quinta-feira, 8 de outubro de 2020

APRESENTAÇÃO NOVO TÉCNICO DO CRICIÚMA E.C.

A pressão vai continuar!

O problema do Criciúma não está SÓ na comissão técnica! Quem me acompanha nos espaços de mídia que uso, sabe das minhas opiniões. A filosofia ou o modo de se fazer futebol no Criciúma é que precisa ser modificado! Simplesmente trocar treinador e seus parceiros de trabalho não é o caminho mais correto! Contudo, a grande maioria dos times de futebol no Brasil agem assim! Não ganhou, não conquistou resultados, fracassou em competições que disputa, não subiu de divisão(no caso do Criciúma)...troca o técnico!! Ledo engano! No Criciúma, então, tal procedimento ocorre com BASTANTE frequência! Tem sido assim há anos!

Na atual administração quase sempre foi um critério utilizado. Digo “quase” porque Roberto Cavalo ficou no cargo mais de doze meses, nessa sua última passagem pelo Clube. Contudo, todos sabemos que Cavalo só permaneceu esse tempo todo muito mais em razão da amizade que tem ou tinha com Dal Farra do que por objetivos alcançados! Afinal, com Roberto Cavalo, o Criciúma acabou 2.019 rebaixado no Campeonato Brasileiro, teve participação discretíssima na Copa do Brasil deste ano e não conseguiu chegar à final do Catarinense!

Segundo o Passarinho Arrepiado, neste pouco mais de um ano depois de assumir o comando da equipe para tentar evitar o rebaixamento para a Série C do Campeonato Brasileiro, Roberto Cavalo deixou o Criciúma depois de 37 jogos e aproveitamento de pontos inferior entre 2015 e 2016, período anterior em que esteve como técnico do Tigre. O treinador deixou o Criciúma nessa passagem entre 2019 e 2020 com 11 vitórias, 15 empates e 11 derrotas, aproveitamento de 43,2%.

Sobre o novo técnico, conheço Itamar Schulle desde os tempos em que treinava equipes de base em Santa Catarina! Isso, no final da década de 90...início dos anos 2.000. Antes ainda, como atleta profissional de futebol, esteve no plantel do Brusque, campeão catarinense de 1.992. Passou no Criciúma pra treinar o time em 2.009 e 2.010. Suas características? Sério, MUITO trabalhador... gosta de “olho no olho” quando conversa e não perdoa jogador vadio! Como diria meu colega Dênis Luciano: Oremos...pra que tudo dê certo nessa sua volta ao Criciúma!!

terça-feira, 6 de outubro de 2020

Uma vergonha atrás da outra! Dá nojo ver o Criciúma jogar!!

É o que temos observado, jogo após jogo, por parte do Criciúma E. C.! Impressionante como o Campeonato Brasileiro da Série C vai passando e o time de Roberto Cavalo segue repetindo maus resultados, jogando um futebol cada vez mais deprimente de se ver!! Aliás, assistir jogos do Criciúma tem sido tarefa muito mais por causa das questões profissionais do que uma opção de lazer! Vejo, mesmo, porque o futebol sempre foi minha paixão e em razão de gostar do Criciúma desde os tempos de Comerciário!!

Hoje somos “reféns” de uma situação que é quase sem saída! O produto futebol, no Criciúma, está “alugado” pra um gestor que, infelizmente, ainda não obteve “um pingo” de sucesso! Desde que Jaime Dal Farra passou a dirigir o Clube e a G. A., em 2.015, o Criciúma vem “ladeira abaixo”! Da “B” pra “C” e sem qualquer êxito em participações na Copa do Brasil ou no Campeonato Catarinense! Está mais do que claro que o atual mandatário não sabe fazer futebol! Ter força de vontade não lhe basta!!

Contudo, Dal Farra tem “respeitado” o contrato que há entre Clube e G. A.! Não há “brechas” pra que conselheiros e sócios patrimoniais tenham chance de pedir um “impeachment”, por exemplo! Todos estão de mãos atadas! A não ser que seja tentado um acordo com o próprio Jaime, ele permanecerá até fim de seu mandato ou enquanto sua vontade permitir!! Os funcionários recebem em dia, o patrimônio do Clube não foi “tocado” e o Criciúma tem calendário o ano todo! Então...as regras contratuais estão sendo seguidas à risca! Desta forma, sigamos! Até onde e quando? Só Deus sabe!!

Massss...há o que fazer? Claro! Só que TUDO depende de Jaime Dal Farra! Proporcionar condições estruturais para que o Depto. de Futebol possa trazer bons jogadores...de qualidade, é o primeiro passo! Trocar o técnico? Pode ser, também! Mas, principalmente, que haja investimentos em bons jogadores! Com os atuais, o Criciúma continuará sendo mero participante do Campeonato Brasileiro e, talvez, até classifique pra próxima fase! Mas, subir de divisão?? Acho muito pouco provável!! Quanto sofrimento, hein??!!