sexta-feira, 25 de abril de 2014

A frieira do Cristiano!

Segundo o conhecido médico, Dr. Dráuzio Varella, frieira se caracteriza pelo aparecimento de bolhas e rachaduras especialmente na pele, entre os dedos dos pés, e muita coceira e ardor na região afetada. Pois a tal frieira impediu que o atacante Cristiano, recentemente contratado, fosse para um treinamento mais puxado. No futebol de hoje em dia, a frieira é parceira do desconforto muscular(nome bonito, né?). Sim...ambos os problemas podem tirar jogadores de treinos e até de jogos. Conversei com Vanderlei Mior, o maior artilheiro da história do Criciúma E. C. com 84 gols, e perguntei a ele se naquela época...das boas do Tigre, uma dorzinha era empecilho para não jogar? A resposta veio de imediato: “Que nada! Dor, se não fosse muito forte a gente passava por cima porque tinha medo de perder a posição no time titular!”. O técnico Caio Júnior que, pra mim, continua firme no cargo e deve receber total apoio da direção e torcida, em geral, já tem uma formação...eu diria, pré-encaminhada. Com Paulo Báier fora em razão de dores no tornozelo, vamos ao que pode ser confirmado em termos de time para jogar em Itumbiara-GO, contra o Goiás. Bruno continua recebendo a confiança do treinador mesmo que alguns tenham pensado na volta de Galatto. Na lateral direita, justa a permanência de Eduardo que parece estar recuperando espaço e maior credibilidade junto à Comissão Técnica. Mesmo que a dupla de zaga ainda não tenha se arrumado totalmente, Fábio Ferreira e Escudêro deverão ser mantidos. E no lado esquerdo Giovânni receberá mais uma oportunidade...pelo menos enquanto Cortêz não ganha melhor condicionamento. No meio, Serginho, João Vítor e Ricardinho continuam titulares. A novidade, entretanto, poderá ser Wéllington Bruno, substituindo Paulo Báier. Particularmente, eu gostaria de ver Rodrigo Souza na vaga de Ricardinho. Não há dúvida de que, sem Báier, o Criciúma perderá qualidade! Na frente, Silvinho é o melhor dos atacantes e talvez continue tendo a companhia de Bruno Lopes. Cristiano vai pro banco porque a frieira ainda o incomoda!!  Ficam na espera, ainda, jogadores como Cortêz, Rodrigo Souza, Martinêz e Gualberto, todos que chegaram há pouco tempo.
A catimba argentina vai funcionar no jogo da volta entre San Lorenzo e Grêmio pela Taça Libertadores da América, fase oitavas de final. Na partida de ida os “hermanos” levaram a melhor ganhando por 1 a 0. A volta acontecerá quarta que vem, dia 30, na Arena do Grêmio em Porto Alegre. Situação idêntica vive o Atlético Mineiro que perdeu na Colômbia para o Nacional de Medellin pelo mesmo escore. O regulamento da Libertadores é igual ao da Copa do Brasil. Portanto, devolvendo o placar aqui, teremos pênaltes. Menos mal que tanto Grêmio quanto Atlético decidirão futuro na competição em casa. Já outro representante brasileiro, o Cruzeiro, empatou o 1º jogo contra o Cerro Portenho, no Mineirão, 1 a 1, e precisa ganhar no Paraguai, também semana que vem. Os três têm chances...mas a pior tarefa acho que é da Raposa.
Passarinho arrepiado saúda uma família de barbeiros(não no trânsito...profissionais mesmo!) que atua na cidade e região há muitos anos. Tudo começou com o “sêo” Acácio Motta, lá na localidade de Sapiranga, município de Meleiro. Dos 16 filhos, 9 estão vivos, dos quais 5 homens e todos na profissão de barbeiro ou cabeleireiro, como queiram denominar.  Um está aposentado, Lucas, e os demais atuam por aqui: um em Forquilhinha(Angelino) e 3 em Criciúma(Lindomar, Osmar e Edí). Além deles, dois sobrinhos e dois genros do “sêo” Acácio também seguiram na mesma atividade. Passarinho arrepiado também é cultura e traz curiosidades sobre a nossa comunidade!

quarta-feira, 23 de abril de 2014

O aproveitamento ideal pra não cair.

Mesmo que todos nós ainda queiramos um Criciúma forte e consistente para cumprir uma campanha tranquila no Campeonato Brasileiro, sabemos, entretanto, das dificuldades para que se atinja tal objetivo. São vários os motivos. Mas os principais estão ligados a qualidade do time que joga e do plantel usado na competição. Por isso, há necessidade de cuidar pra não errar nas contratações afim de que depois ninguém fique chorando pelos cantos...certo? Sem a menor dúvida! Numericamente, cumprindo a campanha do ano passado, o Criciúma vai acabar 2.014 de novo com a meta alcançada. Lembro o que fez o Tigre em 2.013: 38 jogos, 13 vitórias, 7 empates e 18 derrotas; 49 gols marcados, 63 sofridos...saldo negativo de 14, com um aproveitamento de 40,4%. Faço questão de frisar que, apesar de todo o drama vivido, o Criciúma terminou em 14º lugar com 46 pontos, a frente de Fluminense e Flamengo que não caíram por um triz!! Diante de tudo o que vimos e observamos ano passado, estamos torcendo e imaginando que as coisas sejam diferentes em 2.014. É difícil de acreditar que os dirigentes do Criciúma não tenham aprendido a lição! Reconhecidamente, o time montado inclusive para o Estadual, já era mais qualificado do que o anterior. Só que, em 2.013, com menos atributos, o Criciúma foi campeão catarinense e se garantiu na Série A! Obra do acaso? Não, em absoluto! Em 2.013 o Criciúma ganhou o título catarinense porque foi competitivo e mostrou espírito de luta adequado para o torneio. Já, este ano, as coisas foram tratadas com muito mais cuidado e dedicação e, dentro de campo, não houve resposta positiva. Pois começou o Campeonato Brasileiro e o Criciúma, com um time melhor do que o que começou a Série A do ano passado, perdeu em casa! Em 2.013, vitória sobre o Bahia: 3 a 1; agora, derrota para o Palmeiras, 2 a 1. Entenderam bem os comparativos? Só que, na minha opinião, o Criciúma está fazendo o que todos sempre quiseram, ou seja, planejamento, contratações de jogadores que estavam jogando e foram bem nos times onde atuaram por último. Massss...o futebol é assim! Há programação, estudo, projeto...esperando que o resultado em campo apareça e, as vezes, nem sempre dá certo! De qualquer modo, importa muito estar ciente de que o melhor e o correto foram arquitetados! E então esperar que o produto final seja o melhor!!
As informações são da Polícia Rodoviária Federal. Nada mais, nada menos do que 136 mortes registradas nas rodovias do País durante o feriadão de Páscoa e Tiradentes. Feridos: 1.600 em 2.700 acidentes! Números, reforçando, das estradas federais! E, do jeito que muita gente dirige, só podemos ver a cada estatística realizada um aumento bastante considerável de tragédias! . Afinal...tem mais carros, mais motoristas, mais bêbados dirigindo, mais gente enviando mensagem de celular com uma mão no telefone e outra na direção, mais gente drogada ao volante, mais “malucos” que se “acham” por estar conduzindo um veículo “estiloso”... enfim, a educação no trânsito só acompanha a disciplina que todos nós, brasileiros e brasileiras, temos nos demais setores da vida e do cotidiano! Problemas mecânicos e nas BRs existem. Mas as principais causas de tantos acidentes e mortes estão diretamente ligadas à falta de competência do motorista! Sem dúvida!!
Passarinho arrepiado “pescou” que poderá haver mudança na zaga do Criciúma para a partida contra o Goiás. Há quem aposte na saída de Escudêro para a entrada de Ronaldo Alves. Quando foi anunciada a vinda do argentino, particularmente gostei. Mas ele ainda não conseguiu se firmar e passar confiança em relação a suas atuações. Outra alteração prevista, no ataque, uma vez que Cristiano já terá condições legais, Bruno Lopes pode deixar o time titular. E o lugar de Paulo Báier, machucado, será ocupado por quem? Wéllington Bruno tem treinado na função...poderá ser ele. Outras alterações? Talvez...embora eu não acredite muito que possam ocorrer!
Argentino Escudero(foto) pode estar perdendo titularidade para Ronaldo Alves, no Criciúma.

terça-feira, 22 de abril de 2014

Árbitro de futebol não “vai preso”!

Quero me fazer entender com isso que juiz que apita jogos de futebol não é punido! Se alguém tem provas do contrário...por favor, fique à vontade e me corrija! Quem comete erros como o do jogo Criciúma x Palmeiras ou também na partida Criciúma x Metropolitano, esta pelo último Campeonato Estadual, tem que ser penalizado com rigor...muito rigor! Falhas como as que acabo de relembrar podem levar um clube de futebol a ter todo um trabalho por “água abaixo”! Sei que há equívocos! Mas aqueles escrachados...escancarados como os cometidos nesses dois jogos, os responsáveis precisam receber castigo severo! No Campeonato Carioca teve um lance claro de gol em que um dos integrantes da arbitragem não confirmou que a bola havia entrado num jogo entre Vasco e Flamengo. O que mais me intriga é que os culpados não sofrem repreensão justa! No máximo, ficam fora por um ou dois jogos...no máximo três...e depois, tudo certo! Os erros caem no esquecimento...muda o ambiente e as “figuras” voltam a soprar o apito! Teve jogador que já foi “crucificado” por perda de título: Barbosa, ex-goleiro da Seleção por ter tomado gol do Uruguai, na final do Mundial de 50, que tirou o título do Brasil; Dunga, quando volante na Copa de 90 por não ter feito falta em Maradona e impedir o passe para Caniggia fazer o gol da Argentina que eliminou a Seleção Brasileira; ou Carlinhos, do Criciúma, por ter feito gol contra numa final de Catarinense em Chapecó...lembram?? São apenas alguns de tantos exemplos de personagens que erraram, com certeza sem a mínima intenção, e acabaram levando toda a culpa de insucessos verificados. Há também casos de técnicos e dirigentes que são esculachados por torcedores e imprensa porque cometeram falhas aqui e ali! Mas os árbitros, não! São intocáveis! Nem dão entrevistas ou explicações e continuam por aí...alguns “enojando” mais ainda o futebol! Vou até parar de escrever sobre isso! Me dá asco!! Arghhh...!!!
Paulo Báier fora? Hummmm...é o que se apresenta de momento para o Criciúma que joga em Itumbiara contra o Goiás, na próxima rodada do Campeonato Brasileiro. O jogador sente o tornozelo e pode não se recuperar a tempo. Preocupação? Lógico! Báier é o atleta mais qualificado tecnicamente do Criciúma e, claro, fará falta! Mas os dirigentes têm esperança de contar com os novos que possivelmente receberão condições legais para atuar. Casos de Rodrigo Souza, Martinêz, Cortês, Cristiano, Gualberto e Wéllington Bruno. Aliás, com mais esses jogadores o Criciúma tende a ganhar mais qualidade para a sequência do Brasileiro.
Passarinho arrepiado observou uma cena inusitada na Av. Jorge Elias De Lucca, em Criciúma, quase divisa com o município de Içara. A Polícia Militar recebeu denúncia de que dois eqüinos(cavalo e égua) estavam no local, soltos e atrapalhando o trânsito. Pois bem...uma viatura foi até lá e um policial, depois de muita insistência e trabalho, conseguiu laçar a égua. Estava já imobilizando o animal quando, de forma surpreendente, o cavalo chegou e “engatou” a égua, iniciando uma cópula, esxtão compreendendo? Não restou ao soldado e a quem passava apreciar ou ignorar a relação sexual entre o cavalo e a égua...em plena via pública!!

segunda-feira, 21 de abril de 2014

A arbitragem “ferrou” com o Tigre!!

Faço questão de citar os diretamente envolvidos: André Luiz de Freitas Castro, de Goiás, árbitro central; Dilbert Pedrosa Moisés, carioca, auxiliar nº 1; e, Adriano Milczvski, do Paraná, árbitro assistente. O trio poderia e deveria ter marcado a penalidade que foi clara aos 14 minutos do 2º tempo quando o zagueiro Thiago Alves, do Palmeiras, atingiu com o pé direito ao atacante Silvinho, do Criciúma, e, além disso...o que é mais grave, o jogador qdo. percebeu que não alcançaria a bola com sua cabeça usou o braço esquerdo para interceptar o lance dentro da área. Os três integrantes que citei anteriormente estavam mais próximos, mas nenhum deles optou por dar o pênalte. As imagens da TV são claras e mostram que o juiz principal estava com visão ampla e irrestrita do referido lance. De nada adiantou! O Criciúma acabou prejudicado e, com o decorrer da partida, o Palmeiras achou o caminho pra poder virar o placar: 2 a 1. Mas o “equívoco” dos homens do apito foi decisivo! Entretanto, é importante frisar que o Criciúma cometeu falhas, principalmente no 2º gol. No 1º, Valdívia dominou dentro da área e esperou a chegada de Leandro para chutar. A bola acabou desviada pela cabeça de Escudêro, “traindo” a ação do goleiro Bruno. Quanto ao gol da virada palmeirense, Alan Kardéc subiu livre, descuido coletivo da defesa tricolor...gol que decidiu o jogo! Também vale destacar que, apesar da derrota, o Criciúma jogou bem. O escore não fez jus ao que apresentaram os dois times! Bruno, sem culpa nos gols, precisa aprimorar reposição de bola. Eduardo, com altos e baixos, sentiu as idas à frente do bom lateral Juninho e, em contrapartida, foi bem mais ofensivo e agudo na 2ª etapa. A dupla de zaga, individualmente, não comprometeu. Só que Alan Kardéc cabeceou livre no 2º gol e a defesa ficou “olhando”! Quanto ao lateral Giovânni realizou muito boa partida. Defendeu bem e atacou com inteligência. Serginho e João Vítor fizeram excelente jogo. Ambos fortes na marcação e João Vítor com volúpia e impetuosidade na saída para o ataque. Ricardinho, discreto no 1º tempo, melhorou consideravelmente no 2º...posicionamento e desempenho corrigidos por Caio Júnior. Sobre Paulo Báier, provou novamente sua diferenciação em relação à qualidade. Cobrou a falta do gol do Criciúma e fez o papel do maestro que esperamos. Depois que foi substituído, o time caiu de produção. Silvinho, outra vez com muita utilidade, se movimentou de forma incansável juntamente com Bruno Lopes, outro que fazia bom jogo até cansar. Entraram Wéllington Bruno, Vítor Míchels e Cortês. O garoto da base foi mais efetivo.
Todos ficamos decepcionados com o resultado. Claro! Afinal o Tigre vencia até 37 minutos do 2º tempo! Mas, com toda sinceridade, gostei do que vi em relação à produtividade do time dentro de campo. Em vários jogos do Campeonato  Catarinense o Criciúma esteve passivo e lhe faltou competitividade. Diante do Porco o Tigre foi tigre e só perdeu por causa de um erro grave da arbitragem e de uma falha mortal no lance do 2º gol. As perspectivas deixadas diante do que vimos contra o Palmeiras nos levam a crer numa boa campanha, sim senhor, no Campeonato Brasileiro!
Passarinho arrepiado trouxe os números de Criciúma 1 x 2 Palmeiras: 13 faltas cometidas pelo Tigre, 15 do adversário. A gol, o Criciúma concluiu 7 vezes, o Palmeiras também 7. Prá fora, o Tigre finalizou em 3 oportunidades, o Palmeiras 6. Escanteios...7 pró Criciúma, 5 favoráveis ao Palmeiras. Impedimentos, 3 no ataque tricolor, 1 no alviverde. Público: 11.768 que proporcionaram uma renda de R$249.590,00.
André Luiz de Freitas Castro, árbitro de Goiás, apitou e errou "feio" contra o Criciúma, no jogo contra o Palmeiras.

domingo, 20 de abril de 2014

A largada do Brasileiro.

Para os clubes considerados “grandes”, no atual contexto do nosso futebol, mais um campeonato brasileiro. Nada de mais além do que cumprir o calendário e, talvez, buscar uma classificação à Taça Libertadores ou quiçá até o título máximo! Convenhamos que, Cruzeiro, o último campeão, o rival Atlético, São Paulo, Flamengo, Inter...dentre outros, pensam ou planejam conquistar o Brasileiro de 2.014. A competição deste ano tem um charme a mais pelo fato de estarmos no ano da Copa do Mundo que vai ser disputada aqui no Brasil. Para o Criciúma, uma nova chance para tentar se auto-afirmar num torneio em que é apontado como candidato a rebaixamento. O técnico Caio Júnior, com algumas experiências vividas em clubes de maior projeção pelo País, além de Paulo Báier, também por seu currículo e qualidade técnica diferenciada, terão maior responsabilidade em tentar impor um comando perante os demais. Do time que vem sendo encaminhado pelo treinador do Tigre, espero que Bruno agarre a nova oportunidade que está sendo dada a ele para, definitivamente, recuperar condição de titular. Afinal, Galatto estará sempre no seu “pé”! Eduardo não está jogando mais do que Ezequiel. Mas talvez a maior experiência do ex-Joinville tenha pesado a seu favor para receber maior confiança da com. técnica. O Criciúma andou tomando muitos gols no Campeonato Catarinense e com a dupla de zaga escolhida, Fábio Ferreira e Escudêro, a defesa tende a ficar mais segura e consistente. Quanto a Giovânni, lateral que veio do Botafogo-SP, está em ritmo de jogo...merece jogar. Entretanto, quando Cortez estiver “nos cascos”...este será titular, sem qualquer dúvida! No meio, três integrantes do mesmo setor que terminaram jogando ano passado e também foram bastante utilizados no último Estadual: Serginho, João Vítor e Ricardinho. O trio é útil e qualificado. Mas, individualmente, precisam ter sequência de produtividade positiva. A inconstância já observada neles acaba os prejudicando! E o Báier? Me garantiu que no Brasileiro vai jogar mais. Assim espero e ele sabe disso! No ataque, Silvinho é o jogador de maior velocidade dentre os relacionados para a partida. Deixou excelente impressão contra o Londrina e está respaldado por um bom Campeonato Paulista, ainda pela Ponte Preta. E, pra fechar o que penso sobre a equipe montada por Caio Júnior, Bruno Lopes recebe uma chance de ouro! Com passagem pela Seleção Sub-20 e, da casa, o garoto não pode desperdiçar tal oportunidade! Lamento, entretanto, que Lucca...outro bom atacante do atual plantel, não está em grande fase e vai ter de ficar no banco. De um lado o Tigre...de outro o Porco!
Pois o Palmeiras, que completa 100 anos em 2.014, já havia projetado ganhar o título paulista pra coroar seu centenário. As coisas deram errado e o Ituano apareceu no meio do caminho. O técnico é Gílson Kleina que já trabalhou no Criciúma em 2.003 e deixou muito boa impressão. O Palmeiras pode jogar com Fernando Prass; Wêndel, Lúcio, Thiago Alves e Juninho; Marcelo Oliveira, Wésley, Bruno César, Valdívia e Marquinhos Gabriel; e Alan Kardec. É o sistema 4-5-1. Como detalhe, o volante França, outro ex-Tigre, está machucado e não joga. No banco deve figurar o atacante Diogo que fez boa temporada em 2.013 pela Portuguesa. É um bom time que precisa ser respeitado pelo Criciúma! Eu citei o termo “respeitar”...não temer!!!
Passarinho arrepiado tem boa memória! Dia 9 de novembro de 1.996 um jogo muito disputado entre Criciúma e Palmeiras. Campeonato Nacional(assim era denominado) daquele ano e o Tigre ganhou de 2 a 1. Era um sábado à tarde e o público presente no Heriberto Hülse foi de 18.132 torcedores. Os gols foram de Mabília e Tôni para o Criciúma, Viola para o Palmeiras. Apitou o jogo que teve excelente movimentação e boas doses de emoção. O Criciúma, treinado por Sérgio Cosme, teve Roni; Gílson, Wílson, Niélson e Eraldo; Ivair, Marco Aurélio, Leandro Augusto e Mabília; Carlos Henrique, depois Everaldo e Tôni. O Palmeiras jogou com Veloso; Rogério, Vágner, Cléber e Júnior, depois Roque Júnior; Galeano, Leandro Ávila, Elivélton depois Auecione e Djalminha; Viola, depois Vinícius Carioca e Luizão. O técnico era Wanderley Luxemburgo. Recordar bons momentos sempre faz bem!!