sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Andrés Iniesta joga demais...!!

Claro que as principais estrelas do timaço do Barcelona são Messi, Neymar e Luis Suarez! Afinal, desse trio saem as principais jogadas que resultam em gols para o time catalão. Masss ...ei, o “tal” de Iniesta é craque, na verdadeira acepção do termo!! Tem 1:71 de altura, nem tão alto ou com porte físico avantajado...31 anos de idade e uma categoria ímpar!! Técnica e habilidade não lhe faltam. Dá gosto vê-lo jogar!! Lembro que em 2.013, quando a Espanha decidiu a Copa das Confederações com o Brasil e levou 3 a 0, Iniesta concedeu entrevistas após a partida dizendo que nunca viu um sistema de marcação tão aplicado. Reconhecimento da superioridade brasileira, naquela oportunidade, e humildade de um jogador que está entre os melhores do mundo na atualidade!
O capitão do “Barça” jogou tudo o que sabe e mais um pouco contra o Guangzhou Evergrande na segunda semifinal do Campeonato Mundial Interclubes que está sendo disputado no Japão, vitória espanhola por 3 a 0. Teve participação ativa em quase todos os lances mais perigosos contra a meta chinesa. No primeiro gol, bateu forte contra a trave adversária...o goleiro defendeu e Suarez aproveitou o rebote. No segundo, lançamento primoroso para o uruguaio fazer mais um. No terceiro, Iniesta “deu refresco”!! Pênalte bem cobrado por Suarez que fez a festa novamente!! O Barcelona teve 78% de posse de bola!! Arrematou 16 vezes contra o gol chinês enquanto o Guangzhou finalizou só em 3 oportunidades!! Superioridade absolutamente incontestável e, inclusive, admitida pelos jogadores do time de Felipão. Aliás, sobre Luiz Felipe Scolari(reprodução na foto abaixo)...a forma como ele dispôs seu time em campo deixou bem claro que suas intenções eram de perder de pouco ou, no máximo, arriscar algo em contra-ataques. Robinho iniciou o jogo no banco e Ricardo Goulart permanecia isolado na frente. O meia Paulinho, ex-Corínthians, foi o mais voluntarioso. Contudo, sem opções ou maior qualidade de sua defesa pra sair jogando, os chutões eram freqüentes por parte do Guangzhou. Assim, o Barcelona...de novo, deu um banho de bola e, sem forçar muito, conquistou a vitória que o credencia para a final contra os argentinos do River Plate, domingo próximo(20).

Favoritismo do Barcelona? Se formos observar o aspecto técnico...sem dúvida!! Os espanhóis têm melhores condições do que os sul-americanos. Entretanto, é certo que a raça argentina estará presente com toda aquela força que nós conhecemos bem!! São milhares de torcedores do River que viajaram pro Japão afim de acompanhar o Mundial, obviamente, imaginando uma final contra o time do compatriota Lionel Messi. Bem...a coluna está sendo editada horas após a vitória do Barcelona sobre o Guanzhou Evergrande. E...pelo que se sabe, não é certo o aproveitamento de Messi na final. O jogador passa por uma crise renal e pode ficar de fora da decisão, o que seria uma frustração pra todos que gostam dos seus dribles e gols. Quanto a Neymar...já está recuperado de lesão e deve ir pro jogo!! A final do Mundial de Clubes promete!! Ah...com certeza não faltarão emoções!!

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Demora pra contratar? Nem tanto!

Há quem possa pensar que o Criciúma está protelando demais o anúncio de nomes envolvendo contratações de atletas para a temporada 2.016. Entretanto, no meu entendimento, tudo dentro da normalidade! Convenhamos...já sabíamos que os novos dirigentes iriam encontrar dificuldades para confirmar este ou aquele nome. Afinal, temos de levar em consideração que o Criciúma ainda passa por momento de transição! O presidente Jaime Dalfarra(foto a seguir), queiram ou não, está “tateando”! Precisa tomar conhecimento de tudo que cerca o mundo do futebol para, depois e aos poucos, ir colocando em prática sua metodologia de trabalho.
Já é mais do que sabido por quem acompanha o Clube que, no momento, o “cara” pra se falar de futebol com maior conhecimento é o técnico Roberto Cavalo. Por ele passam nomes e mais nomes afim de que o resultado final seja a formação de um time competitivo, na verdadeira acepção do termo! Então...pesquisar e estudar muito quem vem é a melhor forma de agir, no presente, para que, no futuro, o Tigre não dê com os “murros n’água”!! Com certeza, Roberto Cavalo(foto abaixo) está sabendo conduzir tal processo. Não que seja um “expert” no assunto! Masss... temos de reconhecer que suas experiências já vividas no mundo da bola serão fundamentais para a montagem de uma equipe de trabalho que dê alegrias ao torcedor na próxima temporada!
Importante frisar que, agindo assim, o Criciúma está depositando total responsabilidade e confiança no seu treinador!! O próprio Cavalo, inclusive, está dando sua “cara à tapa”!! Se o time que ele está projetando e preparando der certo...claro que colherá os “louros” da vitória! Entretanto, se os resultados em campo não forem dentro do esperado, o técnico será o maior culpado!! É muito importante destacar esta situação!! De outro modo, na atual conjuntura do Criciúma não há outra saída! Os insucessos recentes com a vinda, de fora da cidade e estado, de executivos do futebol intimidaram os atuais dirigentes!! Então...a solução caseira foi a melhor saída e Émerson Almeida vai enriquecer conhecimentos com Roberto Cavalo para, a médio prazo, tomar as rédeas do futebol no Criciúma. Entenderam??

Passarinho Arrepiado, sempre bem informado, me trás informações sobre o novo(de novo) coordenador das categorias de base do Criciúma. Trata-se de Sérgio Lopes...que atuou muito tempo no esporte amador de Siderópolis, mais precisamente no futsal. Tem capacidade? Não sei! Não vou pré-julgar sua eficácia antes de vê-lo em ação! O que sei, sim, é que Sérgio Lopes é bom técnico de futsal, está na região há alguns anos, e ganha oportunidade ímpar pra tentar desenvolver um bom trabalho. Contudo, não tenho conhecimento sobre sua experiência ou sabedoria em relação a trabalhar com garotos no futebol de campo!! Dentro do que penso, há outras pessoas na cidade com competência reconhecida pra tal função!! De qualquer modo, da coluna ficam os votos de que Sergio Lopes(foto logo a seguir) saiba desenvolver um bom projeto com intuito de revelar novos jogadores!!

quarta-feira, 16 de dezembro de 2015

O único tri-campeonato do Criciúma...!!

Ele está de aniversário! Sim...e aconteceu em dezembro de 1.991, no estádio Heriberto Hülse. O Criciúma vivia a melhor fase de toda sua história! Afinal, o Joinville já não assustava mais tanto como antes, o jejum havia sido quebrado em 86 e, a partir de 1.989 o Tigre iria “enfileirar” três títulos regionais e mais um nacional que marcariam a biografia do futebol de Santa Catarina! Pois, em 89 o Criciúma conseguiria seu segunda conquista em cima do Joinville, num empate em um a um...em casa. Lembro que Adílson Gomes e Moreno fizeram os gols daquela partida. No ano seguinte...de novo o JEC na final pela frente. E, novamente no Heriberto Hülse, vitória por um a zero, gol de Grizzo.

Veio 1.991 e a memorável participação na Copa do Brasil...o triunfo em cima do Grêmio e, quinze dias depois, quando começou o Catarinense recordo que o então presidente Moacir Fernandes disse a seguinte frase: “O Criciúma será o trem pagador do Campeonato Estadual!”. Afinal, na época, ganhar a Copa do Brasil era algo quase que inimaginável por quem acompanhava o futebol barriga-verde! Veio o primeiro jogo e o Criciúma estreou em Lages, sem técnico! O campeão Luiz Felipe Scolari havia recebido uma proposta do Al Ahli, clube da Arábia Saudita e, uma reunião entre atletas e direção decidiu que o lateral Sarandi não jogaria aquela partida e seria o treinador. E, convenhamos...nem precisava!! Afinal, era um grupo que jogava “por música”!! Placar final: 4 a 1 Criciúma...fora o banho de bola!!!
Era tudo diferente naquela época! O Campeonato Estadual durou seis meses e o Tigre realizou 39 jogos. Ganhou 20, empatou 13 e perdeu 6 confrontos. Seu ataque marcou 54 gols e sofreu 29. Quanto ao técnico Sarandi, foi só no jogo de estréia. Depois vieram Luiz Gonzaga Milioli e Lori Sandri. A decisão do “tri” não foi contra o Joinville. A Chapecoense, então treinada por Juarez Vilela, cumpriu boa campanha e foi a única equipe que talvez tenha “ameaçado” a façanha tricolor. A decisão foi em três jogos...o primeiro em Chapecó, o segundo e o terceiro no Heriberto Hülse. Lá...1 a 0 pra “eles”! O Criciúma se viu obrigado a ganhar a partida de volta pra forçar a “negra”! Dois a zero...gols de Jairo Lenzi e Émerson Almeida.

A boa memória do Passarinho Arrepiado me auxilia...em 15 de dezembro daquele ano, o dia da vitória do “tri”! Estádio Heriberto Hülse em reformas por causa das exigências da CBF e Conmebol para as disputas da Taça Libertadores em 1.992. Entulho espalhado pra lá e pra cá...12.180 torcedores presentes. O Criciúma jogava pelo empate pra ficar com o título. Aos 39 minutos da 2ª etapa...Émerson Almeida chutou duas vezes pra marcar, segundo ele próprio...o gol mais importante de sua carreira! Jogada na área...finalização do meia-atacante, a bola bate no poste esquerdo da meta defendida pelo goleiro adversário, na trave “do Colombo Sales”, e volta novamente pra Émerson que chuta no outro canto fazendo o gol! E...claro! Muita festa e muita saudade!! Time daquele 1 a 0 sobre a Chapecoense? Vamos lá...Alexandre; Sarandi, Vilmar, Wílson e Itá; Roberto Cavalo, Gélson e Grizzo(Émerson Almeida); Vanderlei, Soares(Adílson Gomes) e Jairo Lenzi.

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Wéllington Saci vem para o sexto acesso!!

Olha gente...nos últimos 5 anos, o primeiro reforço anunciado pela direção do Criciúma Esporte Clube, o versátil Wéllington Saci tem 4 acessos em seu currículo: Joinville, em 2.014; Figueirense...2.013; Atlético Paranaense, em 2.012; e, Sport...2.011. Além destes, tem ainda a campanha vitoriosa do Corínthians, em 2.008, também na Série B do Campeonato Brasileiro. Wéllington Saci, que vai completar 31 anos no próximo mês, se caracteriza por sua polivalência. É lateral-esquerdo de origem e, de uns tempos pra cá, passou a jogar no meio... seja como armador ou de chegada mais a frente. O jogador também mostra bom aproveitamento em cobranças de falta, além de ter facilidade em chutes à média e curta distância. Ei...calma! Não estamos nos referindo a Wéllington Saci(foto abaixo) como um “cracásso” de bola!! Que é bom jogador...não há dúvida!! Masss...não o vejo como alguém que vai fazer diferença no quesito técnico! É mais um...no caso, primeiro reforço e de razoável qualificação!!

E é nessa linha que deve seguir o Criciúma para buscar novos reforços! O histórico recente tem mostrado que não se alcança bons resultados ficar aceitando daqui e dali ofertas de empresários e procuradores. Os caras querem vender seu produto ou, no mínimo, colocá-los no mercado! Então...usam os clubes medianos como vitrine e, na maioria das vezes, a mercadoria não satisfaz expectativas! Então, todo cuidado é pouco para não cair na lábia de atravessadores e interesseiros!! Por isso tenho destacado que a experiência e a vivência no futebol do técnico Roberto Cavalo são de caráter relevante afim de que os possíveis erros não sejam decisivos na hora em que o time for disposto em campo...entenderam?? Quanto ao gerente de futebol Émerson Almeida e o presidente Jaime Dalfarra...eles não têm a mesma “cancha” do treinador! Roberto Cavalo já é bastante “rodado” no futebol e, portanto, ele é o cara para comandar as novas contratações e montar seu grupo de trabalho!!

Não gostei do que vi em relação à campanha do Criciúma, time sub-20, na Copa Ypiranga que está sendo disputada no Rio Grande do Sul. Sei que o técnico Wilson Waterkemper retornou ao Clube há poucos dias e não teve tempo, ainda, de impôr seu método de trabalho. Masss... mesmo assim, achei que o Criciúma foi muito medroso contra São Paulo, Chapecoense e Flamengo. Só mostrou mais ousadia quando enfrentou o Grêmio. A campanha do Criciúma com apenas um ponto e terminando como lanterna do grupo B...de certa forma preocupa para o que vem pela frente. Afinal, os “tigrinhos” estarão em Leme, interior de São Paulo, a partir do dia 2 de janeiro para participar de mais uma Copa São Paulo. Vai enfrentar o Lemense, time da casa; mais Atlético de Goiás e Rio Claro. Os dois primeiros passam à etapa seguinte. E, se quiser obter melhores resultados, o júnior do Criciúma terá de jogar bem mais do que vem jogando!!!

domingo, 13 de dezembro de 2015

Salários de 20 a 30 mil reais. Está bom pra jogar futebol?

Ora bolas...pra nós que somos trabalhadores comuns, está mais do que ótimo!! Tenho a certeza de que são raríssimos os leitores deste espaço que percebem, mensalmente, quantias idênticas as que citei na manchete da postagem. Há de se ressaltar, entretanto, que “altos“ salários são pagos para uma parcela relativamente pequena da classe de atleta profissional de futebol! Estudos divulgados recentemente indicam que 70% de quem joga futebol profissional no Brasil ganha até três salários mínimos!! Os 30% restantes pertencem a clubes com melhores condições financeiras. Obviamente que, se formos refletir e pensar bem...a grande maioria de quem atua nas quatro divisões do futebol nacional acaba tendo maior rendimento!

Faço tal analogia pra chegar no que pretende o Criciúma com a nova gestão, agora comandada por Jaime Dalfarra. Quem conhece a realidade do Clube e da atual administração da G. A., sabe que o novo presidente não tem o mesmo poderio financeiro de Antenor Angeloni. Então, a solução já tomada foi enxugar bastante a folha de pagamento e as despesas gerais, tanto no Heriberto Hülse como no Centro de Treinamentos. Reduz aqui e ali...até chegar no futebol! Dalfarra está deixando bem claro que os próximos passos do Criciúma serão dados conforme o tamanho de suas pernas!! Assim, pra iniciar 2.016, a folha de pagamento será bem menor do que a observada este ano! Já destacamos aqui que o goleiro Luiz será o maior salário do plantel a ser montado. Os demais terão de se encaixar no perfil do “bom e barato”!!

Então...proventos em média de 60 a 70 mil(figura ilustrativa acima)...ou até mais...poderão ser pagos para o período de disputa envolvendo o Campeonato Brasileiro. Pra jogar o Catarinense, onde a receita é menor, o custo também será mais baixo!! Os atletas que estão renovando contrato com o Criciúma e os que podem ser confirmados como novas contratações, “assinam” plenamente conscientes desta situação!! Até porque, como se sabe, a não ser quem é milionário...ninguém mais está “nadando em dinheiro”!! O País vive uma recessão em quase todos os setores da economia e há necessidade de readequações! Na sua grande maioria, os clubes de futebol vivem endividados. Graças a uma estrutura criada com a passagem do “sêo” Antenor, o Criciúma faz parte de um pequeno grupo de instituições desportivas livre de débitos! Mesmo assim, não dá pra ficar “inchando” folha de pagamento com jogadores que nem sempre proporcionam o resultado esperado!!

Passarinho Arrepiado e eu temos pensado muito a respeito do Criciúma...na montagem do plantel com Roberto Cavalo no comando técnico, mais a participação de Jaime Dalfarra e Émerson Almeida. Os grandes times da riquíssima história do Criciúma Esporte Clube não eram formados por grandes estrelas!! As equipes das grandes conquistas tinham jogadores que vieram pra cá afim de buscar espaço, crescer na carreira e vencer...sob todos os aspectos!! E... é nessa direção que Cavalo e cia. devem seguir!! Não precisa ser craque consagrado!! Masss... com certeza, que o time da próxima temporada seja rico, pelo menos, em espírito de luta!!