sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Futebol no Carnaval e um jogo inesquecível!

A data foi 25 de fevereiro de 1.982. O jogo? Criciúma e Flamengo. Placar? 4 à 2 p/ o então "Azulão"! O amistoso, festivo, aconteceu logo em seguida ao Carnaval daquele ano e com o time carioca ainda de ressaca pela conquista do título mundial de clubes de 1.981...lembram? Estádio Heriberto Húlse, ainda com formato um pouco acanhado, ficou super lotado. O Fla jogando uma partida amistosa e o Criciúma encarando como uma disputa de 3 pontos. Zico veio pra atuar só um tempo e acabou ficando em campo até o fim do jogo. Quem viu e tem boa memória não esquece que foi um verdadeiro "jogaço" de bola. Os torcedores se misturavam nas arquibancadas e não se viu uma briga sequer! Os 4 gols do Criciúma foram marcados por Luiz Freire, Naldo e Vargas, duas vezes. Para o Flamengo, Zico e Lico fizeram os gols. Lembro que saí do estádio, cheguei em casa e a então RCE TV já reprisava toda a partida. Quem narrou o jogo pela Rádio Eldorado foi Luís Carlos Prates que hoje é comentarista em Florianópolis. O time do Criciúma daquele jogo? Zé Carlos, um goleiro que veio do Botafogo e chegou aqui em fim de carreira; Assis, Eduardo, ex-Esportivo-RS; Larry, vindo do Inter-P. Alegre; Álvaro, aquele do América-RJ. No meio jogavam Edmar, oriundo do futebol cearense; Paulinho Criciúma e Luiz Freire. Com esquema 4-3-3, os atacantes eram Mica, Vargas e Anchieta. Entraram ainda Naldo, Dagoberto e Rodrigues. O técnico era Lori Sandri. Dalmo Bozzano apitou o amistoso com José da Silva Mello e Valdir Lodetti. Assim...no Carnaval, recordando e vivendo...!

quinta-feira, 16 de fevereiro de 2012

Está chegando a era G. A. no Criciúma!

Alguns dados sobre a Gestão de Ativos, entidade que vai comandar o Criciúma E. C. pelos próximos 5 anos com opção de renovação por mais 5. Vamos lá...então. A G. A. será comandada por um Conselho Administrativo formado por 7 integrantes que hoje são dirigentes do próprio Clube. O presidente da nova gestora será Antenor Angeloni e o vice, seu irmão Arnaldo. À partir daí uma equipe de colaboradores e funcionários vão completar a nova estrutura administrativa do Criciúma. O direcionamento principal, claro, o futebol. Afinal, o sucesso da G. A. estará diretamente ligado ao sucesso do Criciúma...dentro de campo, entenderam? Os novos comandantes pensam em injetar algo em torno dos R$20.000.000,00 para deixar o Criciúma como instituição em condições de se tornar um grande clube no Sul do País. No papel, ou seja, na teoria, tudo muito "bonitinho"! Resta saber se o produto final receberá a atenção necessária para mudar o quadro atual. Qual produto final? Oras bolas...o futebol e o time dentro de campo ganhando e conquistando títulos!!!
(Abaixo, Clementino Bolan e Albert Zilli na apresentação do organograma da G. A.)

quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

René Simões é o cara?

O currículo do treinador mencionado é bastante extenso. São 37 passagens por clubes do Brasil e até seleções do exterior. Há também trabalhos em categorias de base na CBF. Títulos? Alguns. Aqueles que mais chamam  atenção...o Sul-Americano Sub-17, também o Sub-20 com o Brasil em 1.988; o Campeonato Baiano de 2.005 com o Vitória; e, o Brasileiro da Série B de 2.007 no Coritiba. Além disso, René Simões tem bom trânsito em vários clubes do País e também na CBF. Se é capacitado? Claro que é! Entretanto, faço questão de destacar, mais uma vez, que só trocar o técnico por trocar não é o caminho mais correto. Insisto que o plantel do Criciúma é de baixa qualidade e precisa receber reforços. Masss...entendam: REFORÇOS! Ou seja, jogadores que venham pra resolver os problemas que, dentro de campo, se arrastam desde o ano passado. Aliás, plantel qualificado mesmo talvez o de 2.006 com Douglas, Athos e Fernandinho, dentre outros jogadores em grande forma! Que os dirigentes tenham capacidade e inteligência necessárias para contratar o cara certo p/ o lugar certo...!!!

terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Márcio Goiano/Rodrigo Pastana/Toninho Cecílio

Talvez esses três nomes tenham sido os mais citados nesta 3ª feira(14) por quem acompanha o Criciúma. Depois de garantido no cargo pelo próprio presidente do Clube, Márcio Goiano resolveu deixar o comando técnico da equipe. Entendo que Goiano pensou que seria demitido depois do empate e a fraca atuação contra o Joinville...não foi, e resolveu ele mesmo sair. Atitude correta e elogiável? Sim! Se sentiu incapaz para reverter um quadro desfavorável e pediu pra ir embora. Lembro, entretanto, que a culpa da atual má campanha do Criciúma no Estadual não é só do treinador pois o grupo de jogadores é pouco qualificado. Abaixo, Márcio Goiano se despedindo na sala de imprensa do Estádio H. Hülse:









Sobre Rodrigo Pastana, gerente de futebol, num primeiro momento viria depois repensou e talvez desista da idéia de trabalhar no Tigre. Até porque ele foi indicado por Márcio Goiano e este já deixou o Criciúma. Masss...como no futebol uma verdade ou mentira pode não durar mais do que 24 horas...!!
E, com relação a Toninho Cecílio é apenas um nome especulado, pelo menos por enquanto. Treinou o Avaí ano passado e já foi dirigente no Palmeiras. Tem razoável currículo e é um bom nome. Só que o mercado do futebol e seu dinamismo exigem muita inteligência de quem precisa dos trabalhos de um bom técnico. Os dirigentes do Criciúma precisam ter muito cuidado para não errar. Um equívoco pode ser fatal para a temporada!!!
(Abaixo, Toninho Cecílio.)

domingo, 12 de fevereiro de 2012

Criciúma 2 x 2 Joinville/Célio Amorim. O Criciúma continua sendo desrespeitado!

Sim! Pelo que temos visto a instituição Criciúma E. C. não está recebendo por parte de seus dirigentes o devido e merecido respeito. A conclusão é meio que óbvia em razão dos sucessivos maus resultados no Camp. Estadual e a passividade do treinador e de dirigentes. A torcida do Tigre não merece um time tão incompetente, sem garra e força demonstradas escancaradamente em anos e épocas anteriores. Com todo o respeito que Márcio Goiano merece mas ele não deveria ser mantido no cargo. A insistência em algo que não está dando certo ultrapassa os limites da maior dose de paciência possível! Andrey salvou o time de nova derrota. Fabinho Capixába começou bem e caiu de produção no 2º tempo. Nirley não comprometeu, seguido na mesma linha pelo seu colega Â. Conceição. João Paulo mais uma vez ficou devendo. Hênik marcou muito e jogou pouco. Tiago Dutra e Itaquí com atuações parecidas, precisam mostrar bem mais criatividade. André Gava, sem apoio de outro meia, não está conseguindo jogar. Valdo muito voluntarioso e nem tanto produtivo. E, Zé Carlos mais uma vez mostrou que é "o cara", fazendo 2 gols e liderando um grupo que obrigatoriamente tem de jogar MUITO MAIS  pra ser chamado verdadeiramente de "time"!!! Quanto ao árbitro Célio Amorim e sua atuação prejudicando o Criciúma, os dirigentes do Tigre têm de tomar providências. Função isolada e OBRIGATÓRIA do presidente Antenor!!!