quem sabe, o time estar no lugar mais alto do pódio!!”  Tá dito e escrito...meu querido Arrepiado!!

terça-feira, 5 de julho de 2016

A campanha de cada um dos catarinenses no Campeonato Brasileiro.

Dentre todos os participantes...os dois da Série A, o trio que joga a “B” e outros três que estão na Série D, a equipe que apresenta campanha mais equilibrada, sem dúvida alguma...a Chapecoense! Hoje, está em 11º com 46,2% de aproveitamento e tem se mostrado, dentro de campo, um grupo com jogadores de certa estabilidade. Alguém pode argumentar que, em termos percentuais, o Criciúma tem melhor aproveitamento! Afinal, o Tigre é 6º na Série B com 52,4%!! Massss...há de se levar em conta as divisões que cada um joga e, por conseqüência, a qualidade técnica. Mesmo considerando-se o nível do nosso futebol que, convenhamos, não anda lá essas coisas...entendo que há disparidade entre as competições citadas. Então, chego à conclusão de que, mesmo sendo um pouco inferior ao time do ano passado, a Chapecoense ainda é o que temos de melhor, atualmente, no futebol de Santa Catarina! Os “índios” do Oeste são fortes quando atuam em seu estádio e, vez por outra, “endurecem” pra alguns considerados “grandes” fora de casa. Nunca é demais lembrar, entretanto, que só foram jogadas 13 rodadas e há tendência de aumentar as dificuldades com o andamento do torneio!!

Por sua vez, o Figueirense...momentaneamente, anda correndo riscos!! A zona do rebaixamento é um fantasma que está assombrando o alvinegro do Estreito! O próximo compromisso do time treinado por Vinícius Eutrópio é o Grêmio, em Porto Alegre...todo embalado pela vitória no Gre-Nal! Curiosamente, pelos atletas que tem...era pro Figueirense estar jogando um pouco melhor e, por consequência, com campanha superior! Jogadores como o goleiro Gatito Fernández, o zagueiro Wéley, o lateral Marquinhos Pedroso, os meias Elicarlos, Jocinei e Carlos Alberto, além do atacante Éverton Santos...tinham que render mais!! De qualquer modo, há tempo pra “arrumar a casa” e encontrar soluções afim de que o Figueirense não vá “ladeira abaixo”...o que pode ser fatal pras suas pretensões em permanecer na elite do futebol brasileiro!!
Na Série B, decepcionante o Joinville! Com 14 rodadas disputadas, hoje...o JEC faz campanha de time que se encaminha pro descenso!! Está a três pontos de sair do Z-4 e, mesmo que vença o Sampaio Corrêa em casa, na próxima rodada, ainda assim corre risco de continuar na “degola”!! O Joinville trilhou os caminhos necessários até jogar uma 1ª Divisão após 27 anos!! Lembro que chegou a disputar a Copa Santa Catarina pra conseguir uma vaga na Série D!! Depois disso....subiu “degrau a degrau” até que em 2.015 deu uma “passeada” na elite! Este ano, se não se apressar poderá “descer a escada” novamente!! Quanto ao Avaí...este sim é um “sobe/desce” desde o início do campeonato. Claro que a vitória conquistada diante do Vasco, na rodada passada, eleva o moral de todos na Ressacada! Só que, por ora, o Leão é “só” 13º com 18 pontos!! E o Criciúma? Se formos analisar a atual conjuntura da Série B, é o time mais promissor entre os barrigas-verdes! Muito embora, o técnico Roberto Cavalo ainda não tivesse encontrado a tão desejada estabilidade numa equipe que tem virtudes e limitações!! Pelo plantel formado, insisto na tese que defendo há algum tempo. Ou seja, o Criciúma não está fazendo nem menos...nem mais do que se criou de expectativa!!

E...temos ainda a Série D com a competição se encaminhando para as duas rodadas finais do returno na 1ª fase. Só o campeão dos 17 grupos de 4 clubes cada passam à etapa seguinte. Quem ficar em 2º luta por vaga se tiver melhor campanha...etc. O Brusque é 2º na chave A-15 e “briga com J. Malucelli, Novo Hamburgo e Madureira. Já, no grupo A-16 está o Internacional, de Lages. É 3º colocado e disputa vaga(s) com PSTC, Linense e São Paulo(RS). E, o Metropolitano que está no grupo A-17...também está em 3º e tem como adversários Maringá, Caxias e Ituano. À distância...acho que só o Brusque consegue passagem pra fase seguinte, continuando sua campanha afim de buscar uma vaga na Série C!!

domingo, 3 de julho de 2016

Muita luta e resultado justo para Londrina 2 Criciúma 2.

Em termos de jogo “brigado”, combate de ambos os lados...provocando muita disputa, não dá pra reclamar do que fizeram Londrina e Criciúma no jogo desta sexta-feira(01), no estádio do Café, interior paranaense. Contudo, nos quesitos técnicos, nem Tubarão...nem Tigre fizeram por merecer a vitória! Importante frisar que, apesar das limitações, o Criciúma não jogou na retranca! Tal rendimento foi dentro das suas possibilidades!! O próprio Londrina, mesmo sendo o mandante da partida, também fez o que pode!! Ambos os times errando muitos passes, fazendo faltas em exagero, e...principalmente, sem uma qualificação mais apurada em termos de futebol na sua essência, acabaram conquistando um ponto cada que foi mais útil para o Criciúma, que está à frente na tabela, do que para o Londrina que não conseguiu vencer em seu estádio! Nos gols...pênalte bôbo cometido pelo zagueiro Raphael Silva na 1ª conquista do Londrina. Pela TV fiquei com a impressão que o jogador tricolor perdeu o tempo da bola, imaginou que houvesse adversário atrás de si e usou a mão. A falta penal foi bem batida por Germano, o “8” do Londrina, aos 44 minutos da etapa inicial. Uma verdadeira “ducha fria” pra quem imaginava virar o 1º tempo não perdendo! No 2º, logo a 8 minutos e meio...Gustavo foi derrubado na área pelo zagueiro Luizão, do Londrina. O próprio atacante do Criciúma bateu, o goleiro Marcelo Rangel defendeu e, no rebote, lá estava o mesmo Gustavo que meteu pro fundo das redes: 1 a 1! Mas, o empate não proporcionou muita tranquilidade ao Criciúma, não! Zé Rafael, o “10” do Londrina, foi lançado no costado de Niltinho, pela direita. Este cruzou rasteiro para a finalização fatal do atacante Jô. Dois a um Londrina...aos 17 minutos. Depois, a 27, Alex Maranhão bateu falta da esquerda, na lateral da área e Raphael Silva jogou de cabeça pro fundo da meta do Londrina. Dois a dois...decretando placar que, pela “bola” de Londrina e Criciúma, foi justíssimo!! Na foto abaixo, o momento em que Raphael Silva e companheiros saem pra comemorar o 2º gol do Tigre.

O goleiro Luiz cometeu duas falhas...mas “salvou” o Criciúma em outras dois lances em que os atacantes do Londrina entraram “cara à cara” na área do Tigre. No “frigir dos ovos”...saldo positivo. Nota 6. Ezequiel não realizou boa partida. As costumeiras investidas pela direita não aconteceram e, principalmente na parte ofensiva, sua atuação ficou abaixo do que estamos acostumados a ver! Nota 5. Raphael Silva teve participação negativa nos dois gols do Londrina. Num deles cometeu penalidade desnecessária e, no outro, chegou atrás na marcação de Jô, do Londrina, que conseguiu desviar do goleiro Luiz. Em contrapartida, mostrou a entrega de sempre e fez o gol de empate, salvando o Tigre de nova derrota fora de casa! Nota 6. Quanto a Nathân...muito trabalho pra marcar o bom centroavante Itamar, veterano jogador do Londrina de avantajado porte físico, que usa muito o corpo pra tirar vantagens com os adversários. Notei um bom “duelo” entre os dois! Nota 6. O lateral Marlon foi discretíssimo na 1ª etapa. Pouco apareceu no ataque e, defensivamente, encontrou dificuldades! Por isso, acabou substituído no intervalo. Nota 4. No meio, João Afonso não comprometeu e, dentro do que penso, uma maior sequência de jogos poderá melhorar um pouco mais seu rendimento! O ex-colorado foi mais participativo do que em jogos anteriores, além de ter demonstrado melhor sentido de cobertura. Nota 6. A exemplo de Marlon, Ricardinho também só esteve em campo na 1ª fase do jogo. Sem brilhantismo, sua atuação não foi comprometedora! Saiu no intervalo porque o Criciúma precisava buscar pelo menos o empate no 2º tempo. Nota 5. Sobre Douglas Moreira, cometeu um erro de passe no meio que causou contra-ataque quase mortal do Londrina. Mesmo assim, continua sendo o jogador mais lúcido e melhor preparado, física e tecnicamente, no meio-campo do Criciúma! Nota 7. Sobre Juninho, pela primeira vez não teve de dividir espaços com Élvis que foi vetado pelo DM. Jogou mais solto...e, na mesma linha de raciocínio de João Afonso, precisa de mais ritmo afim de produzir o que se espera dele! Nota 5. Niltinho jogou o 1º tempo como atacante e, no 2º, na lateral-esquerda. Por priorizar sua velocidade e jogadas ofensivas, às vezes, leva “bola nas costas”!! De qualquer modo, continua sendo um jogador de boa utilidade pro esquema usado por Roberto Cavalo. Nota 6. Quanto a Gustavo...ficou muito preso entre os zagueiros do Londrina e, mesmo que tenha perdido pênalte, no lance seguinte fez um gol...ajudando o Tigre a não perder! Nota 6. Foram usados, ainda, Jhêimy...completamente “sumido” em campo, nota 3; Alex Maranhão que cobrou a falta do gol de empate de Raphael Silva...nota 5; e, Andrew, com melhor aproveitamento em jogadas de contra-ataque, causando maior preocupação à defesa do Londrina...nota 6. Com relação ao técnico Roberto Cavalo, méritos por ter mexido no time ainda na virada do 1º pro 2º tempo, tentando se recuperar do prejuízo. Seu jeito “guerreiro” à beira do campo faz com que os atletas tenham elevado espírito de luta! Nota 6.