sábado, 4 de fevereiro de 2017

Camisas de outros clubes no H. Hülse? Não, né...?!

Lembro que há anos atrás quando adentrava no estádio Heriberto Hülse...isso lá pelos anos 70/80, via muitos torcedores nas arquibancadas com camisas dos clubes do Rio de Janeiro, de São Paulo e também de Porto Alegre. Nunca foi segredo pra ninguém que Flamengo,Vasco, Botafogo, Fluminense, Corínthians, São Paulo, Palmeiras, Santos, Internacional e Grêmio sempre tiveram simpatizantes por aqui! Muitos, por sinal, até com elevado grau de fanatismo! Perfeitamente compreensível tal situação em razão de que ficamos sem representatividade no futebol profissional de 1.971 até 76. Depois foi que ressurgiu o Comerciário, transformado em Criciúma E. C., com algumas participações, também, do E. C. Próspera.
Na verdade, o Metropol, o Atlético, o Próspera e até o Criciúma, desde a década de 50/60 até os anos 90 sempre foram uma espécie de “2ª opção”! Ou seja, por influência das rádios cariocas, paulistas e gaúchas...e também em razão da TV que mostrava grandes jogos aos domingos, sempre um Fla x Flu, Santos x Corínthians ou Gre x Nal... por exemplo; os aficionados pela bola tinham os times de Santa Catarina como escolha alternativa! O tempo passou, o futebol catarinense cresceu... vieram conquistas relevantes como a Copa do Brasil com o Criciúma; os 7 anos que o Figueirense conseguiu permanecer na Série A do Campeonato Brasileiro; o Joinville que também foi campeão da Série B e a preferência dos torcedores começou a recair sobre os nossos clubes, ficando meio que de lado a dita “paixão” pelos considerados times grandes!
Fiz parte de uma campanha na emissora de Rádio em que atuava onde trabalhamos muito essa questão! Batemos forte na idéia do “só Criciúma!”. Isso foi tão estimulado junto ao público que a torcida “comprou” a idéia e, finalmente, passamos a ver o estádio Heriberto Hülse SÓ em branco, amarelo e preto! Até porque é a casa DO CRICIÚMA! Tal explanação é prá me fazer entender que acho grande retrocesso o que diz uma nota que está no site do Criciúma E. C. Em razão do acontecido com um torcedor que confeccionou camisa pra homenagear a Chapecoense, semana passada, e foi ao jogo diante do Avaí mesclando as cores do Tigre e da Chape, sendo “xingado” por outros dois torcedores, dirigentes do Criciúma emitiram parecer dando a entender que quem quiser usar camisa de outros clubes que fique à vontade!!
Caramba...a situação em relação à Chapecoense é absolutamente atípica! Mas, incentivar que o público do Majestoso vá aos jogos com camisas de outros clubes é medida nada inteligente!! Até porque, agindo assim, de certa forma, o Criciúma “faz propaganda” de outras agremiações em detrimento da sua própria marca!! Ora bolas!! Eu não vejo no estádio de São Januário, por exemplo, alguém que não esteja com a camisa do Vasco!! A não ser, obviamente, do adversário enfrentado!! Da mesma forma, na Arena Palmeiras; no Arruda e o seu Santa Cruz; no Maracanã...com o Flamengo...!! Já imaginaram entrar com uma camisa de qualquer outro clube do Brasil e ir pro meio da torcida do Corínthians num jogos deles...na casa deles, a Arena??!! Deixou “furo”, Criciúma!!

quinta-feira, 2 de fevereiro de 2017

Tigre “atropela” o Brusque e surpreende com goleada!!

Foi só um jogo! Não quer dizer, contudo, que está tudo certo...tá tudo bem e o Criciúma, a partir de agora, será o “dono do pedaço” no Campeonato Estadual! Calma!! Boa apresentação e derrota para o Fluminense, pela Primeira Liga; cochilos e inoperância diante do Avaí quando perdeu de um a zero; e, um rendimento além do que esperávamos pra cima do Brusque com goleada incontestável de 4 a 0! Ah...mas alguém pode alegar que foi contra uma equipe sem expressão em nível regional! Ora bolas...ganhar do Brusque lá no Augusto Bauer sempre foi tarefa das mais complicadas pra qualquer time que o Criciúma levou até a Cidade dos Tecidos nesses anos todos de disputas entre os dois clubes! Então...tal resultado precisa e deve ser muito valorizado!! Pros limites do Criciúma, como time de futebol, e para os padrões do Catarinense...atuação que pode ser considerada como perfeita, neste início de temporada! Até porque, quem viu o confronto, observou que praticamente foi jogo de “um time só”! Ou seja, posse de bola e oportunidades criadas...tudo com o “comando” do time treinado por Deivid de Souza!! E que assim continue sendo!! Domingo(05) tem o Joinville, no Heriberto Hülse.

Individualmente...o rendimento de cada um dos jogadores do Criciúma:
LUIZ parece estar aprendendo a “jogar com os pés”! Depois que Deivid assumiu, os “balões” pra frente ficaram mais raros. Diante do Brusque fez apenas uma defesa de razoável dificuldade! Atuação tranqüila!! Nota 7.

MAICON SILVA talvez tenha sido um dos mais discretos no bom jogo que fez o Criciúma. Mesmo assim, deu conta do recado, sempre tentando ser ofensivo. Nota 6.

RAPHAELSILVA não teve muito trabalho diante da inoperância do ataque brusquense. Foi a frente em bolas paradas...como de costume. Nota 7.

DIEGO GIARETTA(foto acima), desta feita, se mostrou seguro e até marcou um gol desviando bola cruzada por Alex Maranhão, após escanteio. Nota 8.

MARLON, finalmente, teve boa performance! Com objetividade criou boas jogadas pela esquerda! Nota 7.

BARRETO foi um dos melhores do Criciúma em campo! Cumpriu seu papel de 1º volante com sabedoria de alguém que realmente conhece a posição! Nota 8.

DOUGLAS MOREIRA, novamente com bom rendimento...jogador que continua mostrando sua utilidade como ponto de equilíbrio no meio-campo do Criciúma. Nota 7.

ALEX MARANHÃO fez seu melhor jogo com a camisa do Tigre! Todos sabemos das suas limitações técnicas. No entanto, nessa partida perante o Brusque, se superou...fez um gol e deu assistência para a conquista de Diego Giaretta. Nota 8.

PITBUL, tenho de reconhecer, foi outro que se destacou positivamente! Com boa movimentação, até gol ele marcou... chutando de fora da área!! Nota 7.

JHEIMY, apesar do esforço, foi o menos produtivo no setor de frente! Numa goleada como esta, de 4 a 0, ele que é centroavante “passou em branco”! Nota 6.

PIMENTINHA evoluiu um pouco em relação ao jogo passado. Alguns dribles e jogadas em profundidade pela direita. Nota 7.

Entraram, apenas pra registrar, CAÍQUE VALDÍVIA, JOÃO HENRIQUE e ANDREW que, no 1º lance disputado, deu um “peixinho” para marcar o quarto gol, de cabeça! Pelo gol, nota 6. Os demais, tiveram pouco tempo para se fazer qualquer avaliação.

Em relação ao técnico DEIVID DE SOUZA, armou sua equipe que não deu espaços ao adversário, dominou o jogo e, de forma incontestável, aplicou a maior goleada do Estadual, em duas rodadas disputadas! Nota 8.

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Lá vem de novo a tal “obrigação de vencer”...!!

Ganhar em Brusque nunca foi tarefa das menos complicadas na história do Criciúma E. C. Lembro de uma vez, em 1.991, logo após a conquista da Copa do Brasil, o Tigre lá esteve e foi recebido com honrarias que qualquer celebridade da época ficaria com inveja!! O presidente do time da casa, Sr, Rubens Fachini, já falecido, foi receber a delegação adversária vestido com a camisa oficial do Criciúma! Quando da preleção de seus comandados, na oportunidade treinados pelo ex-atleta Veiga, um ponta que encerrou carreira no Joinville, e gerenciados por Abel Ribeiro, o mesmo dirigente chegou na concentração com a tal camisa e o então capitão, Clésio, que mais tarde jogaria no Criciúma, lascou: “O meu presidente! Tá de brincadeira?! Aqui no nosso vestiário com a camisa dos caras??!!”. A torcida aplaudiu os campeões do Brasil, apagaram as luzes do estádio Augusto Bauer e, quando as equipes adentraram o gramado, um festival de fogos de artifício surpreendeu a todos!! O Hino Nacional foi tocado por uma banda local e todo um clima festivo antes do jogo foi constatado! Isso aconteceu em 27 de junho de 1.991 pelo Campeonato Catarinense daquele ano.
Pois foi só a bola rolar e todas as “gentilezas” ficaram de lado! O Criciúma não viu a “cor da bola” e perdeu de 2 a 1. Depois do jogo, os próprios atletas do Criciúma, como Jairo Lenzi e Roberto Cavalo entrevistados por mim, disseram que ficaram surpresos e até boquiabertos com tanta cortesia e homenagens! E tal situação influenciou negativamente no rendimento dos jogadores dentro de campo! O presidente Moacir Fernandes, bem a seu estilo, foi taxativo: “Os jogadores ficaram olhando os foguetes e esqueceram de jogar!”. Pra quem gosta de nostalgia...o Criciúma daquele jogo tinha Carbone como técnico e os atletas usados foram: Alexandre; Sarandi(Jairo Santos), Vilmar, Altair e Itá; Roberto Cavalo, Gelson(Vanderlei) e Grizzo; Zé Roberto, Soares e Jairo Lenzi. O Brusque teve Binho; Jorge Luiz, Clésio, Agenor e Washington; Reinert (Edvaldo), Danival e Betinho(Leoni); Neilor, Julinho e Luizinho. Os gols foram de Agenor e Luizinho para o “Bruscão eôô”, Zé Roberto para o Tigre. No apito ...Osvaldo Meira Júnior. Recordando e vivendo...!! Alguns dados aqui colocados foram colhidos no www.meutimenarede.com.br do amigo Jaime Tibúrcio.
Quanto ao jogo desta quinta-feira(02), é bom lembrar que o Brusque está todo assanhado porque ganhou, de virada, do Figueirense, em Florianópolis, na 1ª rodada do Estadual. Olhando pra tabela, observamos o Criciúma na “lanterna” em razão da derrota para o Avaí. Então, não resta outra opção a Deivid de Souza e seus pupilos...vencer o Brusque e tentar se reerguer na competição! É cedo ainda pra tal pressão?? Não é, não!! O campeonato é curto e somente o 1º colocado em cada um dos turnos vai pra decisão!! Sendo assim... “mãos à obra”!!

segunda-feira, 30 de janeiro de 2017

Torcedor do Criciúma merece bem mais do seu time...!!

Ainda é cedo...eu sei! Afinal, o Criciúma jogou apenas uma partida no Campeonato Catarinense! Mas, a derrota para o Avaí nos fez lembrar de várias situações vivenciadas ano passado!! Por enquanto, o trabalhador Deivid de Souza(na foto em destaque) só conseguiu dar uma arrumada na saída de trás! Os chutões rifando a bola pra frente, algo que se via constantemente em 2.016, foram raríssimos na estréia sábado passado(28). Contudo, a criação de jogadas e as finalizações contra a meta adversária praticamente inexistiram!! Quem comanda o futebol no Criciúma, e...“leia-se” o presidente, o assessor e o diretor de futebol precisam, obrigatoriamente tomar providências!! Pelo que vejo de futebol “desde que nasci”, um clube da grandeza do Criciúma em nível estadual não pode ter em sua linha titular jogadores como Alex Maranhão, Hélio Paraíba e Pitbul! Vou dar um “desconto”, por enquanto, para o “novato” Pimentinha e para o atacante Jheimy...este com alguns raros momentos de “lucidez” técnica!!

Caramba...respeito muito o trabalho de Jaime Dal Farra e Émerson Almeida(ambos na foto) e o assessor Mikael Dal Farra!! Sei o quanto luta esse trio no intuito de errar o mínimo possível e tentar proporcionar à comissão técnica uma condição de trabalho bastante razoável afim de que os resultados apareçam dentro de campo!! Massss...já vimos em 2.016 o quanto a falta de qualidade impossibilitou o Criciúma alcançar melhor campanha nos torneios que disputou!! O dito popular “não adianta empurrar quando é curto” cabe bem para o Criciúma de hoje!! Sei que tem ainda o Caio Rangel pra entrar no time. Mesmo assim, há necessidade de QUALIFICAÇÃO!! Caso contrário, o “preço” a ser pago tende a ser caríssimo!! E, se não há dinheiro prá trazer jogadores um pouco mais gabaritados do que os que já estão no Clube, então...só resta aproveitar mais ainda a garotada!! Até porque, com certeza, como diria o Tiririca: “pior do que tá não fica”!

Passarinho Arrepiado acompanhou a polêmica criada em razão de um fato, pra mim, absolutamente normal!! O cidadão Joelmir Alamini, fanático...do tipo bem apaixonado pelo Criciúma, resolveu confeccionar duas camisas contendo as cores e o layout originais do Tigre, mas...incluindo alguns detalhes em verde e branco e o escudo da Chapecoense. Todos sabemos o que passou o povo de Chapecó, as famílias das pessoas envolvidas no acidente que vitimou 71 pessoas em novembro último. Joelmir foi pro estádio com seu filho e, ambos com as melhores das intenções(foto em destaque), acabaram sendo “xingados” por alguns poucos torcedores que não gostaram de tal atitude! Sinceramente, entendo que houve exagero por parte desta minoria!! Claro que ainda há comoção em razão da tragédia!! No entanto, a vida segue...e tem que seguir!! Nada vai trazer de volta quem já se foi!! A Chapecoense está tentando se reerguer e os outros clubes e torcidas também têm suas paixões!! Força Chape?? Sim!! Mas, não podemos esquecer que o Campeonato Catarinense está já em disputa e logo...logo vem a Copa do Brasil e o Brasileiro pra alguns e outros até vão ficar sem competições relevantes pra jogar! E a Chapecoense vai estar jogando torneios no exterior e a Taça Libertadores!! Conseguiram me entender??